sábado, 12 de março de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS


* Neste início de 2016, analisando os bastidores políticos de Cabo Frio com vistas às eleições 2016, percebe-se que as primeiras articulações políticas são marcadas por pernadas e traições nos grupos políticos de Alair Correa/Dr. Paulo Cesar/Adriano Moreno e na dupla de neoaliados, Marcos Mendes/Jânio Mendes. Nada de novo. Todo ano pré-eleitoral estas velhas práticas se repetem, o que precisa mudar é a natureza do voto. É o único "antídoto" possível para promover um amplo processo de renovação política na cidade. Novamente, o PSOL está de fora deste velho embuste. Está em outra trincheira de luta !

* As carências na cidade são um acúmulo de erros que permeiam a gestão de Alair Correa, mas também são de responsabilidade do ex-prefeito Marcos Mendes. Ambos montaram este "esquemão" na gestão, baseados nos recursos dos royalties e construíram em cima da "máquina pública" este modelo de dominação política que subjuga grande parte da população, principalmente a parcela mais pobre e desinformada ao redor da "mãe prefeitura". Para sair desta escaramuça temos que romper com este modelo político. Não tem outro caminho !

* Ao longo destes últimos 20 anos cerca de 10 bilhões de reais transitaram pelos cofres públicos municipais de Cabo Frio, mas ninguém em sã consciência consegue ver obras públicas, equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem esta dinheirama. Na outra ponta, os dois últimos "ínclitos" administradores "esfregam" na cara da população uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. A imensa folha de corrida de processos das mais variadas origens de ambos é prova cabal deste fato.

* O orçamento público sempre esteve envolto numa total obscuridade e a nossa "brava" Câmara de Vereadores nunca fez esforço algum para clareá-lo para a população como é de sua obrigação constitucional. É uma "Câmara do Silêncio" e precisa ser renovada para que possa expressar a voz da população.

* A verdade nua e crua é que apesar de pequenas diferenças de personalidade, são "farinhas do mesmo saco político" e ao longo de todos estes anos os traços comuns em seus respectivos governos estão aí escancarados na cara da população: nepotismo descarado, enriquecimento ilícito, falta de transparência com a coisa pública, desperdício, má gestão, arrogância, cinismo, desfaçatez, uso indevido da religião, dificuldades de diálogo com a sociedade civil, inchaço da máquina pública, falta de prioridades sociais, compra de votos, cooptação do legislativo, políticas assistencialistas não emancipadoras da cidadania, etc.
A lista é muita grande e aguarda contribuições !!

* Reclamar depois do voto é muito fácil. Precisamos entender de forma definitiva que somos responsáveis pelos políticos que elegemos. Observem suas alianças, elas podem mostrar o oportunismo político e a incoerência explicita de algumas campanhas.


* Tenho a visão que o país vive um momento complicado sob o ponto de vista político e econômico, mas a maior preocupação são as questões sociais que envolvem todo o conjunto da sociedade. As instituições não respondem adequadamente as demandas dos brasileiros e uma certa anomia social está em curso.

* Atitudes reacionários e intolerantes, heranças de uma eleição dura e disputada com "golpes abaixo da cintura" que mostraram uma certa divisão do país, tem sido fatos recorrentes no dia a dia na nação. Certos setores não respeitam a diversidade, o plural, o pensamento e a visão de mundo divergente do seu. Não há verdade absoluta e nem mundo perfeito. Vamos ter que atravessar este momento de desapontamento e de desânimo frente aos fatos políticos e frente a atitudes de grupos que pregam o ódio e a divisão.

* Gramsci já ensinava no século passado: "Pessimismo da razão, otimismo da vontade." A vontade e a luta por mudanças precisa seguir em frente, apesar da ótica pessimista do momento.
Só a luta muda a vida !!


 * A população de Cabo Frio precisa cada vez mais compreender a importância e a função da participação e da mobilização popular como forma de reivindicar seus direitos. Não temos ainda, infelizmente, este "cacoete". Precisa ser trabalhado e incentivado. Tem muitos que vão dizer que não vai dar certo. São aqueles que querem que nada mude. Estão firmes em suas mamatas. A grande maioria dos governantes não estimula e nem "convida" a população a tomarem parte das decisões políticas que impactam seu cotidiano e o futuro de suas vidas. Governam sempre de forma autocrática, de "cima para baixo" e sem quase nenhuma consulta popular.

* Este é um outro campo de mudanças que precisamos estar atentos na hora do voto. O político tem que nos "representar" e não nos "substituir". Parece uma tênue diferença, mas não é, pois a maioria após investida no cargo público se afasta das demandas populares e do trabalhador para defender interesses dos grandes empresários e donos do capital que financiaram suas campanhas políticas.
Tenho certeza que cada um de nós reconhece vários políticos que fazem isso e que tem este perfil. Daí a pergunta:
Porque então reelegê-los para mandatos sucessivos?
Pior do que estes só aqueles contumazes ladrões do dinheiro público, que também por inércia e cumplicidade de certos segmentos da população, de forma ingênua ou não, também vêm sendo eleitos e reeleitos.

* A juventude, principalmente os estudantes, precisam saber identificar quem são os inimigos da educação e quem está na linha de frente da defesa por uma educação de qualidade. O contingente eleitoral na juventude cresce e pode ser definidor em várias cidades.

* É necessário que mais jovens participem da vida política de suas cidades, inclusive, lançando nomes representativos para disputar eleições e interferir de forma mais direta nos projetos destinados à educação e as políticas para a juventude. Sempre é bom lembrar que tudo isso depende de decisões políticas. Não adianta o discurso alienante que odeia política e que todos são iguais. 
Entrem, participem e façam a diferença !!

* Grande parte da juventude cabofriense, principalmente os alunos matriculados nas escolas de ensino médio do município de Cabo Frio, sabem identificar claramente quem são os grandes inimigos da educação no município. Precisam é dar as respostas adequadas e nos momentos oportunos, em manifestações e também na hora do voto para aqueles que estão habilitados.

* O Mestre Paulo Freire dizia que: "A educação não muda a sociedade, muda as pessoas, e essas sim, podem transformar a sociedade". Eleição também é assim, por si mesma, ela não muda a sociedade, mas pode colocar nos governos e parlamentos de todas as esferas políticas pessoas comprometidas com as forças sociais de mudança. 
Já passou da hora !!

 
* Acima as funções que são pertinentes aos vereadores !
Cuidado, vereador não asfalta rua, não faz pracinha, não arranja emprego, não marca consultas e exames, não anula multa de trânsito, além de outras coisas como relatadas no banner.
Se estiver fazendo isso, está errado. Estará se utilizando da estrutura pública para fazer favores pessoais. A ação precisa ser coletiva.
Nada muda se isso continuar acontecendo !!

 
 * Fique por dentro das novas regras eleitorais. Clique em cima da figura para ver melhor as alterações ocorridas.
Informação e renovação serão palavras chaves para 2016 !!


* Recado do TRE-RJ para aqueles que perderam o título e precisam tirar uma 2º via:


Eleitor tem até 22 de setembro para tirar 2ª via do título

Para outros serviços, como 1ª via do título e transferência, prazo termina em 4 de maio
Quem tiver perdido o título de eleitor e precisar tirar 2ª via do documento não precisa correr ainda para as zonas eleitorais. O prazo para fazer essa solicitação termina apenas no dia 22 de setembro, e não em 4 de maio, que é o último dia para o eleitor requerer diversos outros serviços, como 1ª via do título, transferência e regularização da situação. "É importante destacarmos essa diferença para que o eleitor que precisa apenas da 2ª via não busque atendimento neste momento, quando a procura pelos serviços das zonas eleitorais já é muito grande", esclarece o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.
O prazo de 4 de maio se aplica para os eleitores que precisam regularizar sua situação eleitoral, bem como para quem tem que tirar o título, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. Nesses casos, recomenda-se que o interessado agende o atendimento o quanto antes, o que pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pela Central de Atendimento Telefônico (CAT), no telefone (21) 2533-6400. Vale lembrar, ainda, que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (2 de outubro) também já pode tirar o título de eleitor.

* Vamos votar galera ! 
Um amplo processo de renovação política só depende de você. Depende da sua coragem, da sua ousadia e da sua capacidade de assumir riscos e responsabilidades que o momento político do município impõe !!




* Recado da CGU - Controladoria Geral da União:

#ControleSocial: A sociedade deve acompanhar a aplicação dos recursos públicos e ficar atenta para que não sejam desviados ou mal gerenciados.

O cidadão tem o direito e o dever de participar da elaboração dos instrumentos de planejamento da vida do Estado. E, inclusive, participar também do processo de apreciação e votação nas casas legislativas.

Confira a cartilha “Olho Vivo no Dinheiro Público – Controle Social”, da CGU, e saiba como exercer o seu papel de sujeito ativo no planejamento, gestão e controle das políticas públicas: http://goo.gl/W89Yra
   

SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, uma postagem na página do facebook do pastor luterano Mozart Noronha:

"Odebrecht, Odebrecht !
Ode a Brecht...
O que te liga a Brecht?
"Esta corrupção pelo dinheiro é outra coisa
Que não devia existir. Facilmente
Estouram guerras com tais pretextos, e milhares
Perdem a vida pou causa de dinheiro sujo..."
(Bertolt Brecht)"


   


UMA PITADA DE MARX

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono. 


