sábado, 17 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* MENTIRINHAS DA CIDADE:

1 - Em Cabo Frio não existe compra de votos !
2 - Em Cabo Frio não se "negocia" com os traficantes para entrar e buscar votos nas comunidade dominadas pelo tráfico !
3 - Em Cano Frio a periferia durante os últimos 18 anos foi contemplada por uma série de políticas públicas que tirou milhares de jovens da possibilidade de serem cooptados pelo tráfico de drogas e pela prostituição !
4 - Os dois últimos "probos administradores" entraram e saíram com o mesmo patrimônio privado que tinham antes dos mandatos !
5 - Os dois últimos prefeitos possuem "ficha limpa" sem nenhum processo em seus prontuários !


* Quero aqui reafirmar minha opinião sobre o aumento da violência em Cabo Frio, repetindo post da internet :

O aumento da violência urbana tem monopolizado as conversas da cidade. É um tema complexo, multifatorial, mas não adianta Alair, Marquinhos e seus respectivos defensores tergiversarem sobre isso, tentando atribuir esta tragédia apenas a outros fatores, principalmente, a falta de contingente policial adequado à repressão e a migração de bandidos das UPP's cariocas, pois quem mora na periferia e está sentindo mais de perto o medo e demais efeitos nefastos desta violência sabe que foi abandonado por ambos os governantes nos últimos 18 anos.
Produziram quase nada em políticas públicas nas mais diversas áreas e são
responsáveis por permitirem a cooptação para o tráfico de milhares de jovens que não tiveram oportunidades de escolherem outro caminho. Queimaram mais de 6 bilhões de reais nestes últimos 18 anos e a periferia ficou "a míngua", recebendo apenas migalhas destes recursos. Estimularam invasões e ocupações irregulares com motivos eleitoreiros sem dar o mínimo em infraestrutura a estes locais ou "novos bairros". Fizeram pracinhas e parquinhos. Na hora da eleição compraram votos e consciências e ainda negociaram com o próprio tráfico.
Não adianta agora se esconderem atrás do discurso fácil e inócuas caminhadas pela paz.

As "assinaturas" de ambos estão marcadas neste trágico momento que a cidade vive !!
O "Toque de Recolher" deveria ser para eles !!

Outra coisa, não tenho mede de ameaças de "coronéis bombinhas" !!


Esta passeata pela paz promovida por setores ligados ao "novo" velho governo Alair tem apenas caráter midiático e tenta camuflar a inércia deste e do governo anterior na tomada de providências e medidas de políticas públicas para que este estágio grave da violência urbana em nossa cidade não atingisse os níveis alarmantes de hoje, acuando toda a população, principalmente os moradores da periferia.
Por que o local escolhido foi a Orla da Praia do Forte, o local de maior investimento em obras da cidade ?
Por que o local está "arrumadinho"?

* Se tivessem coragem esta passeata deveria ser feita nos bairros da periferia, onde as pessoas são mais afetadas pela violência e pela falta de "Paz".
Paz para viver dignamente !
Será que teriam vergonha de ver ali estampado o descaso, a falta de infraestrutura e o péssimo legado dos últimos 18 anos ?


* Os blogueiros que escrevem sobre política em Cabo Frio precisam se decidir. Alguns dizem que tenho "ligações" com Alair e outros que tenho "ligações" com Marquinhos e seu neo-aliado Jânio Mendes.
PAPO FURADO !!
Minha posição política e do PSOL na cidade é clara e vou repeti-la abaixo, reprisando um post anterior:

"As minhas posições políticas e do PSOL na cidade são claras e cristalinas desde 2006. O Partido tem tido coerência em todas as suas intervenções, principalmente para quem acompanha o dia a dia da política no município. Em todas as campanhas políticas, nos debates e entrevistas, neste blog e no Programa Cidadania e Socialismo, que ficou 3 anos no ar, reproduzimos essa posição. Não adianta inventar e nem caluniar. Só não vê quem não quer ou tem motivos inconfessáveis para não admitir. Está tudo gravado.
Somos oposição a esta falsa polarização entre Alair Correa e Marcos Mendes, agora com seu neoaliado Jânio Mendes, e a todos os seus "satélites" que desfilam ora de um lado ora de outro. Estivemos sempre do mesmo lado, o lado do trabalhador e dos excluídos socialmente, mantendo viva a mesma luta por mudanças, apesar de enfrentarmos um conjuntura política desfavorável e a falta de uma melhor estrutura partidária."

