quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

* EUROPA TERÁ REDE DE CICLOVIAS DE 70 MIL QUILOMETROS.

Até 2020, Eurovelo ligará 43 países. Terá trechos urbanos e rodoviários, favorecerá turismo histórico e ecológico. Irá da Rússia a Portugal e da Finlândia à Sicília

Até 2020, 43 países da Europa, incluindo os membros da União Europeia, serão conectados pela Eurovelo, uma rede que ligará 14 ciclovias do bloco, em um total de 70 mil quilômetros de extensão.

Não é pouco. Para se ter uma ideia, a circunferência da Terra tem 40 mil quilômetros, pouco mais da metade do que terá a Eurovelo. O principal objetivo da ciclovia é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, tanto para os percursos dentro das cidades quanto para rotas mais longas, que liguem um município ao outro.

Outro aspecto que pretende ser incentivado é o turismo sustentável, já que as ciclovias valorizarão as rotas que passam por edifícios e monumentos históricos, museus e também regiões típicas no interior dos países.

As quatro principais ciclovias serão: a rota da Costa Atlântica, com 8.186 quilômetros de extensão, a rota do Sol, com 7.409 quilômetros de distância, a rota do Mar Báltico, com 7.980 quilômetros, e a rota Iron Curtain Trail, com 10.400 quilômetros.

A rota da Costa Atlântica conectará Noruega, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Portugal. A rota do Sol também inicia na Noruega, mas continua pela Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, República Tcheca, Áustria, Itália e Malta.

Já a rota do Mar Báltico passará por Polônia, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia e Lituânia. Por fim, a rota Iron Curtain Trail, a maior da rede, unirá a Europa Ocidental com a Oriental, passando por 20 países.

O site da Eurovelo várias dicas de passeios a serem realizados, a exemplo das rotas cinco, seis e oito, que possuem ciclovias que passam por regiões de vinícolas. Além disso, a página disponibiliza um mapa das rotas, também com diversas sugestões para aproveitar o cicloturismo.


Por Jéssica Lipinski, no Instituto Carbono Brasil

4 comentários :

  1. Mandou bem! O " prefeito gosta de obras faraônicas". Mas acho que uma ciclovia não entra nessa linha. Prefeito, secretários, vereadores andam de bicicletas? Nem imagino isso!
    A cultura do Brasil é outra. Bicicleta no Brasil é coisa de pobre.

    Já que assunto é mobilidade, coisa rara na cidade, A "princesinha" da Região dos Lagos, mais conhecida como Dona Salineira, não sei se comprou ou reformou "uns" ônibus com ar condicionado, escreveu: BÚZIOS . Apresentou com aquela mania de eu sou mais eu(ela),
    como ônibus para a linha: RAZA-CENTRO(BÚZIOS), com direito um selfie do prefeito de Búzios Dr. André, dentro de um ônibus. Normal? Claro que é. Prefeitos só andam de ônibus, desde que eles estejam parados. Eu não entendi, o porque do "tatoo" com no nome da cidade. Acontece, como tudo é BAGUNÇADO mesmo e tudo ERRADO no transporte público da região, ninguém "vê" nada mesmo, tem um Ônibus 766, pra baixo e pra cima fazendo a linha intermunicipal. Pode isso? Devo poder, não é. Quem "manda" mesmo?
    Vem cá! Foi apresentação digna de quem venceu uma licitação. Estranho, não é? ônibus padronizados iguais aos de Araruama, apenas para uma linha. Será que vai ter mais?

    ResponderExcluir
  2. Ah, Cláudio Leitão, enquanto aguarda a construção da ciclovia eu recomendo passar: TF7 na sua bike. De preferência, comprar todos os lotes da fabrica. Sabe como é: cidade praiana, encostada no canto é prato cheio para as ferrugens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, mas que projeto sensacional este lá Europa, cara. 70 KM de ciclovias, você com uma bike e pouca grana roda praticamente a Europa toda.

      Excluir
    2. Colega, Europa. Outra cultura, outra forma de pensar e outro nível. No Brasil bicicleta é "sinônimo" de pobreza. Não sei se você já reparou como o sonho da maioria dos brasileiros(grande parte pobres) é comprar carro. Não importa se os dentes estão cariados, roupas surradas (furadas), saúde debilitada, mas o carnê da grossura de uma bíblia está na bolsa pra pagar. De óculos escuros, tirando onda e no maior aperto financeiro e ainda gritam: "sai da frente com essa m......@., quando a gente está de bicicleta. Educação no trânsito é complicado.
      Na Holanda que você sempre elogia, 90% da população tem bicicleta. No Brasil . Na Itália andar de bicicletta( em italiano, porque vc disse: que pode) é elegante. Além de bicicleta ter um imposto alto, pra caramba, nunca será uma opção no Brasil.
      Você já leu ou já viu? Como a imprensa brasileira fica estarrecida, quando ver atores famosos andam de metro nos Estados Unidos e Europa. É colega, vira notícia. Mas não é da maneira que a gente gostaria de interpretar no imaginário.

      Excluir