sábado, 12 de abril de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A entrevista concedida pelo prefeito Alair Correa, nesta semana, a Rádio Litoral, reflete "o lugar comum" que se tornou este tipo de "atividade jornalística" na mídia local.
Nenhuma pergunta mais inconveniente. Nenhuma pergunta que possa causar alguma "saia justa" no entrevistado. Se a resposta é dada de forma incompleta ou fora da questão perguntada, fica por isso mesmo. Nenhum aprofundamento. Nenhuma questão mais relevante é tratada.
As perguntas "de fora", feitas pelas redes sociais, só são levadas ao ar se as respostas são de interesse do entrevistado.
Não surge, inacreditavelmente, nada mais polêmico ou desconfortável.

* O entrevistado é tratado com uma "cordialidade" sem par. Quando ele esquece algum aspecto positivo sobre a questão, isso é logo realçado pelo "entrevistador". Deixam sempre a "bola quicando" para ser chutada.
Alguns setores da mídia local agem como verdadeiras "correias de transmissão" da propaganda do governo.
Servem ao mandatário do momento com "rara fidalguia".
Não adianta nada e não esclarece nada.
É cômico se não fosse trágico !!


* A propalada "reformulação" que o "novo" velho governo Alair promete fazer, eliminando cerca de 13 a 18 secretarias é a confissão de culpa de que a equipe foi montada sem nenhum planejamento e apenas para atender nomeações políticas em cima do amplo e obscuro arco de alianças estabelecidas para vencer as eleições.
Valeu de tudo, até "abraçar" adversários que foram humilhados e xingados publicamente. Valeu nomear pessoas sem nenhum conhecimento técnico para os cargos. Valeu praticar o mais escancarado nepotismo. Valeu nomear financiadores de campanha e muito mais.
O critério político vai sempre existir nas nomeações de cargo de confiança, mas há que se ter um mínimo de critério técnico associado para garantir que o "agraciado" tenha alguma qualificação para exercer a função, caso contrário, o insucesso é certo e evidente.
Máquina inchada e ineficiente gera sempre desgaste político para qualquer governo, até porque, mesmo aquele cidadão menos esclarecido, percebe que os serviços e as políticas públicas não estão acontecendo minimamente dentro das necessidades e expectativas da população.
Prometem demais e cumprem muito pouco !!

* É uma característica não apenas deste governo. O anterior do ex-prefeito Marcos Mendes também exibia para quem quisesse ver estes mesmos marcos. Na minha opinião tinha até gente mais preparada, mas "mal intencionada", daí, a mediocridade do governo em várias áreas.
Outro traço comum é a corrupção, as irregularidades praticadas com o dinheiro público e o volume de denuncias e processos que ambos vêm acumulando. São números impressionantes, denunciados toda hora pelas redes sociais, tanto de um quanto de outro.
Mas, a população endossa e parece não se preocupar com isso, pois os reelege para mandatos sucessivos. Alguns porque vivem das "migalhas" que eles deixam cair de suas mesas, outros por falta de senso crítico e consciência política, e muitos que não se preocupam mesmo com o que se faz com o dinheiro público neste cidade.
Enquanto isso, carros importados, coberturas na praia e outros "negocitos" vão prosperando !!
Mas, "os caras são espertos", estão ganhando o "jogo" e dando as cartas" na cidade.
Só quem pode interromper e mudar estas regras é o povo, cujos instrumentos são: MOBILIZAÇÃO POPULAR e VOTO !!!!


* Uma outra característica comum que também une estes dois últimos governos é a dificuldade de dialogar com os sindicatos e os movimentos populares. Acostumados a decidir sempre tudo de forma autocrática - "eu sei o que é bom para o povo" - mostram imensa dificuldade em aceitar qualquer participação popular em suas decisões.
A falta de transparência nos números para dialogar abertamente, principalmente com os sindicatos, particularmente com o Sepe, geram conflitos constantes, inclusive com ações truculentas como a que marcou o último protesto no Carnaval, em que o atual prefeito e alguns auxiliares agrediram verbalmente um diretora da entidade. Os sindicatos estão em sua legítima função de reivindicar melhorias salariais e de condições de trabalho para seus filiados.
Estes "probos administradores", políticos profissionais que são, jamais ou muito pouco "vestiram a camisa do trabalhador", daí, nasce parte deste endurecimento e intransigência.

