segunda-feira, 21 de março de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS






 * A recente decretação de "estado de emergência" na saúde de Cabo Frio é um atestado de incompetência do governo na gestão da área. Tudo que vai decorrer deste decreto deveria ser objeto de atenta fiscalização da Câmara dos Vereadores, principalmente a possibilidade de fazer compras e contratos sem licitação. Um  governo recheados de denúncias de desvios em várias outras áreas da administração pública não tem credibilidade para atuar assim numa área tão sensível e de grande orçamento quanto a saúde.

* A fato é grave, mas os "vereadores oposicionistas de última hora", alguns até que se dizem candidatos de oposição, parecem que não vão ter a coragem e a independência necessárias para "peitar" este catastrófico governo e defender a população, requerendo uma CPI visando uma ampla investigação na saúde municipal para que a sociedade possa saber porque chegamos neste estado.

* Só se engana quem quer !! 


* Os agentes políticos que comandam e comandaram a saúde pública nos últimos 20 anos são os mesmos que controlam e ganham dinheiro com a saúde privada
É óbvio que os interesses são incompatíveis. Com uma saúde pública desqualificada, os segmentos de classe média e classe média baixa fazem um enorme esforço no seu orçamento para adquirir um plano privado para que possam ter um atendimento com alguma qualidade. O segmento mais pobre, sem renda, fica inteiramente sujeito a precariedade do sistema. Este aumento dos usuários do sistema privado também sobrecarrega os serviços particulares de saúde acarretando também deficiências e demora no atendimento.
  
* Algumas perguntas ficam sem respostas:
Como pode uma cidade privilegiada sob o ponto de vista orçamentário e que já foi inclusive governada em seu “núcleo duro” por médicos ter uma política de saúde pública tão deficiente ?
Quais os interesses que estão escondidos por trás desta decisão política ?
Por que a população não reage a este caos ?

* A precariedade da saúde pública em Cabo Frio já elegeu e continua elegendo muita gente. Cria-se a dificuldade para depois vender o favor e a facilidade. Os feudos existentes criam currais eleitorais. Quando não se consegue a marcação de consulta na inepta “Central de Marcação de Consultas” aparece um agente político para agilizar. Quando não se consegue o remédio no posto de saúde tem sempre um vereador amigo para “ajudar”, e assim vamos.

* A fragilidade do sistema de saúde pública do município também já enriqueceu muita gente, proprietária de serviços privados que prestam serviços a Prefeitura, que ao invés de investir em estrutura própria, principalmente um Centro de Imagem Municipal,  insiste em contratar serviços particulares sem a devida transparência e por preços acima da tabela do SUS.

* Só quem não tem vínculos e não recebe dinheiro deste esquema para campanha eleitoral tem autonomia e independência para promover uma ruptura e caminhar para novos tempos. Estamos nesta luta desde 2008.
* “Desprivatização da Saúde Pública de Cabo Frio”. Levaremos novamente este tema para o debate  em 2016 !!



 
* Agressão de Carlos Lupi, presidente estadual do PDT, a uma estudante menor de idade que protestava legitimamente contra a política de apoio do PDT ao governo Pezão é inaceitável. Isso mostra que o apoio a educação e aos trabalhadores é apenas discurso, pois a ação vai na direção contrária, tanto na hora de votar as matérias legislativas quanto na hora de dialogar e apoiar manifestações.

* Aqui em Cabo Frio, a indignação do deputado estadual Jânio Mendes e seus aliados com a educação e a situação do servidor público é "seletiva". Como Alair é adversário político o "coro come em cima". Mas com relação ao estado, onde Pezão que é aliado e patrão, faz uma péssima gestão na educação e massacra os servidores a posição é "mansa e dúbia". 

* Novamente, só se engana quem quer !!

 * É comum durante o processo eleitoral ver e ouvir pessoas dizendo que usarão o famoso e conhecido “voto útil”, ou seja, o processo de votar num candidato porque ele aparenta ter maiores chances de vencer  ou porque não quer que um outro vença e entende que aquele melhor colocado nas pesquisas pode derrotá-lo. Desta forma,  pensam estar fazendo a coisa certa, pois não estariam “desperdiçando” o voto, o que aconteceria se tiverem a intenção de votar em candidatos teoricamente atrás nas pesquisas eleitorais.

