sábado, 13 de setembro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Tem pesquisas circulando em Cabo Frio para todos os gostos e todos os preços. Numa eleição majoritária para cargos executivos elas se mostram mais perto da realidade, mas para as eleições proporcionais de deputados é extremamente difícil estabelecer critérios metodológicos, tendo em vista a complexidade da eleição em todo Estado. Como saber as articulações políticas de cada candidato a deputado nos municípios do Estado ?
Algumas pesquisas tem caráter arrecadatório para a campanha, tentando convencer os possíveis doadores da viabilidade de candidaturas. Outras querem influir na cabeça do eleitor para mostrar "força política".

* Repetindo o que disse num post anterior, este bombardeio de pesquisas eleitorais disseminadas pela mídia e também pelas redes sociais tem um claro objetivo de direcionar votos. Influencia, principalmente, aquele eleitor que quer praticar o voto útil. Atua também naquele eleitor despolitizado que quer votar "em quem vai ganhar", achando que assim não "perde o seu voto". Eleição não é disputa de campeonato !
Vote de acordo com sua consciência e esqueça as pesquisas. Talvez o seu candidato preferido não vença agora, mas certamente seu voto vai fortalecer sua luta futura.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA !!


* A decisão do prefeito Alair Correa(PP) de apoiar a candidatura Pezão(PMDB), deixando de lado a candidatura Garotinho(PR), continua repercutindo na mídia local e nas redes sociais. Recebi alguns comentários desaforados de militantes e defensores destes "novos aliados" pela obra e graça da mão do Pezão em função da minha postagem anterior no blog e no face. São os "migalheiros" ou os amigos inconformados que não toleram críticas.

* Alair, Marquinhos e Jânio vão subir no mesmo palanque eleitoral. Não adianta este caô de que a política é "dinâmica" que não convence. Este tipo de aliança oportunista faz com que grande parte da população fique indignada e aumente ainda mais o seu descrédito na política como ação transformadora da sociedade.
O problema é que esta indignação não se materializa no voto. Pois, apesar deste tipo de comportamento político, todos continuam sendo votados, fazendo com que não ocorram as tais mudanças pretendidas pela população no que se refere as práticas políticas. São posições típicas de quem pratica a velha política e mostra de forma clara a "suruba eleitoral" que os grandes partidos estão protagonizando nesta eleição.
Portanto, OLHO NO VOTO !!


* O grave quadro da violência urbana em Cabo Frio permanece sem que as "autoridades competentes" consigam dar algum passo no sentido de pelo menos minimizar a situação. Os roubos, furtos e assassinatos são diários. Nenhum candidato em campanha eleitoral toca no tema, nem mesmo aqueles quem tem mandatos, que em tese, são os que tem maiores possibilidades de articulações políticas para que se efetivem ações preventivas que possam dar maior tranquilidade a população.

* Alguns candidatos chegam ao cinismo de negociar com o tráfico para terem exclusividade de fazer campanha nestas áreas "dominadas". A violência urbana é multifatorial, mas a negação de políticas públicas aos jovens desta enorme zona periférica, durante os últimos vinte anos, permitiu uma fácil cooptação destes garotos pelo crime e pelo tráfico. Tem gente que pensa que é só aumentar o contingente policial para resolver esta complexa questão. Apenas o aparato repressor do Estado não vai resolver. Tem que resgatar estes jovens através de uma série de políticas públicas combinadas. Educação, cultura, esporte, lazer, formação profissional, além de outras, que requerem vontade política por parte dos "mandatários de plantão". Uma cidade rica como Cabo Frio não pode ficar refém desta tragédia. É preciso mudar o modelo de gestão e de desenvolvimento que implantaram nesta cidade que é símbolo do atraso, da falta de transparência e da corrupção galopante.


