domingo, 17 de novembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* As cenas das prisões dos condenados da Ação AP 470, chamada por quase todos de "Mensalão" causou muita polêmica na mídia e redes sociais. A galera do PT está numa chiadeira só! Dá dó ! Insistem na inocência de Genoíno e Dirceu, mas nada falam sobre Marcos Valério e outros condenados do Banco Rural. Eles levantaram a grana e deram para quem ? Querem documentos, provas escritas ou físicas, como se para dinheiro de corrupção se desse recibo. O passado de lutas de ambos não pode servir de salvo conduto para as irregularidades do presente. Os petistas tem razão, entretanto, quando afirmam que a corrupção não nasceu com o PT e que o Mensalão demo-tucano também precisa ser punido com o mesmo rigor.

* Confesso que estou "meio sem saco" de comentar muito sobre isso, daí vamos reproduzir aqui opiniões em que concordo, como no texto abaixo do Latuff e essa da Katia Motta que resume bem o que penso:

"Ah, gente, páraaa... Que chororô é esse agora por causa de de dois Zés que traíram outros milhões de Zés?? Ah, o STF... Ah, a mídia... Tá certo, eu aceito o argumento, mas isso não altera o samba: o PT TRAIU os milhões de votos que recebeu nas urnas! O PT trocou qualquer possibilidade de fazer mudanças profundas pela "governabilidade" (não que isso me espante, porque quem lê alguma coisa de anarquismo sabe que isso é inexorável!). Ah, e quando vai ser julgada a privataria tucana? Acho que nunca né? O Governo do PT fez auditoria nas privatizações? O Governo do PT fez auditoria na dívida externa? Uma coisa mais simplinha: a concessão da Globo, hum? Ahh, chega, pára! Presos políticos para mim são o Baiano e o Rafael - detido com um frasco de desinfetante ! Presos políticos executados todos os dias para mim são os jovens da periferia, pobres e negros. Se teve ou não teve mensalão para mim é irrelevante agora porque milhões de trabalhadores têm ameaçada sua aposentadoria graças à Reforma da Previdência de 2003, votada no meio da madrugada, com o exército fechando as portas do Congresso, enquanto 70 mil trabalhadores do lado de fora eram espancados pela Polícia do PT tal e qual na Ditadura. Ahh, mas o passado de lutas dos Zés e blá... Tanto pior! É abominável que um sujeito que foi preso no Araguaia e outro que fugiu, mudou o rosto etc. tenham a coragem de se envolver em falcatruas com dinheiro público! Na verdade, eles merecem coisa bem pior do que eles terão."


* É por essas e por outras, toda hora tem um escândalo de corrupção no país, que algumas pessoas comentaram comigo esta semana de como é enfadonha e repetitiva as notícias sobre política postadas em todos os blogs da cidade. Sem tirar a razão destas pessoas, respondi que as notícias derivam dos atos e ações políticas praticadas por estes mesmos agentes eleitos pela população. Logo, a responsabilidade sobre o que ocorre de bom ou ruim nas questões políticas da cidade deve ser compartilhada pelos eleitores, afinal como diz a sabedoria popular "políticos não vêm de Marte".
A vitória de alguns maus políticos reflete a vontade popular da maioria. O engraçado de tudo isso é que depois de votar sucessivas vezes neste mesmo político, o eleitor reclama da política de uma maneira geral, esquecendo que esta sucessão de erros também é responsabilidade sua. O modelo e a forma de fazer política não mudará se continuarmos a ter o mesmo comportamento desatento, pouco observador, não analítico e acharmos que "político é tudo igual" e que é impossível mudar esta realidade. Temos que correr o risco da mudança, já dizia Bertolt Brecht no século passado:
"Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar".


* Um processo de renovação dos quadros políticos é tema urgente na pauta das eleições de 2014 e 2016. A princípio, não deve ser encarado como uma solução perfeita. Sempre poderemos ter decepções com os novos eleitos, não há garantias escritas na testa de ninguém. Outro cuidado é verificar se a "cara nova" não representa os velhos interesses de grupos ou políticos já encastelados no poder. Esta é a pior renovação, pois é a novidade do engodo e da enganação. Também não podemos cair naquele argumento reducionista que não devemos reeleger ninguém. Quem faz um bom trabalho e se coloca ao lado do povo trabalhador e da população de modo geral, merece continuar exercendo tal função pública. Estes políticos existem e estão lá nos defendendo, o que precisamos é apurar nosso senso político e cidadão, buscar mais informações e reconhecê-los.
Uma coisa é certa. Nenhuma mudança política virá se continuarmos elegendo sempre os mesmos. Nenhuma mudança virá se não tivermos a coragem e a ousadia de implementarmos um largo processo de renovação destes quadros políticos, via processo eleitoral, independente dos riscos a serem assumidos. Já dizia Ghandi, também no século passado:"Seja você a mudança que quer ver no mundo".


* Entendo que independente da natureza das notícias políticas, se boas ou ruins, devemos conhecê-las e os blogs e redes sociais tem a rara oportunidade de fazer tudo isso em tempo real. Elas podem nos fazer mudar de opinião sobre alguns temas e vão, aos poucos, nos ajudando a apurar o senso crítico. Lado político quase todo mundo tem, é legítimo e normal, sob o ponto de vista democrático da "livre opinião".
Aqui na cidade você vai encontrar blogs que criticam determinados políticos e se omitem na crítica a outros. Você também vai encontrar blogs que apenas visam elogiar e ser corrente de transmissão de poder do mandatário de plantão. Alguns blogs tem clara intenção difamatória, com linguagem chula e agressiva, sem apresentar nenhuma prova do que postam e que servem a interesses políticos inconfessáveis. Você vai encontrar blogs informativos de notícias que não emitem opiniões políticas e vai encontrar também blogs mais independentes que vão apresentar uma visão crítica mais geral. Mas no fim, todos acabam tendo um lado político, já que que o "poder" vai sempre estar em disputa, buscando a conquista de corações e mentes da população internauta cabofriense.
Enfim, meu caro leitor, a política, em seu sentido mais amplo e não apenas aplicada a questões partidárias, faz parte do cotidiano de nossas vidas e tudo, tudo mesmo, depende de decisões políticas. Logo, temos que ir a luta e tentar acertar sempre, e se for o caso, temos que aprender também com nossos erros.


* Cabo Frio ficou superlotada no feriadão e como sempre apareceram os problemas relativos a falta de ordenamento urbano. O trânsito ficou caótico, a guarda municipal sumiu das ruas e a falta de infraestrutura dos serviços públicos revelam o despreparo da cidade para receber adequadamente este fluxo turístico de origem mais popular. A cidade tem que estar aberta a todos, mas para isso precisa de planejamento e gestão. Este improviso existe há cerca de 18 anos.


* O Vasco se complicou de vez no Brasileirão, após a derrota para o Grêmio no meio da semana e o empate com o Corinthians no domingo. O rebaixamento agora é iminente, já que seus adversários diretos, Fluminense, Criciúma, Portuguesa e Bahia venceram seus jogos. Só um "milagre" salva o Gigante da Colina. A responsabilidade tem que ser assumida pelo presidente Roberto Dinamite e sua diretoria de péssima gestão. Os jogadores contratados, "refugos" deixados por outros times, até lutam muito, mas não tem a qualidade necessária para jogar num time com a grandeza do Vasco.


* Recente pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Aplicada, aponta que 70% dos jovens assassinados no Brasil são negros, independentes de sua escolaridade e condição socioeconômica. A maior parte destes assassinatos é cometida pela polícia. Fica claro que o problema não é apenas de natureza social e sim, racial. O racismo está aí, presente em nossa sociedade, só não ver quem não quer, inclusive as nossas "autoridades" que assistem a este drama de forma passiva.
O diretor do Ipea afirma ainda que : “Há uma perda na expectativa de vida devido à violência letal 114% maior para pessoas negras. Enquanto o homem negro perde 20 meses e meio de expectativa de vida ao nascer, a perda do branco é de oito meses e meio”, explica Daniel Cerqueira.


Logo mais as rapidinhas.....................


2 comentários :

  1. Oh, tô querendo deprimir ninguém não, mas RECOMENDO: paper view da série B, para os vascaínos. O time é pior: do que entrevista de políticos nas emissoras de TV's de PAGODE CITY!Time precisando vencer, técnico coloca somente um atacante, que não é centro avante.
    Já era!

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Leitão é bom em matemática? Então, resolva esse "pobrema" abaixo:

    Um ônibus sai da Vila do Sol às 08:45(segundo site da empresa) e chega ao centro às 09:18. Quanto tempo leva esse teleférico, digo ônibus, nesse "extenso" percurso?

    PS. Pode utilizar a regra de R$0,50 composta.

    ResponderExcluir