quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A medicina privada continua totalmente infiltrada na área pública em Cabo Frio, exatamente como era no governo anterior de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Quase tudo na Saúde é terceirizado. Mudaram alguns nomes, mas a mamata continua a mesma. Muita grana pública continua sendo drenada para a saúde privada e mesmo assim o serviço continua deficiente, ao contrário da ilusória propaganda na TV e da defesa inconsistente dos privatistas e defensores da terceirização precarizada. Não temos nenhuma UTI pública e nenhum equipamento para fazer exames de imagem. Até os exames laboratoriais em sua grande maioria estão terceirizados.

* O assistencialismo, principalmente patrocinado pelos vereadores, continua sendo a marca da saúde pública. Alguns possuem feudos na saúde pública, inclusive com "prerrogativas" dadas como benesse pelo executivo para indicar as chefias de postos e outros cargos na distribuição de medicamentos, outra área onde a "fartura" é claramente percebida pela população.
A saúde em Cabo Frio continua enriquecendo e elegendo muita gente !!


* Alias, por falar no ex-prefeito Marcos Mendes, impressiona a quantidade de irregularidades presentes em sua gestão com a consequente abertura de novos processos e multas aplicadas pelo TCE por "lambanças" de todo o tipo. É muito desrespeito com o dinheiro público. O que tem a dizer os seus apoiadores ?
Principalmente, o neo aliado deputado estadual Jânio Mendes(PDT), que antes da aliança política com Marquinhos "descia a mamona" nos dois últimos "probos" administradores da cidade. Agora só "bate" de um lado. A coerência do nobre deputado também impressiona !!

* Enquanto a população de Cabo Frio tratar estas questões ligadas a corrupção como secundárias, sem estar atenta a gestão do dinheiro público sem transparência e eivada em roubos, desvios e irregularidades no seu uso, o desenvolvimento da cidade e a geração de oportunidades estarão comprometidas de forma fatal. É claro como a neve. Só não vê quem não quer ou quem está "caladinho" mamando também nas tetas fartas de um município milionário, mas com a maior parte de sua população vivendo em condições precárias e sem o atendimento que merece nas políticas públicas essenciais. A história política de Cabo Frio ao longo deste período é uma sucessão de farsas e tragédias. Um novo embuste eleitoral está sendo gestado para ser aplicado novamente em 2016. Os dois atores canastrões querem representar o velho papel de sempre !!
Quem vai querer cair nesta "esparrela" novamente ?


* A "insegurança pública" segue seu curso na cidade sem que aja alguma providência das autoridades que não seja o combate aos pequenos meliantes e traficantes, em sua grande maioria, "peixes pequenos", pobres, negros, pardos e moradores de comunidade carentes. É só repressão do aparato policial e mais nada !!

* Todos os dias temos no balanço policial da cidade, roubos, furtos e assassinatos. Todos sabem que o aumento da violência urbana em Cabo Frio é uma questão multifatorial, mas é inegável que o abandono das áreas periféricas, a falta de políticas públicas direcionadas a juventude, são fatores que amplificaram este quadro. Nos últimos 20 anos, tanto Alair Correa quanto Marcos Mendes tiveram a disposição mais de 7 bilhões de reais e não conseguiram produzir ações que pudessem combater este flagelo. Faltou vontade política e sobrou incompetência. O mesmo não se pode dizer quando analisamos a evolução patrimonial de ambos. Nesta parte foram extremamente "competentes".

* Já que não há seriedade na cidade, como protesto, reproduzimos esta piada de "humor negro" sobre a insegurança da população, postada no face pelo companheiro Moacyr de Sousa:

"Do talibã jihadista Zélio Castro.

"Seu bairro está inseguro?
Veja algumas coisinhas para solucionar esse problema: Nossa vizinhança sofre assaltos regularmente. Eu estava tão cheio disto que desativei meu sistema de alarme, deixei de pagar o guarda noturno e dispensei a vigilância do bairro. No jardim de casa coloquei três bandeiras: a do Afeganistão, a do Paquistão e, no meio, a bandeira negra do Estado Islâmico.
A gente agora é vigiada pela polícia local, pela Federal, pela Segurança Pública, Interpol, etc.
Meus filhos são seguidos quando vão à escola, minha esposa quando sai de casa e me seguem quando vou e volto do trabalho.
Ninguém mexe com a gente.
Nunca me senti tão seguro!
E tudo de graça !!"