* Alguns críticos sem nenhuma base de análise real ainda nos chamam de oportunistas. Qual o oportunismo em militar politicamente num pequeno partido de esquerda, socialista, com pouquíssimos recursos, que faz enfrentamento com o esquema dominante na cidade, que não faz coligações oportunistas em troca de cargos e benesses ?
Seria o oportunista mais idiota no mundo.
Tem que ter muita má vontade para não ver isso!!

* Divergências e críticas ideológicas é uma outra situação própria da democracia e do ambiente político. E óbvio, não estamos imunes a isso e entendemos perfeitamente este contexto.
Aqui em Cabo Frio o partido é formado por trabalhadores, a maioria nunca exerceu cargo público, e por isso tem toda a legitimidade de ser crítico a estes governos de 18 anos que não contemplam a nossa visão de como deve ser gerida a cidade e as relações políticas que devem ser travadas com o legislativo e a sociedade. Temos total legitimidade de defendermos uma ampla renovação política na cidade. A população que julgue nossas ideias e propostas e se achar consequente nos dê uma chance de prová-las. Temos feito críticas políticas, sem ataques pessoais e sem o uso de expressões chulas que ataquem a dignidade da pessoa, mas as vezes, estas críticas são duras e incomodam, e na falta de argumento para rebatê-las, temos sido vítimas de ataques pessoais, calúnias e difamações. Mas faz parte do caráter daqueles que praticam a "baixa e velha política" e até se orgulham disso.
A LUTA VAI SEGUIR EM FRENTE !!!!!!!!!


* Tem um blogueiro na cidade com cargo comissionado do "novo" velho governo Alair, mas que se diz isento, embora seu blog seja uma correia de transmissão do governo, que gosta de agredir com palavras chulas aqueles que tem opiniões diferentes da sua, fato normal dentro do diversificado e democrático ambiente da blogosfera. Para ele uma dica:
O poder é transitório, assim como a arrogância e a intolerância que acompanham muitos que estão neste momento no exercício do poder.
A política sempre nos reserva surpresas.

* Com relação a sua jocosa afirmação de que sou um "eterno candidato" a tudo e que tenho baixa votação(mas que vem crescendo) e grande rejeição ( o que não é verdade) vou novamente, didaticamente, respondê-la, explicando o seu equívoco, repetindo um post anterior:

"Esta semana recebi a alcunha de "eterno candidato a tudo", dada por um certo blogueiro governista, que gosta de criticar outros governos, mas não tem a humildade de "olhar o próprio umbigo". O governo dele não erra, só acerta (sic). Em primeiro lugar não fui candidato a tudo. Fui candidato duas vezes a deputado estadual e duas vezes a prefeito, sempre pelo mesmo partido, o PSOL, que ajudei a fundar no Estado e no Município. Não me elegi, é certo, mas não me omiti como alguns que ficam criticando em frente a tela do computador ou sentado nas macias poltronas da sala de estar. Me propus a enfrentar de frente e a participar do processo político por não concordar com o que ocorre na cidade há 18 anos. Foram sempre candidaturas corajosas e independentes e que nunca se apequenaram diante do poder econômico exibido pelos meus adversários, bancados financeiramente pelos "mesmos de sempre", que são aqueles que querem que nada mude.
As minhas candidaturas "fogem" a compreensão que o blogueiro tem da política. Não seguem os padrões conservadores do pragmatismo político oportunista, bancadas por alianças estapafúrdias e pelo dinheiro dos que vão nos explorar e oprimir depois. As minhas candidaturas e as demais que virão ( para alegria de uns e desespero de outros) são de enfrentamento a este modelo de gestão e a esta estrutura sócio-política que implantaram há décadas neste estado e neste município, e que hoje, após todos estes anos, mostram claramente que não resolveram adequadamente as demandas da população. É só olhar o baixo nível das políticas públicas essenciais na cidade: educação, saúde, transporte, emprego e renda, habitação popular, segurança pública, lazer e cultura, etc e etc.
São candidaturas movidas por questões ideológicas, com outro olhar na forma de organizar os bens coletivos, além de servir também a um processo de construção partidária. Faço e continuarei fazendo o meu papel, colocando meu nome e as ideias defendidas pelo meu partido para apreciação da população. Ela sim, é a responsável por determinar vitórias e derrotas. Temos hoje um processo político-eleitoral dominado pelo poder econômico. Verdadeiros pilantras e ladrões do dinheiro público, que exibem suas evoluções patrimoniais na "cara da população", apoiados por este sistema de financiamento privado de campanhas, comprando votos e a consciência de grande parte da população pobre, se elegem com uma facilidade impressionante. A vitória eleitoral não está relacionada a capacidade e ao preparo do candidato. Muita gente também sabe disso, por isso continua votando, tentando mudar e construir novas alternativas.
As jornadas de junho de 2013 mostraram que informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016. Estarei nesta luta e mais uma vez colocarei meu nome a disposição, isso se o partido e o conjunto de nossa militância assim o aprovarem. A vitória me fará feliz, pois vou pode participar de forma mais ativa e atuante de um conjunto de mudanças sem dar obediência servil a este domínio do grande capital. Entretanto, a derrota não vai me envergonhar e nem me abater para o prosseguimento das lutas. Não vejo cargo público eletivo como obsessão e nem sou carreirista político. Se fosse assim não militaria no PSOL. Não dependo da política para sobreviver e nem tenho ambições patrimoniais. Norteio-me por outros valores, onde os ideais socialistas, a solidariedade e os interesses coletivos tem papel preponderante.
Antes que eu esqueça, o tal blogueiro defende isso, inclusive um candidato representante da velha política que ele assessorou, Miguel Jeovani do PR em Araruama, foi afastado da prefeitura por fraudes na licitação da merenda escolar, daí os ataques em quem quer romper com este "esquemão !!


* Para reflexão, por Rogério Carvalho, Professor de História:

"Muitos culpados pelo caos social caminham entre nós tranquilamente. Eles consideram a política uma jogatina. Exibem seus bens oriundos das negociatas, da corrupção, da apropriação da coisa pública;o privado se apropriando do público. Eles se orgulham da falsa dignidade que envergam em seus peitos estufados. Entram altivos, saem indiferentes, observados e até mesmo invejados pelos ignorantes que lhes conferem o status de celebridade. São aberrações políticas, gansos que se pretendem cisnes. Seu brilho, seu falso fausto refletem ,quando olhamos melhor, a lágrima dos pais cujos filhos morreram sem atendimento na saúde pública, o sangue que verte de um inocente caído na calçada, vítima da violência urbana e o suor do trabalhador que vive e morre sem conhecer a satisfação das suas necessidades básicas.
Muitos culpado pelo caos social caminham entre nós, reparem."



* O "novo" velho governo Alair fechou a SECAF, alegando inúmeras irregularidades insanáveis e desvios de dinheiro público que nunca foram tornados públicos para a população.
Não ficamos sabendo o montante desviado e nem os seus responsáveis. Nenhuma ação civil pública foi proposta como deveria ser pela Procuradoria.
Mesmo assim, ainda tem gente que acredita que eles são "adversários ferrenhos" e se um puder "ferra" o outro.

* O que fez Alair ?
Apenas criou outra autarquia com este "pomposo" nome de CONSERCAF, mas manteve os métodos e modos de agir.
Depois tem um monte de gente na cidade que pergunta para onde vai o nosso dinheiro.
Não é difícil saber, ou é ?
Alguém consegue ver alguma diferença na forma de "governança" ou no trato sem transparência com o dinheiro público ?
Esta falsa polarização é o maior embuste político que existe em Cabo Frio e já vai para quase 20 anos.
Pois é, nas redes sociais e blogs tem gente que defende um e ataca o outro. Alguns travam duelos verbais amenos, mas outros se ofendem contundentemente como se fosse uma discussão maniqueísta entre o "bem e o mal" !!


* Por falar em necessidade de transparência, aí vai uma boa dica para você que quer estar a par dos repasses de recursos federais que são destinados ao seu município. Entre no site da CGU - Controladoria Geral da União, se cadastre e receba as informações do seu interesse.
Lembrem-se, o dinheiro é nosso e não "deles", logo, é importante também fazermos nossa própria fiscalização.
Aqui em Cabo Frio se esperarmos pela nossa "ativa e participante" Câmara de Vereadores e seu trabalho fiscalizador, estamos na M................... !!


* Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”. Gente que diz que não adianta votar em gente séria e honesta que o tal "sistema" vai corromper ao ser eleito. Ou seja, gente quer não acreditar em nada !

* Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Anular o voto e se omitir neste processo vai ajudar a manter este modelo que oprime os trabalhadores e os excluídos da sociedade. Precisamos ir a luta com as “armas e ferramentas” possíveis para o bom combate, o voto renovador e a mobilização popular são bons exemplos, apesar de uma conjuntura política desfavorável, onde o poder econômico domina e compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços no campo político. Mas se “navegar é preciso”, lutar por mudanças também é fundamental. Já dizia Gramsci no século passado: “Pessimismo da razão, mas otimismo e prática da vontade”.

* A vitória dessas caras repetidas e de seus herdeiros e apoiados representa a derrota de toda sociedade. Os fatos sociais e políticos presentes no nosso dia a dia atestam isso. Uma grande parte do eleitorado é co-responsável por tudo isso e não pode ser paternalizada. Grande parte dos que reclamam, reelegem sistematicamente o político corrupto e seu respectivo grupo ou quadrilha política. A falta de consciência política aliada à deficiência na formação escolar e da cidadania contribuem para a manutenção deste quadro.
Não podemos entregar o "jogo" e permitir que nos roubem a única coisa que resta: A esperança de dias melhores.
Lembre-se de Bertolt Brecht: Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar !!!
INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO SÃO PALAVRAS CHAVES PARA 2014 E 2016 !!


* Manifestação e Copa, uma reflexão precisa do jornalista Milton Temer:

"Governo e e Globo impresso (que organiza a direita nacional), preocupados em desvincular da Copa as manifestações de ontem, e vendendo essa bobagem como vitória, na comparação com as manifestações do ano passado.
Faz sentido, mas é tiro no pé.
A leitura de que os "movimentos sociais" assumiram, com greves e manifestações por questões estratégicas historicamente abandonadas, e não exclusivamente com a Copa, é uma excelente notícia.
O Globo, por razões estritamente comerciais, tendo em vista sua parceria com a corrupta FIFA, e o governo, por leitura errada do que mais lhe convêm eleitoralmente, esquecem que a transformação da conjuntura da Copa em apenas mais um cenário pontual é o que melhor pode ocorrer para a reestruturação da sociedade civil em torno da universalização das lutas setoriais.
Saímos do protesto espontaneista, fragmentado, para uma ação conjunta que coloca em questão a própria qualidade do regime e das opções de políticas públicas.
Quando os movimentos grevistas invocam o padrão FIFA em suas áreas, fazendo manifestações em que as demandas do setor são prioritárias, não estão absolvendo os malfeitos da patriotada babaca em que o neoPT transformou a "vitória pela conquista da sede" da Copa e dos JO 2016. Pelo contrário. Sabiamente, transformaram a questão conjuntural em cenário da luta permanente, que, após a Copa, vai se concentrar no que vier pela frente - da campanha eleitoral de outubro aos Jogos Olímpicos de 167. Quem viver, verá.
Luta que Segue!!!

* Daqui a pouco as rapidinhas e um artigo de "arrepiar" sobre escravidão nos dias de hoje!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário