domingo, 17 de novembro de 2013

LATUFF SOLTA O VERBO SOBRE O MENSALÃO





Um estrangeiro que visse Genoíno e Dirceu adentrando as dependências da polícia federal pode até imaginar de que se tratam de presos políticos, de punhos erguidos num gesto desafiador. Mesmo levando em consideração que ambos pegaram em armas contra a ditadura militar, atitude que merece meu respeito, não foi a guerrilha que os leva agora para a prisão. Foi um esquema de compra de votos conhecido popularmente como “mensalão”. O maior da história do Brasil? Nem de longe!

O PT nunca foi um partido revolucionário, nunca quis de fato derrubar o sistema capitalista, mas antes de ser governo, não fazia parte do jogo sujo da governabilidade, e portanto, tinha ficha limpa para criticar a corrupção. No momento em que decidiu chegar ao governo (e não ao poder), aceitou as regras, se misturou aos porcos, e agora come os farelos. É lamentável ver um partido que, no passado, esteve presente nas lutas do movimento social, e que agora é jogado na vala comum dos partidecos que sustentam a oligarquia brasileira. Mas, a cupula do PT fez essa opção, que enfrente as consequências de ter jogado sua história na lixeira.

Concluída a longa novela do mensalão do PT, resta saber agora se os outros tantos esquemas de corrupção que já passaram pela república terão a mesma atenção do judiciário e da imprensa. O “mensalão do DEM”, o “mensalão mineiro”, a “pasta rosa”, o “tremsalão”, só pra citar alguns. Ora, a conclusão que se chega é que a corrupção não é uma questão partidária mas sistêmica. Daí um partido que se entenda realmente como de esquerda, não deve aceitar ser gestor de uma máquina corrupta e sim lutar para destruí-la e construir um sistema político e econômico sobre novas bases.

Carlos Latuff é cartunista.

6 comentários :

  1. " construir um sistema político e econômico sobre novas bases". Seria bom que explicasse como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ele quer dizer bases republicanas, coisa que o PT pouco fez. Ganhou as eleições e passou a exercer a tal "governabilidade" com as armas e os métodos corruptos da direita DEM/TUCANA, inclusive nos critérios de alianças, mas sem o "escudo legal" desta justiça segregacionista e elitista. Agora, brother, não pode reclamar mais.

      Excluir
  2. Carlos Latuff Como pode fazer tal afirmação" O PT nunca foi um Partido revolucionário, nunca quis de fato derrubar o sistema capitalista". Todos sabem que o PT foi criado justamente na luta contra o sistema capitalista e esta historia você não pode modifica-la, atenuar comentários, com bases de análises próprias modificando uma história de lutas, principalmente contra o referido sistema de forma leviana, demonstra que você faz parte dentre muitos analfabetos políticos e a elite esmagadora contra a classe trabalhadora.

    ResponderExcluir
  3. É a opinião dele. No governo o PT se comportou como um partido da "ordem" e não fez nenhuma mudança estrutural no país. Houve uma evolução tímida nas políticas sociais e só. Não promoveu nenhuma ruptura direta com os interesses do grande capital. Vide Reforma da Previdência e a não auditoria da Dívida Pública. Mas, é o debate, as pessoas tem visões diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Não fazer alianças espúrias e não usar métodos desonestos para garantir governabilidade não é criar um novo sistema econômico e político.Á criação de qualquer sistema que englobe essas duas esferas requer um elaborado sistema teórico, tarefa árdua de ser pensada, muito distante de apenas negar certas práticas.

    ResponderExcluir