segunda-feira, 26 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Os "azulzinhos" voltaram e o estacionamento voltou a ser cobrado há vários meses atrás em Cabo Frio. Entretanto, a prefeitura ainda não explicou para que entidades filantrópicas estão sendo direcionados os recursos desta cobrança. A Lei Orgânica do município assim o determina. A falta de transparência no trato com a coisa pública é flagrante nesta cidade e vem sendo a marca das administrações de Alair e Marquinhos. Nos bastidores comenta-se que esta arrecadação está sendo alocada em outras áreas, contrariando o citado dispositivo legal. Aliás, ninguém sabe o montante arrecadado até agora. Ninguém sabe também como estão sendo feitas as contratações das pessoas que fazem a cobrança.
Aqui também os nossos "nobres edis" não fiscalizam nada !!
Em tempo, sou contra a cobrança, pois entendo que a utilização deste espaço público já é contemplada no pagamento de outros impostos. No governo anterior era pior ainda, porque as ruas foram privatizadas e exploradas por uma empresa pra lá de suspeita.
Quem lembra ?


* Aliás, é impressionante a capacidade de omissão desta Câmara de Vereadores. Os vereadores se elegem com o voto do povo, mas logo em seguida, a grande maioria se transforma em "vereadores do prefeito". Ganham para isso cargos e benesses no governo. Este modelo de dominação da Câmara, praticado tanto por Marquinhos quanto por Alair, o pupilo e seu mestre, inviabiliza a independência necessária que precisa ter o poder legislativo. Impede o seu poder de fiscalização das contas pública. Impede que as irregularidades e os desvios de dinheiro público, que acontecem rotineiramente nesta cidade, sejam denunciados e de conhecimento público.
O atual presidente da "casa do povo", Marcelo Correa(PP), filho do prefeito, declarou outro dia na mídia local, em alto e bom tom, que a Câmara dos Vereadores "era o segundo poder mais importante da cidade".
Depois disso, falar o que ?


* Recado dos companheiros do Sepe da rede estadual em luta:
Panfletagem hoje, dia 26 de maio, no Largo de São Francisco,centro de Cabo Frio, das 07 as 17 horas.
Necessidade de união da categoria e conscientização da população para a importância de lutar por uma educação de mais qualidade!!


* Em assembleia, os professores decidiram cobrar uma posição política em torno da greve da educação dos Deputados Janio Mendes e Dr. Paulo Cesar. Quando se trata de manifestação dos trabalhadores, principalmente funcionários públicos ligados ao Estado, ambos parlamentares costumam se omitir. Janio Mendes por ser da base do governo estdual e em ocasiões passadas já votou contra os professores e bombeiros, provavelmente não se manifestará. Dr. Paulo Cesar por sua própria característica, não fala nada. Trabalha em silêncio em suas bases. É um parlamentar que nunca torna clara sua posição sobre nenhum tema.

* O estranho é que esta "cobrança de posicionamento", segundo a assembleia, deveria ir para o site do Sindicato, mas parece que há um "mal estar" na direção em fazer esta publicação.
Por que será ?

* Abaixo a pauta de reivindicações do Sepe:
Pauta unificada da educação:
1) Plano de carreira unificado;
2) Reajuste linear de 20% com paridade para os aposentados;
3) Contra a meritocracia e pela autonomia pedagógica;
4) Não à privatização da educação;
5) Contra o repasse das verbas para empresas, bancos, Organizações Sociais, fundações;
6) Fim da terceirização;
7) Cumprimento de 1/3 de planejamento extraclasse Já!
8) 30 horas para os funcionários administrativos, já!
9) Eleição direta para diretores;
10) Uma matrícula uma escola;
11) Equiparação salarial entre PEI, PI e PII;
12) Reconhecimento do cargo de cozinheira (o) Escolar;
13)15% de reajuste entre níveis;
14) Convocação dos concursados de 40 horas.


* Os professores como agentes de transformação social são vistos, muitas vezes, como "inimigos" pelos maus governantes. A Educação quando é crítica e libertadora faz os alunos questionarem o status quo e os interesses das classes dominantes, como antevia Paulo Freire, e muito antes dele, Karl Marx.
O Estado brasileiro, desde a sua formação, jamais investiu adequadamente em Educação. Sempre representou a "ilusão" de que pertence a toda população. Hoje,no Brasil, investindo menos de 5% do PIB e apenas 3,9% do Orçamento Geral da União em educação pública, moldou o caos que vivemos na atualidade. Por sua vez, estados e municípios, por falta de um projeto universalizante são faces desta mesma moeda.
Parte do nosso atraso político e sócio-econômico são explicados pela falha e pela falta de investimento na educação. A falta de um novo e motivador projeto educacional para o país, a inadequação atual da formação escolar e da cidadania são fatores que ajudam a explicar a péssima representação política que temos no executivo e no parlamento em todas as esferas de poder.


* Recado dos companheiros do Sindicaf também em luta pelos seus direitos:

ATENÇÃO SERVIDOR MUNICIPAL FILIADO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Dia 26/05 (Segunda-feira) as 17:30hs no PROGRESSO FUTEBOL CLUBE
(Av. Joaquim Nogueira nº 1.172 – São Cristóvão, Cabo Frio)

TÓPICOS:

►Não pagamento de Horas Extras, Dobras, Gratificação de Plantão e outras verbas salariais;
►Coação e Assédio Moral nos setores de trabalho;
►Falta de condições de trabalho e EPIs;
►Indicação e eleição de Representantes Sindicais de Base – RSB;
►Revisão do Auxílio-Alimentação e extensão para todos servidores;
►Autorização para Substituição Processual em ações judiciais.
Lute por seus direitos!

SINDICAF


* A coisa realmente está muito feia no ambiente político do país. Alguns partidos conservadores, inclusive o PT, estão apelando para tudo na questão conseguir puxadores de votos para a legenda. É um quadro de total despolitização. É o tal "vale tudo". Confira o post do jornalista Ilmar Franco em seu blog:
"Os puxadores:
Em São Paulo, estão praticamente definidos os puxadores de votos à Câmara este ano: No PT, será o ex-presidente do Corinthians André Sanchez; no PRB, Celso Russomano e Doctor Ray; no PSC, Marcos Feliciano; e no PR, Tiririca."
No Rio, o PCdoB vai com o cantor de pagode Belo.


* A sociedade brasileira precisa cada vez mais compreender a importância e a função da participação e da mobilização popular como forma de reivindicar seus direitos. Não temos ainda, infelizmente, este "cacoete". Precisa ser trabalhado e incentivado. Tem muitos que vão dizer que não vai dar certo. São aqueles que não querem que nada mude. Estão firmes em suas mamatas. A grande maioria dos governantes não estimula e nem "convidam" a população a tomarem parte das decisões políticas que impactam seu cotidiano e o futuro de suas vidas. Governam sempre de forma autocrática, de "cima para baixo" e sem quase nenhuma consulta popular.
Este é um outro campo de mudanças que precisamos estar atentos na hora do voto. O político tem que nos "representar" e não nos "substituir". Parece uma tênue diferença, mas não é, pois a maioria, após investida no cargo público se afasta das demandas populares e do trabalhador para defender interesses dos grandes empresários e donos do capital que financiaram suas campanhas políticas.
Tenho certeza que cada um de nós reconhece vários políticos que fazem isso e que tem este perfil. Daí a pergunta:

Porque então reelegê-los para mandatos sucessivos?

* Pior do que estes só aqueles contumazes ladrões do dinheiro público, que também por inércia e cumplicidade de certos segmentos da população, ingênua ou não, também vêm sendo eleitos e reeleitos.

* Mais tarde, humor, poesia e as rapidinhas com notícias locais..............

Nenhum comentário :

Postar um comentário