domingo, 3 de maio de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Pela nova composição do secretariado municipal de Cabo Frio nota-se que a tal propalada "reforma administrativa" não passou de um "track". Reduziu o número de secretarias, mas manteve as estruturas sub-adjacentes com secretários adjuntos, subsecretários, superintendentes, coordenadores, etc.

* A diferença salarial entre as faixas é mínima, o que mostra que não produzirá praticamente nenhuma economia no "andar de cima" da administração pública. É um reforma de enganação, com os nomes repetidos, porem "sentados em outras cadeiras". Permanece o critério apenas político para as nomeações. Não que seja de todo errado, o critério político para cargos de confiança é normal, mas há que se ter um mínimo de preparação técnica para os cargos, fato que ocorre apenas em raros casos.

* A única mudança real foi a troca na Secretaria de Educação. A parentada ficou intocável, reafirmando o auto grau de nepotismo no governo. Aliás, as secretarias mais importantes estão nas mãos da parentes: irmão, filha, genro, agregados, etc.

* Nada mais normal. Nada mais igual do que ocorre há 20 anos, tanto neste "novo" velho governo Alair quanto no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Essa é a marca. Estes são os traços e laços comuns.

* Engraçado é ver a cara de pau dos aliados do ex-prefeito Marquinhos criticando tudo isso. Subestimam nossa memória e nossa inteligência !!

* A crise é de falta de gestão. A crise é de incompetência. Veja abaixo a configuração da "dança das cadeiras" sem os devidos "penduricalhos":

Secretaria de Administração – Luiz Eduardo Tavares Monteiro
Secretaria de Agricultura e Abastecimento – José Faustino Júnior
Secretaria de Assistência Social – Carolina Trindade Corrêa
Secretaria de Educação – Juciara Noronha Dimas
Secretaria de Esportes – Alfredo Luiz Nogueira Gonçalves
Secretaria de Fazenda - Axiles Francisco Corrêa
Secretaria de Governo – Antônio Martins de Oliveira Filho
Secretaria de Meio Ambiente – Jailton Dias Nogueira Junior
Secretaria de Obras – Antônio Paulo dos Santos Castro
Secretaria de Ordem Pública – Renato Vianna de Souza
Secretaria de Saúde – Carlos Ernesto Dornellas
Secretaria de Serviços Públicos – Rodrigo Tortelly Paranhos
Secretaria de Transportes – Victor Moreira dos Santos
Secretaria de Turismo – Dirlei Pereira
Procuradoria Geral do Município – Advogado José Rosival Barbosa Campos
Controladoria Geral do Município – Advogado Carlos Augusto Cotia
Fundação de Cultura de Cabo Frio (a ser criada um dia quem sabe...) – José Facury Heluy

* Resta saber o que vai acontecer com os "fantasmas". Ué, existiam fantasmas na folha de pagamento do município ?
Que coisa, hem !!


* Um outro aspecto que iguala estes dois governos que infelicitam a população há 20 anos é o discurso religioso. Vazio como o banner acima, é usado para iludir, justificar e procrastinar todas as falhas cometidas com a população na adoção das políticas públicas essenciais. A população não vê e nem se sente contemplada com os quase 8 bilhões arrecadados no período. Tem gente que diz que "eles" falam de Deus de manhã e na calada da noite desviam os recursos públicos. Os processos judiciais das mais diversas origens estão aí para comprovar este fato.
Vale lembrar aquele velho dito popular: " Não se põe remendo novo em pano velho".

* Aliás, como tinha pastor evangélico "trabalhando" na prefeitura. Uma festa para Jesus !!
Isso dito pelo próprio prefeito.


* Um absurdo e ao mesmo tempo uma covardia com o povo brasileiro. Os juros do cheque especial atingiram a marca de 220,4% ao ano de acordo com os números divulgados pelo Banco Central, na última sexta-feira, dia 24 de abril. Com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde dezembro de 1995, quando ficou em 242,2% ao ano, ainda no governo FHC.

* Para se ter uma ideia da escalada deste aumento nos últimos meses, no fim de 2013, os juros do cheque especial estavam em 148,1% ao ano, ou seja, um crescimento de 72,3% nos últimos 15 meses. Já os juros do cartão de crédito rotativo, que incidem quando os clientes não pagam a totalidade de sua fatura, chegou a 345,8% ao ano em março, a mais alta de todas as modalidades de crédito. É o maior patamar desde o início da série histórica em março de 2011.

