quarta-feira, 15 de outubro de 2014

RAPIDINHAS.................




* Hoje é o Dia do Professor. Parabéns a todos aqueles que lutam cotidianamente por uma educação de qualidade. Em breve terei o prazer de estar nesta luta. Como dizem alguns professores, principalmente a professora Denise Alavarenga, "Não lutar por uma educação de qualidade e socialmente referenciada é uma contradição pedagógica".

* Infelizmente, os motivos para comemorar são ínfimos, tanto no país, como no nosso estado e município. Aqui, em nossa realidade local, tivemos nos últimos 20 anos prefeitos que não tiveram compromisso com a educação. Daí a situação caótica vivida por nossas escolas, principalmente na questão da infraestrutura, alocação de pessoal e valorização dos professores.

* O "novo" velho governo Alair, reduziu o orçamento da educação para este ano em quase 20 milhões. Teima em não reajustar o piso salarial dos contratados, equiparando aos concursados, num claro flagrante de desrespeito a lei, sob a complacência do MP. Em outro mandato anterior reduziu o percentual do orçamento municipal destinado a educação de 35% para 25%.

* Tentou recentemente acabar com o ensino médio no município de Cabo Frio, mas teve que recuar mediante grande pressão da sociedade e da comunidade escolar. Seu antecessor de triste memória, o ex-prefeito Marcos Mendes tentou a mesma coisa e foi igualmente rechaçado. A mobilização da população, professores e alunos a favor da educação precisa ser permanente.
Só a luta muda a vida !!

* Uma decisão da justiça local em caráter liminar proibiu o funcionamento do Parque Aquático Riala, de propriedade do prefeito Alair Correa. Não tinha a licença ambiental devidamente regularizada junto ao INEA. Os "caras" acham que podem tudo, inclusive se sobrepor a Lei. O prefeito ainda não se manifestou.

* A derrota eleitoral dos vereadores de Cabo Frio em suas pretensões a uma cadeira na ALERJ, apesar da razoável votação de alguns, precisa servir de reflexão para a população. Se tivessem feito um bom mandato com aprovação popular talvez o resultado fosse outro. Se limitaram a reclamar da grande abstinência eleitoral e da falta de apoio da "máquina pública". A verdade é que a maioria sob sabe fazer campanha ancorada no assistencialismo e sem as benesses da máquina ficam mais "perdidos do que cego em tiroteio" !!

* Se elegem com os votos da população, mas depois se transformam em "vereadores do prefeito" para obterem estes "favores". Como o prefeito não abriu a "caixa de ferramentas da máquina" a chiação foi geral. Tenho dito aqui repetidas vezes com relação a Câmara:
Informação e renovação são palavras chaves para 2016 !!

* É urgente a necessidade de uma maior independência da Câmara de Vereadores com relação ao executivo. A subalternidade é uma marca escancarada e está aí presente há 20 anos. A ruptura desta governabilidade viciada só se faz com a eleição de quem não tem ligação nem com A e nem com M. Não é difícil entender isso, ou é ?

* Os bastidores políticos da eleição estadual dão conta de uma denúncia grave. O apoio de Romário a Pezão teria custado 2 milhões de reais. Será ?

* A CUT teve uma atuação ridícula em defesa dos trabalhadores durante os governos do PT de Lula e Dilma. Devidamente aparelhada na estrutura de governo esqueceu todas as suas antigas reivindicações. A mais importante dela é o fator previdenciário, a maior "sacanagem" cometida contra o trabalhador e o aposentado. Saiu do ostracismo esta semana porque foi vítima de uma ação trabalhista no 1º Vara do Trabalho de Brasília por irregularidades no registro de alguns funcionários. Que triste papel desempenha a CUT nos dias de hoje.

* Outra entidade aparelhada e que perdeu sua combatividade na luta pela educação, lembrando hoje o dia do professor, foi a UNE. Não se envolve em nada que possa constranger o governo do PT. Outro triste papel que macula sua história de luta.

