quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* É impressionante a incompetência técnica-administrativa do "novo" velho governo governo em encaminhar soluções para os repetidos problemas da saúde no município. Nenhuma sinalização de aumento dos investimentos na Saúde Básica e deficiências crônicas na marcação de exames e consultas. Por exemplo: Só se marca ecocardiograma para 2014. Um verdadeiro absurdo. Para piorar os investimentos foram reduzidos no orçamento para 2014. Enquanto isso, "enterram milhões" na obra faraônica e não prioritária da Praia do Forte, que aliás, vive atrasada e não acaba nunca.

* Outra questão sofrível é o fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica do Município. O paciente quase sempre não consegue ser contemplado na totalidade de sua receita. Sempre faltam medicamentos. Não adianta trocar gestores "seis por meia dúzia". A gestão da saúde não pode ser apenas política. Tem que combinar na gestão o aspecto político que envolve a visão estratégica do governo com a devida competência e conhecimento técnico.


* Outra coisa que impressiona é a visão que este "novo" velho governo tem do que significa "Progresso". Progresso para "eles" é asfalto, concreto, obras que impressionam turistas incautos. O verdadeiro progresso está nas ações que visam reduzir desigualdades sociais, equilibrar a distribuição de riquezas entre os mais diversos segmentos e proporcionar melhor qualidade de vida a população. Esta é a grande tarefa do Estado, seja em que nível for, nacional, estadual e municipal, cada um com sua função e responsabilidade específica. Na questão social vivenciamos um atraso que está chegando a vinte anos. O atual quadro caótico das principais políticas públicas na cidade atestam isso.
Tenho dito: Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016!!!!!!!


* Eles devem achar também que chegar no Congresso Nacional e discursar para um plenário vazio é demonstração de prestígio e progresso. São práticas repetidas por este governo e pelo governo anterior, que acham que relações pessoais com os mesmos políticos conservadores de sempre vão impressionar a população, ajudando na tarefa de se perpetuarem no poder. As manifestações de junho estão aí para provar que a população começa a perceber que este velho "jogo de cena" não agrega valor às relações políticas verdadeiras, que são as pautadas em ações republicanas e não em pantominas.


* Um outro aspecto que iguala estes dois governos que infelicitam a população há 16 anos é o discurso religioso. Vazio como o banner acima, é usado para iludir, justificar e procrastinar todas as falhas cometidas com a população na adoção das políticas públicas essenciais. A população não vê e nem se sente contemplada com os quase 6 bilhões arrecadados no período. Tem gente que diz que "eles" falam de Deus de manhã e na calada da noite desviam os recursos públicos. Os processos judiciais das mais diversas espécies estão aí para comprovar este fato.
Vale lembrar aquele velho dito popular: " Não se põe remendo novo em pano velho".


* Insatisfeito e preocupado com o mau desempenho de seu "pupilo" e candidato ao Governo do Estado, o inenarrável Pezão, o governador Sergio Cabral já estuda trocar seu nome pelo do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Novas pesquisas estão sendo encomendadas. Cabral não confia em Crivela nem em Linbberg para uma "aliança política". Aliás, ali ninguém confia em ninguém !!!!!!!!!!!!!


* O Deputado Federal Dr. Paulo César(PR-RJ) é um dos parlamentares com risco de perder o mandato por infidelidade partidária que serão alvos de uma ação impetrada, esta semana, pela Procuradoria Geral da República. São deputados que mudaram de partidos fora da janela legal permitida. No caso do Dr. Paulo Cesar, tem uma agravante, pois ele mudou duas vezes. Primeiro do PR para O PSD, aproveitando a janela legal, depois mudou de novo, do PSD para o PR. Como gosta de trocar de partido o "nobre deputado", não é verdade?
Confira na relação abaixo quem está com o mandato em risco:
José Humberto Soares - MG
Stefano Aguiar dos Santos - MG
Paulo César da Guia Almeida - RJ
Wanderley Alves de Oliveira - RJ
Walter Meyer Feldman - SP
Luiz Hiloshi Nishimori - PR
Silvio Serafim Costa - PE
José Wilson Santiago Filho - PB
Alfredo Helio Syrkis - RJ
Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa - CE
Paulo Roberto Gomes Mansur - SP
Francisco Evangelista dos Santos de Araújo - RR
Cesar Hanna Halun - TO