* Com as seguidas altas da taxa Selic, as taxas de todas as modalidades de empréstimo e financiamentos também subiram. Um destaque é o aumento da taxa de juros para financiamento da casa própria feito pela Caixa Econômica Federal. O crédito ficou mais caro e as condições de vida da população sofrem o impacto desta alta.
Enquanto isso os bancos batem todos os recordes de lucro, conforme também foi divulgado na semana passada e o país segue gastando metade do orçamento para o pagamento de juros e serviços da dívida pública.

* Conforme temos denunciado com muita frequência aqui no blog, é uma verdadeira extorsão, praticada com a conivência da lei e o máximo que o Banco Central recomenda é que a população evite o uso do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, como se fosse uma simples questão de escolha, sem levar em consideração o quanto as famílias estão endividadas e seus orçamentos comprometidos. Recentemente uma pesquisa mostrou que 61% das famílias brasileiras possuem algum grau de endividamento.

* Esses dados são ainda mais alarmantes combinados com outros, como o que foi divulgado esta semana pelo IBGE de que o rendimento real dos trabalhadores teve a maior queda mensal dos últimos 12 anos. Deste o início do segundo governo Dilma, o modelo econômico adotado, ao contrário do que foi defendido durante a campanha eleitoral, tem caráter recessivo e onera os mais pobres e a classe média. O modelo privilegia o capital financeiro e os rentistas, tentando com isso conter a inflação e alavancar investimentos, mas na prática, aprofunda os graves problemas do país, gera endividamento das famílias e queda no poder de consumo causando mais desaleração da economia e desemprego.

* O modelo é saudado como a uma única alternativa possível pela chamada grande imprensa, que critica Dilma, mas poupa o ministro Joaquim Levy. O ajuste fiscal é tratado como se fosse uma medida prudente e saneadora, sem levar em consideração que os cortes nos gastos públicos em áreas fundamentais e o corte de direitos no seguro desemprego, pensão por morte e abono salarial aprofundam ainda mais a desigualdade e penalizam os mais pobres.

* Esse verdadeiro "austericídio" cometido pelo governo Dilma já mostrou suas deletérias consequências em vários países da Europa, como Espanha, Grécia e Portugal, onde os índices de desemprego batem recorde e a população busca alternativas opostas ao receituário neoliberal para enfrentar a crise. Não precisamos ir muito longe, basta recordar o governo FHC e verificar que as chamadas saídas ortodoxas significam, na verdade, mais transferência de dinheiro dos mais pobres para os mais ricos e aumento da desigualdade.

* O problema é que quanto mais o governo Dilma é atacado e mais perde popularidade, mais se agarra às saídas conservadoras. Como um mantra pratica aquilo que o mercado quer dando amplos poderes ao ministro Joaquim "Mãos de Tesoura" Levy. A tendência é o governo agonizar à direita, enquanto o povo sofrerá na pele as consequências de uma política econômica irresponsável, que promete uma coisa, mas leva à outra. Se não quisermos continuar batendo recordes em taxas de juros é hora de mudar o modelo econômico.


* O PSOL protocolará na próxima semana, na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, representação contra o governador do Paraná, Beto Richa, devido aos atos de violência contra os professores, acontecidos nos últimos dias. A representação, que será assinada pela bancada do partido, tem a finalidade de solicitar ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apure as responsabilidades penal, civil e administrativa de todos os envolvidos nos atos de violência contra os professores no Estado do Paraná, em especial do governador Beto Richa. Conforme a Lei Complementar 75/1993, a PGR é o órgão competente para investigar governadores de estado.

* Não podemos naturalizar as atrocidades. Uma ação tão desmedida da autoridade policial, com aval do governador, é um atentado não apenas às pessoas, mas à própria lei. O Ministério Público, que é o fiscal da ordem jurídica democrática, precisa apurar as responsabilidades pela barbárie.

* O PSOL tem lado, o lado do trabalhador, o lado dos professores !!


* A rede social está assim. As pessoas são intolerantes a qualquer crítica política e tentam defender "seus chefes" usando agressões pessoais e expressões chulas. Usam o anonimato porque são covardes e não tem coragem de mostrar a cara. Tudo que escrevo assino em baixo. Veja abaixo uma destas agressões postadas no blog e que mereceu a minha resposta:

"Anônimo 2 de maio de 2015 13:38
Voce é um babaca que só fala merda. Nao tem voto e nem vai arrumar escrevendo estas merdas. Vai aprender a fazer política. Faça alguma coisa de bom para as pessoas. Otário perdedor, não adianta se candidatar que não vai ganhar nunca. "

Resposta:

"Cidadania e Socialismo 3 de maio de 2015 05:20
Conforme comentei, de vez em quando, vou postar as agressões que recebo e que não publico aqui no blog. São manifestações raivosas, intolerantes, coisa de gente acéfala que não tem argumentos para contraditar nenhuma crítica política. Tem outras piores, mais chulas e mais agressivas. Os caras pensam que me atingem e que vão me calar.
É triste, mas eu entendo estes beócios, pois eles para “ganhar o pão” precisam antes “babar o ovo” !!"

* Podem continuar mandando !!


* O blog tem crescido em acesso e talvez isso justifique o aumento dos ataques. O blog Iniciativa Popular Búzios publicou esta semana uma avaliação do site ALEXA sobre os blogs na região dos Lagos. Confira abaixo:

"Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 2/Maio/2015, segundo o Alexa.

Dois novos sites entraram para o ranking dos dez melhores sites e blogs da Região dos Lagos segundo o Alexa: o blog pedetista "Búzios em Pauta" (7º) e o blog Redação Final Búzios" (9º) da radialista Beth Prata. Deixaram o ranking: "Cabo Frio Agora" (8º) e Jornal Primeira Hora (10º). Dois blogs de pedetistas de Cabo Frio trocaram de posição: o blog do Rafael Peçanha saiu da 4ª para a 6ª; e o Jornal do Totonho fez o caminho inverso, subindo da 6ª para a 4ª. Permaneceram na mesma posição do mês anterior os blogs RC 24H (1º), IPBUZIOS (2º), o blog alairista JOSE FRANCISCO ARTIGOS (3º), Jornal Folha de Búzios (5º) e o blog Cidadania e Socialismo (8º) do companheiro Claudio Leitão do PSOL de Cabo Frio. O blog do Repórter Eduander Silva caiu da 7ª para a 10ª posição."


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Souza:

"Admirado com a aula magna de cidadania ministrada pelo decano Beto Richa, o bacharel Geraldo Alckmin enviou a Tropa de Choque Paulista para um intercâmbio no Paraná. "Temos muito o que aprender com a polícia curitibana. Aqui em São Paulo sequer usamos pitbulls, por exemplo", explicou o governador paulista, com um ar desenxabido.
Catedráticos neoliberais elogiaram o modelo de repressão em tempo integral implementado por Beto Richa. “Era hora de dar um rumo de homem a essa cidade. Chega dessa viadagem de festival de teatro, Curitiba agora assume sua face de macho comedor”, filosofou Luiz Felipe Fondue, da província de São Paulo. Beto Richa reagiu com modéstia aos elogios: “É bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada", desconversou, segurando um porrete na mão".


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MANIFESTO COMUNISTA
III - Literatura Socialista e Comunista
O SOCIALISMO REACIONÁRIO
3 - O Socialismo Alemão ou o "Verdadeiro Socialismo"

A literatura socialista e comunista da França, nascida sob a pressão de uma burguesia dominante, expressão literária da revolta contra esse domínio, foi introduzida na Alemanha quando a burguesia começava a sua luta contra o absolutismo feudal.
Filósofos, semi-filósofos e impostores alemães lançaram-se avidamente sobre essa literatura, mas esqueceram que, com a importação da literatura francesa na Alemanha, não eram importadas ao mesmo tempo as condições sociais da França. Nas condições alemãs, a literatura francesa perdeu toda significação prática imediata e tomou um caráter puramente literário. Aparecia apenas como especulação ociosa sobre a realização da natureza humana. Por isso, as reivindicações da primeira revolução francesa. só eram, para os filósofos alemães do século XVIII, as reivindicações da “razão prática” em geral; e a manifestação da vontade dos burgueses revolucionários da França não expressava a seus olhos senão as leis da vontade pura, da vontade tal como deve ser, da vontade verdadeiramente humana.

O trabalho dos literatos alemães limitou-se a colocar as idéias francesas em harmonia com a sua velha consciência, filosófica ou, antes, a apropriar-se das ideias francesas sem abandonar seu próprio ponto de vista filosófico.
Apropriaram-se delas como se assimila uma língua estrangeira: pela tradução.

A esta interpolação da fraseologia filosófica nas teorias francesas deram o nome de “filosofia da ação”, “verdadeiro socialismo”, “ciência alemã do socialismo”, “justificação filosófica do socialismo”, etc.
Desse modo, emascularam completamente a literatura socialista e comunista francesa. E como nas mãos dos alemães essa literatura deixou de ser a expressão da luta de uma classe contra outra, eles se felicitaram por ter-se elevado acima da “estreiteza francesa” e ter defendido não verdadeiras necessidades, mas a “necessidade do verdadeiro”; não os interesses do proletário, mas os interesses do ser humano, do homem em geral, do homem que não pertence a nenhuma classe nem a realidade alguma e que só existe no céu brumoso da fantasia filosófica.
Esse socialismo alemão que tão solenemente levava a sério seus desajeitados exercícios de escolar e que os apregoava tão charlatanescamente, perdeu, não obstante, pouco a pouco, seu inocente pedantismo.