* Temos aqui no blog um campanha institucional pela adoção de um projeto de ciclovias para a cidade, onde postamos notícias do Brasil e do mundo com iniciativas de sucesso nesta área. Denomina-se "CAMPANHA CICLOVIAS JÁ" !
Cabo Frio é uma cidade plana, com bairros próximos uns dos outros e com grande quantidade de ciclistas que usam a bicicleta não só por lazer, mas também para deslocamento ao trabalho e escolas. É moderno, saudável e ambientalmente sustentável, e seria um grande desafogo para o já caótico transito da cidade e para o deficiente e caro transporte público que temos.

* Por isso, queremos deixar o nosso apoio a galera do " BIKE NIGTH CABO FRIO, que promove toda quinta-feira, um evento reunindo os ciclistas da cidade para um tour e celebrar a boa e saudável ideia de pedalar sua bicicleta. A concentração é em frente ao Cicle Show Bike, na Rua Expedicionários da Pátria, 952, São Cristóvão, a partir das 19 horas.
Se não fosse esta minha atual hérnia de disco, certamente estaria lá.
Vale a pena participar e prestigiar esta importante iniciativa !!


* O IBOPE divulgou ontem nova pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial. A pesquisa reafirma o crescimento de Dilma(PT) e uma certa estabilização da candidatura Marina Silva(PSB-REDE). É a máquina eleitoral do PT mostrando sua força na reta final, além de um processo elaborado de "desconstrução" da tal nova política marineira, que de nova não tem nada. Segundo a pesquisa, Dilma tem 39%, Marina, 31% e Aécio continua empacado em 15%. Num provável segundo turno, porém, Marina continua liderando por 43% a 42% em relação a Dilma. Este resultado indica um empate técnico.

* Dilma tem um problema a superar neste segundo turno que é a sua alta rejeição, que segundo o ibope, está em 42% de pessoas que não votariam na petista de jeito nenhum. Marina tem 26 %, mas já teve 12%, e este aumento pode contribuir para a indefinição do pleito. Ambas ainda tem "lenha para queimar".
A pesquisa é só um balizamento, vote de acordo com a sua consciência. O vencedor tem que ser você e a democracia !!


* É fundamental a participação da juventude no processo eleitoral. A rebeldia, traço característico dos jovens, geralmente está atrelada a um desejo por mudanças e quebras de tabus e paradigmas. O quadro político como diz o texto é de fato desolador, mas não pode servir de desculpa para a não participação. A juventude está "plugada" na internet, intranet, nas redes sociais e várias outras mídias de divulgação e obtenção de informações. O trabalho é saber separar o "joio do trigo", e isso pode ser feito com troca de informações entre colegas, junto aos pais e amigos e também junto aos professores da escola.
A juventude tem que ir a luta !!

* O candidato a presidência pelo PCB, Mauro Iasi, resumiu bem esta importante participação dos jovens na vida política do país, através de sua postagem no face. Confira e veja se você concorda:

"A juventude é que está na linha de frente da precariedade da vida, seja aquela juventude que é obrigada a trabalhar bem cedo, aquela que ainda está estudando e aquela que encontra o mundo pronto que foi produzido sem lhe permitir opinião. A juventude é um momento de rebeldia que se expressa na música, na arte, na rebelião... E por isso a proposta socialista é sempre muito bem vista pela juventude."


* Desconfie destas campanhas milionárias que estão nas ruas de Cabo Frio e de todo o Estado. É óbvio que tem gente bancando isso. Muitas vezes usando dinheiro público desviado. O financiamento privado, principalmente originado de empresas, não é doação, é "investimento". Estas empresas vão exigir depois o "troco", que também na maioria das vezes será dado com dinheiro público.

* Você que é trabalhador, que "sua a camisa" todo dia, não caia na "esparrela" de votar em empresário rico ou candidato bancado por esta gente. Eles não vão defender seus interesses de classe no parlamento, seja na ALERJ ou Congresso Nacional. Este é um dos grandes problemas de nossa democracia representativa. Empresário rico ou quem é apoiado por ele jamais será representante do trabalhador. Esta distorção fica clara quando vemos na Câmara dos Deputados ( formada por 513 deputados) a presença de cerca de 280 empresários e 110 latifundiários, quase 80% dos eleitos. Na ALERJ, esta relação é um pouco menor, mas também não expressa a representação do tamanho da classe trabalhadora.

* Depois de eleitos, eles não vão votar matérias de interesse do trabalhador, como por exemplo, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a garantia dos direitos trabalhistas conquistados, maior investimento em saúde, educação e transporte, além de outras.
Portanto, OLHO NO VOTO !!


* Um momento de descontração diante da dureza da campanha política:

A FAUNA DAS ELEIÇÕES:

A fábula é um gênero literário muito antigo, que dá aos animais características humanas, desde Ésopo, na Grécia Antiga, e La Fontaine, escritor francês do Iluminismo. Hoje, em tempos de nova cultura ambiental, sabemos que somos parentes de todos os que têm patas e asas. Na semana passada, conhecemos parte da "fauna" da campanha eleitoral, que são os candidatos bichos. Agora falta o outro lado da moeda: os eleitores. Veja só:

Eleitor Avestruz: enfia a cabeça em sua “vidinha”, foge da realidade. Mesmo sem querer, com sua omissão ajuda os políticos corruptos.

Eleitor Cascavel: tem raiva de política e destila veneno. Age só na emoção, anulando o voto ou escolhendo qualquer um, favorecendo quem pretendia “detonar”.

Eleitor Formiga: só quer saber do seu doce, só vota em quem lhe faz agrado, só pensa em si mesmo. Não cobra o compromisso pelo bem comum.

Eleitor Papagaio: repete o que lhe martelam na cabeça pelo rádio e pela TV, sem fazer seu próprio julgamento. Pensa com a cabeça dos outros.

ELEITOR CIDADÃO (escolha o bichinho de sua estimação - domesticado ou não - que mais se aproxima dessas qualidades): vota com a razão e a convicção. Sabe que seu voto é capaz de ajudar a mudar a sociedade e LUTA sempre pelo interesse coletivo.


* Mais tarde um novo artigo mostrando a falácia do déficit da Previdência. Tanto o PSDB quanto o PT quebraram um contrato com o trabalhador ao fazerem a nefasta Reforma da Previdência. A mesma coragem não tiveram para quebrar contratos com os credores desta imoral e ilegal dívida pública que aguarda uma auditoria, conforme determina a Constituição. Dignidade ao aposentado, reposição das perdas históricas e fim do fator previdenciário !!

4 comentários :

  1. E você Cláudio Leitão? Diante do quadro político desolador, principalmente na cidade. Dá vontade de desistir da sua trajetória politica ? Ir embora de Cabo Frio? Achar que tudo está perdido e focar no seu sonho em duas rodas? Ou está com vontade de aparecer "enquadrado" nessa foto tipo comemoração de um final de uma peça de sucesso, acima? Mensagem: Se não pode vencê-los , junta-se a eles. Compartilha? Ou deleta essa mensagem?

    ResponderExcluir
  2. Vamos continuar na nossa coerente posição de enfrentamento e inconformismo com esta situação política da cidade. Em 2016 estaremos de volta para a luta e com uma grande surpresa na candidatura a prefeito. Eu serei candidato a vereador.
    Luta que segue !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa surpresa,surpreenda mesmo. Vou aguardar na maior expectativa.
      De dou a maior força na sua candidatura a vereador. Renovação já! Vamos seguir a nossa estrada. Basta de ver os mesmos "cavaletes" no nosso caminho. Chega de olhar a câmara e enxergar o Museu de Madame Tussauds. Precisamos de pessoas que nos representam e não de pessoas que "representam " os próprios interesses.

      Excluir
  3. Correção: Te dou a maior força..............

    ResponderExcluir