sábado, 30 de novembro de 2013

RAPIDINHAS.....................................




* Ninguém aguenta mais a "choradeira" dos petistas, através das redes sociais, questionando a prisão dos réus do mensalão. Foram anos de julgamento, com amplo direito de defesa e recursos. No final a condenação pela conjunto probatório composto de provas e indícios. Dizer que o direito de defesa foi cerceado, que não existem "recibos assinados" e que os Zés são presos políticos não tá colando. Será que apenas Marcos Valério e seus asseclas são culpados? Apenas os diretores do Banco Rural são culpados? E os outros parlamentares envolvidos dos outros partidos, eles sim, são culpados?

* Quem perdeu e foi traído foram milhões de trabalhadores em todo país que acreditavam que o PT promoveria um governo de transformações sociais. Em 12 anos de governo o PT não fez nenhuma reforma estrutural no país. Manteve a política neoliberal de FHC, ancorada no tripé câmbio flutuante, controle de metas para a inflação e superávit primário. Metade do orçamento é entregue ao grande capital através do pagamentos de juros da dívida pública. Ao povo trabalhador e excluídos, medidas compensatórias de baixo investimento, de despolitização e má formação da cidadania.
Me poupe, não falo mais nisso. Encheu o saco !!!!!!!!!

* Com relação a esse "troca troca" de partidos, tão comum nesta nossa falida democracia representativa, o deputado federal Chico Alencar, de forma objetiva, analisou muito bem via face:
"Mudar de partido pode: para nova legenda (mesmo essas que já nascem com velhas práticas) ou quando houver CLARA divergência política do filiado com a direção. O "vale tudo" político do Brasil, porém, faz com que se troque de legenda como se muda de camisa, sem dar satisfação a ninguém. O PGR tem razão: isso é ilegal".

* Esta crise de representação só vai terminar quando o eleitor entender este processo de forma conjunta. O mandato é do partido, logo o voto não pode ter natureza apenas personalista, sob o risco de se votar num candidato que vai "negociar" o seu mandato como bem quiser. Embora muita gente defenda a candidatura independente, ela ainda não é possível dentro da legislação eleitoral.

* Os resultados do ENEM recém divulgados mostram o abismo existente e que se perpetua entre as escolas particulares com grande estrutura e as escolas públicas desestruturas. O engraçado disso tudo é que os nossos governantes e autoridades ligadas à Educação nada falam. Botam "o rabo entre as pernas" e daqui a pouco, na eleição, vão prometer novamente investir mais e mudar métodos pedagógicos na escola pública. Será que todos estes anos de "esculacho" com a educação não é suficiente para a população perceber e promover mudanças drásticas no quadro político?
Tenho dito: Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!!!!

* A juventude, principalmente os estudantes, precisam saber identificar quem são os inimigos da educação e quem está na linha de frente da defesa por uma educação de qualidade. O contingente eleitoral na juventude cresce e pode ser definidor em várias cidades. É necessário que mais jovens participem da vida política de suas cidades, inclusive, lançando nomes representativos para disputar eleições e interferir de forma mais direta nos projetos destinados à educação e as políticas para a juventude. Sempre é bom lembrar que tudo isso depende de decisões políticas. Não adianta o discurso alienante que odeia política e que todos são iguais. Apenas shows e diversão não vão dar "caldo" na vida dos jovens.
Entrem, participem e façam a diferença!!

* O Psol realiza neste fim de semana o seu Congresso Nacional. Entre as pautas, a escolha do nome a ser candidato a Presidência da República. Disputam a indicação o Senador Randolfe Rodrigues e a ex-Deputada Federal Luciana Genro. O Deputado Federal Chico Alencar também pode aparecer como um nome de consenso. Aliás, Chico fala sobre o congresso via twitter:
" O PSOL realiza, neste fim de semana, seu congresso nacional, em um centro de convenções em Luziânia, divisa de Goiás com Distrito Federal. Que o local seja um símbolo dos dois pés que todo partido da transformação social deve ter: um nas lutas sociais; outro, orientado por elas, nos espaços institucionais".

* Sobre este caso do helicóptero cheio de cocaína e que envolve o Senador Zezé Perrela e seus filho Perrelinha, o humorista José Simão, sempre de forma ácida e criativa, disparou no twitter:
"@jose_simao : O MP-MG processará o helicóptero por carregar 1/2 tonelada de cocaína sozinho.
Piloto e proprietários foram enganados É um Transformer".

* E o Caso Bené? Até agora nada. Dirlei ainda não processou ninguém, apesar do discurso das bravatas e "chamados divinos". O advogado ainda não falou quem foi o contratante da ação. Cadê a OAB? A polícia ainda não chamou ninguém para depor. Cadê seu delegado? Os sindicatos precisam buscar a verdade neste caso. Cadê a acareação?
Querem deixar o tempo passar e depois o fato vai para o esquecimento costumeiro da população. Aqui vamos lembrar até eles esclarecerem tudo!!!!!!
Transparência nunca foi o forte desses caras !!!!!!!!!!!!

* Aliás, por falar em perguntas, vamos a algumas que precisam ser respondidas pelo "novo" velho governo:
Cadê a Codestam? Cadê o Centro de Convenções? Cadê os banheiros "das casas pobres"? Quando vai ser inaugurada a faraônica e perdulária obra da Praia do Forte? Cadê os investimentos na periferia? Qual a política de habitação popular prometida? Quando vai ser construida a primeira escola e a primeira creche? Quando vai se resolver a falta de medicamentos na FBM? Quando vai acabar a famigerada Central de Marcação de Consultas como prometido? Quando será reaberto o HCE como prometido? Cadê a grana do Proedi? Parei !!!
Tem mais uma dezena............

* A eleição é só em 2014, mas continua frenético o ritmo das pesquisas eleitorais e "alianças" políticas com vistas ao pleito para o governo do Estado. O interessante é que cada candidato tem a sua pesquisa, evidentemente, favorecendo sua candidatura. Garotinho, Lindberg e Crivella lideram em algumas. O PT e o PMDB, vivem "entre tapas e beijos". Ninguém discute um projeto programático de ideias, disputa-se espaço na mídia e qual o tipo de "ajuntamento" pode favorecer o projeto pessoal de cada um.
Repetindo: Informação e renovação são palavras chaves para 2014!!!!!!

* Vale a pena lembrar uma frase de Karl Marx que ilustra o atual quadro político da cidade:
" A história se repete. A primeira vez como tragédia, a segunda como farsa".

Daqui a pouco a gente volta!!!!!!!!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A DÍVIDA PÚBLICA E O PARADOXO DA DESIGUALDADE




“A dívida brasileira alcançou R$ 3,6 trilhões ou 82% do PIB”, destaca a auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli

O endividamento público de vários países gerou o que a coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, denomina de “sistema da dívida”, ou seja, a “utilização do endividamento público às avessas; em vez de servir para aportar recursos ao Estado, o processo de endividamento tem sido um instrumento de contínua e crescente subtração de recursos públicos, que são direcionados principalmente ao setor financeiro privado”.
Segundo ela, a dívida pública é, atualmente, “um dos principais alimentos do capitalismo, especialmente na atual fase de financeirização global, e favorece a concentração de renda no setor financeiro, aumentando ainda mais o seu poder”. E dispara: “O Sistema da Dívida opera de modo similar nos diversos continentes, fundamentado no enorme poder do setor financeiro, em âmbito mundial, o que lhe possibilita exercer seu controle sobre as estruturas legais, políticas, econômicas e de comunicação de países, gerando diversos mecanismos que viabilizam esse esquema”.
Na entrevista a seguir, a auditora fiscal também comenta a dívida dos estados brasileiros, a qual foi gerada de “forma espúria” e “passou a crescer em escala exponencial.

* O que é Sistema da Dívida? Como e por que ele se reproduz em vários países do mundo?

Maria Lúcia Fattorelli – Escolhemos o tema “Sistema da Dívida” para nortear todos os debates do seminário internacional que realizamos na semana passada devido à importância da percepção da atuação desse esquema em vários países.
O “Sistema da Dívida” corresponde à utilização do endividamento público às avessas, ou seja, em vez de servir para aportar recursos ao Estado, o processo de endividamento tem sido um instrumento de contínua e crescente subtração de recursos públicos, que são direcionados principalmente ao setor financeiro privado.
Esse esquema funciona por meio de diversos mecanismos que geram dívidas, na maioria das vezes sem qualquer contrapartida, e promovem seu contínuo crescimento. Para operar, tal sistema conta privilégios legais, políticos, econômicos e também com a grande mídia, além de contar com o suporte dos organismos financeiros internacionais para impor medidas que favorecem a atuação do “Sistema da Dívida”. O livro Auditoria Cidadã da Dívida: Experiências e Métodos, que lançamos durante o seminário internacional, detalha tais mecanismos, cabendo ressaltar os esquemas de “salvamento de bancos”, a transformação de dívidas privadas em dívidas públicas e a aplicação de “Planos de Ajuste Fiscal”, que se fundamentam em cortes orçamentários, privatizações e demais reformas liberais para destinar os recursos ao “Sistema da Dívida”

* Como o Sistema da Dívida funciona internacionalmente? Todos os países são afetados por esse sistema?