* A Executiva Estadual do PSOL, por unanimidade, decidiu afastar e suspender a filiação da Deputada Estadual Janira Rocha. Era uma decisão estatutária necessária para provocar seu julgamento no Conselho de Ética da Instância Nacional do Partido. O PSOL realiza na semana que vem seu Congresso Nacional, e certamente, esta fato vai causar muita polêmica.
Como não fico "em cima do muro", sou a favor da expulsão da deputada pelas irregularidades praticadas. Reconheço que Janira tem uma longa história de militância política sempre ao lado dos interesses da classe trabalhadora e vinha desenvolvendo um mandato popular, combativo e participativo, mas os acertos do passado não podem ser "salvo conduto" para os desvios do presente.


* Reproduzo abaixo importante notícia veiculada no site da Revista Cidade, onde se comemora uma vitória dos movimentos sociais compostos por ambientalistas e populares que lutam pela preservação das Dunas do Peró, tendo em vista sua devastação por um empreendimento "loteleiro":

"O Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia (RJ) obteve na Justiça decisão liminar para suspender imediatamente obras relativas ao empreendimento Resort Peró, localizado na praia do Peró, em Cabo Frio.
A ação movida contra o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a empresa Costa Verde Participações pedia paralisação de toda e qualquer obra decorrente de cinco licenças de instalações. A Justiça Federal determinou ainda que o Inea realize um relatório minucioso sobre a supressão de vegetação realizada nas áreas do empreendimento.
De acordo com o processo, o Inea excluiu ilegalmente condicionantes das licenças que exigiam autorização prévia do Ibama para supressão de vegetação de Mata Atlântica. (Processo nº 0001295-28.2013.4.02.5108)
Segundo o procurador da República Douglas Santos Araújo, a exclusão de condicionantes que exigiam anuência prévia do IBAMA para a supressão de vegetação de restinga em estágio médio de recuperação ocorreu de forma imotivada, contrariando pareceres técnicos do próprio INEA e o Decreto Federal nº 6.660/2008."


* A presidente Dilma e o PT seguem a sua saga privatista. Desta vez, o governo vai leiloar concessões para exploração de gás de xisto. As reservas ficam na área do Aquífero Guarani, o que agrava qualquer risco de desastre ambiental, já que historicamente, o grande capital está preocupado em auferir lucros, independente da segurança ambiental. O deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ) promete providências e disparou via twitter:

"Você já ouviu falar no AQUÍFERO GUARANI? É um dos maiores reservatórios de ÁGUA doce do mundo, localizado, em sua maior parte, em lençóis freáticos no subsolo de São Paulo e do Paraná. É água de ótima qualidade, capaz de abastecer toda a população brasileira durante 2500 ANOS.
Mas, atenção: o Aquífero Guarani está EM RISCO. O governo pretende LEILOAR HOJE a exploração de gás de xisto, que fica abaixo do Aquífero. Pra extrair o gás, é necessária a injeção de um coquetel de centenas de produtos químicos para explodir rochas subterrâneas. Há gravíssimos riscos de CONTAMINAÇÃO de imensos volumes de água por enxofre, ferro, manganês, crômio e outros produtos.
Para evitar essa tragédia, o PSOL apresentou Projeto na Câmara para IMPEDIR o Leilão do governo que autoriza a exploração desse gás".
PT e PSDB, tudo a ver!!!!!!
Aliás, estão parecidos até em escândalos, o mensalão petista contra a maracutaia tucana da Cia de Trens Urbanos em São Paulo!!!!!!!

Logo mais as rapidinhas.........................

2 comentários :

  1. Parabéns Claudio Leitão por suas análises críticas sempre coerentes, esclarecedoras e educativas com as quais podemos caracterizá-lo como um cidadão do bem, íntegro, condizente, parcial e ideologicamente a favor das classes menos favorecidas do nosso município. Continue assim e terá sempre meu apoio, meu voto e voto da minha família. Sucesso, paz e felicidade nas pequenas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras de incentivo. Luta que segue !!

    ResponderExcluir