Desse modo, apresentou-se ao verdadeiro socialismo a tão desejada oportunidade de contrapor ao movimento político as reivindicações socialistas. Pôde lançar os anátemas tradicionais contra o liberalismo, o regime representativo, a concorrência burguesa, a liberdade burguesa de imprensa, o direito burguês, a liberdade e a igualdade burguesas; pôde pregar às massas que nada tinham a ganhar, mas, pelo contrário, tudo a perder nesse movimento burguês. O socialismo alemão esqueceu, muito a propósito, que a crítica francesa, da qual era o eco monótono, pressupunha a sociedade burguesa moderna com as condições materiais de existência que lhe correspondem e uma constituição política adequada — precisamente as coisas que, na Alemanha, se tratava ainda de conquistar.

Para os governos absolutos da Alemanha, com seu cortejo de padres, pedagogos, fidalgos rurais e burocratas, esse socialismo converteu-se em espantalho para amedrontar a burguesia que se erguia ameaçadora. Juntou sua hipocrisia adocicada aos tiros e às chicotadas com que esses mesmos governos respondiam aos levantes dos operários alemães.
Se o verdadeiro socialismo se tornou assim uma arma nas mãos dos governos contra a burguesia alemã, representava além disso, diretamente, um interesse reacionário, o interesse da pequena burguesia alemã. A classe dos pequenos burgueses, legada pelo século XVI, e desde então renascendo sem cessar sob formas diversas, constitui na Alemanha a verdadeira base social do regime estabelecido.

Por outro lado, o socialismo alemão compreendeu cada vez mais que sua vocação era ser o representante grandiloqüente dessa pequena burguesia. Proclamou que a nação alemã era a nação tipo, e o filisteu alemão, o homem tipo. A todas as infâmias desse homem tipo deu um sentido oculto, um sentido superior e socialista, que as tornava exatamente o contrário do que eram. Foi consequente até o fim, levantando-se contra a tendência “brutalmente destruidora” do comunismo declarando que pairava imparcialmente acima de todas as lutas de classes. Com poucas exceções, todas as pretensas publicações socialistas ou comunistas que circulam na Alemanha pertencem a esta imunda e enervante literatura.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do genial José Simão:

"A diferença entre a Dilma e o Collor é que o Collor confiscou tudo duma vez e a Dilma tá confiscando aos poucos!"


* Título merecido, embora com um time bastante limitado. O time mostrou muita garra durante todo o campeonato, principalmente nas finais, derrotando o Flamengo e o Botafogo.
Entretanto, o título não pode cegar os dirigentes para as carências do time. Vem aí o Brasileiro e o time precisa de reforços de qualidade no meio de campo e no ataque.

* O Vasco teve que ganhar dois títulos para valer um. Desta vez não teve apito.
O campeão voltou !!


* Mais tarde um polêmico artigo sobre o momento político nacional !!

7 comentários :

  1. Em Cabo Frio tudo é só papo, nada muda, o povo não quer mudar nada, é acomodado e gosta das molezas que os políticos dão, pelo menos a maioria.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de mudança, de fato, não é tarefa simples, mas precisa ser tentado. Na omissão é que não mudamos nada mesmo. Começa, as vezes, com uma vanguarda e depois vai adiante.
      "Nada deve parecer impossível de mudar", já dizia Brecht no século passado.

      Excluir
  2. Leitão prepara para cair de novo no brasileirão, aahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Só leio aqui críticas ao Alair. tem erros, mas tem muitos acertos. voce está ficando igual aos blogueiros janistas.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, cada blog tem o seu perfil. Aqui procuro despertar o senso crítico das pessoas. Publico sim quando acerta, o problema é que acerta pouco e governa em cima daqueles padrões conservadores, sem participação popular e sem transparência. Tem blogs governistas acríticos que são correias de transmissão e extensão do governo. Os blogs janistas/marquinistas só fazem críticas a Alair e poupam Marquinhos e Pezão. O nosso não, tem independência total. A sociedade é diversa e plural, logo, leia todos e tire suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  5. Quais são os acertos do governo Alair, anônimo?

    ResponderExcluir