domingo, 15 de dezembro de 2013

DISPUTAS NA BLOGOSFERA




Algumas pessoas comentaram comigo esta semana de como é enfadonha e repetitiva as notícias sobre política postadas em todos os blogs da cidade. Sem tirar a razão destas pessoas, respondi que as notícias derivam dos atos e ações políticas praticadas por estes mesmos agentes eleitos pela população. Logo, a responsabilidade sobre o que ocorre de bom ou ruim nas questões políticas da cidade deve ser compartilhada pelos eleitores, afinal como diz a sabedoria popular "políticos não vêm de Marte".
A vitória de alguns maus políticos reflete a vontade popular da maioria. O engraçado de tudo isso é que depois de votar sucessivas vezes neste mesmo político, o eleitor reclama da política de uma maneira geral, esquecendo que esta sucessão de erros também é responsabilidade sua. O modelo e a forma de fazer política não mudará se continuarmos a ter o mesmo comportamento desatento, pouco observador, não analítico e acharmos que "político é tudo igual" e que é impossível mudar esta realidade.
Um processo de renovação dos quadros políticos é tema urgente na pauta das eleições de 2014 e 2016. A princípio, não deve ser encarado como uma solução perfeita. Sempre poderemos ter decepções com os novos eleitos, não há garantias escritas na testa de ninguém. Outro cuidado é verificar se a "cara nova" não representa os velhos interesses de grupos ou políticos já encastelados no poder. Esta é a pior renovação, pois é a novidade do engodo e da enganação. Também não podemos cair naquele argumento reducionista que não devemos reeleger ninguém. Quem faz um bom trabalho e se coloca ao lado do povo trabalhador e da população de modo geral, merece continuar exercendo tal função pública. Estes políticos existem e estão lá nos defendendo, o que precisamos é apurar nosso senso crítico e de cidadania, buscar mais informações e reconhecê-los.
Uma coisa é certa. Nenhuma mudança política virá se continuarmos elegendo sempre os mesmos. Nenhuma mudança virá se não tivermos a coragem e a ousadia de implementarmos um largo processo de renovação destes quadros políticos, via processo eleitoral, independente dos riscos a serem assumidos.
Já dizia Ghandi no século passado:"Seja você a mudança que quer ver no mundo". Também podemos refletir sobre uma frase do brilhante poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht: "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Entendo que independente da natureza das notícias políticas, se boas ou ruins, devemos conhecê-las e os blogs e redes sociais tem a rara oportunidade de fazer tudo isso em tempo real. Elas podem nos fazer mudar de opinião sobre alguns temas e vão, aos poucos, nos ajudando a apurar o senso crítico. Lado político quase todo mundo tem, é legítimo e normal, sob o ponto de vista democrático da "livre opinião".
Aqui na cidade você vai encontrar blogs que criticam determinados políticos e se omitem na crítica a outros. Você também vai encontrar blogs que apenas visam elogiar e ser corrente de transmissão de poder do mandatário de plantão. Alguns blogs tem clara intenção difamatória, com linguagem chula e agressiva, sem apresentar nenhuma prova do que postam e que servem a interesses políticos inconfessáveis. Você vai encontrar blogs informativos de notícias que não emitem opiniões políticas e vai encontrar também blogs mais independentes que vão apresentar uma visão crítica mais geral. Mas no fim, todos acabam tendo um lado político, já que que o "poder" vai sempre estar em disputa, buscando a conquista de corações e mentes da população internauta cabofriense.
Enfim, meu caro leitor, a política, em seu sentido mais amplo e não apenas aplicada a questões partidárias, faz parte do cotidiano de nossas vidas e tudo, tudo mesmo,depende de decisões políticas. Logo, temos que ir a luta e tentar acertar sempre, e se for o caso, também temos que aprender com nossos erros.

"As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem."
Chico Buarque

Claudio Leitão é economista e membro da executiva municipal do Psol Cabo Frio.

Um comentário :