sexta-feira, 9 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS



* O blog ficou sem postagens durante alguns dias porque estive em São Paulo para um tratamento de saúde. Aqui, a saúde não está funcionando bem nem no campo público e nem no privado. Durante este período pude observar o grave problema que São Paulo atravessa com relação ao abastecimento de água. Os reservatórios estão com menos de 10% de sua capacidade operacional. Já se fala abertamente em racionamento entre os paulistas. Vários bairros da periferia já estão sem abastecimento regular. Estão preservando o Centro e as zonas mais nobres da cidade. Típico do PSDB.

* Conversando com taxistas, e poucos conhecem bem a cidade como eles, pois escutam de tudo, devido a transportarem diferentes tipos de pessoas e das mais variadas classes sociais, vários disseram que esta situação pode custar a reeleição de Alckmin ao governo do Estado. Vários especialistas avisaram que isto poderia acontecer e o governo do PSDB não tomou nenhuma providência.
Aliás, investir em projetos sociais de grande alcance não é a "prática" do PSDB.


* Esta questão das "horas extras" segue desgastando politicamente este "novo" velho governo Alair. Resolvida a questão com os guardas municipais, o mesmo não se pode dizer com relação aos profissionais da saúde. O trabalhador fez as horas extras e tem que receber. Diferente disso é muita "sacanagem" e falta de respeito com o funcionário. Para não pagar deveria ter avisado antes.

* Percebe-se claramente a redução de pessoal trabalhando nas unidades de saúde do município, após estas medidas restritivas. Quem está "pagando o pato" é a população que precisa dos serviços públicos de saúde.
Definitivamente este governo não considera a saúde como prioridade e um direito inalienável do cidadão.
Vê esta área apenas como uma prestação de serviços !!
E como não temos Câmara de Vereadores para cobrar nada................segue o baile de terror !!


* Cabo Frio parece as vezes a cidade da piada pronta. Como é que "estes caras" que administram a Saúde deixam o principal posto de vacinação da cidade com uma geladeira defeituosa por vários dias atrasando programas de vacinação da população. Ou estão de brincadeira ou é muita incompetência mesmo.
É o "fim da picada". A Saúde da cidade já não é "nenhuma Brastemp" e os caras ainda dão um mole desses e não trocam a geladeira !!!


* A violência urbana em Cabo Frio alcança índices alarmantes e vários comentaristas e blogueiros não veem nenhuma relação com a falta de políticas públicas não implementadas numa periferia abandonada por quase vinte anos. É óbvio que é um tema complexo e que envolve uma série de causas e fatores, mas não considerar que investir em áreas específicas, visando aumentar as possibilidades de jovens pobres não serem "presas fáceis" ao aliciamento do tráfico de drogas é negar uma realidade estampada em nossa cara. Não é e não será a "panacéia" salvadora, mas faz enorme diferença em cidades que assim atuam pelo Brasil.

* O fato de ter maioria absoluta de pretos, pobres e favelados nas cadeias deve ser apenas coincidência, ou então, é fruto daquele argumento fácil de que são também a maioria da população.
É maioria porque?
Não existe ninguém dono da verdade nesta tema. Você achará vários sociólogos que tem opiniões diferentes. Aqui em Cabo Frio, nos últimos 18 anos transitaram mais de 6 bilhões pelos cofres públicos e muito pouco se produziu neste sentido. O cotidiano, o hoje, prova isso. O grande traficante que chega de fora faz uma cooptação fácil de nosso jovem morador da periferia.
Por que será ?
Qual a alternativa real que lhe é dada pelo poder público em contrapartida ?
Enquanto isso, "esses caras" que governaram a cidade neste período ostentam na cara de quem quiser ver uma evolução patrimonial incompatível com os rendimentos da função pública.
Cada um acredita naquilo que achar próximo da sua visão de mundo. Respeito as várias opiniões.
Nas cidades e países com menor desigualdade social não se vê esta explosão de violência.
O fator socioeconômico tem um peso claro quando se analisa este tema.


* Por falar em piada, outra foi ver o "inclito" governador Pezão falar na TV que os manifestantes que danificaram alguns ônibus, durante a greve dos rodoviários deveriam ser autuados e presos. Logo você Pezão, que junto com Cabral, praticaram quase todos os tipos de irregularidades e desvios com o dinheiro público neste Estado quer pedir prisão para trabalhador ?
Só com muita "cara de pau". Vocês é que deveriam estar em "cana" se a justiça desse país fosse mais séria e atuante para os crimes do colarinho branco !!!


DIRETO DO BLOG DO DEPUTADO ESTADUAL MARCELO FREIXO(PSOL-RJ):

Muito tem sido feito para criminalizar as manifestações que estão ocupando as ruas, principalmente desde junho de 2013. A repressão do Estado está aumentando, não só nas ruas, como nas casas legislativas através de projetos de lei que inviabilizam manifestações populares. Os textos de alguns projetos chegam a ser mais retrógrados que a legislação vigente na época da ditadura civil-militar.
A ARTIGO 19 produziu uma lista com informações sobre alguns destes projetos. Informe-se e compartilhe!
No mês de abril, Marcelo Freixo escreveu um artigo sobre o projeto nº 499/2013, que trata manifestantes como terroristas. Confira: http://goo.gl/0MCVja


* O "bicho vai voltar a pegar" na educação do Estado.
Os profissionais das redes municipal e estadual decidiram em assembleia na última terca, 07/05, pela deflagração da greve por tempo indeterminado a partir dessa segunda (12/05).
O Colégio Pedro II também iniciará sua greve a partir do dia 17/05.
Será uma greve unificada que colocará grande pressão no governo do estado e na prefeitura do Rio de Janeiro.
A categoria alega que vários itens da pauta de reivindicação anterior não foram atendidos, apesar da promessa do governador e do prefeito.
Todo apoio a greve dos profissionais da Educação !!!


* Recente pesquisa DataFolha para a eleição presidencial segue mostrando a liderança de Dilma com 37% das intenções de votos, mas desta vez registrou um crescimento da candidatura Aécio Neves que chegou a 20%. Eduardo Campos segue em terceiro com 11%. É apenas o retrato do momento em que o PT enfrenta uma crise com a CPI da Petrobrás e as sucessivas brigas da difusa base aliada. Neste momento poderia ter 2º turno.

* Acho prematuro tirar alguma conclusão definitiva sobre esta queda de Dilma. Quando a campanha efetivamente começar e a grana das empreiteiras e bancos começarem a jorrar é que veremos quem tem mais "garrafas para vender". Infelizmente, o poder econômico exerce grande influência na campanha presidencial.
Após estes últimos 12 anos o PT construiu uma "máquina eleitoral" de respeito, está no governo e pode recuperar os patamares anteriores.

* Outro detalhe, tem ainda muito eleitor indeciso(24%). Alguns declaram voto em pesquisa sem ter sua escolha definida, embalados pelo momento. Com o início da campanha os candidatos ditos "nanicos" (detesto esta nomenclatura, pois acho desrespeitosa) sempre crescem também.
Vamos aguardar os desdobramento políticos que virão !!!


* MEGAEMPRESAS NÃO DOAM, FAZEM INVESTIMENTO !

Os partidos da ordem continuam sua jornada política dependendo dos investimentos de grandes empresas, especialmente bancos, o agronegócio, construtoras e empreiteiras. No caso do PT, cerca de 75% dos quase R$80 milhões que o partido recebeu em 2013 por meio das "doações" vieram de grandes construtoras, como Camargo Corrêa, Odebrecht e Queiroz Galvão - e nem era ano eleitoral. Leia aqui matéria da Folha de S.Paulo: http://bit.ly/Rs8YpM
O PSOL não recebe financiamento das grandes construtoras, tampouco de bancos ou do agronegócio. O partido é contra o financiamento privado de campanha e luta para isso diariamente, na plataforma das Eleições Limpas, junto com a OAB, a CNBB e outras entidades. Participe também: https://eleicoeslimpas.org.br/

* E o "malandro" do ministro Gilmar Mendes pediu vistas e engavetou a ADIN já vencida pela OAB Nacional que tramitou no STF, com o placar atual de 6 x 1, faltando quatro ministros a darem seus votos, inclusive a "direita de toga" citada, que não vão alterar o resultado final. O STF decidiu através desta ação proibir as doações de empresas para campanhas eleitorais. O pedido de vistas do ministro vai impedir que a Lei entre em vigor em 2014 e dará tempo para os parlamentares conservadores, que se servem e se lambuzam destas doações montarem um "contra ataque" no Congresso.
Belo serviço ministro !!

* Através de um post no face, o Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ), dá um exemplo didático desta "malandragem". Confira:
"Funciona mais ou menos assim: empresas bilionárias financiam campanhas milionárias. Deputados eleitos pagam essa conta aos pouquinhos, atuando no Congresso em prol de maiores lucros a essas empresas.
É o que entidades da sociedade civil acusam o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) de fazer. Empresas de mineração e metalurgia financiaram sua campanha. Agora, como relator do novo Código de Mineração, o deputado agiu para beneficiar essas empresas.
Isso é quebra de decoro! Está lá no artigo 5, Inciso VIII do Código de Ética da Câmara: parlamentar não pode relatar matéria de interesse de seus doadores de campanha.
Foi com base nisso que o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração – que reúne entidades como a CNBB e ONGs como o Ibase e o ISA – entrou hoje com representação contra o deputado Quintão no Conselho de Ética da Câmara.
Legislar em defesa de interesses privados é, lamentavelmente, uma prática muito comum no Congresso. Vale lembrar, por exemplo, que em 2012 o PSOL, por meio do então líder Chico Alencar, pediu para que Paulo Piau (também do PMDB de Minas) fosse destituído da relatoria do Código Florestal, pelo mesmo argumento, por ter sido financiado por grandes empresas do agronegócio, diretamente interessadas na matéria.
Por um código da mineração que contemple a defesa das comunidades e o respeito ao meio ambiente!"

* Mais claro e cristalino que isso impossível. Depois tem aqueles que dizem que todos são iguais e representam os mesmos interesses. A generalização em qualquer área, inclusive na política, é um grande equívoco e gera incontáveis injustiças, além de perdas de oportunidades para a necessária renovação dos quadros políticos.
Tenho dito: INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO PRECISAM SER PALAVRAS CHAVES PARA 2014 E 2016 !!


* A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI GERAL DA COPA E O EQUÍVOCO DO STF.
Posicionamento do PSOL:

O Ministério Público Federal entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei Geral da Copa no ano passado. Entre outras coisas, o MPF argumentava que as isenções fiscais dadas à FIFA violam o princípio da isonomia. Ou seja, a Lei dá à FIFA privilégios tributários que não dá à cidadania brasileira.
Infelizmente, o Supremo Tribunal Federal declarou, ontem, que considera a Lei constitucional (ou, pelo menos, os artigos contestados pelo MPF). Joaquim Barbosa foi o único Ministro que votou pela inconstitucionalidade de alguns dos artigos da Lei.
Na nossa opinião, o STF equivocou-se nessa decisão. A Lei Geral da Copa contém isenções fiscais absurdas para a FIFA, limita a livre concorrência e direitos fundamentais como o de livre manifestação. É uma Lei flagrantemente inconstitucional.
Lembramos que o PSOL foi o ÚNICO PARTIDO a votar CONTRA a Lei Geral da Copa, quando o Congresso Nacional apreciou a matéria em 2012.

* Mais tarde as rapidinhas e um novo Papo Reto !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário