sábado, 3 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* O movimento reivindicatório dos guardas municipais de Cabo Frio pelos seus direitos, principalmente o pagamento das horas extras efetivamente trabalhadas, foi bem sucedido na "queda de braço" com o governo. O movimento unido conseguiu ter suas demandas atendidas, mostrando mais uma vez que quando a categoria se une e conta com o apoio do seu sindicato quase sempre alcança seus objetivos.
Parabéns as lideranças do movimento !!

* E novamente o "novo" velho governo Alair mostrou sua grande dificuldade em dialogar com os funcionários e sindicatos. As conquistas são obtidas a "forceps" !
Que sirva de exemplo aos funcionários da saúde que também neste momento tem demandas pendentes com o governo, principalmente horas extras trabalhadas e não recebidas, pela falta de diálogo, intransigência e da arrogância de sempre.
Nosso blog apoia de forma clara e inequívoca o movimento dos trabalhadores da saúde na busca de seus direitos !


* E segue o estado de desordem e caos urbano no centro da cidade. Da sofrível coleta de lixo até a nenhuma regulamentação no trânsito e no estacionamento de veículos. Impera a política da "zorra total". Desde seu início o atual governo prometeu dar o famoso "choque de ordem" na cidade que já vinha zoneada desde o governo anterior de triste memória de Marquinhos Mendes. Não aconteceu nada de novo e o problema apenas se agravou.

* Nenhum sinal de medidas visando melhorar a mobilidade urbana da cidade. Nenhuma sinalização para propor vias alternativas de transporte, como por exemplo, ciclovias e ciclofaixas, visando diminuir a circulação de carros e ônibus, desafogando o transito e vagas de estacionamento, e pensando inclusive na questão da sustentabilidade.
As "equipes técnicas" das secretárias envolvidas não propõem nada. Não se sabe se por incompetência ou pela falta de "vontade do chefe" !!


* Outra reclamação recorrente é a dos moradores da zona rural de Cabo Frio com o estado das estradas vicinais. É importante ressaltar que os pequenos produtores da cidade precisam de vias melhores para escoar sua produção, inclusive para poderem vender no Mercado Municipal. Um produtor rural do Gargoá me disse que lá quando chove, seu velho caminhão não consegue "vencer" o lamaçal, o que dificulta a sua atividade de vender sua produção que é o seu sustento.
Enquanto isso no m2 quadrado mais caro da cidade, a faraônica e perdulária obra da Orla da Praia consome muita grana e não acaba nunca !!
A única semelhança com as estradas da zona rural é a presença dos ratinhos !!!


* Quem lembra deste cartaz ?
Nosso blog não vai esquecer !!

* A população e os movimentos sociais organizados continuam aguardando o "prefeito cumpridor de promessas" convocar a tal Comissão Municipal de Transporte para discutir soluções e as demandas populares sobre o tema, diante da inoperância do transporte coletivo na cidade. O objetivo do governo parece que foi atingido. Conseguiu "engavetar" na justiça a ação popular impetrada pelo Movimento Ecoar que questiona a licitação fraudulenta, efetivada no governo passado de Marcos Mendes e defendida "ferozmente" pelo "novo" governo Alair Correa. Conseguiu viabilizar o subsídio sem auditar a planilha de custos da empresa concessionária que cobra uma das tarifas mais caras do Brasil, transferindo mais de 3 milhões de reais por mês de recursos públicos para a empresa.
A nossa digníssima Câmara de Vereadores que não fiscaliza nada, neste caso também, exibe o tradicional "silêncio sepulcral".
Por que será?
Oh pergunta difícil !!


* Aliás, muitas são as semelhanças e práticas que caracterizam estes dois últimos governos, denotando uma clara "cumplicidade" existente entre estes dois grupos que governam a cidade há vinte anos. Quando Alair ganhou a eleição e começou a reclamar de uma suposta "herança maldita" prometeu largamente em toda mídia local que faria uma AUDITORIA nas contas do governo anterior de Marquinhos.
Mais uma vez o prefeito cumpridor de promessas falhou !
Você tem conhecimento de alguma auditoria realizada ?
Disse ainda que extinguiria a SECAF ( e extinguiu mesmo)devido a irregularidades e desvios insanáveis de dinheiro público. Você tomou conhecimento de alguma Ação Civil Pública com os valores e o nome dos fraudadores?
Criou a CONSERCAF e esqueceu o assunto.
Falou sobre as falcatruas na Saúde, principalmente, superfaturamento na compra de medicamentos e terceirizações fraudulentas. Você tem conhecimento dos valores e dos nomes envolvidos?

TUDO É UM GRANDE JOGO DE CENA. UM NÃO PODE DENUNCIAR O OUTRO.
ESTA FALSA POLARIZAÇÃO É O MAIOR EMBUSTE DA POLÍTICA CABOFRIENSE. ESTÁ AÍ, ESCANCARADA PARA QUEM QUISER VER !!
O NOME DISSO É "RABO PRESO".