* Neste momento crítico que vivemos, não é este o tipo de voto que os municípios precisam. Não é este o tipo de voto que transformará nossa dura realidade. Não é esse o tipo de voto que trará a mudança necessária à tão criticada política vigente. Se cada um manifestar sua vontade individualmente, a somatória coletiva desta insatisfação fará a diferença e promoverá mudanças no quadro político.

* Não faça do seu voto e da eleição uma "disputa de campeonato". Vote naquele candidato que você depois de pesquisar ou se informar, entende que tem condições e independência para defender seus interesses. O verdadeiro resultado deve vir apenas das urnas e não das pesquisas de encomenda. Todo candidato que propõe mudanças nunca está bem nas pesquisas.
Os donos do poder não querem que nada mude !!
* Vote de acordo com a sua consciência. O tal voto útil trava a essência do processo democrático.
Se todos fizerem isso a mudança virá por vontade coletiva da população !!

 
* As gravações envolvendo Lula e seus diálogos com a presidente Dilma e vários aliados são estarrecedoras. Revelam um autoritarismo e um descaso com as instituições que surpreenderam muita gente. Revelam exatamente no que se transformou o "antigo líder operário". Lula, hoje, é um emergente e um homem rico, assim também como está rica toda a sua família.

* A questão da legalidade, do vazamento das ligações, de fato, obedecem a uma lógica estranha e seletiva com relação a ele e outros colaboradores do PT. Vários juristas se manifestaram sobre isso, mas não apaga o teor gravíssimo das declarações. O projeto de poder do PT não se sustenta mais. Agradou a elite midiática, financeira e empresarial durante todo este tempo, mas parece que esta mesma elite quer o PT fora do poder e tem os seus "preferidos". 

* Esta mesma "elite" entende que o PT já cumpriu o seu papel: desacreditar o projeto da esquerda no Brasil e em toda a América Latina. Apesar de tudo isso, sou contra o impeachment de Dilma, pois entendo que não há até agora materialidade jurídica que sustente o pedido. Se fôssemos tirar do poder todo governante que faz um péssimo governo ficaria muita pouca gente, inclusive aqui em Cabo Frio.
 
* Não existe este papo de "apartidário" e posição livre. Todo mundo que opina tem uma influência de base ideológica que forma uma visão de mundo. Não fazer parte oficial de um partido político não quer dizer que você não apoia ideologicamente um ou outro. As vezes apoia vários que tem a mesma matiz ideológica, fato que é característico do pluripartidarismo brasileiro. Isso acontece claramente na hora de você votar e optar por um político que você entenda que te representa.

* É legítimo ter posição política, mas na hora do voto é preciso avaliar também outras questões. Uma das mais importantes é verificar a folha corrida de processos do candidato. Mesmo que ideologicamente haja afinidades, este fato precisa ser impeditivo ao voto. Chega de ladrões na política!!

* Grande parte da massa populacional deste país se contenta com "melhorazinhas" e não exige reformas estruturais que possam dar uma guinada no processo de desenvolvimento e distribuição de renda. As ruas até demonstram querer isso, mas no hora do voto esta lógica não se confirma e "os mesmos" rejeitados e esculachados são eleitos.

* Algumas perguntas precisam ser colocadas:
Que tipo de mudanças se fazem necessárias ?
É aquela “cara nova” que representa interesses de velhos caciques políticos?
Será que basta uma mudança “meia boca” ?
Qual a profundidade das mudanças que seriam realmente transformadoras ?

* No atual estágio não cabem mais meias medidas. Precisamos de mudanças profundas que só virão com muita luta e participação popular. Precisamos atacar a raiz de todas essas situações, caso contrário, ficaremos no terreno das “melhorazinhas”, dependendo da ajuda e favores de quem não quer mudar coisa alguma.

* A população precisa se mobilizar de forma decisiva em 2016 e ficar atenta ao debate eleitoral para saber quem realmente quer mudanças que provoquem rupturas com o atual estado das coisas.
Não há vitória sem luta.  Muito menos mudanças !!



SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, uma postagem na página do facebook do professor Fabio Frizzo:


"Neste momento de exacerbação de ânimos e enfrentamento aberto, eu tenho lido muitos comentários sobre o quanto é necessário acabar com a oposição entre coxinhas e petralhas, para que todos unidos possam pensar em um Brasil melhor (até porque os políticos não se importam com essas oposições por serem todos pura fisiologia).
Não dá para concordar com isso! O mundo está dividido, não entre coxinhas e petralhas, mas entre direita e esquerda (e infelizmente coxinhas e petralhas podem estar juntos na direita). O melhor para o Brasil para um não é o melhor para o outro. O Brasil de um não é o Brasil do outro. Isso para não falar do caráter internacional dessa luta.
Não tem essa de vamos esquecer as diferenças porque somos todos um só. Eu não sou e sei quem está comigo. Esse papo de juntos somos fortes fez muito sucesso lá pela década de 1930-1940 ou aqui entre 1960-1980 e não foi lá muito legal."


UMA PITADA DE MARX

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono. 

CLASSES SOCIAIS

"Vivendo no século XIX, Marx testemunhou o crescimento das fábricas e da produção industrial, bem como as desigualdades que resultaram da exploração do trabalho nessa época. Uma de suas principais preocupações foi explicar as mudanças na sociedade durante a Revolução Industrial. Marx adotou posições políticas radicais em relação à situação enfrentada pelos trabalhadores de sua época e se tornou um dos grandes defensores do comunismo.
“Para Marx, uma classe é um grupo de pessoas que se encontram em uma relação comum com os meios de produção – os meios pelos quais elas extraem o seu sustento. Antes do avanço da indústria moderna, os meios de produção consistiam primeiramente na terra e nos instrumentos utilizados para cuidar das colheitas ou dos animais no campo. Logo, nas sociedades pré-industriais, as duas classes principais eram aquelas que possuíam a terra (os aristocratas, a pequena nobreza ou os donos de escravos) e aqueles que se envolviam ativamente na produção a partir da terra (os servos, os escravos e os camponeses livres). Nas sociedades industriais modernas, as fábricas, os escritórios, o maquinário e a riqueza, ou o capital necessário para comprá-los, tornaram-se mais importantes. As duas classes principais são formadas por aqueles que possuem esses novos meios de produção – os industrialistas ou capitalistas – e aqueles que ganham a vida vendendo seu trabalho para eles – a classe operária, ou, no termo hoje em dia um tanto arcaico às vezes preferido por Marx, o ‘proletariado’.”

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 235.



 HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão :

"Aécio tem dois problemas: urnas e Furnas!"


* Mais tarde mais em polêmico texto sobre a política em Cabo Frio !!


7 comentários :

  1. Vereadores de oposição ? Tá de sacanagem !!!!!!!!!!!
    Precisou Rafael Pessanha que nem vereador é para entrar no MP contra este decreto de Alair. Não reeleja ninguém na câmara !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Leitão, Janio já deu uma declaração pública repudiando a atitude de Lupi. A história política de Janio responde por ele. Sempre esteve com o mandato aberto as reinvindicações da população. Faz prestação e contas do mandato em todos os municípios da regiao dos lagos. Não está certo usar essa notícia para atacar Janio.
    Leandro.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, não tem nenhum ataque a Jânio. Tem o fato relatado e crítica política. Normal, dentro do contexto político.

    ResponderExcluir
  4. Anote esse comentário e guarde. Essa situação de emergência na saude é para abrir as portas da privatização.

    ResponderExcluir
  5. Terceriza e não adianta nada. Fazer exame com ultra e tomografia tá muito dificil. Só consegue com ajuda de vereador e tem muitos na parada fazendo politicagem com a necessidade das pessoas. É uma vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Tenho recebido muitas denúncias neste sentido. Vereadores e ex-vereadores e candidatos da máquina usando a estrutura pública da saúde para favorecimentos com interesses eleitorais. Denuncie ao TRE.

    ResponderExcluir
  7. Cara , esse governo é fim de festa, está faltando papel para fazer receitas de remédios. É mole ou quer mais. O pior governo da história da cidade disparado.

    ResponderExcluir