domingo, 1 de março de 2015

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

Ciclovias, o futuro das cidades.

Vivenciamos hoje no Brasil um grande colapso no sistema viário, as cidades brasileiras cada vez mais param nos horários de pico, enfrentando grandes congestionamentos. Qual a real causa da paralisação das cidades ?
Entre as diversas causas podemos destacar algumas:

O aumento abrupto e de certa forma excessivo de carros nas ruas. O Brasil como potência econômica da atualidade, elevou seu padrão de consumo de forma exorbitante nos últimos anos, além disso, o preço dos carros baixou e as alternativas de crédito estão agora facilitando a compra destes equipamentos. Este é um grande problema para as cidades que não estão preparadas para receber esta grande quantidade de veículos novos a cada ano.

As cidades brasileiras investem muito pouco em novas ruas ou na ampliação das já existentes. Na realidade, esta solução de alargamento de ruas ou até mesmo a construção de novas vias não passa de uma solução paliativa, que em poucos anos se tornarão cheias demais para o constante crescimento da frota brasileira.

O governo brasileiro tem de investir em mobilidade urbana, tem que investir em transporte público, tem que fazer com que o transporte público seja um meio muito mais seguro, acessível e, principalmente, confortável. Se as pessoas tiverem condições dignas de se locomoverem por meio do transporte público com certeza haverá uma diminuição do número de carros nas ruas, desafogando o trânsito das cidades.

Outra solução, a mais importante, é investir em um transporte limpo, mais limpo até do que o transporte público. Devemos investir em Ciclovias. Isso mesmo, o brasileiro cada vez mais se torna um ser relaxado e acomodado, estamos nos tornando cada vez mais americanizados, fazendo cada vez menos esportes. A população está se tornando sedentária.

O uso das bicicletas acabaria de vez com dois grandes problemas da população brasileira: o sedentarismo, fazendo com que as pessoas façam exercícios físicos diários através da sua locomoção e também melhorarias nos problemas de trânsito.

Por que não usamos bicicletas ?

Infelizmente, hoje em dia, é extremamente inseguro andarmos de bicicleta pelas ruas de nossas cidades, pois quase não há faixas exclusivas para ciclistas. A falta de bom senso e de educação de motoristas também contribui para que essa prática se torne uma alternativa ruim. Se faz necessária uma iniciativa do governo de fornecer essa segurança, a retirada de uma das faixas de circulação de automóveis e a colocação uma faixa exclusiva para ciclistas. Seria uma iniciativa que demonstra a importância dada à bicicleta e a valorização deste meio de transporte limpo e saudável.

Muitos países utilizam-se da bicicleta como principal meio de transporte como podemos ver na China, onde estima-se que haja 500 milhões de ciclistas ativos, sendo 4 milhões somente na cidade de Pequim. No Japão estima-se que 17% da mobilidade tem como alternativa o uso da bicicleta. O Japão apresenta 80 milhões de bicicletas. Esta é uma tendência mundial como podemos ver em países europeus e asiáticos. É uma solução para o trânsito e em alguns casos a bicicleta pode se tornar competitiva em comparação ao carro, diminuindo-se a velocidade da via.

Até mesmo Nova York está executando um plano de ciclovias, onde serão retiradas vias de carros e serão colocadas ciclovias, separadas e protegidas dos automóveis. Esta iniciativa pretende estimular uma maior utilização da bicicleta como meio de transporte. A diminuição da velocidade dos automóveis em algumas vias também fará com que a bicicleta se torne um meio mais competitivo de locomoção.

Artigo escrito por Matheus Simon que cursa Arquitetura e Urbanismo na PUC-RS.

2 comentários :

  1. Para que serve o Ministério do Meio Ambiente se ele não estimula a criação de ciclovias nas grandes cidades? Se ele não age para que nos conjuntos habitacionais criados pelos governos federal, estaduais e municipais haja pelo menos uma árvore para cada residência? Medidas assim são mais do que urgentes diante do problema do aquecimento global.

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  2. Cabo Frio e região dos Lagos é Imobilidade Urbana. Ou lenda urbana. Até hoje não se vê nenhuma movimentação. Em Cabo Frio então, ainda atrapalha. A Avenida Joaquim Nogueira está em obras até agora. Será que vão terminar antes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
    Bicicleta no Brasil é "coisa de pobre", por isso, não usamos bicicleta.

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