* E segue a luta dos ambientalistas da cidade e também de vários grupos da sociedade organizada, na qual orgulhosamente me incluo, contra a devastação das Dunas do Peró. Ontem teve ato em frente as obras do empreendimento "loteleiro" e depois em frente a Câmara de Vereadores. Os nobres edis fazem muito discurso, mas na hora de pressionar o executivo municipal a suspender a licença ambiental que permite esta aberração ecológica colocam o "rabo entre as penas" e fica o dito pelo não praticado.

* Os manifestantes agora querem fazer um ato em frente a cada do juiz federal que está com o processo judicial que pede o fim das obras, mas que até agora não apreciou a matéria. No processo tem vários laudos de especialistas na área mostrando a impropriedade e a violação da legislação que regula esta APA.
Luta que segue !!

* Abaixo um pequeno resumo postado na página do grupo no facebook denominado "Vamos salvar as Dunas do Peró da especulação imobiliária":

"História das Dunas do Peró.
Os campos de dunas em nossa região, no seu conjunto, formam uma paisagem singular que faz com que nossa região se destaque de outras do Sudeste do Brasil e, por esse motivo é uma paisagem essencial para manutenção da identidade do território do Estado do Rio de Janeiro.
O Campo de Dunas da estrada do Arraial, foi registrado, tombado pelo Estado do Rio, a partir de 1985, mas isso não garantiu sua proteção que é fragilizada pela barreira das construções que se ergueram, impedindo assim a entrada de sedimentos arenosos, e nesse Campo, a majestosa Dama Branca se enfraquece aos poucos, por falta da chegada da areia...
Do Campo de Dunas do Peró, contam-nos os estudiosos,: sobre o tronco de mangue de sete mil anos encontrado no interior das areias do Campo de Dunas do Peró. Onde antes era manguezal e hoje existem dunas; da presença do homem pré-histórico que vivia e se deslocava sobre a região, provada pela presença de 20 sítios arqueológicos; e da presença dos Aqüíferos!
Para a nossa região de poucas chuvas, as dunas guardam de presente para a população, cada gota que cai do céu, em Aqüíferos, ou seja, entre os grãos de areia, existe água subterrânea que migra para formar o ecossistema brejoso na porção oeste da área, ou a Lagoa do Guriri, na porção sul - sudoeste. Quem anda por esses caminhos já presenciou que na época das chuvas a lagoa quer invadir a estrada; ela avança com as dunas, observe...
Pois é, a lagoa e o brejo existem porque existem as dunas!
Quando grupos - do interesse que gera riqueza para poucos - passam a se estabelecer com propósito de dizimar as poucas porções de nosso litoral que ainda estão intactas, a História das Dunas que é também Ciência e Sociedade, se insurge e lança o comando:
NÃO PODEMOS PERMITIR QUE INTERESSES ECONÔMICOS DESTRUAM NOSSA IDENTIDADE EÓLICA, QUE VEM SENDO CONSTRUÍDA GRÃO A GRÃO, A CADA SEGUNDO PELO MENOS NOS ÚLTIMOS 11 MIL ANOS.
Vão baixar em outra freguesia! Por exemplo: Os empreendimentos imobiliários devem ser construídos nas áreas já degradadas, que as Empreendedoras poderão recuperá-las, deixando as áreas preservadas para usufruto de todos. Assim poderão ser chamados de “eco”empreendimentos."


* Uma questão que tem passado despercebida pela grande mídia ao analisar o escândalo de corrupção que varre a Petrobras é que a estatal tem um órgão interno de auditoria, formado por profissionais especializados e que não funcionou em seus controles internos. Trata-se da AUDIN - Auditoria de Investigação. É estranho que esta estrutura de controle interno não tenha percebido nada do que ocorria nestes contratos superfaturados assinados com as empreiteiras. Será que os auditores foram calados ?
A resposta pode ser dada pela própria AUDIN ou então pode ser objeto de investigação pelo Sindicato dos Petroleiros, que tem grande estrutura e corpo técnico para fazer estas verificações. O silêncio interno dentro da empresa é algo muito estranho !!

* Segundo o ministro demissionário da CGU, Jorge Hage, estas empreiteiras envolvidas nas maracutaias da Petrobras, tendo as irregularidades comprovadas pela Polícia Federal e MP e com a aceitação da Justiça das denúncias transformadas em processos, estarão em situação de INIDONEIDADE, logo, impedidas de fazerem novos negócios com o governo.