As experiências de auditoria já realizadas têm demonstrado que o “Sistema da Dívida” segue um modus operandi semelhante em diversos países, passando por fases permeadas de fatos graves, tais como: geração de dívidas sem contrapartida alguma ao país ou à sociedade; aplicação de mecanismos meramente financeiros (taxas de juros abusivas, atualização monetária automática, cobrança de comissões e taxas etc.), que fazem a dívida crescer continuamente, também sem qualquer contrapartida real; refinanciamentos que empacotam dívidas privadas e outros custos que não correspondem à entrega de recursos ao estado, provocando elevação ainda maior no volume do endividamento e beneficiando unicamente o setor financeiro privado nacional e internacional; utilização do endividamento gerado dessa maneira como justifi cativa para a implementação de medidas macroeconômicas determinadas pelos organismos internacionais (principalmente FMI e Banco Mundial) contrárias aos interesses coletivos e que mais uma vez beneficiam unicamente o mesmo setor financeiro, tais como privatizações, reforma da previdência, reforma trabalhista, reforma tributária, medidas de controle inflacionário, liberdade de movimentação de capitais etc.
A dívida pública é um dos principais alimentos do capitalismo, especialmente na atual fase de financeirização global, e favorece a concentração de renda no setor financeiro, aumentando ainda mais o seu poder. Por isso, o endividamento é um problema presente em quase todos os países capitalistas. Além de atentar para o volume da dívida, é preciso observar o valor dos juros que dirão o peso dessa dívida para cada país. Nesse sentido, o endividamento brasileiro é o mais oneroso do mundo, devido às elevadíssimas taxas de juros.

* Qual a situação da dívida pública brasileira? Que percentual do orçamento federal é destinado ao pagamento da dívida?

Os números da dívida pública brasileira indicam que já estamos em situação de crise da dívida. Em 31/12/2012, a Dívida Externa alcançou 442 bilhões de dólares (R$ 884 bilhões a R$ 2,00). É verdade que a maior parte dessa dívida é privada, porém, possui a garantia do governo brasileiro e, dessa forma, constitui uma obrigação que deve ser computada em sua integralidade.
Por sua vez, a chamada Dívida Interna atingiu o patamar de R$ 2,8 trilhões em 31/12/2012. A maior parte dessa dívida está nas mãos de bancos nacionais e internacionais. Dessa forma, a dívida brasileira alcançou R$ 3,6 trilhões ou 82% do PIB.

* Como essa dinâmica ocorre internamente entre os estados brasileiros e a União? Qual é o estado brasileiro mais endividado?

O Sistema da Dívida se reproduz também internamente, tendo em vista que, no caso dos estados, quase toda a dívida não possui contrapartida real e cresce a partir de mecanismos meramente financeiros.
A maior parcela da dívida dos estados corresponde ao refinanciamento feito pelo governo federal a partir do final da década de 1990 (com base na Lei nº 9.496/97). Esse refinanciamento englobou passivos de bancos estaduais que seriam privatizados (PROES), ou seja, transformou parcelas de diversas naturezas em dívida pública dos estados. Tal fato evidencia a ausência de contrapartida de tais “dívidas” que foram geradas em processo não transparente e questionável sob todos os aspectos e comprova a atuação do “Sistema da Dívida”.
Além disso, existem vários questionamentos acerca da origem da dívida refinanciada, conforme detalhamos no livro Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados, que lançamos em maio deste ano. Além de gerada de forma espúria, essa dívida passou a crescer em escala exponencial devido à extorsiva remuneração nominal cobrada pelo governo federal, correspondente à incidência de atualização monetária mensal automática calculada com base na variação do IGP-DI, cumulativa com a incidência de juros de 6 a 9% ao ano.
Essa remuneração nominal tem sido tão abusiva que diversos entes federados estão contraindo empréstimos junto ao Banco Mundial e bancos privados internacionais para pagar ao governo federal. Uma verdadeira aberração e ofensa ao Federalismo, além do risco de transferir a crise financeira para o interior do país. Isso porque tais bancos internacionais exigem, entre outras condicionalidades, a transformação do sistema previdenciário estadual para a modalidade de fundos de pensão de natureza privada, que investem fortemente em derivativos – papéis podres que provocaram a crise financeira nos Estados Unidos e Europa. O estado brasileiro mais endividado é São Paulo.

* Quais são os impactos sociais e econômicos do Sistema da Dívida?

Como antes mencionado, o Sistema da Dívida opera de modo similar nos diversos continentes, fundamentado no enorme poder do setor financeiro, em âmbito mundial, o que lhe possibilita exercer seu controle sobre as estruturas legais, políticas, econômicas e de comunicação de países, gerando diversos mecanismos que viabilizam esse esquema.
Ao fi nal, o custo da dívida pública é transferido diretamente para a sociedade, em particular para os mais pobres, tanto por meio do pagamento de elevados tributos incidentes sobre tudo o que consomem, quanto pela ausência ou insuficiência de serviços públicos a que têm direito – saúde, educação, assistência social, previdência – e, ainda, entregando patrimônio público mediante as privatizações e a exploração ilimitada de riquezas naturais, com irreparáveis danos ambientais, ecológicos e sociais. O custo social é imenso.
O gráfico do orçamento federal evidencia que, na medida em que absorve quase a metade dos recursos, todas as áreas sociais ficam prejudicadas, o que explica o paradoxo inaceitável que existe em nosso país: sétima economia mundial e um dos países mais injustos do mundo, desrespeitando direitos humanos fundamentais, como denuncia a inaceitável classificação em 85º lugar segundo o IDH medido pela ONU.
É necessário conhecer que dívidas os povos estão pagando. A auditoria é a ferramenta que nos permite conhecer e documentar este processo. O papel da cidadania é de suma relevância, pois além de conhecer o processo, deve procurar incidir nessa realidade. Não pode estar passiva diante do contínuo e crescente escoamento de recursos públicos orçamentários, acompanhado da entrega de riquezas nacionais de forma infame.
É necessário fundamentar – com documentos e provas – as denúncias desse vergonhoso esquema que tem submetido países e povos a uma escravidão incompatível com a situação econômica real, suficiente para garantir vida digna e abundante para todas as pessoas. Assim, a auditoria cidadã se converte em uma ferramenta de luta social. Convido a todos a divulgar nossas publicações e participar dos Núcleos da Auditoria Cidadã.

Maria Lúcia Fattorelli é auditora fiscal e coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida. Foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública –CAIC- no Equador em 2007-2008. É autora de Auditoria da dívida externa. Questão de Soberania (Contraponto Editora, 2003).
Foto: Agência Senado


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* É impressionante a incompetência técnica-administrativa do "novo" velho governo governo em encaminhar soluções para os repetidos problemas da saúde no município. Nenhuma sinalização de aumento dos investimentos na Saúde Básica e deficiências crônicas na marcação de exames e consultas. Por exemplo: Só se marca ecocardiograma para 2014. Um verdadeiro absurdo. Para piorar os investimentos foram reduzidos no orçamento para 2014. Enquanto isso, "enterram milhões" na obra faraônica e não prioritária da Praia do Forte, que aliás, vive atrasada e não acaba nunca.

* Outra questão sofrível é o fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica do Município. O paciente quase sempre não consegue ser contemplado na totalidade de sua receita. Sempre faltam medicamentos. Não adianta trocar gestores "seis por meia dúzia". A gestão da saúde não pode ser apenas política. Tem que combinar na gestão o aspecto político que envolve a visão estratégica do governo com a devida competência e conhecimento técnico.


* Outra coisa que impressiona é a visão que este "novo" velho governo tem do que significa "Progresso". Progresso para "eles" é asfalto, concreto, obras que impressionam turistas incautos. O verdadeiro progresso está nas ações que visam reduzir desigualdades sociais, equilibrar a distribuição de riquezas entre os mais diversos segmentos e proporcionar melhor qualidade de vida a população. Esta é a grande tarefa do Estado, seja em que nível for, nacional, estadual e municipal, cada um com sua função e responsabilidade específica. Na questão social vivenciamos um atraso que está chegando a vinte anos. O atual quadro caótico das principais políticas públicas na cidade atestam isso.
Tenho dito: Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!!!