* Relatório de pesquisa recente do Credit Suisse, tradicional banco suiço, que faz anualmente pesquisas sobre a desigualdade no mundo, apresentou na imprensa esta semana um resultado assustador e preocupante. Apenas 1% da população mundial detém 48% da riqueza gerada no mundo. Não precisa nem dizer quem são estes "felizes acumuladores". O relatório tem outros inúmeros dados estarrecedores. É uma concentração brutal de riqueza promovida por este modelo econômico neoliberal globalizado que produz consequências catastróficas no mundo, como fome e miséria em vários países considerados "periféricos".

* O engraçado é que tem vários "capitalistas sem capital" que fazem parte desta massa explorada em maior ou menor grau que defende este modelo como verdade inquestionável, sem sequer admitir qualquer possibilidade de buscar o debate para tentar construir um outro modelo de sociedade e uma nova forma de organização econômica que promova mais justiça social no mundo. Esta concentração de renda e riqueza vem aumentando de forma considerável desde 2002, quando 8% controlavam 45% da riqueza mundial produzida.

* O debate entre Dilma e Aécio realizado ontem pela Rede Bandeirantes foi horroroso e bastante pobre em ideias, projetos e visão estratégica de país. Mostra a semelhança de programas entre ambos que não pretendem fazer nenhuma mudança estrutural no país. Discutiram apenas questões de "varejo", sem entrar nos problemas estruturais do Brasil. Teve um momento que achei que a disputa era para saber quem era mais corrupto: PT ou PSDB.
Saí com a triste e sombria conclusão que com relação as denúncias ambos tinham razão nas acusações mútuas.

* Não discutiram e nem vão discutir importantes temas como a dívida pública, que consome metade do orçamento do país, impedindo os investimentos mais consistentes e planejados em várias áreas sociais, a auditoria desta dívida, prevista pela Constituição, a previdência social, o fator previdenciário e o reajuste dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Os rentistas e os banqueiros, principais financiadores de campanha de ambos não deixam.

* Não discutiram a reforma política, "a mãe de todas as reformas", a reforma tributária, agrária e fiscal. Não discutiram a importante questão do transporte e da mobilidade urbana que afeta o trabalhador diariamente. Não discutiram a questão LGBTS, a homofobia e a necessária ampliação dos direitos sociais reivindicados pelas manifestações de junho do ano passado.

* Foi um debate rasteiro sobre economia e corrupção, além de uma troca de dados estatísticos pouco confiáveis em algumas áreas de lado a lado. Dilma excessivamente nervosa, na defensiva e tropeçando nas palavras não teve uma boa participação. Perdeu ótima oportunidade de mostrar o conservadorismo das propostas de Aécio e o grande arrocho que vem por aí em caso de vitória do tucano. Aécio, mas articulado, mais agressivo e com mais cancha de debatedor, fazendo aquela pose de "falso estadista" e falso representante da mudança, não convence ninguém mais atento que conhece sua história pessoal e a visão elitista que seu partido e principais aliados tem da realidade brasileira.
Ao ver este primeiro debate tive a nítida impressão e a certeza de que ambos não me representam !!
Vamos estar atento aos demais.

* Duas frase para fechar as rapidinhas de hoje em homenagem ao "Dia do Professor". Uma da Grécia Antiga e outra em época contemporânea para frisar a importância da educação através dos tempos:

"Só a educação liberta."
Epiteto

"A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados."
Leonel Brizola

4 comentários :

  1. Estou pensando até em fazer greve de banho, por causa da interdição do Monumental, Gigantesco, Big, grandioso , parque aquático Ri Ala. Eu sou mais tomar banho em uma bacia no quintal do que ir até esse parque.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Leitão, deu no blog da Renata. A prefeitura está instalando 30 bicicletários no centro da cidade. segundo o secretário de transporte, da secretaria que ônibus, parece não fazer parte da lista de transporte públicos, portanto, fiscalização diet, " promete "ampliar 10 km da malha cicloviária da cidade, que atualmente trem 21 km... bá blá blá blá blá blá.....
    O sonho está sendo realizado? Ou isso, tudo pode criar um pesadelo?

    ResponderExcluir
  3. Isso é nada diante do que se pode fazer de verdade. Acho que é outro caô do prefeito. Não cumpre nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque grande parte da cidade se contenta com pouco, ai, ele faz pouco.

      Excluir