* Isso vai colocar o governo Dilma do PT numa grande "saia justa", pois são as únicas com capacidade operativa para realizar as grandes obras de infraestrutura no país. Uma solução seria trabalhar com empreiteiras estrangeiras, o que "arrebenta" com o discurso político petista, uma vez que a entrada das multinacionais reafirma o caráter neoliberal do modelo. Estão gestando uma solução de condenação dos diretores, devolução do dinheiro superfaturado e troca de comando nas empresas para que elas permaneçam nas novas obras em outros termos.


* Segundo o MST, O discurso de que o agronegócio é o modelo responsável por alimentar o país e empregar a força de trabalho camponesa cai por terra quando se olha os dados do meio rural brasileiro. Segundo o censo rural do IBGE, a maior parte da produção para alimentação do povo brasileiro (70%) e emprego dos trabalhadores está na agricultura familiar, mesmo esta tendo menos crédito e poucas terras. O agronegócio, por sua vez, concentra terras, recebe mais créditos e produz apenas 30% do que é consumido pela população. O resto da produção, em sua maioria commodities, é exportado e gera renda e riqueza para poucos.

* O governo Dilma teve o pior resultado em assentamentos desde a redemocratização do país. Perde até para Sarney e Collor. Uma vergonha que reafirma a constatação de que o PT abandonou por inteiro qualquer projeto de reforma agrária. A nomeação da senadora Kátia "Motosserra" Abreu para o Ministério da Agricultura não deixa nenhuma dúvida da total submissão ao agronegócio exportador.


* Uma análise consistente sobre o Fator Previdenciário feita pelo deputado federal Ivan Valente(PSOL-SP). Confira:

"A expectativa de vida do brasileiro cresceu, mas os novos aposentados mal podem comemorar a boa notícia, é que uma das perversidades do Fator Previdenciário é usar os dados do IBGE para diminuir ainda mais o valor das aposentadorias.
O Fator Previdenciário criado em 1999 ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso considera a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição para a Previdência Social e a expectativa de sobrevida, quanto tempo o trabalhador deve viver a mais considerando a idade que tem ao pedir o beneficio. Por isso que a Tábua de Mortalidade, calculada pelo IBGE e divulgada na semana passada, incide diretamente no valor das aposentadorias.
A nova tabela no fator previdenciário entrou em vigor no último 1º de dezembro e tem validade de um ano, com ela os novos aposentados terão seus benefícios reduzidos em média em 0,65%. O impacto direto, conforme divulgou em nota o Ministério da Previdência é que um um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá que contribuir por mais 79 dias para ter o mesmo valor de aposentadoria. Um segurado com 60 anos de idade e 35 de contribuição deverá contribuir por mais 94 dias.
O Fator Previdenciário é causador de muita insatisfação social. Sua concepção é perversa, pois privilegia a aposentadoria por tempo de contribuição tardia e pune drasticamente aquela considerada precoce. Isso penaliza aqueles que começaram a trabalhar mais cedo, a maioria dos trabalhadores de menores salários. Quem já ganha pouco, trabalhou desde muito jovem, não tem como esperar e perfazer mais tempo de contribuição para daí se aposentar. A situação é pior entre as mulheres, por terem uma expectativa de vida maior que a dos homens, a incidência da tabela no fator previdenciário é maior.
O debate e a mobilização pelo fim do Fator Previdenciário ganha cada vez mais força na sociedade e foi um dos temas importantes na última campanha eleitoral. Vale lembrar que o Congresso Nacional aprovou o fim do Fator Previdenciário em 2010, mas o Lula vetou a medida.
Nos debates eleitorais entre os candidatos a presidência nas emissoras de TV, apenas a candidata do PSOL, Luciana Genro, foi clara na defesa do fim do Fator Previdenciário. Os demais candidatos ou tergiversaram ou defenderam a manutenção do mecanismo. Dilma evitou ao máximo o assunto, em seu Programa de Governo o tema sequer foi tratado, mas ao ser perguntada diretamente sobre a questão declarou que não pretende rever a forma de cálculo do benefício. Aécio chegou a se comprometer publicamente pelo fim do Fator Previdenciário, após receber apoio de sindicalistas, mas voltou atrás logo em seguida em uma entrevista a uma emissora de TV. Na prática, o candidato mais enrolou do que se posicionou. Marina seguiu na mesma linha.
No segundo turno o debate sobre o tema se transformou numa acusação mútua, com a Dilma lembrando que foi o PSDB o criador do problema e os tucanos alfinetando que o Congresso derrubou o fator previdenciário mas foi o Lula quem vetou. Nenhuma saída efetiva para a questão.
E o que esperar do governo Dilma em relação ao tema, se mesmo no período eleitoral com fortes pressões dos movimentos sociais ela não quis se comprometer com a questão. Agora, com a nova equipe econômica e o governo deixando claro que aceita as pressões do mercado e adere à pauta derrotada nas eleições, caminhamos para mais cortes nos gastos públicos, mais arrocho fiscal e aumento de juros, ou seja, recaí sobre os aposentados e o conjunto dos trabalhadores o pagamento desta conta.
Ao não considerar o drama vivido pelos aposentados no Brasil, o impacto que o Fator Previdenciário tem na redução do valor das aposentadorias, o governo segue ignorando a insatisfação social que percorre o país e foi demonstrada com mais ênfase nas jornadas de junho de 2013. A escolha de agradar ao mercado e não atender às demandas sociais também tem seu preço. Não é à toa que o debate sobre o Fator Previdenciário teve peso nas eleições, a questão é grave, atinge milhões de pessoas que não vão ficar assistindo passivamente seus rendimentos serem atacados. Por isso, que o único caminho para por fim ao Fator Previdenciário é a mobilização social, é massificar ainda mais essa pauta e a pressão sobre o legislativo e sobre o governo federal."