* Eles devem achar também que chegar no Congresso Nacional e discursar para um plenário vazio é demonstração de prestígio e progresso. São práticas repetidas por este governo e pelo governo anterior, que acham que relações pessoais com os mesmos políticos conservadores de sempre vão impressionar a população, ajudando na tarefa de se perpetuarem no poder. As manifestações de junho estão aí para provar que a população começa a perceber que este velho "jogo de cena" não agrega valor às relações políticas verdadeiras, que são as pautadas em ações republicanas e não em pantominas.


* Um outro aspecto que iguala estes dois governos que infelicitam a população há 16 anos é o discurso religioso. Vazio como o banner acima, é usado para iludir, justificar e procrastinar todas as falhas cometidas com a população na adoção das políticas públicas essenciais. A população não vê e nem se sente contemplada com os quase 6 bilhões arrecadados no período. Tem gente que diz que "eles" falam de Deus de manhã e na calada da noite desviam os recursos públicos. Os processos judiciais das mais diversas espécies estão aí para comprovar este fato.
Vale lembrar aquele velho dito popular: " Não se põe remendo novo em pano velho".


* Insatisfeito e preocupado com o mau desempenho de seu "pupilo" e candidato ao Governo do Estado, o inenarrável Pezão, o governador Sergio Cabral já estuda trocar seu nome pelo do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Novas pesquisas estão sendo encomendadas. Cabral não confia em Crivela nem em Linbberg para uma "aliança política". Aliás, ali ninguém confia em ninguém !!!!!!!!!!!!!


* O Deputado Federal Dr. Paulo César(PR-RJ) é um dos parlamentares com risco de perder o mandato por infidelidade partidária que serão alvos de uma ação impetrada, esta semana, pela Procuradoria Geral da República. São deputados que mudaram de partidos fora da janela legal permitida. No caso do Dr. Paulo Cesar, tem uma agravante, pois ele mudou duas vezes. Primeiro do PR para O PSD, aproveitando a janela legal, depois mudou de novo, do PSD para o PR. Como gosta de trocar de partido o "nobre deputado", não é verdade?
Confira na relação abaixo quem está com o mandato em risco:
José Humberto Soares - MG
Stefano Aguiar dos Santos - MG
Paulo César da Guia Almeida - RJ
Wanderley Alves de Oliveira - RJ
Walter Meyer Feldman - SP
Luiz Hiloshi Nishimori - PR
Silvio Serafim Costa - PE
José Wilson Santiago Filho - PB
Alfredo Helio Syrkis - RJ
Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa - CE
Paulo Roberto Gomes Mansur - SP
Francisco Evangelista dos Santos de Araújo - RR
Cesar Hanna Halun - TO


* A Executiva Estadual do PSOL, por unanimidade, decidiu afastar e suspender a filiação da Deputada Estadual Janira Rocha. Era uma decisão estatutária necessária para provocar seu julgamento no Conselho de Ética da Instância Nacional do Partido. O PSOL realiza na semana que vem seu Congresso Nacional, e certamente, esta fato vai causar muita polêmica.
Como não fico "em cima do muro", sou a favor da expulsão da deputada pelas irregularidades praticadas. Reconheço que Janira tem uma longa história de militância política sempre ao lado dos interesses da classe trabalhadora e vinha desenvolvendo um mandato popular, combativo e participativo, mas os acertos do passado não podem ser "salvo conduto" para os desvios do presente.


* Reproduzo abaixo importante notícia veiculada no site da Revista Cidade, onde se comemora uma vitória dos movimentos sociais compostos por ambientalistas e populares que lutam pela preservação das Dunas do Peró, tendo em vista sua devastação por um empreendimento "loteleiro":

"O Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia (RJ) obteve na Justiça decisão liminar para suspender imediatamente obras relativas ao empreendimento Resort Peró, localizado na praia do Peró, em Cabo Frio.
A ação movida contra o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a empresa Costa Verde Participações pedia paralisação de toda e qualquer obra decorrente de cinco licenças de instalações. A Justiça Federal determinou ainda que o Inea realize um relatório minucioso sobre a supressão de vegetação realizada nas áreas do empreendimento.
De acordo com o processo, o Inea excluiu ilegalmente condicionantes das licenças que exigiam autorização prévia do Ibama para supressão de vegetação de Mata Atlântica. (Processo nº 0001295-28.2013.4.02.5108)
Segundo o procurador da República Douglas Santos Araújo, a exclusão de condicionantes que exigiam anuência prévia do IBAMA para a supressão de vegetação de restinga em estágio médio de recuperação ocorreu de forma imotivada, contrariando pareceres técnicos do próprio INEA e o Decreto Federal nº 6.660/2008."


* A presidente Dilma e o PT seguem a sua saga privatista. Desta vez, o governo vai leiloar concessões para exploração de gás de xisto. As reservas ficam na área do Aquífero Guarani, o que agrava qualquer risco de desastre ambiental, já que historicamente, o grande capital está preocupado em auferir lucros, independente da segurança ambiental. O deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ) promete providências e disparou via twitter:

"Você já ouviu falar no AQUÍFERO GUARANI? É um dos maiores reservatórios de ÁGUA doce do mundo, localizado, em sua maior parte, em lençóis freáticos no subsolo de São Paulo e do Paraná. É água de ótima qualidade, capaz de abastecer toda a população brasileira durante 2500 ANOS.
Mas, atenção: o Aquífero Guarani está EM RISCO. O governo pretende LEILOAR HOJE a exploração de gás de xisto, que fica abaixo do Aquífero. Pra extrair o gás, é necessária a injeção de um coquetel de centenas de produtos químicos para explodir rochas subterrâneas. Há gravíssimos riscos de CONTAMINAÇÃO de imensos volumes de água por enxofre, ferro, manganês, crômio e outros produtos.
Para evitar essa tragédia, o PSOL apresentou Projeto na Câmara para IMPEDIR o Leilão do governo que autoriza a exploração desse gás".
PT e PSDB, tudo a ver!!!!!!
Aliás, estão parecidos até em escândalos, o mensalão petista contra a maracutaia tucana da Cia de Trens Urbanos em São Paulo!!!!!!!

Logo mais as rapidinhas.........................

terça-feira, 26 de novembro de 2013

UMA BREVE ANÁLISE DA DÍVIDA PÚBLICA POR MILTON TEMER





A Dívida pública chega a R$ 2 tri após 10 anos de lulopragmatismo, e de uma herança de R$ 600 bi deixados pelo mandarinato FHC da privataria. Por que? Simples. Manutenção da mesma política macroeconômica neoliberal - superávit, câmbio flutuante e meta de inflação - e da manutenção dos privilégios da trinca maldita do grande capital - bancos, agronegócio e empreiteiras -.
Em que o lulopragmatismo se difere então do neoliberalismo fundamentalista do mandarinato FHC? Simples, também. Operou um reformismo de baixíssima intensidade, visto os baixos custos proporcionais, visando a desmobilização na luta contra o grande capital de boa parte da intelectualidade progressista e de segmentos outrora ativos da sociedade civil organizada, por conta da política assistencialista eficaz,e positiva, sobre as camadas miseráveis da população. Uma manobra tática competente, em substituição aos métodos toscos e ineficazes dos ACMs e assemelhados, que transferiu o controle eleitoral dos grotões que garantiam votos da direita mais reacionária, para o neoPT, o sucedâneo de um PT estiolado.
Para os que duvidam da coerência de tal formulação, recomendo "Os sentidos do lulismo", de André Singer, porta-voz do governo lula em seu primeiro mandato, editado pela Companhia das Letras. Livro fundamental para entender, por conta de pesquisas científicas de resultados em distintos processos, duas questões fundamentais. 1)- os segmentos mais desprovidos anseiam por quem lhes proporcione melhorias imediatas, mas sem recorrer a confrontos sociais; e 2)- perspectiva ideológica que Lula conhece de propria história para saber que o objetivo foi, com esse ˜distributivismo", produzir consumidores, sem se preocupar em gerar cidadãos.
Por conta disso que aposto minhas fichas no processo de chegada ao governo via campanha presidencial, em torno de um nome que, distintamente do de Lula, socialize o poder político ao mesmo tempo em que distribua renda, sem poupar o grande capital. As Repúblicas Bolivarianas vêm mostrando o caminho, na América Latina.
Luta que Segue!!

Milton Temer é jornalista e dirigente do PSOL.

domingo, 24 de novembro de 2013

RAPIDINHAS................................




* Algumas perguntas permanecem sem respostas no já famoso "Caso Bené": Quando a polícia vai convocar os acusados para depor?
Quando a OAB vai fazer o advogado falar quem é o contratante de ação? Quando Dirlei Pereira vai processar o Bené pelas denúncias? Quando o Prefeito Alair Correa vai se pronunciar sobre este caso que envolve um elemento de confiança do seu governo?

