segunda-feira, 2 de maio de 2016

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!


CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL.
SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!


SOLUÇÃO  SUSTENTÁVEL NO MEIO DO CAMINHO.....

Econômico, saudável e sem gerar emissões de gases na atmosfera, o uso da bicicleta para mobilidade urbana não tem contraindicação. Projeto Final de Graduação sobre Mobilidade Urbana Sustentável apresenta Proposta de Sistema Cicloviário para Niterói


PELAS CICLOVIAS… NITERÓI REFAZ SEU CAMINHO.

Este trabalho é resultado da tradução de uma questão observada pela autora antes de ingressar na universidade: a insegurança para os ciclistas em Niterói. A partir do aprendizado ao longo do curso, a visão da autora quanto à questão das bicicletas em Niterói foi ganhando razões, e através do conhecimento obtido pode perceber o que faltava, e como poderia ser solucionado.A cidade que continua a crescer não encontra solução para o trânsito e muito menos para as bicicletas, pois não existe espaço nas vias nem equipamentos adequados. Sendo assim, no trabalho é mostrado as possibilidades de movimentação no município, visando a melhoria das condições de trânsito com inserção de um sistema cicloviário, em consonância com os conceitos de sustentabilidade.Este trabalho acadêmico é um esforço em solucionar uma questão atual com perspectiva de oferecer segurança aos ciclistas e alcançar mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte.

“[...] o conhecimento nunca é um reflexo ou espelho da realidade. O conhecimento é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução. Mesmo no fenômeno da percepção, através do qual os olhos recebem estímulos luminosos que são transformados, decodificados, transportados a um outro código, que transita pelo nervo ótico, atravessa várias partes do cérebro para, enfim, transformar aquela informação primeira em percepção.”
Edgard Morin – Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
(Egdar Morin é antropólogo, sociólogo e filósofo francês)
 
JUSTIFICATIVA

A mobilidade urbana em Niterói tem sido um grande problema para todos. A população que sofre em congestionamentos diários.
Para resolver a questão da mobilidade urbana, é preciso identificar os pontos críticos de circulação, origens e destinos dos moradores. Além disso, oferecer alternativas eficazes para a redução dos congestionamentos.
“O automóvel contribui para um desperdício do espaço urbano, consome imensos recursos e constitui um peso para o ambiente.” – Comissão Européia, Cidades para bicicleta, Cidades de futuro.
A citação acima, assim como o gráfico comparativo do espaço ocupado em via pública, mostra que o automóvel é o maior responsável pelos congestionamentos.
“Os transportes públicos não constituem a única alternativa ao automóvel.” – Comissão Européia, Cidades para bicicleta, Cidades de futuro.

BENEFÍCIOS DA BICICLETA

Econômica: baixo custo de aquisição e manutenção | Eficiência energética: a bicicleta requer um consumo muito pequeno de energia | Contribuição à saúde: o “motor” da bicicleta é o próprio corpo; estudos mostram que pessoas fisicamente ativas tendem a apresentar menos doenças | Social: a bicicleta é o veículo individual que mais atende ao princípio da igualdade, acessível a quase todas as camadas econômicas, de idade e condições físicas | Rapidez: estudos comprovam que para distâncias de até 5km em áreas mais adensadas da cidade a bicicleta é o transporte mais rápido | | Menor necessidade de espaço público.
Comparação dos diversos meios de transporte do ponto de vista ecológico em relação ao automóvel particular para uma deslocação equivalente em pessoas/quilómetro Base = 100 (automóvel particular sem catalisador)

Sustentabilidade

Oficialmente, o conceito de sustentabilidade foi usado pela primeira vez em 1979 na Assembleia Geral das Nações Unidas. Após muitas reuniões, em 1987, foi publicado o documento Nosso Futuro Comum, que contém a definição mais clássica: “sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.Hoje em dia, o termo sustentabilidade tem sido muito utilizado, mas é preciso ter cautela quanto à polissemia deste termo.
Henri Acselrad, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ e pesquisador do CNPq, afirma:
“Designaremos por sustentabilidade, pois, a categoria através da qual, a partir da última década do século XX, as sociedades têm problematizado as condições materiais da reprodução social, discutindo os princípios éticos e políticos que regulam o acesso e a distribuição dos recursos ambientais – ou num sentido mais amplo, os princípios que legitimam a reprodutibilidade das práticas espaciais.”
Importância da Mobilidade Urbana

