quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* DEBATE NA BAND.

* O debate de ontem realizado pela TV Bandeirantes foi frio, morno, pouco esclarecedor e sem nenhuma novidade. O formato foi feito claramente para favorecer Dilma, Aécio e Marina, os mais bem colocados nas pesquisas, que tiveram o dobro de tempo dos outros candidatos para falar e debater entre si. Foi um debate antidemocrático, pois fugiu do padrão realizado nos debates entre os candidatos a governador que permitiu tempo igual para todos. A direção da TV queria apenas os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas, mas foram impedidos pela legislação eleitoral e montou um "esquema", principalmente nas perguntas feitas pelos jornalistas, privilegiando a participação dos "três iguais". Aliás, só fizeram perguntas envolvendo temas conservadores.

* Marina(PSB-REDE) seguiu seu script não respondendo de forma direta a nenhuma pergunta. Discurso de retórica, misturando algumas palavras bonitas, mas sem nenhum conteúdo. Não respondeu sobre o fator previdenciário, sobre o modelo econômico, independência do BC, sobre a questão da dívida pública, nem sobre nada de forma objetiva. Tergiversa e fala coisas como: "O problema do Brasil não são as elites, mas sim a falta de elite". O que isso quer dizer ? Nem ela mesmo sabe. Tenta fazer um "discurso amplo" se colocando como opção tanto para setores progressistas quanto para setores conservadores. Diante da despolitização da maioria da população pode funcionar, aliás já está funcionando.

* Dilma(PT) foi muito técnica, munida de vários dados estatísticos, até por estar no governo, mas falta emoção e convencimento nas suas falas. Sempre demonstra certo nervosismo nos debates e nota-se claramente que não se sente a vontade. Mas entendo que cumpriu o seu papel no sentido de defender seu governo, até porque os adversários não souberam colocá-la em nenhuma "saia justa".

* Aécio(PSDB) com aquela pose de falso estadista não convence ninguém. É difícil defender o legado de FHC, principalmente no seu segundo mandato. Não conseguiu "encurralar" nem Marina e nem Dilma que agora estão na sua frente nas pesquisas. Anunciar Armínio Fraga como ministro foi um tiro no pé. Todo mundo conhece o comprometimento de Armínio com os banqueiros nacionais e internacionais. É um legítimo representante do grande capital e defensor do arrocho fiscal e salarial.

* O Pastor Everaldo(PSC) desfilou todo o seu reacionarismo e fundamentalismo nas falas. É um candidato apenas de um pequeno "nicho evangélico". Sua posição de defender o "estado mínimo" é caricata. Não entende do que está falando e se atrapalha nas definições dos postulados econômicos que pregam o livre mercado. Parecia um seguidor de Ludwig Von Mises.

* Luciana Genro(PSOL) começou tímida e se soltou durante o debate e acabou fechando bem sua participação em sua fala final, mas também não aproveitou as poucas oportunidades que teve para marcar uma diferença de projeto com relação a Marina, Aécio e Dilma de forma mais clara. Como os outros candidatos atrás nas pesquisas foi "punida" pela falta de tempo. Poderia ter desenvolvido mais a questão da dívida pública, o fator previdenciário e as contradições deste modelo econômico. Foi bem quando falou das pautas do movimento de junho/2013 que não foram cumpridas.

* Eduardo Jorge(PV) tentou marcar sua participação pelo humor, mas com a "cara fechada" que tem não conseguiu ser bem sucedido. Percebi um certo alinhamento com Aécio numa suposta participação do tucano no segundo turno.

* Levi Fidelix(PRTB) desta vez foi melhor preparado munido de vários dados financeiros, principalmente na questão da dívida pública. Foi o único que apresentou estes dados de forma correta. Entretanto, deixa transparecer que não entende do assunto na hora de desenvolver o tema. É sempre aquela figura manjada, parecida com o Emayel(PSDC).

* Enfim, não acredito que o debate possa alterar o quadro eleitoral que se consolida com o crescimento da candidatura de Marina. Não pelas suas qualidades como gestora, mas com o simbolismo de que representa algo novo que tem atuado no imaginário do eleitor. O sentimento de comoção pela morte trágica de Eduardo Campos e a questão da "predestinação de Deus" são fatores muito fortes que serão devidamente explorados cada vez mais pelo marketing de sua campanha. O segundo turno é inexorável. Pode derrotar a Dilma, mas o PT ainda tem "armas" para tentar impedir este avanço e retomar a eleição, principalmente no horário eleitoral na TV, onde tem mais tempo que todos os outros candidatos e com a presença mais marcante de Lula. Aécio já foi para o "espaço".
Vamos acompanhar os desdobramentos futuros.


* PESQUISA IBOPE.

* A pesquisa IBOPE para a presidência desta semana confirmou o quadro de crescimento da candidatura de Marina Silva, que agora se coloca numa posição perigosa para derrotar o PT e seus 12 anos de mandato. O confronto entre Dilma e Marina num eventual 2º Turno permitiu a "ecocapitalista" ampliar sua vantagem já divulgada pelo DataFolha na semana passada.
Segundo a nova pesquisa, Marina derrota Dilma por 45% a 36% nas intenções de votos. No 1º Turno ficaria assim, conforme abaixo:
Dilma(PT) - 34%
Marina(PSB/REDE) - 29%
Aécio(PSDB) - 19%
Luciana Genro(PSOL) - 1%
Pastor Everaldo(PSC) - 1%
Os outros candidatos não pontuaram.

* Os números para a eleição a governador no Estado do Rio de Janeiro mostram um crescimento da candidatura Garotinho, assegurando a sua presença num eventual 2º Turno. Resta saber contra quem. A pesquisa também revela o crescimento da candidatura de Pezão. É a grana e a máquina do PMDB atuando fortemente, combinada com um maior tempo de televisão. Lindbergh, meio que abandonado pelo partido, já que vários prefeitos do PT estão apoiando Pezão, continua "empacado" nos 12%. Crivella caiu como era esperado por falta de estrutura de campanha e pelo pequeno tempo de exposição na TV. Tarcísio, depois de sua boa participação no debate da Band, subiu 2 pontos e pode subir ainda mais. O que pesa contra Garotinho é a sua alta taxa de rejeição, acima dos 40%. Isso pode complicá-lo no segundo turno.
Confira abaixo:
Garotinho(PR) - 28%
Pezão(PMDB) - 18%
Crivella(PRB) - 16%
Lindbergh(PT) - 12%
Tarcísio(PSOL) - 3%
Dayse(PSTU) - 1%

* No levantamento para o Senado, Romário(PSB) ampliou sua vantagem sobre Cesar Maia(DEM), 37% a 22%, e dificilmente perderá a eleição. Cesar Maia, além disso teve sua candidatura impugnada pelo TRE e está recorrendo, o que prejudica ainda mais uma possível recuperação. Romário faz uma campanha de celebridade que empolga uma grande massa despolitizada. Parece que o "Peixe" vai virar Senador.


* Por falar em Senado, queria dar uma opinião pessoal, pois sou contra a existência do Senado. Sou a favor de um regime unicameral com apenas a Câmara dos Deputados, que expressa de forma mais proporcional a representação política da população. O número de deputados é maior nos estados de maior população. No Senado está representação é fixa, com 3 senadores por Estado. É uma excrecência da representação popular. Enquanto um senador de SP precisa de mais de 2 milhões de votos para se eleger, um senador do Acre pode ser eleito com pouco mais de 100 mil. A chamada "Casa Revisora" não revisa nada e virou refúgio para ex-governadores e velhos caciques da política. A questão dos suplentes também é uma anacronia. Assumem pessoas que não são votadas e são escolhidas pelos critérios mais escusos, inclusive financiadores da campanha do próprio senador. Um completo absurdo. É herança do regime imperial. Gera um custo enorme ao Estado, superior inclusive a Câmara, pois as "mordomias e benesses" são muito maiores. Uma reforma política ampla de que tanto o Brasil precisa deve repensar o papel do Senado.


* Enquanto isso, aqui em Cabo Frio, a nossa "brava" Câmara de Vereadores reafirma a sua subalternidade ao executivo, confirmando a mudança na Lei Orgânica e reelegendo pela primeira vez o presidente durante o mesmo mandato. Marcelo Correa, o "filhinho do papai", já havia declarado há alguns meses atrás, na mídia local, que "a Câmara é o segundo poder mais importante da cidade".

* Subserviência maior e total falta de compreensão do papel do poder legislativo não pode haver. Mas grande parte da população gosta deste "esculacho", pois os elegem e reelegem sem hesitação.
No governo anterior de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes acontecia a mesma submissão, inclusive contando com vários "atores políticos" presentes na atual Câmara.

* Tenho dito: Informação e renovação precisam ser palavras chaves para 2016 !!

* Mais tarde mais um artigo polêmico !!

2 comentários :

  1. Se confirmado o que está sendo divulgado nas pesquisas, tanto Dilma quanto Garorinho já garantidos no segundo turno perdem a eleição devidono alto índice de rejeição de ambos. No rio Garorinho atinge os 36% contra 19% de Pezao.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, são hipóteses que podem se confirmar.

    ResponderExcluir