* Se a sociedade bobear vão querer "passar uma borracha" neste caso. Estaremos aqui para lembrar que ele precisa ser esclarecido, pois como tenho dito: "Transparência nunca foi o forte "destes caras"!!!

* Ainda causa polêmica o Orçamento elaborado pelo governo municipal e enviado à Câmara para aprovação. Aliás, foi aprovado pelos "métodos usuais" daquela Casa: Aprovação automática e golpe de vista !!!!!

* A peça orçamentária está dentro dos moldes conservadores da administração pública desta cidade há 16 anos. Redução nas áreas fundamentais de políticas públicas, como Educação e Saúde, e aumento nas áreas que os governantes mais gostam: Eventos e Publicidade.

* Uma das principais premissas em economia é que o Orçamento é sempre limitado e as demandas e necessidades da população ilimitadas. Logo, o "cobertor orçamentário" não agasalha a todos. A análise das destinações nos dá a medida do que é prioritário e para quem se governa em primeiro lugar. Numa primeira análise, nota-se claramente que para este governo a prioridade não é o povo trabalhador. Entretanto, opinião e visão de mundo cada um tem a sua. A população é quem deve julgar. Quem está satisfeito com as prioridades orçamentárias?

* Uma das grandes mentiras da governabilidade é dizer que "Este é um governo de todos". Nunca é, é só olhar e analisar com critério as últimas administrações neste País, neste Estado e neste Município. Escolhe-se sempre um lado para dar prioridade, e volto a repetir, o lado mais beneficiado não tem sido o da classe trabalhadora e nem o lado dos excluídos socialmente.
Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!!!!!!!!

* Continua repercutindo a frase dita por Lula por ocasião da prisão dos "Zés mensaleiros": "Estamos juntos".
Aonde? Os caras estão na prisão e ele soltinho da silva. Já havia dito antes que "foi traído". Por quem?
Disse também "que não sabia de nada." Quem acredita nesta piada?
Pois é "companheiro" Lula, quem te viu e quem te vê!!!!!!!!!!!!!!

* Esta notícia abaixo, postada no blog do jornalista Ilmar Franco deve ter feito João Amazonas, fundador do PC do B, "se estremecer no túmulo":
"Neo-ruralista.
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) assinou ficha de filiação à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a conhecida bancada ruralista. O comunista discorreu como ninguém contra a demarcação de terras indígenas.
Não se faz mais militantes comunistas como antigamente, rsrs.
E o "caras" em recente programa partidário na televisão disseram que eram do partido do socialismo !!!!!

* Na semana passada ocorreu em Brasília(DF), uma importante reunião com várias autoridades mundiais em economia que trataram do tema da "Dívida Pública" e seus impactos em vários países do mundo. Um relatório foi produzido e será encaminhado as autoridades de cada país. Pergunto: Você leu, escutou ou viu alguma coisa sobre isso na grande mídia?
Definitivamente "eles" não querem discutir e nem divulgar um tema tão importante!!!

* Publicaremos aqui, mais adiante, trechos deste relatório. Vale lembrar que a dívida pública brasileira consome, praticamente, a metade do orçamento do país. É uma sangria brutal de recursos públicos que vão parar nas mãos do grande capital nacional e transnacional. Daí nasce as dificuldades de investimentos na saúde, educação, segurança pública, saneamento, habitação popular...................................... e por aí vai!!!!!!!!

* Outra notícia que trata da questão da "prioridade" vem da página do face do Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ), desta vez sobre a questão da segurança pública. Tirem vocês suas próprias conclusões:
"BLACK BLOCS X GRUPOS DE EXTERMÍNIO - A chocante inversão de prioridades
No início do mês, o Ministério da Justiça convocou uma reunião para integrar as investigações da PF e das secretarias de segurança de Rio e SP sobre pessoas"suspeitas de incitar violência em protestos". Diante da rapidez do MJ, o antropólogo e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, denunciou uma chocante inversão de prioridades.
"Por que (o ministro) não agiu da mesma forma para estipular uma linha comum de ação contra as milhares de execuções extra-judiciais nas favelas do Rio, na Baixada Fluminense e nas periferias de São Paulo? O quebra-quebra é mais grave do que o genocídio de negros e pobres? A violência contra o patrimônio é mais importante do que a violência letal perpetrada por instituições do Estado?"
As perguntas de Soares motivaram um requerimento de informação feito pelo deputado Chico Alencar ao ministro José Eduardo Cardozo:
Afinal, desde junho, quantos agentes a PF destacou para a investigação dos manifestantes? E quantos para o crime de lavagem de dinheiro? E para a desarticulação de grupos de extermínio? Há, neste último caso, alguma ação integrada com as polícias de Rio e SP? E, por fim, quais os critérios usados para identificar uma pessoa considerada 'suspeita de incitar a violência em protestos'?
PF para quem precisa.
Aguardamos as respostas."

* Esta última não foi "rapidinhas", mas precisava ser postada para sua análise e reflexão.

* E o Vasco hem!!! Venceu o Cruzeiro no Maracanã por 2x1 e voltou a dar esperanças a sua torcida de não cair para a Segundona. O papo furado dos flamenguistas, também ameaçados de rebaixamento, que o Cruzeiro "entregou o jogo" é pura embromação. Na próxima rodada o time cruzmaltino vai pegar o lanterna Náutico. Ótimas possibilidades de mais 3 pontos.
O time é horroroso, sofrível tecnicamente, mas tem jogado com muita raça e disposição.

* Para aqueles preocupados com a audiência e a pauta do Programa Cidadania e Socialismo avisamos que está tudo bem. Os temas tratados tem tido boa repercussão e a audiência vai bem obrigado!!!!!!!!!
Não estamos engessados e nem obrigados a manter uma única pauta. Temos liberdade e independência de elaborar temas e ser crítico com quem bem entendemos, sem precisar agradar a ninguém. As vezes o "pau canta politicamente", as vezes "somos suaves", como no último importante tema "Maus tratos aos animais".

Daqui a pouco a gente volta.................

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!!!!


À primeira vista, “Starpath” parece ser uma intervenção urbana montada no parque Christ’s Pieces em Cambridge, Inglaterra. No entanto, trata-se da primeira ciclovia no mundo que beneficia, através dos materiais com os quais foi feita, não apenas ciclistas, mas pedestres, o meio ambiente e o município onde está instalada.
O principal elemento que compõe a “Starpath” é um líquido aplicado em sua superfície que, durante o dia, absorve os raios UV e, à noite, emite luz. Um dos criadores desta ideia, Hamish Scott, do escritório Pro-Teq, explica que esta ciclovia funciona como se tivesse “uma mente própria”, pois muda a intensidade da luz dependendo dos níveis de luz natural disponíveis no entorno. Assim, o brilho mais intenso é emitido durante a noite, quando há menos luz natural.
A ciclovia que foi construída em Cambridge cobre 150 m² do parque e funcionou como planejado, ajudando a diminuir os acidentes com ciclistas que, graças ao caminho iluminado, fazem um trajeto mais seguro.
Os benefícios ao meio ambiente estão ligados à redução da contaminação lumínica produzida pelos numerosos pontos de iluminação pública, já que a intensidade gerada pela ciclovia é muito menor, interferindo menos nos ciclos de vida de animais e plantas noturnas.
As cidades onde forem construídas estas ciclovias não apenas trarão a seus parques um elemento distinto, mas também diminuirão seus gastos de energia, já que, depois de concluída a implantação da ciclovia, nenhum gasto extra é necessário. Além disso, as ciclovias que já existem nas cidades podem ser convertidas em “Starpaths”, pois o líquido adere ao concreto ou à madeira em apenas quatro horas.
Como esta nova ciclovia foi construída em um parque, os pedestres que por ele passam também foram beneficiados, já que à noite a luz emitida pela ciclovia aumenta a sensação de segurança.
Apesar deste tipo de ciclovia estar ainda em fase de testes, a Pro-Teq diz que alguns governos de países desenvolvidos já entraram em contato, mostrando interesse por esta fonte de iluminação limpa combinada a um meio de transporte seguro e sustentável.

Site Mobilize-se Brasil.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* O prefeito Alair Correa tem andado "as turras" com São Pedro pelas chuvas, e com a empreiteira "lesada" que não consegue concluir a faraônica e perdulária obra da Praia do Forte. Até "inauguração parcial" já rolou. Além de não sabermos quando a obra será entregue, também não se sabe o seu custo real. Especula-se que seja em torno de 35 milhões. A placa indicativa da obra nunca apareceu no local. O prefeito nas suas entrevistas fala de tudo, menos do valor da obra.
Definitivamente, transparência nunca foi o forte "destes caras" !!!!!!