* É óbvio que dentro das reivindicações populares e sindicais sempre ocorrerão confrontos de contornos políticos, pois membros e lideranças sindicais tem suas preferências e filiações partidárias. Este fato é uma questão democrática e legítima, mas isso não pode ser "pano de fundo" e nem desculpa esfarrapada para não dialogar e nem negociar, quando os assuntos envolvem a categoria e suas demandas.
A habilidade e as "indulgências" demonstradas para fazer acordos políticos sombrios e estapafúrdios, visando eleições, nesta hora com os sindicatos e movimentos sociais "entram em falta" em nome da arrogância e da prepotência.
O cuidado que o cidadão deve ter ao analisar tais fatos é a independência de quem critica, pois tem muita gente que acha que apenas um lado é "mal" e o outro é "bonzinho".
E vice-versa !!


* Estes nossos dois últimos "estrelados governantes" precisam de uma reciclagem e dar lida atenta nos Princípios de Administração Pública, no Artigo 37 da Constituição Federal: O famoso "LIMPE".
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

* Um detalhe para esclarecer aos afoitos. Esta não é a estrela do PT !!


* Aliás, por falar em truculência, nada mais simbólico do que a desocupação violenta dos moradores da favela da TELERJ ordenada pela prefeitura do Rio. Ao estilo Eduardo Paes, arrogante como sempre, um grande aparato policial foi mobilizado e as arbitrariedades e cenas de violência chocaram muita gente. As imagens mais uma vez foram para o mundo. Vários feridos, inclusive crianças, com um cidadão perdendo um olho, fruto segundo moradores, de um tiro de bala de borracha. Foram usadas também bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral.
Várias prisões também foram efetuadas. Foram evacuadas mais de 2.500 pessoas que não tem para onde ir e muitos estão ainda vagando nas proximidades do local sem teto para morar.

* Existe uma discussão jurídica a respeito da propriedade do local que era de uma empresa pública, a TELERJ, mas que foi incorporada pelo OI Telefonica na época das privatizações das teles. Muita coisa do patrimônio público acabou nas mãos destas empresas privadas, algumas multinacionais, de forma suspeita e mal esclarecida até hoje.
O governo municipal promete providências e atender a questão habitacional dos moradores à partir de um cadastro e avaliação das questões sociais das famílias.
Por que não fez isso antes de efetuar tão violenta evacuação ?
A resposta é que em primeiro lugar eles atendem os interesses do "grande capital", assíduos doadores de campanha eleitoral, depois, tratam das questões populares.
E segue a farsa !!!


* Pode parecer estranho e até um tanto quanto "demodê", mas cresce no país o número de pessoas que querem de volta a Monarquia e restabelecer o "Poder Moderador" do Imperador ou Rei, tanto faz. Alguns até propõem a volta da monarquia através de golpe militar. O jornalista Ancelmo Góis, através do seu blog, noticiou um fato anterior acontecido. Confira.
"Volta da monarquia.
Circula na internet entre os monarquistas um e-mail dando conta de que um grupo de militares, em 1964, teria ido procurado Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, herdeiro do trono brasileiro, oferecendo oportunidade de restaurar a monarquia no Brasil.
O príncipe teria recusado, afirmando que não era "democrático através de um golpe aceitar a restauração monárquica".
É. Pode ser."

* As duas "famílias reais" brasileiras, uma do tronco de Vassouras e a outra de Petrópolis, não se entendem sobre quem deve ter o título de herdeiro do último Imperador brasileiro, D. Pedro II. Imagine o "rolo" que daria isso !!
A insatisfação com o quadro político é de fato muito grande, mas sinceramente, defender a volta da monarquia através de golpe é insano.
Mais sensatos são os que defendem que a mudança seja feita através da consulta popular com um plebiscito nacional. Pelo menos seria pela via democrática e defendem uma monarquia parlamentarista.
Talvez haja um certo saudosismo da colonização portuguesa ou de um certo "glamour" das cortes europeias !!

* Daqui a pouco as rapidinhas com uma "bombinha" local !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário