segunda-feira, 18 de agosto de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* É impressionante a "cara de pau" de alguns políticos de Cabo Frio e da Região dos Lagos de maneira geral, principalmente em eventos religiosos, independente da religião professada. Vários deles "aprontam todas" em período eleitoral e "fazem misérias com o dinheiro público" enquanto ocupam cargos públicos. Outros ostentam uma evolução patrimonial incompatível com a renda auferida nos referidos cargos. Alguns possuem uma "folha corrida processual" de dar medo. Durante o dia rezam para Deus, porém a noite ............!

* Se elegem e reelegem com a passividade e a cumplicidade de grande parte da população. Alguns por falta de educação, cidadania e consciência política, outros porque querem recolher as migalhas que caem das mesas fartas destas "raposas" que tomam conta do "galinheiro municipal" há vinte anos.


* A mudança só ocorrerá por ação coletiva, mas cada um precisa fazer a sua parte. O clima de insatisfação política ecoa nas ruas e redes sociais. Falta a compreensão adequada do tipo de mudança política pretendida e sua profundidade. Uma pesquisa recente retrata que 7 em cada 10 pessoas querem mudanças na política. O momento do voto, a via institucional, é o único caminho disponível neste momento. É onde o voto de um humilde trabalhador tem o mesmo valor do voto de um banqueiro rico. A diferença é que o banqueiro "patrocina" candidatos e partidos e o trabalhador assolado pela dureza do dia a dia, muitas vezes, sucumbe aos favores e assistencialismos presentes neste período, deixando de exercer sua cidadania e a livre escolha pelo voto e acaba elegendo e reelegendo seus próprios opressores.

* Entretanto, não podemos generalizar, pois tem vários políticos defendendo as demandas da classe trabalhadora e atuando de forma republicana no ambiente político que precisam continuar. Estes merecem o voto da continuidade.

* Um trecho do artigo publicado logo abaixo, aqui no blog e que teve muitos acessos, na seção "OLHO NO VOTO" de autoria de Leno Danner, intitulado "Eleição é renovação", aborda de forma clara esta questão. Confira:

"As eleições têm esse indiscutível sentido e apelo por renovação. É óbvio que, por um lado, elas escancaram o lado sujo e podre da política, a saber, a tentativa de manutenção das mesmas elites, das mesmas famílias, dos mesmos grupos políticos, as alianças imorais apenas para se conquistar mais cargos e influência, as conexões com grupos econômicos privados, etc.; por outro lado, elas deixam explícito que qualquer transformação mais efetiva de nossa sociedade depende de que nós, eleitores e cidadãos, possamos renovar a vida política nacional, especificamente por meio da escolha de novos representantes."


* Uma coisa tem que ficar clara. Político não é celebridade !!
É um servidor público que ganhou este cargo pela via do voto. Tem que receber da população votante a devida fiscalização e a cobrança sobre suas propostas antes da eleição. Este texto abaixo, publicado no face pelo professor Moacir de Souza, deixa clara esta questão:

"A cada eleição nas três esferas do legislativo, surgem saltitantes e serelepes, jogadores e dirigentes de clubes recém-filiados a partidecos com contratos de locação em consonância com o quantitativo de votos do candidato.
Romário é um dos titulares deste time. O ápice que o baixinho atingiu no engajamento político antes dessa jornada de oportunismo foi ter tirado o título de eleitor. As razões de tantos paraquedas na política, e suas bolas furadas, vicejam nos partidos de locação, nos torcedores com quizila mental, no egocentrismo transbordante e em outros motivos sem nenhuma nobreza.
Com o conforto de uma grande produção por trás, sua estrutura de campanha ao Senado é capaz de causar inveja a todas as torcidas.
Gente encarregada pelas filmagens, pelos equipamentos de som, contato com a imprensa, planejamento do trajeto e o bem-estar do craque. Toalhinhas para o suor e água mineral sempre estão às mãos. Há ainda as ‘romaretes’ — responsáveis por distribuir seus panfletos e despertar a simpatia dos torcedores-eleitores. Abrindo caminho para Romário, vão três ‘romaretes’. Ao todo são oito meninas, sempre devidamente maquiadas e com lindo sorriso no rosto.
“É simpático. Mulher bonita sempre combina com futebol”.
Não faltam selfies, jingle funk, fotos posadas e autógrafos. Uma campanha de celebridade que representa a negação da política ideológica num partido que se diz socialista. Romário é o modelo exemplar da crise de representatividade, do niilismo passivo, do idealismo zero."


* O martelo está batido. Marina Silva será oficializada esta semana como candidata a presidente pelo PSB, no lugar do falecido Eduardo Campos. Apesar do luto da família e amigos próximos, os políticos que fazem parte da coligação não dormiram e mandaram até fazer pesquisas telefônicas para testar a viabilidade eleitoral da ex-senadora petista. Marina já aceitou e aguarda apenas a sua homologação. Os acordos regionais articulados por Campos estão mantidos. Só falta a escolha do vice que virá de um dos quadros da direção nacional do PSB.

* Estas pesquisas telefônicas foram vazadas de propósito, se tornaram públicas e apresentam um resultado que coloca Marina a frente da candidatura tucana de Aécio Neves. Hoje, o DataFolha divulga pesquisa onde confirma este cenário com Marina a frente de Aécio, 21% a 20% das intenções de voto. Dilma com 36% ainda lidera com boa folga. Entretanto, na primeira simulação de segundo turno entre Marina e Dilma, a "ecocapitalista" venceria por 47% a 43%. É a primeira vez também que o PT vê ameaçada a sua vitória. O plano B com Lula pode estar sendo gestado. A campanha na TV que começa amanhã ainda pode mudar este quadro, já que Dilma tem um tempo enorme e Marina menos de dois minutos.
A entrada de Marina na eleição presidencial vai provocar uma rearrumação dos cenários. Tanto Dilma quanto Aécio vão rever estratégias.

* O tucano Aécio, na minha opinião, é o mais "prejudicado" pela presença de Marina. Vai ter que "abrir as suas baterias de ataque" também contra Marina e não apenas contra a petista Dilma. Marina Silva pode se beneficiar deste possível quadro de comoção que ocorre numa morte acidental de um candidato. É um reflexo das massas menos esclarecidas politicamente.

* Marina e Dilma sempre se "bicaram" durante o governo Lula, onde ambas eram ministras. Dilma, primeiro no Min. das Minas e Energia e depois na Casa Civil com status de super ministra sempre levou a melhor. Foi um dos fatores que fizeram Marina se demitir do Min. do Meio Ambiente, sair do PT, buscar o PV e depois fundar um novo partido: A Rede.
Marina e vários integrantes da Rede, nos bastidores, responsabilizam o PT pelo indeferimento provisório do registro do partido no TSE.
Os próximos dias trarão os desdobramentos políticos desta mudança no cenário da eleição presidencial.


* O campeão voltou !!
O genial tenista suiço, Roger Federer voltou a ganhar um grande torneiro de tênis. Ontem, conquistou o ATP Master 1.000 de Cincinnati, nos EUA, derrotando na final o espanhol David Ferrer por dois sets a 1, parciais de 6/3, 1/6 e 6/2. Federer, já com 33 anos, é o melhor tenista de todos os tempos. É recordista de títulos de Grand Slam's, 17 ao todo, que é a "nata" dos torneios do circuito mundial.
Agora treinado por outro "cracaço" do esporte, o sueco Stefan Edberg, Federer vem subindo de produção e chega para o último Grand Slam do ano, O Aberto dos EUA, com grandes chances de ampliar seu recorde. Terá evidentemente a nossa torcida.

* Para quem joga tênis ou gosta do esporte é um prazer ver Federer jogar e um privilégio estar na mesma geração que ele. Que continue no circuito até os 35 anos, conforme declarou em entrevista recente.


* Mais tarde um novo artigo tratando do tema " Fator Previdenciário". O fator é uma das maiores barbaridades em termos de retirada de direitos contra o trabalhador brasileiro. Criado por FHC com voto contrário do PT no Congresso, mas incoerentemente mantido por Lula e Dilma, governo do "outrora partido dos trabalhadores".

5 comentários :

  1. "caras de paus" dos "políticos religiosos" ? É hipocrisia mesmo!

    Enquanto a "ciranda politica".........Falta de educação? Cidadania? Consciência política? Nada disso! Se contentam com pouco. Pouco é muito para essa gente. Se for "de grátis", então....... Resmungam pelos cantos, só por resmungar mesmo, afinal de contas, gostam. Grande parte da população se sente livre,leve e solto dentro de um cubículo. Se afunda no raso; Pão com "mortadela" e Guaravita enche , alegra a levanta a massa. Adora um 0800. Entre um limpo e refrigerado pago, preferem um sujo e quente, de "graça". Subsidio manda lembranças pra esse povo.
    Se esse povo tivesse uma mente mais evoluída, muitos vereadores que estão lá hoje, não estariam. Eu fiquei bobo, como certos vereadores sem condições conseguiram se eleger.

    ResponderExcluir
  2. Who is it? Is the brother of Rocky Balboa:?

    Agora só falta comentários com sotaque de Roma do Hemocentríssimo Dr. Marcelo, para internacionalizar mais o blog.

    ResponderExcluir
  3. O cara deu uma força bacana, apenas respondi !
    Pode fazer comentários em italiano se você quiser, rsrs

    ResponderExcluir
  4. E como está a Comunidade Alairzista, depois da absolvição do ex-prefeito Marquinho ? Luto Oficial? Bandeira a meio mastro? Mais um caso, que não deu certo, no reino do vai dar certo, o que deu certo? Os "presidentes internautas" da Associação dos moradores da comunidade estão triste?

    ResponderExcluir