sexta-feira, 15 de novembro de 2013

OPINIÃO DO LEITOR - A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - PROF. ROGÉRIO CARVALHO




Em pleno feriado de Proclamação da República, uma senhora comenta em uma postagem compartilhada provavelmente, por um outro agregado do prefeito de Cabo Frio: " O senhor tem o poder agora...." Ignora, portanto as premissas que inspiraram os surgimentos das repúblicas iluministas, como por exemplo : "Todo poder emana do povo", que mais tarde viriam a constituir o parágrafo único da do art. 1° da nossa Constituição: " Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."
Mas a maioria dos indivíduos que compõem a massa "dona" do poder, ignora que "RES " "PUBLIC" significa "coisa do povo", "coisa pública". Mas como poderia supor se assiste cada vez mais o público servir ao privado nessa nação? Assiste e muitas vezes abona a "coisa pública" promover distorções , levar incompetentes ao poder, dignificar energúmenos e forjar autoridades onde antes havia apenas o oportunismo das bocadas.
Desde as questões que puseram fim ao império no Brasil ou melhor desde o Brasil, está o povo a ser bestificado pelo mito das autoridades, pelo apadrinhamento e pela sua própria ambição de ascensão e favorecimento pessoal.
Numa "res public" , pela própria essência da condição de ser aquele que concede o direito de se fazer representar, deveriam as massas se apropriar das rédeas da sua cidadania, para tanto há um exercício básico: estar diante de um espelho e repetir todos os dias pela manhã, sob as asas dessa liberdade tão mal compreendida nesta terra de prolongada escravidão política:Eu sou o povo, eu sou a república, não existe autoridade sem minha vontade!
Assim, talvez quem sabe nos rubros lampejos da aurora achemos irmãos , não tiranos hostis.
Feliz Feriado!


Rogério Carvalho é Professor de História e Presidente do Diretório Municipal do Psol Cabo Frio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário