quinta-feira, 26 de março de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Toda esta "cantilena" de cortes no orçamento anunciados por quase todos os prefeitos da Região do Lagos, os famosos "sultões do petróleo", motivadas pela redução dos royalties, é reveladora da forma descontrolada, perdulária e pouco efetiva que se fazia do uso destes recursos. Esbanjamento em shows, excesso de cargos em comissão inchando a máquina pública, contratos de prestação de serviços e licitações sem transparência e com valores acima do mercado e terceirizações diversas, foram e ainda são as marcas destas administrações.

* Digo isso porque neste polêmico caso da redução das receitas de Cabo Frio, a análise que precisa ser feita não pode apenas se restringir ao momento atual. Nos últimos 20 anos, a cidade experimentou um grande crescimento em sua arrecadação, devido a estes mesmos recursos e os dois últimos prefeitos, Marcos Mendes e o próprio Alair Correa, não souberam construir um momento diferenciado para a cidade. Ao longo deste período mais de 9 bilhões de reais transitaram pelos cofres públicos municipais de Cabo Frio, mas ninguém em sã consciência consegue ver obras públicas, equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem esta dinheirama. Na outra ponta, os dois últimos "ínclitos" administradores "esfregam" na cara da população uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. O orçamento público sempre esteve envolto numa total obscuridade e a nossa "brava" Câmara de Vereadores nunca fez esforço nenhum para clareá-lo para a população como é de sua obrigação constitucional.
É um verdadeiro escárnio !!

* Na primeira possível dificuldade, que indica uma queda destes recursos, anunciam o que já deveriam fazer deste o início, ou seja, fazer um criterioso controle e priorizar as políticas públicas essenciais, como saúde, educação, saneamento, habitação popular, transporte, geração de emprego e renda e políticas efetivas de proteção ao meio ambiente, visando preparar a cidade para o futuro. Planejar, melhorar a gestão e estabelecer as prioridades corretas nunca foram a intenção destes últimos "probos" administradores. Existem "áreas intocáveis" nesta cidade que se auditadas corretamente teriam seus custos diminuídos trazendo grande folga orçamentária. A coleta de lixo, a auditoria na planilha de custos da tarifa do transporte coletivo que é subsidiada, o inchaço no "andar de cima" da administração pública, contratos de terceirização de serviços, além de outras. Mas isso não pode ser mexido, pois "interesses poderosos" impedem. Os trabalhadores e funcionários públicos certamente vão pagar parte desta conta.

* A população tem sofrido com estas carências, mas as "famiglias" dos prepotentes alcaides vão muito bem obrigada. Aliás, como são grandes estas "famiglias". O nepotismo escancarado grassa em Cabo Frio há praticamente 20 anos sem que grande parte da população esboce qualquer indignação para o fato. Alguns até se beneficiam das migalhas que caem das mesas fartas e por isso se calam vergonhosamente.

* Durante este período tivemos tímidos avanços em políticas públicas de cunho social e um avanço maior em obras de concreto e asfalto. Mais tudo isso foi muito aquém das necessidades crescentes que a cidade sempre apresentou ao longo deste tempo. O cotidiano, hoje, na saúde, na educação, na geração de empregos, no transporte, no saneamento, na habitação popular e nas políticas voltadas a proteção do meio ambiente, nosso maior patrimônio, escancaram para quem quiser ver que não houve planejamento, gestão e competência para que houvesse a correta correlação entre os recursos que entraram e o que foi realizado. A população, apesar de não manifestar isso de forma clara, está insatisfeita com a gestão pública na cidade.
Numa outra ponta, estes "administradores" sentados em cima destes milhões, construíram juntos e depois separados por uma briga muito mais midiática do que política, um modelo de dominação e perpetuação política que já está projetado para 2016. Estão apenas esperando a população referendar isso novamente.


* Querer agora reclamar da queda dos recursos sem fazer uma autocrítica é subestimar a inteligência de milhares de cabofrienses. Não adianta agora apenas fazer uma análise reducionista, culpando a "queda do barril do petróleo" e esquecer anos e anos de desmandos, descaso e falta de transparência com a gestão do dinheiro do povo. Alguns defensores do governo vão tentar tergiversar para enganar os incautos, mas grande parte da população percebe e sabe que levou "uma grande volta" nestes últimos 20 anos.
Royalties sim, transparência também !!


* Tem muita gente, inclusive "analistas políticos", que diz que não adianta tocar neste assunto, que grande parte da população não se importa, que considera a corrupção e o roubo de dinheiro público um fator secundário na política, porém, apesar de entender estas razões e até certo ponto concordar com elas, entendo que é pedagógico continuar "batendo nesta tecla" para pelo menos tentar fazer com que uma outra parte que não pensa assim, que não concorda e mostra indignação com tudo isso, entenda a necessidade da luta por mudanças neste processo político e neste modelo de gestão pública, onde transparência, participação popular e inversão de prioridades são fundamentais.

Luta que segue !!


* Por falar em necessidade de transparência, aí vai uma boa dica para você que quer estar a par dos repasses de recursos federais que são destinados ao seu município.
Entre no site da CGU - Controladoria Geral da União, se cadastre e receba as informações do seu interesse.
Lembrem-se, o dinheiro é nosso e não "deles", logo, é importante também fazermos nossa própria fiscalização.
Aqui em Cabo Frio, como já vimos em várias ocasiões, se esperarmos pela nossa "ativa e participante" Câmara de Vereadores e seu trabalho fiscalizador estamos na M...... !!

* Informação, renovação, ousadia e coragem serão palavras chaves para 2016 !!


* Não sou favorável a cobrança de estacionamento. Acho que o espaço público deve ser regulado e aberto a todos, entretanto, se há destinação legal para a cobrança e os valores não são abusivos pode caber no contexto da gestão para de alguma forma disciplinar esta área. A Lei Orgânica do Município determina que em caso de cobrança os valores arrecadados sejam destinados a uma ou mais instituições filantrópicas que tenham reconhecidos serviços prestados a população.

* Não era o caso do "nebuloso acerto" do governo anterior de Marcos Mendes com uma empresa privada ligada a bicheiros e políticos e parece que também não é o caso da cobrança atual, que segundo primeira informação, o caixa da prefeitura será o destino dos valores arrecadados.
Como fica isso?
Quanto foi arrecadado até agora ?
Qual tem sido a destinação destes recursos ?
Qual o posicionamento da Câmara de Vereadores ?
Quem tem fiscalizado esta arrecadação ?
São perguntas ainda não respondidas!!!

* Num momento de crise é sempre importante saber a destinação das verbas públicas e as possibilidades de remanejamento orçamentário cobrindo rubricas que ficaram a descoberto. Mas como já disse várias vezes a TRANSPARÊNCIA não é o forte "destes caras" !!


* O comportamento do brasileiro em relação ao voto pouco mudou nos últimos anos. Ele reflete o caráter conservador da sociedade brasileira, embrião de nossa representatividade política. O povo jamais participou ativamente dos principais processos históricos do país, principalmente a sua declaração de independência de Portugal e na Proclamação da República. Foram rupturas feitas pelas elites que se encarregaram também de manter as devidas permanências.

* As manifestações de junho de 2013 e estas mais recentes, apesar de terem contornos diferentes, revelam uma esperança de protagonismo popular. Não estou neste momento discutindo o mérito das mesmas, mas apenas a ação. Podem apresentar reflexos para as eleições municipais de 2016. Entendo que esta insatisfação pode desembocar para duas vertentes:

1 - O aumento dos votos brancos e nulos, dando um caráter de negatividade às eleições.
2 - A possibilidade de renovação dos quadros políticos, principalmente no legislativo.

* Quando se fala em mudanças e renovação a grande pergunta que sempre fica é: Qual o tipo de mudança e qual a sua abrangência ?
Eleger uma "cara nova" apoiada e bancada por velhos caciques políticos não significa renovação nenhuma. A "cara nova" vai representar os velhos interesses e repetir os velhos métodos e práticas que foram objeto de repulsa e indignação.

* A renovação precisa atingir as duas esferas da política: O Executivo e o Legislativo.
O poder econômico de inúmeros candidatos, principalmente a cargos no Executivo, vai tentar impedir isso. A reforma no Legislativo vai encontrar as "portas mais abertas".
Isso não significa que ninguém possa ser reeleito.

* As pesquisas mostram que a maioria dos que anula o voto faz parte da população que tem acesso a informação e uma educação de maior qualidade na formação escolar e cidadã. Com mais critério e apuro é possível votar e participar coletivamente deste processo de mudança. Não podemos deixar que os maus políticos nos convençam que só tem "picareta" militando no ambiente político e que todos "navegam" nesta mesma vala comum. Isso não é verdade.

* Não podemos nunca fazer generalizações em campo nenhum, nem mesmo no campo político. Quem dignificou seu mandato e esteve ao lado da população merece ser reeleito, mesmo admitindo que poucos fizeram isso. Uma resposta precisa ser dada ao caos instalado no ambiente político. As escolhas vão depender da vontade e visão de mundo de cada um. Não podemos ficar apenas no terreno das lamentações !!


* Foi protocolado no Palácio do Planalto um ofício assinado por nove senadores pedindo o veto da presidente Dilma Rousseff ao aumento de quase 200% do valor destinado ao fundo partidário no Orçamento Geral da União para 2015. Num momento crítico como este, onde os principais partidos estão envolvidos em inúmeros escândalos de corrupção e doações ilegais de campanha é um grande desrespeito com a população.

* O Orçamento foi aprovado na última terça-feira pelo Congresso Nacional e enviado ao Executivo para sanção. O texto prevê aumento do repasse ao fundo de R$ 289,6 milhões para R$ 867,6 milhões em 2015. O ofício foi levado ao gabinete do ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas, pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Reguffe (PDT-DF), João Capiberibe (PSB-AP), José Medeiros (PPS-MT), Ana Amélia (PP-RS), Lasier Martins (PDT-RS), Telmário Mota (PDT-RR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Interessante. O PSOL sempre está presente nestas iniciativas !!

* No ofício a Dilma, os senadores se dizem “indignados” com a decisão do Congresso “em um momento de severas restrições fiscais e ainda de desconforto da população para com partidos políticos”.
É uma atitude absurda do Congresso, uma verdadeira "aberração política", que é liderada e apoiada por Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Vade retro !!
A população vai agradecer o veto, cara presidente Dilma. É uma chance da senhora dar uma "bola dentro" !!


* Voltaram a caminhar bem as negociações para a prática da delação premiada do presidente da UTC, Ricardo Pessoa. Este "cidadão" era o líder do cartel das empreiteiras e principal negociador das maracutaias do Petrolão. Os bastidores dizem que o "homem" sabe muito, que guardou várias planilhas e que pode deixar muito político sem dormir em Brasília.

* Quem também esta dando "tilte" é a esposa do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, preso na Operação Lava Jato, Dona Maria Auxiliadora Duque. O nome já é a piada pronta se ela quiser "auxiliar" as investigações.
A patroa está inconformada com a prisão do "amado", está querendo depor, já mandou recados, e tem muito figurão do governo do PT bastante preocupado. Renato Duque era muito ligado a José Dirceu e Lula. Se a mulher falar, não sei não. Elas sempre sabem de tudo e muito mais !!


* É CHOCANTE !
Riqueza de 1% deve ultrapassar a dos outros 99% no mundo até 2016, diz ONG.
Daqui a um ano, o aumento da desigualdade fará com que 1% das pessoas mais ricas tenha maior riqueza do que os outros 7 bilhões de habitantes do planeta. É a previsão da organização não governamental, Oxfam International em seu relatório, “Wealth: Having it All and Wanting More” [“Riqueza: ter tudo e querer mais”, em tradução livre].

* A crise tem aumentado nos últimos anos a fenda da desigualdade, enriquecendo os mais ricos, com destaque para os setores farmacêutico, financeiro e de seguros, em uma concentração da riqueza sem precedentes na história humana.
70 milhões de pessoas formam esse 1% de elite mais rica do mundo, cujo acúmulo de riquezas não deixa de crescer face ao empobrecimento da maioria. Concretamente, 50% da riqueza do planeta estará em breve em mãos desse grupo de grandes capitalistas.
A riqueza desse 1% da população subiu de 44% do total de recursos mundiais em 2009 para 48% no ano passado, segundo o grupo. Em 2016, esse patamar pode superar 50% se o ritmo atual de crescimento for mantido.

* O relatório sustenta que a "explosão da desigualdade" está dificultando a luta contra a pobreza global.
"A escala da desigualdade global é chocante", disse a diretora executiva da Oxfam Internacional, Winnie Byanyima.
Apesar de o assunto ser tratado de forma cada vez mais frequente na agenda mundial, a lacuna entre os mais ricos e o resto da população continua crescendo a ritmo acelerado.
Leia o texto completo no Diário Liberdade: http://bit.ly/1EiMYk2

* Uma nova forma de organizar a sociedade precisa ser pensada. Este modelo de desenvolvimento precisa ser questionado. A quem serve tudo isso ?
Aos trabalhadores certamente que não. O que tem de "capitalista sem capital" que acha que tudo isso está certo não está no "gibi" !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face da VILA DO SOL CABO FRIO:

"Boa noite !! Hoje venho aqui deixar minha nota de repudio a concessionária Salineira , que sem aviso prévio retirou um ônibus da linha vila do sol,deixando milhares de moradores de Cabo frio nos pontos, sem explicação e sem se importa com os seres humanos que necessitam desse transporte publico,sendo a unica a presta esse serviço aqui na nossa cidade,causou transtorno para muitos moradores da vila do sol e do bairro Foguete Moradores,pois tiveram que ficar quase duas horas esperando o transporte que não vinha,Lamentável essa postura dessa empresa,por isso iremos procurar os nosso direitos, Se ela é a detentora da concessão da linha não poderia ter feito esse absurdo sem ao menos ter comunicado esse fato com antecedência."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX CONTRA A OPRESSÃO DAS MULHERES
Por Michael Löwy

Com efeito, "Sobre o suicídio" de Marx é uma das mais poderosas peças de acusação à opressão contra as mulheres já publicadas. Três dos quatro casos de suicídio mencionados nos extratos se referem a mulheres vítimas do patriarcado ou, nas palavras de Marx, da tirania familiar, uma forma de poder arbitrário que não foi derrubada pela Revolução Francesa (Somente uma das quatro histórias de suicídio selecionadas por Marx concerne a um homem – um desempregado, ex-membro da Guarda Real). Entre elas, duas são mulheres “burguesas” e a outra, de origem popular, filha de um alfaiate. Mas o destino delas fora selado mais pelo seu gênero do que por sua classe social.
No primeiro caso uma jovem é levada ao suicídio por seus pais, ilustrando a brutal autoridade do pater – e da mater – familias; Marx denuncia com veemência a covarde vingança dos indivíduos habitualmente forçados à submissão na sociedade burguesa, contra os ainda mais fracos que eles.
O segundo exemplo – o de uma jovem mulher da Martinica, trancada entre as quatro paredes da casa por seu marido ciumento, até que o desespero a leva ao suicídio – é de longe o mais importante, tanto por sua extensão como pelos ácidos comentários do jovem Marx a respeito. Aos seus olhos, o caso parece paradigmático do poder patriarcal absoluto dos homens contra suas esposas e de sua atitude de possuidores zelosos de uma propriedade privada.

Nas observações indignadas de Marx, o marido tirânico é comparado a um senhor de escravos. Graças às condições sociais que ignoram o amor verdadeiro e livre, e à natureza patriarcal tanto do Código Civil como das leis de propriedade, o macho opressor pode tratar sua mulher como um avarento trata o cofre de ouro, a sete chaves: como uma coisa, “uma parte de seu inventário”. A reificação capitalista e a dominação patriarcal são associadas por Marx nessa acusação radical contra as modernas relações da família burguesa, fundadas sobre o poder masculino.

O terceiro caso refere-se a um problema que se tornou uma das principais bandeiras do movimento feminista depois de 1968: o direito ao aborto. Trata-se de uma jovem que entra em conflito com as sacrossantas regras da família patriarcal e que é levada ao suicídio pela hipocrisia social, pela ética reacionária e pelas leis burguesas que proíbem a interrupção voluntária da gravidez.

O tratamento dado a esses três casos em "Sobre o suicídio" constitui um protesto apaixonado contra o patriarcado, a sujeição das mulheres – incluídas as “burguesas” – e a natureza opressiva da família burguesa. Com raras exceções, não há nada comparável nos escritos posteriores de Marx.
Não obstante seus limites evidentes, esta pequena e quase esquecida obra é uma preciosa contribuição a uma compreensão mais rica das injustiças sociais da moderna sociedade burguesa, do sofrimento que suas estruturas familiares patriarcais inflingem às mulheres e do amplo e universal objetivo emancipador do socialismo.

* Texto extraído do prefácio “Um Marx insólito” que integra a edição brasileira de Sobre o suicídio, de Marx, publicada em 2006 pela coleção Marx-Engels da Boitempo.


* Mais tarde a continuação de nossa Campanha CICLOVIAS JÁ !!

7 comentários :

  1. Por isso, eu fiquei no ponto de 12:00 às 12:25, esperando o carrinho de brinquedo acabando a corda, que são esses ônibus da linha 348 (Vila do Sol/Foguete - Praia do Forte) e ele não passou. A Dona Salineira manda e desmanda nesse fim de mundo e ninguém faz nada. Ela retira ,bota e muda horários de ônibus.....tudo sem aviso prévio. Olha, que eses ônibus só andam quase lotado. Enquanto isso, os do Shopping mais vazios,que carteiras de pobres. Onde estão os "defensores virtuais" do povo desse buraco?

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Leitão escuta essa.
    O laboratório do PAM de Cabo Frio não está fazendo exame de sangue. É mole? Qual seria o motivo? Só Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito chegado a conjugar o verbo: PAGAR . Mas não precisava ser tão "explicito".......rsrsr

      Excluir
  3. Veja também Cláudio Leitão, que eu peguei no site, porque em ônibus e ponto e difícil .

    06:45 - 08:45 - 10:45 - 12:45 - 14:45 - 16:45 - 18:45 - Horário da linha 348 com saída da Vila do Sol. Olha o tempo de espero de um horário para o outro. Quanta dignidade!

    ResponderExcluir
  4. Leitão, aceite um conselho. Divulgue mais que voce é candidato a vereador pois as pessoas estão pensando que voce é candidato a prefeito. Tenho ouvido comentários na rua. tem muito candidato a vereador já em campo e as pessoas assumem cedo algum compromisso. Vai por mim, quem chega antes bebe agua limpa.

    ResponderExcluir