* No outro lado do "atraso", esta semana o ex-prefeito Marcos Mendes teve as suas contas com parecer de Reprovação pelo TCE. Inúmeras irregularidades e desvios com o dinheiro público. Não vale nem a pena repetir. Este parecer deverá em breve ser votado pela Câmara. O que você acha que vai acontecer?
Dizem que o time marquinista vai reagir em breve e apontar "coisas" contra o time alairzista!!!!


* Além da reprovação de contas, tem outra questão que coloca como semelhantes em termos de gestão pública os citados "probos administradores": processos judiciais.
Daí, segue a nossa enquete:
PARTICIPE. ENTRE NA ABA DIREITA DO BLOG E VOTE:
ESCOLHA O NOME DO TROFÉU MAIS ADEQUADO AO VENCEDOR DESTE SENSACIONAL "CAMPEONATO DE PROCESSOS" TRAVADO ENTRE ALAIR CORREA E MARCOS MENDES.
A ENTREGA SERÁ NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2014.
NA CERIMÔNIA DE ENTREGA SERÁ CONVIDADO UM SUPER-MATEMÁTICO PARA CALCULAR O MONTANTE QUE AMBOS TEM QUE DEVOLVER AOS COFRES PÚBLICOS APÓS AS CONDENAÇÕES.


* Este nosso posicionamento de oposição aqui no blog e no Programa Cidadania e Socialismo incomoda algumas pessoas. Primeiro porque não usamos linguagem chula e nem fazemos acusações levianas. Segundo porque não fazemos oposição apenas a Alair Correa e poupamos Marcos Mendes e seus "novos aliados" de críticas. Não fazemos oposição "pela metade" ou para defender interesses pessoais ou de grupos. Fazemos oposição a este modelo, ou esquema, como prefere alguns, que foi implantado nesta cidade por estas duas "figuras públicas" há 16 anos e que vem saqueando os cofres públicos e a esperança de dias melhores para a população cabofriense. O caos de hoje em várias áreas da administração pública, particularmente na saúde, fazem os argumentos transbordarem de razão.
Enfrentamos ambos em duas campanhas políticas, 2008 e 2012, onde nosso posicionamento político ficou muito claro. Só não vê quem não quer ou quando se tem motivos inconfessáveis para não ver, aí então, na falta de um argumento melhor, busca-se a calúnia. Em alguns casos o melhor caminho é a Justiça. Simples assim !!!!!!!!!!!


* O Programa Cidadania e Socialismo, ontem, abordou o tema dos "Maus tratos aos animais". Um tema relevante e que provoca a indignação de milhares de cabofrienses que amam e tratam bem seus animais de estimação, principalmente, os cães. O entrevistado da semana foi o arquiteto e protetor de animais, Mario Paulo Tiengo, que deu vários esclarecimentos importantes sobre a questão. A reprise do programa está disponível abaixo no blog.
O programa teve ótima repercussão conforme a mensagem do Mario, reproduzida abaixo:
"Prezado Claudio Leitão:
Agrademos muito o espaço que abriu no seu programa para falar sobre a causa animal.
Certamente vai ser uma grande ajuda para o trato aos animais.
Ontem um amigo ligou que tinha visto a entrevista, e hoje outro ligou me dizendo que no canil da Fazenda Campos Novos está faltando remédios e que não estão castrando por falta de material, o que contradiz o que tem sido informado ao público. E que o veterinário que faz castração não está nem indo lá. Enquanto isto nós protetores nos endividamos para que não falte medicamentos para nossos animais. Precisamos apurar a veracidade desta denúncia.
E hoje ao almoçar em Cabo Frio uma garçonete me disse que gostou do programa, e mais tarde outro amigo me enviou email falando o mesmo.
Divulguei o link do programa para meus contatos."

O programa existe desde 2009, na JovemTV, vem transcendendo governos, sempre com um posicionamento crítico, passou por alguns meses de interrupção, e agora está de volta, alternando temas políticos e temas ligados ao cotidiano da cidade. Estamos lá para agrado de alguns e desespero de outros!!!!


* Todo o nosso apoio ao grupo de ambientalistas e populares que estiveram ontem, a tarde, na Praça Porto Rocha, promovendo uma manifestação em defesa da preservação das Dunas do Peró, que vem sendo devastada por um empreendimento "loteleiro", sob o silêncio de nossas autoridade estaduais e municipais. Após o ato e a panfletagem, o grupo se dirigiu a Câmara de Vereadores e conseguiu agendar uma reunião com os edis para o dia 25 de novembro, próxima segunda, as 10 horas, na própria Câmara. Será que os nossos representantes eleitos vão se posicionar?
Não estive presente no ato porque tive um compromisso de última hora no Rio de Janeiro.
FORÇA NA LUTA!!!!!!!!!


* Infelizmente, volta e meia, somos surpreendidos com notícias da presença de trabalho escravo nesse país, principalmente no campo e nos grandes canteiros de obras. Por isso é importante comemorarmos vitórias neste duro campo de lutas, como esta postagem, direto da página do informativo do deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ):
"Vitória contra o trabalho escravo!
O governo federal desapropriou terras de usineiros devedores da União em Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio, região com alto índice de trabalho escravo. São terras que o INCRA já havia indicado para fins de reforma agrária, terras em que não se gastaria um centavo para fazer assentamentos. Mas o governo preferia leiloá-las, admitindo a possibilidade de que elas retornassem à mesma "família" - no sentido amplo - de usineiros. O leilão foi suspenso após intervenção da Advocacia Geral da União (AGU) e de Chico Alencar, que intercedeu junto aos ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas. Vamos seguir exigindo o cumprimento da destinação social destas terras!"


* Esta notícia é tragicômica e deu no blog do jornalista Ilmar Franco:
"O deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO) recebeu na noite de anteontem a primeira visita de seu advogado desde a prisão da turma do mensalão, no sábado. Conversaram mais de uma hora. Donadon diz que virou alvo de chacota dos presidiários vizinhos, que dizem que ele perdeu o privilégio depois que seus “amigos mais famosos chegaram”. Donadon disse a seu advogado, Marcus Gusmão, que virou “bode expiatório”, por abrir o caminho para a prisão dos condenados no mensalão. Ele tem direito a duas horas de banho de sol por dia e não encontra José Dirceu e José Genoino. Sua família, garante, enfrenta a fila para pegar a senha da visita."
Dizem que Donadon proferiu a seguinte frase:
“Vamos aumentar nossa bancada para superar a dos detentos, que pode ganhar tucanos, demos e a dos prisioneiros do regime dos financiamentos milionários de campanha"
Ainda sobre visitas aos detentos, o humorista José Simão, disparou no twitter:
"Você estar preso na Papuda e receber visita do Suplicy é bullying."


* O PT de Lula e Dilma segue sua "saga privatista", depois de tanto criticar o PSDB por este motivo. Após privatizar poços de petróleo, rodovias e portos, agora chegou a vez dos aeroportos. Não adianta os petistas virem com aquele papo furado que o que eles fazem é um "negócio diferente de privatização". O jornalista Milton Temer, via facebook, fez um comentário para lá de oportuno:

"As mesmas empreiteiras de sempre: CCR, no Confins; Odebrecht, no Galeão; privatização com preço superior a 4 vezes o mínimo estabelecido pela licitação. Pudera, 70% serão financiados pelo BNDES. Isso mesmo, 70% sairão do próprio governo que diz não ter recursos para gerir aeroportos, e decide privatizar unidades fundamentais de nossas fronteiras aéreas.
Governo e telejornais ideologizados festejam, denunciando o quadro de degradação dos aeroportos ora privatizados. Só não explicou que nada é por acaso. O Ministro Moreira Franco cumpriu seu papel, em prática adquirida no governo FHC, do qual também foi ministro. Deixou as instalações chegarem à petição de miséria com o objetivo claro de criar condições para o leilão se desenrolar sem protesto. O governo, por sua parte, celebra a "confiança dos investidores" - velhos predadores, financiadores de campanhas eleitorais em grande escala -, conhecidos pelas tradicionais tenebrosas transações em que sempre estiveram por perto.
É a alma neoPT jogando na lata do lixo a luta do saudoso PT histórico contra as bandalheiras da privataria tucana."

Logo mais as rapidinhas................


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

POESIA NUMA HORA DESSA !!





Não cultives a fraqueza

Vive o fraco na fraqueza
o bom na sua bondade
vive o firme na firmeza
lutando por liberdade.

Não cultives a fraqueza,
procura sempre ser forte,
que o homem que tem firmeza
não se rende nem à morte.

Educa a tua vontade
faz-te firme: em decisões,
que não terá liberdade
quem não fizer revoluções.

Se queres o mundo melhor
vem cá pôr a tua pedra,
quem da luta fica fora
neste jogo nunca medra.

Francisco Miguel Duarte
Poeta popular nascido no Alentejo,
Operário sapateiro, filho de camponeses

HUMOR NUMA HORA DESSA !!




FRASE DA SEMANA




" PODEMOS JULGAR O CORAÇÃO DE HOMEM PELA FORMA COMO ELE TRATA OS ANIMAIS."

Immanuel Kant

PROGRAMA CIDADANIA E SOCIALISMO 16 - TEMA : MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

QUANDO A PICARETAGEM POLÍTICA PREJUDICA A POPULAÇÃO




Um legislativo formado em sua maioria por "verdadeiros picaretas" que não querem aprovar uma medida para o bem da população porque estão chantagiando o Prefeito em troca de cargos. Gelsimar não vai ceder. Precisamos romper com a pequena política. Pressão popular para cima deles!!!! ( Claudio Leitão )

Carta Aberta à População de Itaocara

Para ter remédios e pagamento dos servidores só depende da Câmara!

Há mais de 20 dias que a entrega de remédios está suspensa. Segunda-feira, 18 de novembro, os médicos do Hospital resolveram atender apenas casos de emergência, suspendendo as consultas marcadas anteriormente.
Os dois casos ocorrem porque a Câmara de Vereadores está travando a suplementação de recursos, prejudicando o povo trabalhador. A Prefeitura TEM O DINHEIRO, QUER PAGAR, mas depende de autorização da Câmara de Vereadores para fazê-lo!

A Prefeitura tem dinheiro para pagar as contas!

Para resolver esse problema especifico, dependemos que a Câmara aprove o pedido de suplementação que o Governo fez. Suplementação é algo comum e corriqueiro nas administrações. É legal e sempre aconteceu em Itaocara e em todos os lugares. Em 2010, foram aprovados 34%; em 2011 40%; em 2012, 40% também. Esse pedido é apenas uma autorização para a Prefeitura gastar o seu próprio dinheiro e investir em ações básicas e importantes: como remédios e com salários.
Como dobramos o número de médicos, aumentamos o salário deles e dobramos o número de remédios que são entregues à população, é necessário adicionar o orçamento da saúde. Alguém é contra isso? Alguém é contra que se invista mais em saúde?
Nós queremos investir mais nas áreas sociais. Por isso estamos buscando mais recursos federais/estaduais e lutamos contra o ajuste aplicado por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quando se trata de saúde e de pagamento dos servidores não se pode ter disputa!
Há duas semanas atrás fiz um convite para uma reunião com todos os vereadores, mas infelizmente só dois compareceram. Nos últimos dias fui pessoalmente à Câmara, várias vezes, além de enviar diversos secretários para explicar a importância e a urgência para que a suplementação seja aprovada. Fui pedir em nome do povo e dos trabalhadores da cidade, em especial dos mais carentes. Mesmo com esse esforço, até agora o pedido nem foi colocado na pauta de votação.
Quero compartilhar com a população de Itaocara, que caso os vereadores não nos autorizem a fazer esses gastos, não poderemos entregar remédios e não haverá como pagar os médicos. Além disso, os servidores de Itaocara podem ficar sem pagamento.
O pedido de suplementação não é um favor ao Prefeito, e se não for votado irá prejudicar toda a população de Itaocara. Por isso, aguardamos o posicionamento dos vereadores fazendo um apelo para o bom senso. Para ver a suplementação aprovada é necessário que os trabalhadores, a juventude e o povo se mobilizem e se auto organizem (fortalecendo sindicatos, criando associações e grêmios, construindo assembleias populares, etc). Precisamos lotar a câmara na próxima sessão, chamado especial que faço aos médicos, aos servidores públicos, aos jovens e aos usuários da saúde publica.

Está nas mãos da Câmara!

Quero reafirmar que estou à disposição para dialogar com a Câmara e com os vereadores sobre os projetos de interesse do povo. Se há problemas, temos que resolvê-los. Proponho que a relação da Prefeitura com a Câmara seja pública e transparente, que façamos reuniões abertas, que possam ter atas e relatorias que sejam assinadas por todos e divulgadas para a população e na internet, pois a população tem o direito de saber quais são as conversas que seu Prefeito e seus vereadores fazem e ao mesmo tempo deve ter espaço para dizer o que os seus representantes devem fazer. Se não se propõe nada de errado nessas conversas, não há porque não divulgá-las e temê-las. Podemos, ainda, transforma-las em audiências publicas ou assembleias onde o povo organizado decida. É por meio dessa forma nova e diferente que Itaocara deve ser governada.
Esperamos que a próxima sessão aprove a suplementação e que resolvamos este problema.

Gelsimar Gonzaga - Prefeito de Itaocara

RAPIDINHAS.....................................................




* Apesar de todo o rebuliço provocado pelas condenações dos mensaleiros do PT, Dilma está com seu "teflon" em dia e nada colou em sua performance a frente da presidência. Recente pesquisa do Ibope lhe garante ainda grande vantagem. Tem 43% das intenções de votos, contra 14% de Aécio, 16% de Marina, 7% de Campos. Indecisos e brancos somam 24%. Penso que ainda é cedo para declarar vitória. Novos atores e novos episódios envolvendo escândalos de corrupção ainda podem mudar esta correlação de forças. As manifestações de junho em diante também ainda não foram bem entendidas. Vamos ver e aguardar.

* O Supremo pode julgar o Mensalão Tucano no primeiro semestre de 2014. Isso pode derrubar ainda mais a oposição de direita e fortalecer outros setores políticos. Podem também aumentar o clima de negatividade da eleição e fazer aumentar os votos brancos e nulos. Este pode ser o grande "butim" de disputa em 2014.

* O Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, deu polêmica entrevista a Folha de São Paulo e afirmou, segundo suas convicções, que Lula sabia de tudo que estava acontecendo no episódio do mensalão ou como prefere alguns, compra de apoio político. Muita gente concorda com ele, inclusive eu. Quem conhece a personalidade do Lula e seu comando sobre tudo no PT concorda que é praticamente impossível tudo aquilo ser decidido sem sua aquiescência. Mas o "Eu não sabia" foi uma grande jogada!!!!!!
O "Eu fui traído" foi maior ainda!!!!!

* Aliás, por falar em Lula e sua incrível capacidade de realizar a tal "metamorfose ambulante", ficou estranha a situação em que ele ligou para Genoíno e Dirceu e falou: "Estamos juntos".
Aonde? Na prisão? Se não foram eles que o traíram, quem foi?
Até hoje Lula nunca falou!!!!!!

* O humorista paulista, José Simão, fulminou via twitter:
" O culpado foi o Gabeira que trocou o embaixador americano pelo Zé Dirceu".

* Estive ontem pessoalmente com o Bené da Amacaf e ele segue firme no seu intento de processar o atual Secretário de Saúde Dirlei Pereira e o advogado Rodolfo Bandeira no episódio "estranho" das falsificações de suas assinaturas. Ele afirma ainda que de fato foi procurado por Dirlei e o Procurador do Município para "aliviar" a questão emitindo uma nota a imprensa, escrita por eles, a qual tem uma cópia e que está apensa ao processo. A população espera atenta o esclarecimento deste tenebroso caso, mais um na cidade, como de praxe. Transparência nunca foi o forte destes "caras"!!

* Aliás, porque até agora a OAB não determinou que o advogado diga quem foi o verdadeiro contratante da ação. A entidade não tem poderes para isso? É o melhor caminho para iniciar o esclarecimento do caso, ou não ?

* Por falar em secretaria de saúde, continuam chegando denúncias de falta de medicamentos na Farmácia Básica do Município. Enquanto isso, a "grana pública" banca grandes shows. Tem que respeitar né, não foi isso que a maioria da população escolheu. O interessante é que muita gente continua votando neste projeto, mas depois quer reclamar.

* Paralamas para dor de cabeça. Zeca Pagodinho para a gripe, Jota Quest para inflamações, Thiaguinho para indigestão, e por aí vai !!!!!!!!!!!!

* Enquanto isso em Itaocara, o prefeito Gelsimar Gonzaga do PSOL enviou uma suplementação orçamentária destinando mais recursos para a saúde, visando comprar remédios e pagar salários do profissionais e a Câmara de Vereadores não quer votar, chantageando o prefeito porque ele não atendeu as suas demandas de cargos para os cabos eleitorais. É a inversão total da lógica política. Estão prejudicando a população e não o prefeito.

* Aqui, a cidade da "governabilidade" a Câmara devidamente atendida em "suas demandas" pratica com fidelidade canina a "aprovação automática e o golpe de vista". Nenhuma crítica a saúde e aprovação total aos shows.