* O deputado federal Jair Bolsonaro(PP-RJ) consegue ultrapassar todos os limites da intolerância e do reacionarismo com quem pensa diferente dele. Em discurso no plenário da Câmara, o deputado disse ontem que só não "estupraria" a colega Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra de Direitos Humanos, porque ela "não merecia".
Assista ao discurso do "deputado" neste link: http://www1.folha.uol.com.br/…/1559815-para-rebater-deputad…

* Como alguém com este tipo de conduta pode eleger-se deputado?
Este discurso, além de merecedor da reprovação de eleitores e não eleitores, deveria ser devidamente punido. É um caso claro de quebra de decoro parlamentar. O PT e outros partidos vão representar contra o parlamentar, ou quer dizer, "pralamentar", no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. É de causar indignação a qualquer um. O fato de ter votação expressiva não autoriza ninguém a falar barbaridades e propagar tamanha estupidez.


* Por falar em intolerância, a sede do PSOL em Rio Preto-SP, sofreu um ataque de grupos neonazistas e teve a porta de sua sede pichada com a suástica e com ameaça do uso de armas. A polícia local está investigando o caso. Segue abaixo, nota oficial da direção do PSOL Rio Preto, rechaçando esta atitude insana e covarde:

"Nota do PSOL sobre agressão nazista ao Diretório de São José do Rio Preto.
Ontem à noite (04/12/14), o PSOL Rio Preto/SP foi vítima de uma ação criminosa através de uma pichação no portão da sua sede. A mensagem contém a suástica nazista com a seguinte frase: “Temos armas e vcs?”. Um dos filiados do partido também sofreu ameaça através de pichação em sua casa com a frase: “Morre cajuzinho” e com o mesmo símbolo.
O PSOL Rio Preto repudia qualquer ato que represente uma atitude nazista ou fascista e continuará buscando seu objetivo de uma sociedade sem desigualdades e socialista.
Essa agressão em nada mudará nossa atuação política na cidade, pois continuaremos fazendo o debate prático e ideológico, denunciando as mazelas do poder público e sem medo algum, como temos feito no dia a dia.
Nosso partido é o único que possui liberdade no nome, o que contraria o sistema nazifascista, e reafirmarmos que continuaremos nossa luta apesar das ameaças que sofremos.
Em resposta à ameaça, o PSOL Rio Preto informa que não tem armas, aliás, defendemos projetos de igualdade social e mudanças na sociedade por meio da mobilização popular e da participação política.
O que temos são apenas livros, ideais, vontade de mudança e sede de justiça.
Prestamos total solidariedade ao companheiro, Prof. Anderson Rizzutti, que foi vitima deste tipo de ameaça.
Viva o Socialismo!
Viva a Liberdade!
Viva o PSOL!
Pedro Roberto Gomes
Presidente do PSOL Rio Preto.


* O post acima é revelador de uma face cruel do tipo de democracia praticada no país, onde grupos de mídia controlados por poucas famílias e com a conivência do Estado, direcionam informações, notícias, conceitos e valores para que o "status quo político" não mude e leve a um conformismo passivo por parte da maioria da população brasileira.

