domingo, 5 de outubro de 2014

HOJE É 05 DE OUTUBRO. CHEGOU A HORA !!




Hoje, 05 de outubro, 143 milhões de brasileiros estarão se dirigindo as urnas para eleger seus representantes nas várias esferas de poder. Após 3 meses de campanha, onde se mentiu muito, onde a verdade foi escondida e escamoteada, onde se comprou muita gente com dinheiro arrecadado de empresas corruptas e de origem duvidosa, onde o famoso caixa 2 foi operado de forma escandalosa, onde vários ilícitos eleitorais foram praticados, onde as pesquisas buscam influenciar os incautos ao voto útil, onde candidatos foram fabricados por marqueteiros profissionais, onde o jogo eleitoral foi mais democrático para alguns do que para outros, chegou a hora da decisão.

Que tipo de país queremos construir para hoje e para o futuro ?

Que tipo de mudança queremos que ocorra no quadro político ?

Estas duas perguntas devem nortear o complexo processo de decisão do voto. Não se constrói nada de novo repetindo velhas práticas. A mudança precisa ocorrer primeiro dentro de cada um de nós. O nosso modelo de representação política espelha o sentimento e as atitudes que temos diante da urna eletrônica. Os eleitos não chegam ao poder de para-quedas. São votados e escolhidos livremente por todos nós. Logo, a qualidade desta representação reflete a nossa qualidade na hora do voto.

Votar em fichas sujas, em quem já teve várias oportunidades e não provou competência e compromisso com as causas populares, votar em quem representa velhos caciques da política, em quem não tem compromisso com o trabalhador, votar em quem lidera a pesquisa para “não perder o voto”, não vai construir nada de novo para o país, nem hoje e nem para o futuro. Não vai produzir nenhuma mudança estrutural no quadro político. Apenas vai fazer aumentar as velhas queixas de que o ambiente político é desolador e ocupado por oportunistas e ladrões do dinheiro público. A responsabilidade de mudar este quadro é nossa. É intransferível e urgente.

Renove suas opções. Não há outro caminho para a mudança. Temos mais uma chance de não permitir que a história que aconteceu várias vezes como tragédia, volte a se repetir como farsa. Repetir o voto nas “velhas raposas do passado” devido as suas maiores aparições na mídia e pelo poder econômico de suas campanhas, vai nos fazer ficar parado ou experimentar de novo o retrocesso.

Caminhe para as urnas pensando na mudança, em novos nomes independentes destes velhos esquemas e desta velha forma de fazer política. Você, sua família, seus filhos e netos certamente serão influenciados por sua decisão, pois tudo na vida depende das decisões políticas que são tomadas nos palácios executivos e casas legislativas. Sua vida presente e seu futuro dependem deste acerto. Você é responsável pelos políticos que escolhe. Pense nisso para não reclamar e não se lamentar depois.

Lembre-se neste momento do poeta e escritor Eduardo Galeano: “A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.
E como sabemos que a realidade política atual é sofrível, só nos resta mudá-la promovendo uma ampla renovação dos quadros políticos. É possível, factível e necessária.

É agora ou nunca !!


Claudio Leitão é economista, graduando em história e membro da executiva municipal do PSOL Cabo Frio.

6 comentários :

  1. PARABÉNS para o Deputado Jânio Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, lutou muito por esta reeleição.

      Excluir
    2. E como lutou. Ainda teve que enfrentar os " Kamikazes" lançados da "base inimiga". Passou por cima e ainda mandou beijinho no ombro.

      Excluir
  2. Jair Bolsonaro é o deputado federal mais votado no Rio. Pode isso, Cláudio Leitão? Pensei que eu ouvi essa noticia em um sonho. Tá tudo, errado. Pobre Rio de Janeiro! Pobre Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rio deu uma forte guinada para a direito. É preciso mais um tempo para analisar este fato.

      Excluir
  3. Cláudio leitão, onde estão as suas análises, pós eleições? Estou muito ansioso, para ler as suas análises referente ao fracasso total dos "moradores" do povoado alairzista no dia 05 de outubro de 2014. Vamos lá!

    ResponderExcluir