* SEGUE NOSSA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!
ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!!!!

* PARTICIPE TAMBÉM DE NOSSA ENQUETE. ENTRE NO BLOG NA ABA DIREITA E VOTE:
QUEM SERÁ O VENCEDOR DESTE SENSACIONAL "CAMPEONATO DE PROCESSOS" QUE VEM SENDO TRAVADO POR ALAIR CORREA E MARCOS MENDES ?
ESCOLHA O NOME DO TROFÉU MAIS ADEQUADO AO VENCEDOR.
A ENTREGA SERÁ NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2014.
NA CERIMÔNIA DE ENTREGA SERÁ CONVIDADO UM SUPER-MATEMÁTICO PARA CALCULAR O MONTANTE QUE AMBOS TEM QUE DEVOLVER AOS COFRES PÚBLICOS APÓS AS CONDENAÇÕES.
O LOCAL DA ENTREGA AINDA É SEGREGO.

Daqui a pouco a gente volta !!!

domingo, 17 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* As cenas das prisões dos condenados da Ação AP 470, chamada por quase todos de "Mensalão" causou muita polêmica na mídia e redes sociais. A galera do PT está numa chiadeira só! Dá dó ! Insistem na inocência de Genoíno e Dirceu, mas nada falam sobre Marcos Valério e outros condenados do Banco Rural. Eles levantaram a grana e deram para quem ? Querem documentos, provas escritas ou físicas, como se para dinheiro de corrupção se desse recibo. O passado de lutas de ambos não pode servir de salvo conduto para as irregularidades do presente. Os petistas tem razão, entretanto, quando afirmam que a corrupção não nasceu com o PT e que o Mensalão demo-tucano também precisa ser punido com o mesmo rigor.

* Confesso que estou "meio sem saco" de comentar muito sobre isso, daí vamos reproduzir aqui opiniões em que concordo, como no texto abaixo do Latuff e essa da Katia Motta que resume bem o que penso:

"Ah, gente, páraaa... Que chororô é esse agora por causa de de dois Zés que traíram outros milhões de Zés?? Ah, o STF... Ah, a mídia... Tá certo, eu aceito o argumento, mas isso não altera o samba: o PT TRAIU os milhões de votos que recebeu nas urnas! O PT trocou qualquer possibilidade de fazer mudanças profundas pela "governabilidade" (não que isso me espante, porque quem lê alguma coisa de anarquismo sabe que isso é inexorável!). Ah, e quando vai ser julgada a privataria tucana? Acho que nunca né? O Governo do PT fez auditoria nas privatizações? O Governo do PT fez auditoria na dívida externa? Uma coisa mais simplinha: a concessão da Globo, hum? Ahh, chega, pára! Presos políticos para mim são o Baiano e o Rafael - detido com um frasco de desinfetante ! Presos políticos executados todos os dias para mim são os jovens da periferia, pobres e negros. Se teve ou não teve mensalão para mim é irrelevante agora porque milhões de trabalhadores têm ameaçada sua aposentadoria graças à Reforma da Previdência de 2003, votada no meio da madrugada, com o exército fechando as portas do Congresso, enquanto 70 mil trabalhadores do lado de fora eram espancados pela Polícia do PT tal e qual na Ditadura. Ahh, mas o passado de lutas dos Zés e blá... Tanto pior! É abominável que um sujeito que foi preso no Araguaia e outro que fugiu, mudou o rosto etc. tenham a coragem de se envolver em falcatruas com dinheiro público! Na verdade, eles merecem coisa bem pior do que eles terão."


* É por essas e por outras, toda hora tem um escândalo de corrupção no país, que algumas pessoas comentaram comigo esta semana de como é enfadonha e repetitiva as notícias sobre política postadas em todos os blogs da cidade. Sem tirar a razão destas pessoas, respondi que as notícias derivam dos atos e ações políticas praticadas por estes mesmos agentes eleitos pela população. Logo, a responsabilidade sobre o que ocorre de bom ou ruim nas questões políticas da cidade deve ser compartilhada pelos eleitores, afinal como diz a sabedoria popular "políticos não vêm de Marte".
A vitória de alguns maus políticos reflete a vontade popular da maioria. O engraçado de tudo isso é que depois de votar sucessivas vezes neste mesmo político, o eleitor reclama da política de uma maneira geral, esquecendo que esta sucessão de erros também é responsabilidade sua. O modelo e a forma de fazer política não mudará se continuarmos a ter o mesmo comportamento desatento, pouco observador, não analítico e acharmos que "político é tudo igual" e que é impossível mudar esta realidade. Temos que correr o risco da mudança, já dizia Bertolt Brecht no século passado:
"Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar".


* Um processo de renovação dos quadros políticos é tema urgente na pauta das eleições de 2014 e 2016. A princípio, não deve ser encarado como uma solução perfeita. Sempre poderemos ter decepções com os novos eleitos, não há garantias escritas na testa de ninguém. Outro cuidado é verificar se a "cara nova" não representa os velhos interesses de grupos ou políticos já encastelados no poder. Esta é a pior renovação, pois é a novidade do engodo e da enganação. Também não podemos cair naquele argumento reducionista que não devemos reeleger ninguém. Quem faz um bom trabalho e se coloca ao lado do povo trabalhador e da população de modo geral, merece continuar exercendo tal função pública. Estes políticos existem e estão lá nos defendendo, o que precisamos é apurar nosso senso político e cidadão, buscar mais informações e reconhecê-los.
Uma coisa é certa. Nenhuma mudança política virá se continuarmos elegendo sempre os mesmos. Nenhuma mudança virá se não tivermos a coragem e a ousadia de implementarmos um largo processo de renovação destes quadros políticos, via processo eleitoral, independente dos riscos a serem assumidos. Já dizia Ghandi, também no século passado:"Seja você a mudança que quer ver no mundo".


* Entendo que independente da natureza das notícias políticas, se boas ou ruins, devemos conhecê-las e os blogs e redes sociais tem a rara oportunidade de fazer tudo isso em tempo real. Elas podem nos fazer mudar de opinião sobre alguns temas e vão, aos poucos, nos ajudando a apurar o senso crítico. Lado político quase todo mundo tem, é legítimo e normal, sob o ponto de vista democrático da "livre opinião".
Aqui na cidade você vai encontrar blogs que criticam determinados políticos e se omitem na crítica a outros. Você também vai encontrar blogs que apenas visam elogiar e ser corrente de transmissão de poder do mandatário de plantão. Alguns blogs tem clara intenção difamatória, com linguagem chula e agressiva, sem apresentar nenhuma prova do que postam e que servem a interesses políticos inconfessáveis. Você vai encontrar blogs informativos de notícias que não emitem opiniões políticas e vai encontrar também blogs mais independentes que vão apresentar uma visão crítica mais geral. Mas no fim, todos acabam tendo um lado político, já que que o "poder" vai sempre estar em disputa, buscando a conquista de corações e mentes da população internauta cabofriense.
Enfim, meu caro leitor, a política, em seu sentido mais amplo e não apenas aplicada a questões partidárias, faz parte do cotidiano de nossas vidas e tudo, tudo mesmo, depende de decisões políticas. Logo, temos que ir a luta e tentar acertar sempre, e se for o caso, temos que aprender também com nossos erros.


* Cabo Frio ficou superlotada no feriadão e como sempre apareceram os problemas relativos a falta de ordenamento urbano. O trânsito ficou caótico, a guarda municipal sumiu das ruas e a falta de infraestrutura dos serviços públicos revelam o despreparo da cidade para receber adequadamente este fluxo turístico de origem mais popular. A cidade tem que estar aberta a todos, mas para isso precisa de planejamento e gestão. Este improviso existe há cerca de 18 anos.


* O Vasco se complicou de vez no Brasileirão, após a derrota para o Grêmio no meio da semana e o empate com o Corinthians no domingo. O rebaixamento agora é iminente, já que seus adversários diretos, Fluminense, Criciúma, Portuguesa e Bahia venceram seus jogos. Só um "milagre" salva o Gigante da Colina. A responsabilidade tem que ser assumida pelo presidente Roberto Dinamite e sua diretoria de péssima gestão. Os jogadores contratados, "refugos" deixados por outros times, até lutam muito, mas não tem a qualidade necessária para jogar num time com a grandeza do Vasco.


* Recente pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Aplicada, aponta que 70% dos jovens assassinados no Brasil são negros, independentes de sua escolaridade e condição socioeconômica. A maior parte destes assassinatos é cometida pela polícia. Fica claro que o problema não é apenas de natureza social e sim, racial. O racismo está aí, presente em nossa sociedade, só não ver quem não quer, inclusive as nossas "autoridades" que assistem a este drama de forma passiva.
O diretor do Ipea afirma ainda que : “Há uma perda na expectativa de vida devido à violência letal 114% maior para pessoas negras. Enquanto o homem negro perde 20 meses e meio de expectativa de vida ao nascer, a perda do branco é de oito meses e meio”, explica Daniel Cerqueira.


