sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* A entrada de novos "atores" na corrida eleitoral ao governo do Estado, mostra que as pesquisas eleitorais que andam sendo divulgadas estão muito longe de representar as verdadeiras tendências na preferência pelo voto. Esta semana foram anunciadas as candidaturas de Bernardinho do Volei, pelo PSDB, de Miro Teixeira, pelo PROS e do ex-deputado federal Babá, pelo PSOL. Apesar de serem consideradas candidaturas "nanicas" (não gosto deste termo, mas é assim que a mídia tradicional as trata), elas podem mudar algumas correlações de forças. Outro fator importante é que ainda não é possível interpretar corretamente o efeito que as manifestações de junho em diante poderão ter no pleito eleitoral de 2014.

* Alguns analistas políticos mais céticos estão prevendo que teremos em 2014 a Eleição da Negatividade, onde segundo estas análises, vamos ter um grande aumento dos votos brancos e nulos. É claro que respeito as pessoas que descontentes com o atual quadro político, votam branco e nulo, mas isso nunca provou ser eficaz para mudar a situação, pelo contrário, a não possibilidade de mudança favorece aqueles "velhos caciques" da pequena política em suas pretensões de manutenção do poder. O voto renovador, crítico, pesquisando e se informando um pouco mais sobre as novas alternativas pode ajudar a mudar o perfil da representação política. É claro que há riscos de novos erros, mas a omissão e o voto nas mesmas "caras" ou "caras novas" que representam a velha política não vão fazer avançar um possível cenário de mudanças.

* Aqui em Cabo Frio esta situação se apresenta muito clara. As pessoas reclamam da corrupção e dos desmandos políticos que ocorrem na cidade há praticamente 20 anos, mas reelegem para mandatos sucessivos, tanto para o executivo quanto para a Câmara de Vereadores, "os mesmos" ou os seus fiéis seguidores. Isso ocorre em todas as camadas sociais, inclusive nas mais populares.

* Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016!!!


* Um fato que sempre chama a atenção quando a mídia televisiva vai cobrir um escândalo de corrupção é a tal "exclusividade" que a Rede Globo tem para obter informações sigilosas que estão sob a guarda dos aparatos estatais de combate ao crime. É estranho que as outras redes, também com grande estrutura jornalística, estejam sempre atrasadas. Pelo twitter o companheiro Milton Temer faz uma análise interessante:

"A 'exclusividade' constante com que o Jornal Nacional obtém gravações de conversas telefônicas começa a exigir uma nova investigação para além daquela que envolve, como no último exemplo, fiscais e quadros executivos da administração Kassab. O MP tem que apurar por que métodos essa 'exclusividade' é obtida. Por vazamento de informação, ou por compra explícita de um vazador dentro dos aparatos de repressão? Bizarro é que nenhuma das concorrentes levanta qualquer espanto por essa série de furos que continuam levando. Entubam, reconhecendo incompetência, ou aceitam não ter bala na agulha para entrar no "mercado"?"


* A recente medida da presidente Dilma de permitir que as Rádios AM possam fazer uma migração técnica para o sistema FM, certamente, vai revitalizar antigas estações de rádio que perderam prestígio com a mudança de padrão na transmissão radiofônica. No Brasil, são quase 2.000 rádios AM que podem ganhar nova vida. Aqui em nossa cidade, temos a Cabo Frio AM que pode ganhar uma nova força em sua audiência e reestruturar toda a sua programação, gerando novos empregos e abrindo novos caminhos na informação do cotidiano da cidade. Isso, é lógico, vai depender dos rumos que sua direção vai dar a rádio com essa possibilidade.


* Matéria do Blog Iniciativa Popular Búzios mostra que também naquela cidade cabe um belo "campeonato de processos". Os ex-prefeitos Mirinho Braga e Toninho Branco, fariam um dupla digna de rivalizar com os "intrépidos administradores" de Cabo Frio, Alair Correa e Marcos Mendes, nesta terrível área judicial. Vejam a matéria abaixo:

"Ex-prefeito de Búzios, RJ, e mais 7 são condenados por improbidade
Envolvidos terão que ressarcir os cofres do município e pagar multas.
Eles também tiveram suspensos de cinco a oito anos os direitos políticos.
O ex-prefeito de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Delmires de Oliveira Braga, conhecido como Mirinho Braga, a empresa Búzios Park Estacionamento Ltda e seus sócios proprietários, além de outras quatro pessoas que integravam a equipe do ex-prefeito foram condenadas a perda de cargo político atual, ressarcimento aos cofres públicos, pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos por um período entre cinco a oito anos por contratação da empresa Búzios Park, em 2009, sem licitação, com o objetivo de exploração comercial de estacionamento rotativo na cidade. A decisão é do juiz da Segunda Vara da Comarca de Armação de Búzios, Marcelo Alberto Chaves Villas.
De acordo com a decisão do magistrado, o contrato firmado entre a Prefeitura de Búzios e a empresa, no período de mandato do ex-prefeito Mirinho Braga, foi celebrado em caráter emergencial mas, segundo o juiz, sem fundamentação e sem explicações sobre esta contratação emergencial. O valor do contrato, na época, foi de R$ 418.580,00."

* Para ler o restante da matéria, acesse www.ipbuzios.blogspot.com.br


* O caso das Ações Populares contra o PCCR e o concurso público de 2009, que tem como protagonistas o líder comunitário, Bené da Amacaf e o advogado Rodolfo Monteiro ( que ninguém quer dizer de onde é), vai ganhando aos poucos, contornos esclarecedores. Bené, nesta semana compareceu a delegacia e registrou queixa à respeito da falsificação de suas assinaturas e fez supostas acusações a membros do atual governo, sem entretanto, apresentar provas contundentes. Também tomou providências visando anular as duas ações com apoio do sindicato dos funcionários públicos. O esclarecimento final cabe agora ao advogado, que através da OAB tem que ser "estimulado" a dizer quem foi o real contratante das ações, já que o Bené "declinou" do ato, através das providências citadas. Tem um "rolo grande" aí, mas está muito próximo de ser desvendado. Fica a pergunta de sempre: Por que as coisas aqui em nossa cidade tem quase sempre um caráter nebuloso?


* Cabo Frio repete seu histórico de "cidade alagada" sempre que surge um chuva mais forte. A falta de uma rede separativa entre a rede de esgoto e a rede de captação das águas pluviais é um dos fatores que provocam os alagamentos. Com a rede conjunta, as comportas são fechadas para evitar o despejo do esgoto da Laguna e as águas "voltam" causando alagamentos em pontos chaves da cidade. Os bueiros entupidos e sem manutenção fazem o agravamento da situação. A cidade hoje paga o preço por uma opção equivocada no passado por este "sistema de esgoto e águas pluviais em conjunto" aceito pela nossa "eterna dupla" de administradores públicos. Quem mesmo: MM e AC!!!!!!!!
As chuvas de verão ainda nem começaram...............


* Seguem os comentários e repercussões a respeito do Orçamento para 2014, enviado pelo executivo e já votado pela "obediente" Câmara Municipal. Redução de 2 milhões na Saúde, redução de 20 milhões na Educação e aumento de 6 milhões para Eventos. Parece que há mais de 2.000 anos nossos governantes acham que "pão e circo" é mais importante que educação e saúde. A população gosta, aprova e vota, portanto segue o baile...............

* Tenho insistido aqui no blog sobre estes importantes temas que são o Orçamento e a Dívida Pública. Reconheço que são assuntos técnicos e complexos, mais precisam ser colocados no debate político. A grande mídia, a mídia local e os partidos conservadores, inclusive o PT, não querem discutir a questão. Falta muita informação a população devido a este fato. No plano federal, a dívida pública vai consumir 44% do Orçamento Geral da União para 2014, sendo o maior entrave ao desenvolvimento do país, provocando uma brutal transferência de recursos públicos para o sistema financeiro nacional e transnacional.
No plano municipal, vemos escolhas políticas como as citadas acima. A forma de destinação dos recursos no orçamento sinaliza para quem "os caras" governam e quais são as suas prioridades.

* Por falar em prioridades e destinação orçamentária, o governo federal anunciou este mês que vai investir 1,17 bilhões em segurança para a Copa do Mundo 2014 e 1,16 bilhões para o mesmo fim com relação as Olimpíadas 2016. Você por acaso sabe qual foi o investimento em segurança pública para o cidadão? Procure saber antes de votar em 2014 e 2016!!!!!!


* O Brasil pede mudanças já para 2014. As grandes manifestações à partir de junho mostraram isso com clareza. Assine agora o projeto de reforma política do mesmo movimento que fez o Ficha Limpa. Sua assinatura na petição pública pode ajudar a mudar o Brasil: www.eleicoeslimpas.org.br.
Site interessante para quem pensa em renovação dos quadros políticos.


* Quem lembra da polêmica sobre o que fazer com o Marlim de Fibra do Canal que custou uma bela grana e está todo "lascado". Alguns querem que se pinte de novo o descascado peixe, outros querem sua retirada. Tenho uma sugestão: Retire o desgastado Marlim do local e vamos colocar lá outro tipo de peixe que tem mais a ver com os dois últimos administradores públicos da cidade : Um Robalo de Ouro.!!!!!!!!


Logo mais, as rapidinhas..........................

Nenhum comentário :

Postar um comentário