segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* As cenas de violência na rodada final do Brasileirão verificadas em Joinvile, mais uma vez revela a face da brutalidade e barbárie das torcidas organizadas. Os brigões são sempre "figuras conhecidas". A prisão destes caras que vão ao estádio para brigar podem fazer reduzir os episódios, mas certamente, não vão acabar com os conflitos. É da natureza humana quando em "bandos" tentar sobrepujar os contrários, as vezes, com uso da violência. Isso é desde o "tempo das cavernas" e tem raízes antropológicas profundas. O formato de torcer no futebol com "torcidas organizadas" provoca estes fenômenos sociais.

* O futebol é o esporte mais popular do mundo e paixão nacional, mas nada justifica estas ações violentas. Estes torcedores só protestam no futebol, quebram dependências do clube, hostilizam jogadores, mas nunca são vistos em manifestações em prol da cidadania, cobrando demandas sociais e políticas dos governantes. Alguns são de classe média alta, fazem artes marciais e tem vida boa.

* Estes episódios acabaram diminuindo o impacto do rebaixamento do Vasco e do Fluminense. Não caíram por esta última rodada, mas sim pelo conjunto da obra. No caso do Vasco, a torcida sabia desde o início do campeonato que este time ia brigar contra o rebaixamento. Só Dinamite e sua equipe de incompetentes na direção do futebol não viram ou não quiseram ver. Contratações sem critério, "rebutalhos" de outros times, jogadores sem a qualidade necessária para jogar num clube da grandeza do Vasco. Agora só resta disputar a Série B com dignidade, reformulando tudo dentro do clube.


* Estou vendo muita gente via redes sociais, reclamando das companhias com a qual a presidente Dilma viajou para o velório do grande Nelson "Madiba" Mandela. Ué, tirando FHC, Sarney e Collor são aliados e parceiros na "governabilidade". Se servem para governar, servem também para viajar juntinhos e trocando segredinhos !!!!
Enquanto isso, a nossa brava presidente deixou em seu lugar o aliado do PMDB, Michel Temer, "cuidando da revolução socialista" do PT !!!!!!!


* Alguns analistas políticos mais céticos estão prevendo que teremos em 2014 a "Eleição da Negatividade", onde segundo estas análises, vamos ter um grande aumento dos votos brancos e nulos. É claro que respeito as pessoas que descontentes com o atual quadro político, votam branco e nulo, mas isso nunca provou ser eficaz para mudar a situação, pelo contrário, a não possibilidade de mudança favorece aqueles "velhos caciques" da pequena política em suas pretensões de manutenção do poder. O voto renovador, crítico, pesquisando e se informando um pouco mais sobre as novas alternativas pode ajudar a mudar o perfil da representação política. É claro que há riscos de novos erros, mas a omissão e o voto nas mesmas "caras" ou "caras novas" que representam a velha política não vão fazer avançar um possível cenário de mudanças.
Aqui em Cabo Frio esta situação se apresenta muito clara. As pessoas reclamam da corrupção e dos desmandos políticos que ocorrem na cidade há praticamente 20 anos, mas reelegem para mandatos sucessivos, tanto para o executivo quanto para a Câmara de Vereadores, "os mesmos" ou os seus fiéis seguidores. Isso ocorre em todas as camadas sociais, inclusive nas mais populares.

Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016!!!


* Os professores como agentes de transformação social são vistos, muitas vezes, como "inimigos" pelos maus governantes. A Educação quando é crítica e libertadora faz os alunos questionarem o status quo e os interesses das classes dominantes, como antevia Paulo Freire, e muito antes dele, Karl Marx.
O Estado brasileiro, desde a sua formação, jamais investiu adequadamente em Educação. Sempre representou a "ilusão" de que pertence a toda população. Hoje, investindo menos de 5% do PIB e apenas 3,9% do Orçamento na educação pública, moldou o caos que vivemos na atualidade. Por sua vez, estados e municípios, por falta de um projeto universalizante são faces desta mesma moeda.
Parte do nosso atraso político e sócio-econômico são explicados pela falha e pela falta de investimento na educação. A inadequação da formação escolar e da cidadania são fatores que ajudam a explicar a péssima representação política que temos no executivo e no parlamento de todas as esferas de poder.


* Impressiona a forma rotineira na cidade das ações policiais de apreensão de drogas e armas em poder de traficantes. Todo dia a polícia estoura um ponto e prende vários envolvidos com o tráfico. Já que tá disseminado, porque não idealizar uma grande operação, já que a PM tem estes locais mapeados. É no mínimo estranho que isto não ocorra. Enquanto isso, comunidades inteiras ficam a mercê da violência dos traficantes. As autoridades estão devendo muito nesta área.


* Tenho visto nos últimos dias muitas críticas ao novo "velho" governo pela prática do nepotismo nesta gestão. De fato, é impressionante a presença da "família" dentro das altas esferas do governo. Impressiona também o "tamanho da família". É prática comum aqui em Cabo Frio durante muito tempo. Já em governos anteriores Alair usou e abusou de nomear parentes. O estranho disso tudo é ver pessoas ligadas ao ex-prefeito Marcos Mendes criticar tal fato. Como bom "aluno", Marquinhos durante seus oito anos fez exatamente igual. A única vantagem para nós cidadãos e para os cofres públicos é que a família do ex-prefeito é menor. OH farinhada do mesmo saco!!!!!!!


* Uma piadinha para alegrar e compensar as notícias ruins!!!!

"No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta: - Quantos rins nós temos? - Quatro! Responde o aluno. - Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos. - Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala, ordena o professor a seu auxiliar. - E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre. O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o 'Barão de Itararé'. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre: - O senhor me perguntou quantos rins 'NÓS TEMOS'. 'NÓS' temos quatro: dois meus e dois seus. 'NÓS' é uma expressão usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim. Moral da História: A VIDA EXIGE MUITO MAIS COMPREENSÃO DO QUE CONHECIMENTO. Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros... E haja capim!!!"

Mais tarde as rapidinhas.....................


2 comentários :

  1. "........A única vantagem para nós cidadãos e para os cofres públicos é que a família do ex-prefeito é menor." Que "vantagem", hein Cláudio Leitão? É melhor ler isso, do que ser cego. Fiquei abismado com esse discurso gelol.Ou seja, alivia a dor. Como sabe que é menor? Fez "censo" ou contou na ceia de natal do ano passado? Esquece MM, como dizem os Alairzista: "governo passado". MM já foi avaliado. Não olhe para trás. A vida continua. Vida que segue Estamos na "nova era". A era da dignidade na terra feliz e Amada.


    ResponderExcluir
  2. Vc que costuma usar bastante o humor tá reclamando, rs. Esta "família alairzista" é de fato muito maior. É nítido. Quanto a só olhar para frente, não é assim que funciona. A história nos ensina também a olhar para trás, para que erros cometidos possam ser consertados, para que possamos compreender com maior abrangência os fatos do presente e projetar um futuro melhor. Mas, é opinião ou ponto vista, cada um tem o seu.

    ResponderExcluir