segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - RAPIDINHAS




* A eleição de Dilma Roussef para este segundo mandato numa vitória bastante apertada sobre Aécio Neves( 51,64% a 48,36% ) tem inúmeros significados e várias possibilidades de interpretação. Numa visão otimista, e acho que sempre devemos buscar o lado positivo das coisas, pode representar uma mudança de visão estratégica do PT em perceber que precisa se aproximar dos setores progressistas do país e realizar as mudanças propostas com mais velocidade. A sociedade exige isso, desde junho do ano passado.

* Dilma precisa buscar uma relação mais republicana com o Congresso e fazer nomeações para ministérios e demais funções públicas importantes por critérios técnicos e de probidade. É preciso romper com as várias amarras do fisiologismo e do "jogo sujo" de partidos oportunistas que não querem que nada mude. É preciso romper com alguns interesses intocáveis dos "poderosos" deste país, em nome dos mais pobres e dos trabalhadores, maioria absoluta e responsáveis por sua vitória apertada contra setores reacionários e conservadores de nossa sociedade.

* É preciso aprofundar mudanças no modelo econômico que passem a não colocar como prioritário os interesses do capital financeiro nacional e internacional. Já ganharam muito e está na hora de partilhar estes ganhos com a maior parte da população brasileira. É preciso coragem e vontade política para esta decisão, que certamente contará com apoio popular, principalmente se feita logo após as eleições, aproveitando o calor por mudanças.

* Cabe a população, principalmente os setores mais organizados da sociedade, cobrar da presidente esta nova postura. Temas importantes como a dívida pública, a corrupção, a seguridade social, a educação, a saúde, a segurança pública, a habitação popular, o transporte público, o meio ambiente, as reformas político-eleitoral, fiscal, tributária, agrária, além de outros, precisam estar na pauta de discussão do Planalto e estimulados para serem debatidos no Congresso Nacional. A presidente reeleita precisa liderar estas mudanças e exigir rapidez dos parlamentares na resolução destes projetos. O poder executivo nos moldes do regime republicano brasileiro é sem dúvida a parte mais forte da balança entre os três poderes.

* Tenho vários motivos para achar que estas mudanças podem não ser implementadas como milhões de brasileiros, mas temos que continuar na luta, inclusive nas ruas para impulsionar este processo de avanços em nome dos interesses coletivos da população. Não há vitória sem luta, pois as forças conservadoras, ainda muito fortes dentro do governo, vão lutar no sentido contrário. Tem uma grande batalha a ser travada neste momento e a presidente tem que ser forçada a vir para o nosso lado, o lado dos trabalhadores, onde o PT já esteve situado um dia, ao contrário do PSDB.

* Os gritos de agravo contra a Rede Globo durante a comemoração da militância petista num hotel de Brasília foi tremendamente constrangedor para a emissora que transmitia a fala da vitória de Dilma ao vivo. Calou os comentaristas políticos que pareciam desconsolados com a derrota de Aécio, principalmente, o Merval Pereira, que seguia com as críticas a Dilma na maior cara de pau. Foi bem feito !!

* A derrota de Aécio Neves em Minas Gerais foi determinante. É emblemático para o ex-governador perder em seu estado natal. A não diminuição da vantagem de Dilma no nordeste, principalmente em Pernambuco, terra da família do falecido Eduardo Campos, foi outro aspecto decisivo para a derrota eleitoral. Mas os seus números em vários estados, principalmente em São Paulo, deram um grande susto em Dilma e no país e colocaram o PSDB como importante força opositora pelo centro e pela direita.

* A vitória de Dilma não representa neste momento a vitória dos trabalhadores, nem a vitória do bem contra o mal e nem a vitória da esquerda sobre a direita como querem deixar transparecer algumas análises maniqueístas. Representa apenas um alento, pelo susto tomado, que o PT precisa mudar concepções e a visão estratégica de país. Que as reformas e mudanças não podem andar num ritmo tão lento quando andou nestes últimos 12 anos, sob risco de ter que fazer nova disputa dura em 2018. Só um governo sério em relação as práticas políticas e uma inversão de prioridades na política econômica vai afastar o fantasma do atraso.

* No Rio de Janeiro ganhou Pezão. Pezão representa a continuidade deste modelo nefasto de gestão implantada pelo PMDB, liderado por Cabral, que apesar de rechaçado pela população, conseguiu fazer seu sucessor, através de grandes manobras marqueteiras. Incrível como a maioria da população do Estado do Rio pode ser tão incoerente, apesar da alternativa Crivella também não entusiasmar. Mas haviam outras opções durante o primeiro turno que não foram consideradas, evidentemente, tirando a terrível alternativa Garotinho.

* Pezão se elegeu, mas perdeu para os votos nulos, brancos e abstenção que marcaram 39% contra 34% do candidato de Cabral. Pezão escondeu Cabral a campanha toda, mas de forma cínica no discurso da vitória, elogiou e agradeceu a Cabral. Foi um tapa na cara da população. Foi embalado como um "produto de marketing", como se faz com um sabonete ou xampu, e vendido para a população, cujo preço era o voto. Acho, na minha modesta opinião, que será caríssimo para o Estado do Rio de Janeiro.

* Em Cabo Frio, Pezão foi derrotado por Crivella, 55% a 44%, impondo uma derrota eleitoral para "os grandes lideres" locais. Marcos Mendes, Alair Correa, Dr. Paulo Cesar e Jânio Mendes não conseguiram fazer a necessária transferência de votos, mostrando que a lógica de uma eleição estadual não tem nada a ver com a lógica de uma eleição municipal. Mostrou também que eles não tem esta força política que muitos julgavam ter. O voto numa democracia de massas como a nossa é volátil, acrítico e despolitizado, podendo se deslocar para qualquer lado de forma pontual e oportunista.

* Novas correlações de forças vão se estabelecer no município para 2016. Muitas traições e pernadas vão acontecer. Aliados de ocasião se tornarão adversários pontuais, pois os interesses não são os coletivos e sim os de grupos e de natureza individual. Podem ter certeza de uma coisa. Do outro lado, enfrentando todos eles lá estará o PSOL, novamente apontando suas contradições e incoerências, suas promessas não cumpridas e pedindo uma oportunidade de estar ao lado da população neste enfrentamento político. Nossa coerência de propósitos e nosso discurso permanecem desde 2008, alertando sobre todos estes embustes eleitorais praticados em nossa cidade, que apesar do orçamento gigantesco que ostenta todo ano, não consegue deslanchar nenhum projeto importante de desenvolvimento que mude a cara da desigualdade social reinante em nossa cidade, uma das causas do aumento da violência galopante.

* Por falar neste tema, mais uma vez Cabo Frio foi destaque nacional pela violência no sábado e no domingo de eleições, através de matéria no Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Jovens mortos no Manoel Correa por intervenção da polícia, gerou uma onda de retaliações do tráfico que colocou fogo em ônibus, incendiou caixas eletrônicos e colocou medo em toda a cidade. A violência crescente na cidade é multifatorial, mas é inegável que o crescimento das periferias com jovens sem oportunidade por falta de qualquer ação de políticas públicas tem uma contribuição importante como já dito aqui várias vezes.

* Ontem e também hoje, segunda feira, a Salineira, que detém o monopólio da concessão do transporte coletivo na cidade, numa atitude unilateral, retirou os ônibus de circulação, prejudicando toda a população, sob a complacência submissa do poder público municipal. Esta é uma atitude ilegal e que fere o contrato de concessão. Alegar falta de segurança para não circular os ônibus é querer privilégios da segurança pública para resguardar o seu patrimônio. E a população nas ruas esperando os ônibus não está também correndo riscos ?
É impossível para este mínimo aparato de segurança que temos na cidade dar segurança a seus ônibus e a população ao mesmo tempo. A prioridade tem que ser a população.

* Enquanto isso, assistimos a inoperância do executivo municipal e das esferas do poder estadual. Muito blá, blá, blá e nenhuma ação efetiva. A cumplicidade existente entre o poder público municipal e a empresa de ônibus não permite as providências que seriam cabíveis neste caso. Esta greve de momento deflagrada pelo sindicato dos rodoviários parece coisa combinada entre as partes. Os trabalhadores precisam se manifestar com clareza neste momento.

* Tanto o PT quanto o PSDB torcem para melhorar o estado de saúde do "doleiro pilantra" Alberto Youssef, mas por razões diferentes. O PT teme que aleguem que ele foi "envenenado" para não falar o que sabe e terá que provar para receber o "benefício" da delação premiada. Já o PSDB teme que com sua morte ele não possa falar sobre as falcatruas que operou e com isso perder a oportunidade de infernizar a vida de Dilma e do PT na próxima legislatura. No momento, segundo os médios, seu quadro é estável.