O TRABALHO ALIENADO

"Consideramos até aqui a alienação, a espoliação do operário, só sob um aspecto, o de sua relação com os produtos de seu trabalho. Ora, a alienação não aparece somente no resultado, mas também no ato da produção, no interior da própria atividade produtora. Como o operário não seria estranho ao produto de sua atividade se no próprio ato de produção, não se tornasse estranho a si mesmo? 
Com efeito, o produto é só o resumo da atividade de produção. Se o produto do trabalho é espoliação, a própria produção deve ser espoliação em ato, espoliação da atividade, atividade que espolia. A alienação do objeto do trabalho é só o resumo da alienação, da espoliação, na própria atividade do trabalho.
Ora em que consiste a espoliação do trabalho? 
Primeiro, no fato de que o trabalho é exterior ao operário. Seu trabalho não é voluntário, mas imposto. Trabalho forçado não é a satisfação de uma necessidade, mas somente um meio de satisfazer necessidades fora do trabalho. A natureza alienada do trabalho aparece nitidamente no fato de que, desde que não exista imposição física ou outra, foge-se do trabalho como da peste. O trabalho alienado, o trabalho no qual o homem se espolia, é sacrifício de si, mortificação. Enfim, o operário ressente a natureza exterior do trabalho pelo fato de que não é seu bem próprio, mas o de outro, que não lhe pertence.
Na religião, a atividade própria da imaginação, do cérebro, do coração humano, opera no indivíduo independentemente dele, isto é, como uma atividade estranha, divina ou diabólica. Do mesmo modo, a atividade do operário não é sua atividade própria; pertence a outro, é perda de si.
Chega-se então a esse resultado, que o homem (o operário) só tem espontaneidade nas suas funções animais: o comer, o beber e a procriação, talvez ainda na habitação, o adorno etc.; e que nas suas funções humanas, só sente a animalidade: o que é animal torna-se humano e o que é humano torna-se animal. 
Sem dúvida, comer, beber, procriar, etc., são também funções autenticamente humanas. Contudo, separadas do conjunto das atividades humanas, erigidas em fins últimos e exclusivos, não são mais que funções animais."

MARX, Ébauche d’une critique de l’economie politique .Bibliothèque de la Pléiade, Gallimard, toomo II pp. 60-61. (esboço de uma critica da economia política), Citado em: VV.AA. Os filósofos através dos textos. De Platão a Sartre. [tradução Constança Terezinha M. César] São Paulo: Paulus, 1997. p.250-251.




 HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, o impagável José Simão :


"Os promotores confundiram "Marx e Engels" por "Marx e Hegel". Aí confundiram Lula e dona Marisco. Zezé di Camargo e Xororó!"


* Mais tarde um polêmico texto sobre o momento político de Cabo Frio ""
 

9 comentários :

  1. Tem vereador e exvereador atuando direto no pam. Arranja remédios, tipo bezetacil para eleitor deles, marca consulta, exame e mais coisas. Tá a rola. É na cara de todos.

    ResponderExcluir
  2. Leitão, esquece, já te falei vários vezes em outros comentários. Se você acha que o povo de Cabo Frio vai mudar alguma coisa, esquece, essa gente quer se arrumar sem levar em conta os outros. Cada um cuidando do seu interesse e os políticos cobras criadas sabem disso e vão na veia. Cada povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ninguém falou que mudar estruturas viciadas seja trabalho fácil. Mas caem meu caro, uma hora caem.
      "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar" (Brecht)

      Excluir
  3. Não perdi não, joguei fora o meu título. Não voto mais. Quem está dentro não quer perder a mamata, quem está fora quer participar. Entra limpo mais sai todo sujo. Nulo neles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas qualquer tipo de análise generalizante é equivocada e injusta. Se você estivesse num cargo público você roubaria ?

      Excluir
  4. Não é só vereador e candidato a vereador, tem médicos também. Dr. Paulo Cesar está atendendo direto no PAM fazendo consultas que não passaram pela central de marcação. Usa uma secretária própria que nem é funcionária marcando consultas sem passar pela marcação da prefeitura, fazendo política e usando o local público. Dr. Adriano tem feito parecido, vai atender no final do expediente, passa da hora, fazendo os funcionários trabalharem até mais tarde sem horas extras. Em ano eleitoral todo mundo fica bonzinho. Palhaçada !

    ResponderExcluir
  5. Sujeira pra todo lado.......CABO FRIO A CIDADE MAIS EMPORCALHADA DO BRASIL. Não quero andar no meio da sujeira. Pagamos IPTU! "Otoridades" Incompetentes!
    SALVE O GOVERNO QUE NÃO É GOVERNO !

    ResponderExcluir