* A "democracia brasileira" durante este período vem sendo comprada com o nosso próprio dinheiro desviado. O poder econômico compra votos, consciências e mandatos, favorecendo seus apaniguados espalhados tanto no poder legislativo quanto no poder executivo. Estes depois de eleitos realimentam e aumentam a "drenagem" dos recursos públicos, fazendo da política um grande balcão de negócios que enriquece as empresas e seus donos e também uma "cambada" de pilantras travestidos de políticos. Só a população perde, mas por incrível que pareça, dentro desta engrenagem sinistra que envolve também a grande mídia, é quem mantém através do voto quem a oprime e quem a rouba no poder. Esta combinação de dinheiro e mídia "mercantiliza" o processo político-eleitoral, transforma candidatos em produtos bem acabados por força do marketing, desvirtuando o conceito de "liberdade democrática", transformando-o numa disfarçada "ditadura do capital", que escolhe quem vai mandar e quem vai obedecer as regras ditadas pelo Estado. A mídia é um grande "pano de fundo" para criar a ilusão do "ideal democrático" !!

* Repito este post abaixo para você refletir sobre todas estas contradições:

Capitalismo e Democracia

“Interessa me deixar claro desde o começo que para mim, o capitalismo é em sua análise final incompatível com a democracia, se por “democracia” entendemos tal como o indica sua significação literal, o poder popular ou o governo do povo. Não existe um capitalismo governado pelo poder popular no qual o desejo das pessoas seja privilegiado aos dos imperativos do ganho e da acumulação e, no qual, os requisitos da maximização do benefício não ditem as condições mais básicas de vida. O capitalismo é estruturalmente antitético em relação à democracia, em princípio, pela razão histórica mais óbvia: não existiu nunca uma sociedade capitalista na qual não tenha sido
atribuído à riqueza um acesso privilegiado ao poder. Capitalismo e democracia são incompatíveis também, e principalmente, porque a existência do capitalismo depende da sujeição aos ditames da acumulação capitalista e às “leis” do mercado das condições de vida mais básicas e dos requisitos de reprodução social mais elementares, e esta é uma condição irredutível. Isso significa que o capitalismo necessariamente situa cada vez mais esferas da vida cotidiana fora do parâmetro no qual a democracia deve prestar conta de seus atos e assumir responsabilidades. Toda prática humana que possa ser convertida em mercadoria deixa de ser acessível ao poder democrático. Isso quer dizer que a democratização deve ir da mão da “desmercantilização”. Mas “desmercantilização” por definição significa e fim do capitalismo.”

Ellen Wood
Professora de Ciências Políticas da Universidade de York, Toronto – Canadá.


* Por falar em manutenção do status quo, esta propaganda da prefeitura do Rio de Janeiro, governada por Eduardo Paes(PMDB), evidencia o que estes "caras" pensam sobre Educação. É estarrecedor. Capitalismo cognitivo nas crianças ou um novo "modelo fordista escolar" !!
O deputado estadual Marcelo Freixo(PSOL-RJ), através do face, abordou a questão de forma precisa:

"Eis a propaganda da prefeitura do Rio de Janeiro no jornal O Globo ontem (7). Sobre a educação no município, dizem: "nossa linha de produção é simples".
Como bem disse o professor Tarcísio Motta, "eles só assumiram o que sempre pensaram sobre educação, que escola é fábrica. O que pretendem é uniformizar o processo pedagógico e tirar a alma das escolas. Essa é uma concepção de educação que não nos serve".
Nós trabalhamos e lutamos por uma educação pública de qualidade, acessível a todos e todas. Acreditamos em um ensino laico, crítico e que ensine nossas crianças a ler o mundo. Isso só é possível com autonomia para os profissionais de educação.
Uma escola na Ilha do Governador é diferente de uma escola na Pavuna, diferente de uma escola no Méier, no Leblon. Quando a escola recebe um projeto de cima para baixo ela fica engessada e não pode transformar a realidade, porque ela não consegue se apropriar daquela realidade em seu dia a dia escolar.
Relembrando Paulo Freire, "escola é, sobretudo, feita de gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima". Nós precisamos que as nossas escolas voltem a ter ALMA."


* É isto que eles querem. Engessar nossa vontade e nossa esperança de mudança. Simples assim !!
Você vai permitir ?

Nenhum comentário :

Postar um comentário