quarta-feira, 14 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Os comerciantes, os moradores, e os transeuntes não aguentam mais a morosidade da obra de alargamento da Rua Joaquim Nogueira. Uma obra orçada em 6 milhões( Isso tudo !) que caminha a passos de tartaruga, causando confusão no transito, falta de ordenamento no estacionamento dos veículos, que fazem o que querem sem a menor interferência do poder público para impor alguma norma reguladora.

* Este "novo" velho governo Alair não consegue concluir quase nada em termos de obra. Inicia, enrola e vai levando.
Será que é para que ocorra os famosos "aditivos"?
A faraônica e perdulária obra da Praia do Forte é outro exemplo.
O que dizer de uma Secretaria de Obras onde o secretário e o sub são veterinários. Devem ser pós graduados em "tartaruguismo" !!


* Chegou a baixa temporada. Alguém conhece os planos na Secretaria de Turismo para este período ?
É outra área em que faltam especialistas. Gente que tenha "expertise" e formule projetos. Nos últimos 18 anos as nomeações foram todas políticas e sem nenhum critério técnico.
GERAR EMPREGO E RENDA NUNCA FOI A "PRAIA" DESTES CARAS !!
Querem as pessoas dependentes da grande "Mãe", a prefeitura. O esquema foi montado para isso. Para subjugar contratados e manter a hegemonia política em cima de "instrumentos" como este.


* O SEPE LAGOS está marcando assembleia para hoje, 14 de maio, as 17 horas, em sua sede para definir sobre o movimento grevista da categoria, caso as reivindicações já encaminhas não forem atendidas pelo Estado. As mães, pais e alunos precisam entender que a greve é o último recurso dos trabalhadores de resgatarem seus direitos e sua dignidade no trabalho.
E todo mundo está vendo como iniciou o ano letivo este ano. As falhas estruturais de sempre e a falta de diálogo com a categoria.
Todo nosso apoio aos profissionais da educação.
Não existe vitória sem luta !!


* Impressionante, ou talvez não mais, a inércia dos vereadores sobre as questões relevantes da cidade. Não há senso crítico nesta Câmara. Tem vereador que se diz de oposição, mas não levanta as questões de forma veemente e nem leva o mandato para as ruas para discutir e ouvir a população. O discurso é medido, porque tem muita coisa que pode respingar no governo passado do ex-prefeito Marcos Mendes. É uma oposição apenas de nomes, mas não de atitudes e práticas políticas diferentes.
Uns que foram eleitos na chapa "oposicionista" do candidato Janio Mendes estão devidamente "aconchegados" nos braços do governo. Outros ao fazerem algumas tímidas críticas, quase pedem desculpas depois.
A subalternidade é clara e inequívoca. Mas foram eleitos e grande parte da população que votou não pode reclamar de nada.
Tem alguns vereadores que nunca disseram uma única palavra e não fizeram um único discurso. São os adeptos do "silêncio sepulcral" !!


* Com a violência urbana aumentado e batendo na porta de todos, finalmente nosso "digníssimo" prefeito resolveu se movimentar, falar a respeito ( não falou nada relevante, mas acusou o golpe) e marcar reuniões com representantes da população e outras autoridades, visando dar encaminhamento a algumas possíveis soluções minimizadoras do quadro.
Nesta cidade teve vários políticos que durante a eleição fez acordo com o tráfico, com grana em troca de votos e agora virão com um papo "caô" para cima da população. Muita gente viu estes políticos ou seus cabos eleitorais nas zonas do tráfico com sacolas e circulando com desenvoltura. Tem muita hipocrisia nestas ações !!


* A Comissão Popular para discutir o transporte coletivo na cidade não saiu (mais uma promessa não cumprida do "novo" velho governo) e sem nenhuma auditoria na planilha de custo da empresa a passagem aumentou para R$ 2,95.
Com base em que ?
Foi um presente no Dia das Mães !
A Secretaria de Transporte acha que não deve nenhuma explicação a população, embora "cuide" da continuidade do subsídio com o dinheiro público e do tal "cartão dignidade" que também sem nenhuma explicação parou de ser emitido.
O bravo secretário é especialista em que?
Em transporte é que não é, ele mesmo já confessou. Trata-se novamente de uma nomeação política de pessoa próxima da "parentada" do prefeito.
O prefeito quer controlar tudo e secretário especialista, que é do ramo, atrapalha as "negociações" com os empresários.
Vai querer apresentar projetos e dar palpites !!

* O processo relativo a fraudulenta licitação do transporte coletivo da cidade "dorme um sono profundo" nas gavetas da justiça. Foi concedido pelo governo anterior (MM), teve a licitação cassada e depois revogada por obra do atual governo (AC). Ambos "rezam fervorosamente" na cartilha da empresa concessionária que "deita e rola" com as subvenções pagas pela prefeitura, sem nenhuma preocupação de auditar esta farsesca planilha de custos. Em 2013, foram mais de 30 milhões de reais. Esta valor daria para comprar uma frota de ônibus. O serviço continua péssimo e as reclamações dos usuários não cessam.
Participação popular na gestão nunca foi o forte destes caras !!!!!!!!!!!!!!!

* Não custa lembrar que esta pauta de radicalização na mudança dos parâmetros que regulam o transporte coletivo na cidade foi levantada na campanha política pelo PSOL, tanto em 2008 quanto em 2012. Fomos o único partido que falamos de forma clara que romperíamos este esquema nebuloso, que vem sendo alimentado há décadas pelos últimos governantes. Alair e Janio se omitiram e não iam mudar nada. Janio ia manter o esquema a 1,00 real, de Marquinhos, e Alair, para ser diferente, prometeu 0,50 centavos, ambos sem mexer na planilha. Tá tudo gravado!


* Com este trânsito caótico, fruto do crescimento desordenado da cidade e um choque de ordem para "inglês ver", está mais do que na hora de nossos "brilhantes administradores" pensarem numa Rede Integrada de Ciclovias para a cidade. Começar a pensar a cidade e planejá-la para se tornar ambientalmente mais sustentável. Você concorda que este projeto deveria fazer parte da agenda do governo municipal?
Por isso, nosso blog promove a campanha "CICLOVIAS JÁ", chamando a atenção dos governantes para esta alternativa de transporte ecologicamente mais sustentável. A cidade é plana e favorece esta iniciativa. Os "caras" adoram asfalto e concreto, logo, porque não uma rede de ciclovias integrada. Participe com notícias, ideias e sugestões enviando para nosso e-mail: cidadaniaesocialismo@hotmail.com


* Fonte especializada nos bastidores da política local, dá conta que até o fim desta semana tem um "porradão" previsto neste imbróglio interno que é o "novo" velho governo municipal. É briga de cacique e não de índio. Vamos aguardar os desdobramentos!!

* Construir maiorias para vencer eleições em cima de acordos pouco claros, baseados em distribuir cargos e fatiar o poder acaba sempre assim. São os vícios da velha política. Vide o exemplo do PT no Governo Federal. Não podemos nos conformar que seja sempre assim, que política seja a representação equivocada e deturpada de um princípio de São Francisco de Assis que diz: "É dando que se recebe". Se não mudarmos esta convicção o jogo político também não muda. Os acordos políticos são legítimos, mas precisam ser pautados na transparência das ações e intenções e baseados em programas e projetos para a cidade.


* Por falar em transporte coletivo, os rodoviários do Rio de Janeiro deflagraram, ontem, uma greve de advertência de 48 horas. Exigem uma correção salarial justa, redução da jornada de trabalho de 12 horas e o fim da dupla função de motorista e cobrador ao mesmo tempo. Qualquer especialista em transporte acha esta dupla função um completo absurdo. Só serve para o cartel dos transportes do Rio engordar seus lucros e não gerar novos empregos na área.
Todo o nosso apoio a greve dos companheiros rodoviários !!

* Todas as conquistas dos trabalhadores, pequenas e grandes, antigas e recentes, só ocorreram com enfrentamentos ao sistema e com a união e a luta dos trabalhadores. Vide o exemplo recente dos garis.
Nada foi dado de graça pelos grandes capitalistas. Todas foram frutos de muito suor, lágrimas e sangue !!
Sobre o movimento dos rodoviários o Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL) foi preciso em sua postagem no face:

"As reivindicações dos rodoviários são justas: a jornada de trabalho é absurda, a dupla-função deve ser abolida e eles merecem melhores salários. A prefeitura e as empresas devem negociar!
A paralisação gera, evidentemente, transtornos para a população. Mas o transporte público é caótico diariamente: falta planejamento real das linhas (visando apenas o interesse público e não os das empresas), investimento em transporte de massa sobre trilhos e em transporte alternativo.
Além disso, o transporte público municipal é uma caixa preta: as passagens aumentam anualmente e todos sabem que o lucro das empresas de ônibus é enorme. Mas ninguém sabe qual é o real valor. A prefeitura não divulga esses dados e até o Tribunal de Contas do Município declarou que há irregularidades nos contratos e na prestação dos serviços, com indícios de formação de cartel.
A luta por melhores condições de trabalho dos rodoviários deve ser aliada da luta de todos nós por um transporte público de qualidade todos os dias!"

