quarta-feira, 30 de abril de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A Prefeitura conseguiu no Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reverter a decisão favorável ao Sepe Lagos que determinava a chamada dos professores concursados em 2009. O fato foi comemorado pelo prefeito e simpatizantes como uma vitória em cima dos trabalhadores. Isso dá o tom de um governo.
O sindicato vai recorrer e a demanda jurídica ainda pode ter outros desdobramentos.
Esta atitude vai ter um custo político para o prefeito e seus candidatos. Os trabalhadores estavam defendendo um direito previsto na Lei, mas aqui no Brasil é assim, a justiça interpreta de diversas formas o mesmo tema jurídico, e em sua grande maioria é contra o trabalhador, revelando seu caráter elitista.
Este blog não fica em cima do muro e apoia de forma clara e inequívoca a luta dos profissionais da educação !!


* É inacreditável o descolamento da propagando do governo sobre a saúde da cidade e a realidade que a população vive no dia a dia. Ontem, uma amiga não conseguiu os remédios para a filha na Farmácia Básica do Município, após ter tido grande dificuldade de ser atendida por um neurologista. Esta propagando soa como um deboche, apresentando hospitais e condições de atendimento fora da "vida real" do cidadão.

* Permanecem as dificuldades de marcação de consultas para algumas especialidades, permanece a falta de remédios na Farmácia Básica, os hospitais não tem UTI's públicas, nem cardiológica, nem pediátrica e nem Neo-Natal, permanece com o HCE fechado(foi prometido em campanha que ele seria reaberto), limitando as emergências de qualquer grau a UPA. Não tem um serviço público e decente na área de ortopedia, que inclusive não funciona nos fins de semana. Faltam remédios e insumos básicos no Hospital do Jardim Esperança.

* Nenhuma sinalização da retomada dos investimentos na Saúde Básica com a ampliação dos postos do programa ESF's, que deveria ser o foco principal para planejar o futuro e reduzir as intercorrências nas áreas emergenciais.
A grana entra, mas ninguém sabe por onde ela sai !!


* Outra coisa inacreditável nesta rica cidade é nunca ter tido uma política pública consequente na área de Habitação Popular. Foram mais de 6 bilhões nos últimos 18 anos sem que estes dois últimos governos desenvolvessem um único projeto integrado para dar cabo ao déficit habitacional de mais de 25 mil famílias em Cabo Frio.
Ter um teto é ter mais esperança, mas isso não sensibiliza estes últimos "mandatários" de plantão.
Tem inclusive verba federal para isso, através do Programa Minha Casa Minha Vida, mas nem para buscar estes recursos tiveram competência e preparo técnico na área.
Entretanto, quando chega a campanha eleitoral são "experts" em providenciar materiais de construção em troca de votos, principalmente na periferia, aproveitando-se da carência desta parte da população.
É o velho esquema da pequena política !!


* Era ontem, mas não foi. Vamos ver se o veto sai hoje. Este perdão das dívidas e multas das operadoras de plano de saúde aprovado pela Câmara dos Deputados é um escárnio. Dívida e multa de trabalhador nunca é perdoada !
O deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ) mandou bem via twitter:
"É HOJE!
R$ 2 BILHÕES PARA OS PLANOS DE SAÚDE?? #VETADILMA
A maioria dos deputados conseguiu aprovar um pacotão de benesses para grandes empresas (o PSOL foi contra!). O que mais salta aos olhos é o "perdão" de R$2 bilhões de reais que operadoras de plano de saúde devem aos cofres públicos.
É UM ESCÂNDALO! Não tenham dúvida, esse "perdão" não é à toa: parte desse dinheiro vai ser revertido para financiar campanhas políticas esse ano!
Mas a presidenta Dilma Rousseff ainda pode vetar esse absurdo. Para isso, é fundamental que ela tenha consciência que há pressão popular
HOJE, ENTRE 15H e 16h30, ENTRA NO TWITTER OU NO FACEBOOK E POSTA O #VETADILMA!"

* Por isso que precisamos este ano ter mais critério e apuro no voto. Temos que eleger deputados estaduais e federais com independência para poderem votar medidas de interesses da população e não de interesses daqueles empresários doadores de campanha. Eles tem que "REPRESENTAR" nossas demandas.
Informação e renovação precisam ser palavras chaves para 2014 e 2016 !!


* Por falar em eleição, o TRE divulgou boletim esclarecendo sobre o voto nulo. Confira:

"Eleições 2014: voto nulo não provoca nova eleição.

Com a proximidade da eleição, é frequente a circulação de e-mails e mensagens nas redes sociais com a falsa informação de que, se a maioria dos eleitores votar nulo, a eleição é anulada. Na verdade, só há convocação de nova eleição quando mais de 50% dos votos válidos são declarados nulos em processo judicial, fraude ou cassação de um candidato. O equívoco ocorre por uma interpretação literal do artigo 224 do Código Eleitoral, que dispõe: "Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias". A Justiça Eleitoral, no entanto, entende que essa anulação decorre apenas de uma decisão judicial.
Os votos anulados pela Justiça Eleitoral, portanto, não se confundem com os nulos digitados nas urnas como protesto político. Nesse caso, os votos nulos sequer são considerados na apuração do resultado da eleição. Por exemplo: um candidato A recebe 30% do total de votos e o candidato B, 10%, enquanto 60% dos eleitores votam nulo. Nesse caso, a eleição não é anulada. Os votos nulos serão descartados e o candidato A será declarado eleito com 75% dos votos válidos. Posteriormente, caso a Justiça Eleitoral venha a cassar o diploma de A por crime eleitoral, os 75% dos votos dele serão declarados nulos. Haverá então um novo pleito, pois a votação de A havia superado 50% dos votos válidos."


