quarta-feira, 17 de setembro de 2014

OLHO NO VOTO !!




PROPAGANDA ELEITORAL: EXPRESSÃO DO PODER ECONÔMICO E DESIGUALDADE ENTRE PARTIDOS E CANDIDATOS NA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL.

Na caça aos votos, a propaganda eleitoral deixa clara a desigualdade entre os partidos na e as candidaturas na participação do processo eleitoral, materializando, assim, o abuso econômico na disputa; o que se encontra manifesto na quantidade e na diversidade de material de campanha exposto nas ruas, nas praças, nas avenidas, quase sempre estampando o rosto, repetidas vezes, dos mesmos candidatos. Trata-se de um fenômeno que se constata na paisagem das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras, restando, pois, pouca chance de visibilidades aos pequenos partidos e seus candidatos nesse processo eleitoral tão desigual.

Quem anda pelas principais ruas e avenidas de Uberlândia - cidade tomada, aqui, apenas como exemplo da intensa exposição de candidatos no processo eleitoral deste ano - perceberá, de imediato, o denso volume de campanha concentrado em bem poucos candidatos, assim como expressando tão somente dois ou três partidos políticos ou coligações partidárias.

Cavaletes, bandeiras, panfletos, cartões de visitas, carros plotados, “jingles” musicais, batalhões de cabos eleitorais pagos, tomaram o espaço publico e, não raros casos, dificultam a visibilidade necessária ao desenvolvimento do trânsito; o que, além de traduzir poluição sonora e visual, coloca a vida de motoristas, ciclistas, motoqueiros e pedestres em risco, ainda maior do que aquele risco a que a população no movimento cotidiano se encontra submetida no tempo fora das campanhas eleitorais.

Toda essa parafernália, porém, encontra-se a serviço de não mais de uma dezena de rostos conhecidos profissionais, seja no âmbito ou no âmbito federal; trata-se de políticos, entre os quais há aqueles que, embora tendo consciência de não obtenham êxito, aproveitam esse momento para fazer a farra, queimar dinheiro e para manter a imagem expostas, visando, com isso, permanecer na lembrança do eleitorado para o próximo pleito eleitoral que se dará em 2016, quando as mesmas figuras carimbadas estarão novamente monopolizando a disputa, expressando, mais uma vez, a força do poder econômico na condução do processo eleitoral, mediante o patrocínio destas mesmas candidaturas na disputa do pleito municipal e, assim, manter a continuidade na desigualdade da participação no processo eleitoral, em nada contribuindo para a formação política e para estimular o voto consciente ao eleitorado local, estadual e nacional.

Uberlândia, 17 de setembro de 2014.
M. Cipriano.
Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.


* O bombardeio de pesquisas eleitorais disseminadas pela grande mídia tem um claro objetivo de direcionar votos. Influencia, principalmente, aquele eleitor que quer praticar o voto útil. Atua também naquele eleitor despolitizado que quer votar "em quem vai ganhar", achando que assim não "perde o seu voto".
Vote de acordo com sua consciência e esqueça as pesquisas. Talvez o seu candidato preferido não vença agora, mas certamente seu voto vai fortalecer sua luta futura.

* A grande maioria que faz campanhas milionárias são empresários ricos ou alguém financiado por eles e por empresas, que não vão defender demandas da classe trabalhadora nas esferas do legislativo estadual e nacional e tão pouco na ocupação de cargos executivos. Você que "sua a camisa" todo dia não pode entregar seu voto a quem não tem identificação de classe com você. O quadro desalentador da política e a distorção na representação em nossa democracia de massa mostram isso para você diariamente.
Logo, por que o medo de ousar e mudar ?
Já dizia Rosa Luxemburbo no século passado: " A única coisa que a classe trabalhadora tem a perder são as correntes que a prendem"
As grandes viradas eleitorais começam pelas ruas. Só depende de você !!
Portanto, OLHO NO VOTO !!

Um comentário :

  1. A essa hora onde encontrar esses candidatos que defendem a reforma urbana e o direito cidade?

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