* Isso também vale para Cabo Frio !!


* A Dívida Pública Brasileira acaba de bater um recorde histórico, atingindo a incrível marca de 2.123 trilhões de reais. Para este ano está previsto o pagamento de mais de 1 trilhão de juros e amortizações, correspondente a 44% do Orçamento Geral da União. Tem também grande impacto nos orçamentos estaduais. Desde 1994, a dívida cresce vertiginosamente, apesar dos volumosos pagamentos de juros. É o maior gargalo do desenvolvimento do país.

* A Constituição de 1988 estabeleceu a realização de uma auditoria nesta dívida para avaliar inconsistências e irregularidades. Durante todo este período, tanto o PSDB (FHC) quanto o PT (Lula e Dilma) ignoram tal dispositivo constitucional, obedientes que são ao grande capital. Durante este período e até hoje, em pleno "governo dos trabalhadores", ocorreu uma brutal transferência de recursos públicos para os rentistas nacionais e transnacionais.

* A questão da dívida, devidamente ignorada pela grande mídia para não causar "alardes desnecessários" na população, será trazida a tona no debate eleitoral da campanha presidencial pelo PSOL. Vamos aguardar !!!


* Uma outra coisa que iguala O PT e o PSDB na administração do país é a adoção do fator previdenciário. Uma das maiores barbaridades já cometidas contra o trabalhador brasileiro. Verdadeira usurpação de direitos e quebra de contrato. Instituído por FHC contra os votos do PT, mas mantido pelo PT quando no poder desde o primeiro governo Lula. Este, inclusive, num ato de "traição de classe" VETOU o fim do fator previdenciário votado pelo congresso.

* Segundo o Dieese, o fator previdenciário prejudica todos os/as trabalhadores/as que pretendem se aposentar por tempo de contribuição. O prejuízo é maior para os que ingressaram precocemente no mercado de trabalho e começaram a contribuir mais cedo para a Previdência Social e que atingem o tempo de contribuição mínimo requerido na faixa dos 50/55 anos de idade. Trata-se de um mecanismo prejudica principalmente os mais pobres, que precisam começar a trabalhar mais cedo.
Criado na era FHC, o fator foi uma resposta à impossibilidade de aprovação de uma idade mínima de aposentadoria. Esse era o real objetivo do governo na época. Como não deu certo, FHC inventou o mecanismo, que reduz fortemente o valor das aposentadorias em idades ditas como “precoces”, para forçar os trabalhadores a permanecerem vários anos a mais na ativa, para poderem se aposentar sem perdas. O governo Dilma alega que o redutor gera uma “economia” de R$ 10 bilhões por ano, e que os cofres públicos não podem abrir mão.

* A Previdência Social não pode ser analisada em separado do tripé da Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdências Social. A Constituição de 1988 criou diversas fontes de financiamento específicas para esta área, mas desde FHC e complementado por Lula e Dilma estes recursos vem sendo desviados de suas funções constitucionais. Quem não lembra da famosa DRU - Desvinculação de Receitas da União, criado por FHC, com voto contrário do PT, que depois a adotou quando governo, que desvia de imediato 20% de todas as receitas da Seguridade Social e aloca, normalmente, na conta do superávit primário, ou seja, economia que o governo faz para pagar mais juros aos banqueiros.
Qualquer estudo sério mostra que a Seguridade Social é superavitária, mas o governo e a grande mídia esconde os dados reais e não discute a questão, exceto pela ótica neoliberal que concorda com todas estas retiradas de recursos.

* Mais tarde as rapidinhas e um belo artigo dos mais "provocadores" !!

Um comentário :

  1. "Uma rede de ciclovia integrada" Esse é o Bartolomeu, digo o Cláudio Leitão.
    Melhoras, tudo de bom, espero que sai dessa fase, a qual está passando, porque quero continuar vendo você lutando e pedalando próximo a lua como aquela cena do filme ET. Quem dera se os governantes pensassem na construção de uma ciclovia, Mas eles só pensam neles, E grande parte da população também.

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