* As últimas eleições foram recheadas de votos brancos e nulos, não produziram nenhuma mudança efetiva e nem podem ser encaradas como um protesto, porque não trouxeram resultados práticos. Muita gente "ruim" se elegeu na força do poder econômico em cima daqueles mais humildes e sem formação cidadã, que nesta época, são fortemente pressionados pelo "jogo sujo" da política.
Sempre é bom lembrar que muitos "deram o sangue" no passado para obtermos este direito de interferir na vida política do país.

* Acertar e errar faz parte do processo. Não está escrito na testa de nenhuma "cara nova" que ela respeitará nossa escolha, mas também há inúmeras formas de minimizarmos os riscos de erro. Por exemplo : Votar numa "cara nova" ligada e "bancada" por velhos caciques da política não é sinal de renovação.
Quem não participa aceita ser governado por qualquer um sem um mínimo de luta para mudar !!
O gesto de "lavar as mãos" do voto nulo não ajuda no processo necessário de renovação dos quadros políticos. Não podemos deixar que este tipo de político nos convença que todo mundo é igual e qualquer postulante a cargo público "navega na mesma vala comum". Tem gente séria e honesta militando no ambiente político merecendo uma oportunidade !
Os riscos que envolvem um processo de mudança política existem, mas com mais critério, apuro e responsabilidade, o voto pode produzir avanços importantes, mesmo que de maneira lenta e gradual.

* A grande maioria que anula o voto são eleitores de boa formação escolar e que tem acesso as informações do dia a dia da política. O voto é sem dúvida uma das principais ferramentas de exercício da cidadania. Quase tudo na vida depende de decisões políticas.
Não podemos permitir que nos "roubem" também a esperança de dias melhores !!


* Um fato curioso.
Li esta semana no facebook, num post de um cidadão ligado, "unha e carne", a um político da cidade, que é normal e de "praxe" o político que exerceu mandatos ter alguns processos. Respeito e sei que a opinião é livre, principalmente, nas redes sociais, mas os processos que o tal "político" responde são de improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, fraude em licitações, alguns de natureza eleitoral como, compra de votos, abuso de poder econômico e por aí vai. Pergunto a você, meu caro cidadão: Isso é de praxe?
É muita cara de pau, não é ?
O tal político é candidato de novo.
Pois é, vivemos uma total inversão de valores no campo político. Eles chamam de "relativização da ética".
Por isso nada muda !!


* As "brigas e o fogo amigo" existentes no novo "velho" governo Alair, principalmente depois do anúncio de uma possível reforma administrativa que o prefeito teima em adiar, refletem uma prática antiga, acontecida também no governo anterior de Marcos Mendes, de inchar a máquina pública com excessos de cargos de comando e confiança para cumprir nebulosos acordos políticos pré-eleição. Esta estrutura pesada, ineficiente e onerosa para os cofres públicos gera esta confusão administrativa e fazem as ações de governo empacarem ou caminharem de forma muito lenta. É um velho filme que vemos há 18 anos nesta cidade.
Será que um dia vamos ver este filme queimado ?
A resposta está dentro de um de nós !!


* O caso do torcedor espanhol do Villareal que jogou uma banana no estádio em cima do lateral direito da seleção brasileira, Daniel Alves, que comeu a banana em seguida, gerando uma reação midiática em cadeia com o título "Somos todos macacos", rodou o mundo e ganhou novos contornos na justiça espanhola. O torcedor foi identificado, autuado e pode pegar até 3 anos de prisão.
David Campayo Lleo, 26 anos, também foi punido pelo clube com a perda de seu carnê de ingressos.

* Particularmente, não achei acertada esta campanha "Somos todos macacos", pois acho que ela produz um efeito reducionista sobre esta importante discussão no mundo. É válida apenas pelo caráter humorístico.


* Tenho insistido aqui no blog sobre este importante tema que é a Dívida Pública. Reconheço que é um assunto técnico e complexo, mais precisa ser colocado no debate político. A grande mídia e os partidos conservadores, inclusive o PT, não querem discutir a questão. Falta muita informação a população devido a este fato. A dívida que vai consumir 44% do orçamento geral da união para 2014 é o maior entrave ao desenvolvimento do país, provocando uma brutal transferência de recursos públicos para o sistema financeiro nacional e transnacional. O gráfico acima mostra a disparidade no gasto público e o que estes "caras" elegem como prioridade orçamentária.
A Constituição de 1988 prevê uma auditoria para que possamos mapear a dívida e estabelecer novas estratégias de equacionamento. Pagamos religiosamente a Dívida Financeira e relegamos a segundo plano a Dívida Social que se acumula há décadas para a infelicidade do povo brasileiro.
Para saber tudo sobre a dívida, o maior gargalo do desenvolvimento do país, entre no site da Auditoria Cidadã da Dívida :
www.auditoriacidada.org.br
Pense se é isso que você quer para o país em 2014. Se foi isso que prometeram para você!
Se não, fique atento aos debates durante a campanha eleitoral, observe o posicionamento dos candidatos e veja quem não compactua com este esquema conservador que quer manter esta situação "imexível" !!

* Daqui a pouco as rapidinhas e mais um Papo Reto !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário