segunda-feira, 19 de maio de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Na semana passada a nossa "vigilante" Câmara de Vereadores aprovou uma suplementação para a Saúde de 40 milhões de reais. Aprovado por unanimidade e sem nenhuma discussão. O investimento na saúde é importante porque a cidade "pede socorro" nesta área. Mas para onde vai este dinheiro? Como será investido ?
Isso nem o governo diz, pois dar esclarecimentos a população de como e onde investe o dinheiro público não é o forte "destes caras" e nem a Câmara se preocupou em debater e esclarecer para o distinto povo cabofriense.

* É a Câmara da aprovação imediata e do golpe de vista !!

* Não custa lembrar que quando este "novo" velho governo Alair assumiu, de fato, encontrou um quadro triste na saúde da cidade, fruto da incompetência do governo anterior do ex-prefeito Marcos "Cheio de Processos" Mendes. Declarou para a mídia que tinha detectado, através de uma auditoria, uma série de fraudes em licitação e desvios de dinheiro público. Só falou !

* Não tomou nenhuma providência no sentido de determinar a Procuradoria que impetrasse uma ação civil pública para responsabilizar os antigos gestores e nem divulgou para a população o montante desviado. Sem meias palavras, o nome disso é RABO PRESO !!!
E tem gente que acredita que se um puder ferra o outro. Esta falsa polarização é o maior embuste político desta cidade, mas parece que grande parte da população nem liga e nem presta atenção alguma !!


* Dificilmente em Cabo Frio entra recursos federais que não sejam os repasses de praxe. As secretarias não tem corpo técnico para elaborar projetos e pleitear estes recursos que estão disponíveis em várias áreas do governo federal, inclusive nos bancos de fomento. Há possibilidades também de obter recursos em instituições internacionais, como por exemplo, o BID, que estimula projetos de habitação popular em vários países no mundo. A nomeação de secretários unicamente por critérios políticos, baseados num largo arco de alianças dá nisso. Se o secretário não entende da pasta como vai montar um corpo técnico ? Vai gerenciar quem sabe mais do que ele?

* Habitação Popular, Saúde, Educação, Saneamento, Esporte, Pesca, Turismo e outras, são áreas de possibilidades. Para quem anda reclamando que a arrecadação está diminuindo seria o momento de buscar alternativas compensatórias, mas falta competência administrativa e vontade política de mudar este modelo arcaico de gestão pública.


* O comportamento do brasileiro em relação ao voto pouco mudou nos últimos anos. Ele reflete o caráter conservador da sociedade brasileira, embrião de nossa representatividade política. As manifestações de junho de ano passado e seus consequentes reflexos criaram alguma expectativa de mudança para 2014 e 2016. É preciso assumir riscos e responsabilidades para um processo renovador. Informação, ousadia, coragem e uma certa dose de radicalidade são ingredientes necessários para banir do poder aqueles políticos que fazem parte desta "velha ordem" estabelecida que se distanciaram das demandas populares.

* Esta insatisfação pode desembocar para duas vertentes:
1 - O aumento dos votos brancos e nulos, dando um caráter de negatividade às eleições.
2 - A possibilidade de renovação dos quadros políticos, principalmente no legislativo.
Uma resposta precisa ser dada ao caos instalado no ambiente político. As escolhas vão depender da vontade e visão de mundo de cada um. Não podemos ficar apenas no terreno das lamentações.


* A PEC do Trabalho Escravo deve ser votada na Câmara dos Deputados no dia 27 de maio. Ela prevê a expropriação das terras para serem destinadas a reforma agrária, onde seja detectado e provado a instituição de trabalho escravo ou situações análogas. Esta PEC vem tramitando desde 1999 e sua votação vem sendo sistematicamente impedida pela bancada ruralista, que inclusive tem deputados e senadores indiciados.

* É inaceitável que nos tempos atuais tenhamos que conviver com esta criminosa exploração de seres humanos em regime de trabalho escravo. Abaixo, no blog, você encontra um artigo do Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL-RJ), intitulado "ESCRAVIDÃO EM TEMPOS MODERNOS" que aborda a questão e denuncia a existência destes fatos chocantes nos tempos atuais. Vale a pena ler e tomar conhecimento. Confira um trecho:

"Após 13 horas golpeando o canavial da fazenda com seu facão, o negro Romário chega, sob os últimos raios de Sol, ao barraco minúsculo onde vive trancafiado com outros três homens, igualmente escravizados e negros. O espaço não tem janela, água tratada e conta apenas com duas camas. Apesar disso, ele precisa comer os restos que o capataz lhe oferece e descansar: às 4 horas do dia seguinte, a labuta recomeça. Se resistir, será agredido com chicotadas e pauladas.
A cena poderia estar registrada no diário de algum cronista que passou pelo Brasil colonial no século XVII e visitou engenhos de açúcar no Recôncavo Baiano ou no litoral de Pernambuco. Infelizmente, não é o caso. Embora subjugados pela miséria, Romário Rosa e seus companheiros de lida eram homens livres até chegarem a uma fazenda na localidade de Angelim, em São Fidelis, no Norte Fluminense. Enganados pelo proprietário, foram escravizados por mais de dez anos. No dia 26 de abril, a polícia prendeu três pessoas: o fazendeiro, seu filho e o capataz."


* Por falar em matéria revoltante, hoje, o ministro do STF, Teori Zavascki, determinou em medida liminar a soltura dos réus da Operação Lava Jato, dentre eles o doleiro Alberto Youssef, o rei das transferências fraudulentas de dólares para fora do país de empresários e políticos corruptos, devido aos rigores metodológicos na interpretação da Lei. As provas recolhidas pela PF são irrefutáveis, mas para os bandidos do "andar de cima" tem essas benesses. O juiz federal que cuidava do caso aponta para possíveis fugas dos culpados, tendo em vista que são bandidos com muita grana escondida. Veja mais detalhes de acordo com o site de notícias do UOL :

"O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira o relaxamento da prisão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, do doleiro Alberto Youssef e dos demais investigados na Operação Lava Jato que ainda estavam detidos. O ministro também decidiu avocar para si todos os oito processos que estavam em tramitação na 13ª Vara Federal de Curitiba. Entre os investigados a serem soltos está também Rene Luiz Pereira, suspeito de envolvimento com o tráfico internacional.
A decisão de Zavascki ocorreu depois de um pedido da defesa de Paulo Roberto Costa. O ex-diretor da Petrobras argumentou sobre a competência da Justiça Federal do Paraná para decretar sua prisão."

* Os bandidos do "andar de baixo", que não podem pagar advogados caros, especialistas nas protelações e brechas da lei, são trancafiados em celas sub-humanas sem direito a nenhum destes rigores de métodos. Vários nem deveriam estar presos sem condenação.
O Poder Judiciário no Brasil foi feito para funcionar assim desde a nossa fundação como nação. Uma Justiça elitista, cara e segregacionista !!


* E por falar em injustiça, este post com a frase do bispo sul africano Desmond Tutu diz tudo.
Não precisa de mais comentários !!


* Uma reflexão sobre Capitalismo e Democracia, por Ellen Wood, Professora de Ciência Política na Universidade de York, Toronto, Canadá

“Interessa-me deixar claro desde o começo que para mim, o capitalismo é em sua análise final incompatível com a democracia, se por “democracia” entendemos tal como o indica sua significação literal, o poder popular ou o governo do povo. Não existe um capitalismo governado pelo poder popular no qual o desejo das pessoas seja privilegiado aos dos imperativos do ganho e da acumulação e, no qual, os requisitos da maximização do benefício não ditem as condições mais básicas de vida. O capitalismo é estruturalmente antitético em relação à democracia, em princípio, pela razão histórica mais óbvia: não existiu nunca uma sociedade capitalista na qual não tenha sido atribuído à riqueza um acesso privilegiado ao poder. Capitalismo e democracia são incompatíveis também, e principalmente, porque a existência do capitalismo depende da sujeição aos ditames da acumulação capitalista e às “leis” do mercado das condições de vida mais básicas e dos requisitos de reprodução social mais elementares, e esta é uma condição irredutível. Isso significa que o capitalismo necessariamente situa cada vez mais esferas da vida cotidiana fora do parâmetro no qual a democracia deve prestar conta de seus atos e assumir responsabilidades. Toda prática humana que possa ser convertida em mercadoria deixa de ser acessível ao poder democrático. Isso quer dizer que a democratização deve ir da mão da “desmercantilização”. Mas desmercantilização por definição significa o final do capitalismo.”

* Mais tarde mais um Papo Reto e as Rapidinhas....................

6 comentários :

  1. Quem lê essa "aplicação de analgésico" do nosso colega blogueiro, pensa que ele é anestesista ou que atual prefeito entrou dia 01 de janeiro de 2014. Ah, caro, colega, se o atual prefeito encontrou um "quadro triste na saúde" deixado pelo ex-prefeito, já deu tempo de sobra para renovar a "pintura" do quadro ou colocar outro quadro na parede, não é? Esse justifica para explicar ou aliviar a incompetência não "cura" mais. Ou seja, perdeu o prazo de validade. Eu juro, que não entendi e não estou entendendo o "diagnóstico" do colega. Quer curar o incurável? Que fechar uma "ferida", que está "inflamada".? Ainda não percebeu que congênita? Oh, .nessa atual "mata", já falei que não tem esperança.

    ResponderExcluir
  2. O diagnóstico é simples. A saúde na cidade é horrorosa há 18 anos. Muito abaixo da necessidade da população e do orçamento que é possível disponibilizar. Ela é quase toda terceirizada e privada. Já enriqueceu e elegeu muita gente. Tá na cara, mas tão na cara que qualquer "médico" no primeiro período consegue ver.

    ResponderExcluir
  3. Cara, você está no Brasil. Ou pegou carona no "avião" dos "redatores" dos tabloides Alairzistas e está "morando" Suíça? E antes dos 18 anos a saúde era bonita? Será? Entre no "túnel do tempo" ou pergunte a quem realmente sofria e precisava da saúde. Meu pai foi um, que precisava de ambulância, para fazer tratamento no Rio, era um martilho e quando conseguia uma ambulância toda amarrada de arame, levantava as mãos pro céu.
    Colega, liberte-se do passado. Está muito preso ao passado. Bem, Marquinho governou, por oito anos e o Alair só governou por dez anos? Errou na "química"?
    Os "médicos" do atual governo viam muitas coisas, mas só viam, não é? ,Depois que foram colocados nos "consultórios", você está vendo a "diarreia" que está dando. Ver não significa que sabe resolver ou consegue resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 questões:
      1 - Estou me referindo ao período pós royalties. Isso transformou nosso orçamento e avançamos muito pouco em relação a magnitude orçamentária.
      2 - A História nos ensina que para entender o presente e projetar o futuro é preciso olhar o passado.
      3 - É minha opinião e você não é obrigado a concordar.

      Excluir
    2. Tanto não sou obrigado a concordar que não concordei....rsrs

      Excluir
    3. Tranquilo, faz parte do ambiente democrático das redes sociais.

      Excluir