* Não sou favorável a cobrança de estacionamento. Acho que o espaço público deve ser regulado e aberto a todos, entretanto, se há destinação legal para a cobrança e os valores não são abusivos pode caber no contexto da gestão para de alguma forma disciplinar esta área. A Lei Orgânica do Município determina que em caso de cobrança os valores arrecadados sejam destinados a uma ou mais instituições filantrópicas que tenham reconhecido serviços prestados a população.
Não era o caso do "nebuloso acerto" do governo anterior de Marcos Mendes com uma empresa privada ligada a bicheiros e políticos e parece que também não é o caso da cobrança atual, que segundo primeira informação, o caixa da prefeitura será o destino dos valores arrecadados. Como fica isso?
Quanto foi arrecadado até agora ?
Qual vai ser a destinação destes recursos?
Qual o posicionamento da Câmara de Vereadores?
Quem vai fiscalizar esta arrecadação?
São perguntas ainda não respondidas!!!
Aliás, TRANSPARÊNCIA COM AS CONTAS PÚBLICAS NUNCA FOI O FORTE "DESTES CARAS" !!


Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”. Gente que diz que não adianta votar em gente séria e honesta que o tal "sistema" vai corromper ao ser eleito. Ou seja, gente quer não acreditar em nada !

Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Anular o voto e se omitir neste processo vai ajudar a manter este modelo que oprime os trabalhadores e os excluídos da sociedade. Precisamos ir a luta com as “armas e ferramentas” possíveis para o bom combate, o voto renovador e a mobilização popular são bons exemplos, apesar de uma conjuntura política desfavorável, onde o poder econômico domina e compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços no campo político. Mas se “navegar é preciso”, lutar por mudanças também é fundamental. Já dizia Gramsci no século passado: “Pessimismo da razão, mas otimismo e prática da vontade”.

* A vitória dessas caras repetidas e de seus herdeiros e apoiados representa a derrota de toda sociedade. Os fatos sociais e políticos presentes no nosso dia a dia atestam isso. Uma grande parte do eleitorado é co-responsável por tudo isso e não pode ser paternalizada. Grande parte dos que reclamam, reelegem sistematicamente o político corrupto e seu respectivo grupo ou quadrilha política. A falta de consciência política aliada à deficiência na formação escolar e da cidadania contribuem para a manutenção deste quadro.
Não podemos entregar o "jogo" e permitir que nos roubem a única coisa que resta: A esperança de dias melhores.
Lembre-se de Bertolt Brecht: Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar !!!
INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO SÃO PALAVRAS CHAVES PARA 2014 E 2016 !!


* Se temos a coragem de mudar um time inteiro, inclusive o técnico, na seleção brasileira para ganhar a Copa por que não podemos também ter a mesma coragem e ousadia para mudar o nosso "time de representantes" nos parlamentos, seja na esfera federal, estadual ou municipal!!
O cuidado que devemos ter na renovação dos quadros políticos é não votar numa "cara nova" que esteja ligada ou represente interesses de velhos caciques ou velhos grupos políticos, pois aí é como trocar seis por meia dúzia.

* A renovação com candidatos independentes tem também o risco de não dar certo, pois não está escrito na "testa" de ninguém esta certeza, mas com mais informação, apuro e consciência política podemos minimizar estas possibilidades. Votar nos mesmos e reclamar depois é o pior dos caminhos.

* E este "jogo de cena" já começa a acontecer aqui na nossa região. Os candidatos "coxinhas" começam a buscar e disputar seus padrinhos políticos, geralmente empresários ricos ou quem está a frente do executivo municipal ou estadual para buscar a grana necessária para fazer aquelas campanhas milionárias que saem comprando tudo: cabos eleitorais, votos e consciências.
A partir de julho, quando começa a campanha nas ruas e o jogo virar real você é quem vai poder decidir e mover as peças deste xadrez político.
É preciso ter cuidado com o dedo no botão da urna eletrônica !!!

* Daqui a pouco as rapidinhas e também um novo Papo Reto !!

Um comentário :

  1. Imagine o Cláudio Leitão e o Saci Pererê passeando nas ciclovias e ciclofaixas construídas pelo prefeito. Colega, coloca a sua bicicleta na caixa, porque deixar no tempo vai enferrujar. A sua pessoa acha que algum dia vão construir ciclovias e ciclofaixas ? E mudança e melhorias no transporte coletivo? Ah, caro Cláudio Leitão, com esses efeitos colaterais, só pode estar tomando a mesma medicação da Alice do País das Maravilhas.
    A única mobilidade para esses políticos é outra e não essa que você está pensando. Sem contar com a satisfação de grande parte da população. "Embrulharam a "esmola" e grande parte aceitou e se calou.
    Mas a esperança é a ultima que morre. Mas lamento informar que essa já nasceu morta.

    ResponderExcluir