* O DEM vai acabar. Um boa notícia pós-eleição !!!

* A candidata Suely Campos(PP) venceu a eleição em Roraima. Detalhe. Ela é mulher do ficha suja Neudo Campos(PP), que teve a candidatura impugnada pelo TSE durante a campanha e numa medida de emergência colocou a mulher no seu lugar mesmo sem nenhuma experiência política. Ele vai ser o verdadeiro governador. Impressiona como grande parte da população compactua com isso e coloca a questão da corrupção como secundária na hora de escolher alguém para um cargo público tão importante como governador de Estado.
Reclamar de que depois !!

* A eleição acabou, vamos retomar nossas vidas e lutas, esquecer as desavenças ocorridas durante o duelo de opiniões e tentar restabelecer laços de amizade perdidos ou abalados em função da disputa política. O país amanheceu dividido e algumas feridas ainda vão demorar para cicatrizar. Vamos acabar com a intolerância e o ódio, pois o PT não é a maior maravilha do mundo e o PSDB não é também um demônio ensandecido.

* Como estou buscando uma visão otimista neste momento, pois acho que é importante termos esperanças no futuro deste país, deixo a frase de reflexão abaixo:

"O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança."
Frank Lloyd Wright.

6 comentários :

  1. já é hora de pensar na sua candidatura Claudio Leitão! O voto ideológico é importante, mas é necessário ampliar seu teto com a conquista de novos eleitores. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força. Vamos continuar na luta por mudanças em Cabo Frio, e de fato, é preciso ganhar novos horizontes.

    ResponderExcluir
  3. Cláudio Leitão, não esperava outra análise de sua parte, referente ao nosso direito de ir e vir, por falta de ônibus do capenga "transporte público" da cidade . Empresta um pouco da sua imparcialidade e sua capacidade de esclarecer para grande parte da mídia local. Por isso, que o povo é muito esclarecido na prioridade transportes. É uma "sonegação" de informações.
    O que é isso? A cidade inteira e região dos lagos sem os ônibus IMUNDOS da Dona Salineira nas ruas. Onde já se viu isso? Ah, em Cabo Frio é claro! Na zona de conflito, dá até para dar um desconto, mas na cidade inteira é no minimo : ataque de "estrelismo" da Dona Salineira. Chama as tropas da ONU, para proteger os maravilhosos ônibus da Dona Salineira. Eu tive que pagar R$4,00 em um "ônibus escroto" até ao centro e sem saber como voltar. Não é só o nosso governo municipal que é submisso não, todos da cidades de abrangência dessa empresa. Cidades essas que estavam muito longe da zona de conflito. Engraçado, como os ônibus da Madame 1001 circularam normalmente hoje? Ai, vão me dizer(como sempre arrumam justificativas para "salvar" a Dona Salineira): Ué é linha intermunicipal! É Arraial do Cabo , São Pedro, Iguaba são o quê? Interplanetária.? Os prefeitos também estão no toque de recolher?
    Ficou a Dona Salineira no maior "filme erótico", bota tira ônibus e resolvendo com a PM e a prefeitura, parecia ônibus hoje nas ruas pela manhã, ou seja, ninguém via para nas conversas para resolver esse problema.

    Ah, é tem gente em Cabo Frio que parece que ainda , não caiu na real. "Cabo Frio está ficando igual a Rio". Como assim? Deveria analisar bastante, antes de saltar essa "pérola ". Zona de conflito em Cabo Frio se alastra e quase paralisa a cidade toda, já no Rio não..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:...................., ninguém via nas conversas para resolver esse problema.

      Ah,gente hoje foi o sindicato..... Agora me dá licença que vou assistir desenhos no Discovery Kids com as minhas sobrinhas de 04 nos.

      Excluir
  4. Não sou SUDERJ, mas também informo, porque pago as minhas passagens e não devo nada a referida empresa.

    As linhas 312( Baião de Ferro - av. do Contorno) e 313 (Guarani - Jacaré), hoje pela manhã não estavam circulando na Avenida Adolfo Beranger Jr e nem no Guarani. A linha 348 (Vila do Sol/Foguete - Praia do Forte) nem deu as caras. A empresa avisou? A impressa verificou? Como está tudo normalizado, Dona Salineira e impressa local?

    ResponderExcluir