Cada cidade se forma através de um sistema espacial complexo, no qual há uma montagem de áreas funcionais, entre estes espaços há um outro espaço mediando as ações entre os mesmos, dedicado à circulação. A malha viária deve acompanhar o fluxo do trânsito e os tipos de transporte utilizado na cidade. Para uma cidade estar bem planejada é preciso que a mobilidade urbana seja uma prioridade, considerando todos os modais que são usados pela população, para assim propor espaços específicos para cada um destes na malha viária. A mobilidade urbana pode promover uma melhor interação entre os espaços da cidade.

Por: Aluna BEATRIZ TURL S. R. DE ALMEIDA
TFG | Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFF
* Matéria completa no link:
 http://www.revistamemo.com.br/arquitetura/solucao-sustentavel-no-meio-do-caminho/

7 comentários :

  1. Niterói pode até ter mas aqui duvido muito. Tem ciclista quase todo dia sendo atropelado e vários já morreram. As autoridades não estão nem aí.

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    1. Por isso que uns dez anos que eu não ando mais de bicicleta em Cabo Frio. Quando eu percebi que andar de bicicleta nas ruas de autorama é " suicídio ".
      É combo rapá! Compra carros e acha que compra ruas e calçadas também. Esse é pensamento possessivo de 95% dos motoristas da cidade que Dirigem mal pra caramba. Se acham em um trono
      Uma vez eu estava de bicicleta, como manda o código nacional de trânsito e um roceiro mal educado queria passar e eu não sai ele gritou pra mim: " rua e lugar de andar de bicicleta? " Eu falei: quer q eu andei por cima de você é só você deitar na rua. Ele mandou que eu fosse para calçada. Antes que eu jogasse uma pedrada meio das fuças dos mal educados eu desisti. Preferi não me comparar.

      Ciclovia em Cabo Frii? Concordo com você. Falta vontade, espaço e não contrariar a Dona Salineira.
      No Brasil carro da status. Bicicleta é " coisa de pobre " Tudo duro, pagando um carne em 200 vezes e se achando Em Cabo Frio nem fala! Gostam de tirar onda. Come miojo todo dia, mas o carro está na garagem - muitos nem casas tem.

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    2. Eu não sou contra não, apenas não acredito que Alair faça isso ou melhore as que tem. Ando pouco de bicicleta, que é do meu filho, mais no bairro que moro.

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  2. Pois é, isso é mais um motivo para que se pense em mudanças no quadro político da cidade. É preciso ter compromisso com a melhora da mobilidade urbana.

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  3. Em Niteroi tem ciclovia, ten ônibus, tem fiscalização...em Cabo Frio so falaçao. E tudo sem nexos.
    Mobilidade urbana em Cabo Frio so ouço falar: " de vagas de estacionamento para os carros.
    Cabo Frio é lenda urbana!

    Na Europa o povo tem educação e tem a consciência dos seus espaços. No Brasil complica! Em Cabo Frio entao, compra carros e pensam que compra ruas, calçadas também. Primeiro tem q se educar ambas as partes ( coisa difícil), para depois pensar em fazer ciclovia.
    Na Avenida Julia Kubitschek tem uma " ciclovia" no meio da Avenida e muitos a ignora e andam em cima das calçadas ( ja apontei a ciclovia para um "ciclista" e ouvi...) - incluive essa ciclovia é " convite " a continuar o trajeto na calçada da rua da quadra do Itajuru. Não têm fim e nem começo essa " ciclovia" .

    E por falar em ciclovia em Niteroi: um " curto circuito " entre um motorista estacionando na ciclofaixa e um ciclista rendeu muitos cliques na Net e foi matéria Ate no " Domingo espetacular " da RECORD.
    Tô dizendo! Imagine uma ciclovia ou ciclofaixa em Cabo Frio!

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  4. A tal ciclovia que existe na Avenida do Contorno, na Praia do Forte, também vai do nada para lugar nenhum, rs !!

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