Logo mais as rapidinhas.....................


LATUFF SOLTA O VERBO SOBRE O MENSALÃO





Um estrangeiro que visse Genoíno e Dirceu adentrando as dependências da polícia federal pode até imaginar de que se tratam de presos políticos, de punhos erguidos num gesto desafiador. Mesmo levando em consideração que ambos pegaram em armas contra a ditadura militar, atitude que merece meu respeito, não foi a guerrilha que os leva agora para a prisão. Foi um esquema de compra de votos conhecido popularmente como “mensalão”. O maior da história do Brasil? Nem de longe!

O PT nunca foi um partido revolucionário, nunca quis de fato derrubar o sistema capitalista, mas antes de ser governo, não fazia parte do jogo sujo da governabilidade, e portanto, tinha ficha limpa para criticar a corrupção. No momento em que decidiu chegar ao governo (e não ao poder), aceitou as regras, se misturou aos porcos, e agora come os farelos. É lamentável ver um partido que, no passado, esteve presente nas lutas do movimento social, e que agora é jogado na vala comum dos partidecos que sustentam a oligarquia brasileira. Mas, a cupula do PT fez essa opção, que enfrente as consequências de ter jogado sua história na lixeira.

Concluída a longa novela do mensalão do PT, resta saber agora se os outros tantos esquemas de corrupção que já passaram pela república terão a mesma atenção do judiciário e da imprensa. O “mensalão do DEM”, o “mensalão mineiro”, a “pasta rosa”, o “tremsalão”, só pra citar alguns. Ora, a conclusão que se chega é que a corrupção não é uma questão partidária mas sistêmica. Daí um partido que se entenda realmente como de esquerda, não deve aceitar ser gestor de uma máquina corrupta e sim lutar para destruí-la e construir um sistema político e econômico sobre novas bases.

Carlos Latuff é cartunista.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Hoje o País completa 124 anos de Regime Republicano. Derrubamos um Império e criamos uma República promovida pelas elites aquarteladas, sem participação participação popular, fato que ocorre até hoje. Sobre o tema, "republico" um oportuno comentário do companheiro Chico Alencar, via twitter:

"Vocês fizeram a República que não serviu para nada. Aqui agora, como antes, continuam mandando os Caiado". A frase é do Capitão Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso, bisavô do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em telegrama enviado de Goiás ao filho, Joaquim Inácio, que ajudara a proclamar a República em 1889.
As expectativas para a ‘nova’ República seguem não cumpridas, exatos 124 anos depois. Na época de sua proclamação, o vitorioso movimento abolicionista e revoltas como a do Vintém mostravam a luta do povo por direitos. As recentes manifestações mostram que esta luta continua e que há ainda muito por conquistar."


* A população brasileira aguarda com enorme expectativa a decisão do STF sobre as condenações definitivas e as respectivas prisões dos mensaleiros do PT e adjacências. Existe uma "braba" briga política que se desenvolve nos bastidores, cujos principais atores são o Ministro Joaquim Barbosa, o Ministro Ricardo Levandowski e o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Ilmar Franco, jornalista "das antigas" de Brasília, anota em seu blog:

" O presidente do STF, Joaquim Barbosa, está xingando nos bastidores o PGR, Rodrigo Janot. Joaquim não se conforma com o pedido de prisão dos réus do mensalão, feito por Janot às vésperas da retomada do julgamento. Acredita que o PGR ofereceu a isca para o ministro Ricardo Lewandowski pedir nova intervenção da defesa. E acusa Janot de ter tentado inviabilizar a sessão realizada pelo Tribunal nesta quarta-feira."


* O Movimento pela Emancipação de Tamoios sofreu um duro golpe com o veto total da presidente Dilma no Projeto de Lei recém aprovado pelo Congresso que disciplinava a criação de novos municípios. Já se articulava uma pressão em cima dos parlamentares da Alerj para o andamento do Projeto de Lei que lá tramitava, onde se antevia a possibilidade, inclusive, de um plebiscito. A luta dos tamoienses sofreu um revés, mas deve ser retomada. Enquanto isso, os moradores tem que cobrar do governo as promessas de campanha.


* Começa hoje e vai até amanhã em Cabo Frio, no Clube Santa Helena, o Noise Fest, o maior evento regional de bandas de rock do Estado. Os shows começam sempre a partir das 14 horas. A realização é do competente e polivalente promotor de eventos, Lucas Muller. Estarei lá.!!!!!!!!


* O caso da menina de 4 anos baleada e morta no Jardim Esperança, nesta semana, expõe de forma clara duas situações que são graves no município e que pedem providências imediatas das autoridades. Primeiro, o aumento galopante da violência urbana na cidade motivada por inúmeras razões. Segundo, as falhas seguidas no atendimento da saúde pública que custam vidas. Administrar uma cidade que cresce em todos os sentidos como Cabo Frio exige visão estratégica e definições corretas das prioridades orçamentárias. Este "novo" velho governo precisa rever ambas para depois não reclamar que está sendo vítima de acusações levianas e oportunismo político.


* Esta semana, O Batalhão da PM de Cabo Frio, reconhecendo a grave situação, determinou a ocupação de alguns bairros, utilizando para isso um efetivo de 120 homens. Jacaré, Itajuru, Rainha da Sucata, Boca do Mato, Vila do Ar e alguns outros que fazem parte do Grande Jardim Esperança foram os alvos da operação. Entretanto, como todos já sabem, não se combate a violência urbana apenas com o aparato policial. O governo do Estado e a prefeitura precisam desenvolver políticas públicas em várias outras áreas para somar forças nesta luta. Promessas são feitas há 20 anos, porém a periferia da cidade amarga o descaso e a omissão das autoridades.


* A Saúde em Cabo Frio está em crise há 16 anos. Não houve nenhuma política estruturante durante todo este período que priorizasse a atenção básica de saúde, área que tem que receber os maiores investimentos. O foco deve ser o cuidado preventivo da saúde da população e não tratar apenas as doenças, já em situações de emergência em todas as suas fases de complexidades. Um sucessão de equívocos, falta de planejamento, baixo investimento e má gestão, desembocou no estado crítico de hoje. Faltou sobretudo vontade política para romper terceirizações fraudulentas que enriqueceu muita gente e assistencialismo barato que elegeu muita gente.

* O novo capítulo com o novo "velho" governo é só mais uma etapa. Não adianta trocar o gestor se não mudar a mentalidade e o projeto. O negócio destes "caras" sempre foi asfalto e concreto. As trocas ou substituições de nomes não irão trazer as mudanças desejadas, pois ficarão submetidas a um projeto de governo comprometido, em primeiro lugar, com os interesses do capital, empreiteiros, agentes privados de saúde, concessionárias de serviços públicos, etc...


* A maior "caixa preta" do orçamento da cidade é a Limpeza Urbana. É praticamente impossível descobrir os reais valores que são gastos nesta área. Este quadro transpassa os governos dos últimos 20 anos. Existe uma grande máfia no Estado, dominada por políticos, que são os verdadeiros donos destas empresas, colocadas em nome de "testas de ferro". Aqui, além da empresa contratada para a coleta, tem o custo do aterro sanitário e as inúmeras empreiteiras de "varriçao", que em sua maioria pertencem a vereadores( não em nome deles, é claro) e pessoas ligadas ao governo. Os últimos dados verificados dão conta de uma despesa de quase 80 milhões de reais por ano.


* De novo: Os moradores dos bairros Vila do Sol e Recanto das Dunas continuam pedindo socorro ao Setor de Vetores da Vigilância Sanitária Municipal, tendo em vista, os "ataques diários" dos mosquitos e pernilongos. A situação beira o insuportável, com os insetos presentes toda hora do dia. Qual é galera, vamos lá dar uma força aos moradores!!!


* Grande parte da massa populacional deste país se contenta com "melhorazinhas" e não exige reformas estruturais que possam dar uma guinada no processo de desenvolvimento e distribuição de renda. As ruas em junho pareciam querer isso. Hoje, com a diminuição das manifestações, estão nas ruas quem sempre esteve. Os movimentos sociais organizados, os sindicatos e os partidos de esquerda, apesar de suas divergências, falhas e idiossincrasias. A população precisa se mobilizar novamente em 2014 e ficar atenta ao debate eleitoral para saber quem realmente quer mudanças que provoquem rupturas com o atual estado das coisas.

Logo mais as rapidinhas.......................