quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Hoje, 12 de dezembro, as 18 horas, em frente a Câmara de Vereadores, o povo de Itaocara, junto com a militância do PSOL, promovem ato público em apoio ao mandato do Prefeito Gelsimar Gonzaga(PSOL). A Câmara contrariada em seus interesses fisiológicos quer cassar o mandato do prefeito sob o ridículo argumento que ele não responde requerimentos. No pedido genérico de CPI não cita qual e nem quantos requerimentos não foram respondidos.

* O prefeito não tem atendido as chantagens dos vereadores que querem cargos e benesses da prefeitura. Como o governo é limpo e transparente, com o Portal da Transparência no ar detalhando toda a contabilidade da prefeitura, com contratos e licitações abertas a consulta popular, prestações de contas mensais públicas, secretários indo a Câmara prestar contas dos investimentos públicos mesmo sem serem convocados, restou aos vereadores "criarem um fato inusitado" para a aplicação de um golpe político.

* O caso de Itaocara merece uma reportagem na mídia nacional, pois vai na contramão das administrações públicas do Brasil. O prefeito quer transparência e relação republicana com a Câmara, mas a mesma quer repetir os velhos vícios da velha política praticados no país.

* Recentemente, o executivo enviou para a Câmara um projeto que incluía atividades esportivas e culturais no contra-turno dos alunos da rede pública, utilizando os espaços públicos do município e os vereadores não aprovaram, engavetaram e mandaram recado ao prefeito, avisando que só aprovam se puderem indicar os contratados que vão ministrar os cursos complementares. Querem usurpar de forma vil e oportunista uma atribuição do executivo que tem inclusive funcionários concursados para executar a tarefa. E tem muitos outros casos como este de "canalhice política explícita"!!!!!!!

* Como por exemplo quando há semanas atrás, o prefeito Gelsimar enviou uma suplementação orçamentária destinando mais recursos para a saúde, visando comprar remédios e pagar salários do profissionais e a Câmara de Vereadores não queria votar, chantageando o prefeito porque ele não atendeu demandas de cargos para os cabos eleitorais. Uma inversão total da lógica política, pois isso prejudicaria a população e não o prefeito. Após pressão popular na porta da Câmara, a suplementação foi aprovada e o problema sanado.

* Toda o nosso apoio ao Prefeito Gelsimar Gonzaga do PSOL nesta luta de romper com as práticas da velha política e realizar um governo democrático, transparente e com grande participação popular nas decisões estratégicas de investimento dos recursos públicos.


* Enquanto isso, aqui em Cabo Frio seguem as velhas práticas políticas de "ajuda aos amigos". A prefeitura está alugando uma casa para estabelecer ali um Centro Odontológico, cujo prédio pertence ao pai do vice-prefeito e avô de um vereador. Não é ILEGAL, mas sob o ponto de vista republicano da impessoalidade na administração pública é IMORAL.
Eles tem profundas dificuldades em entender estas questões !!!!!!!!!

* Em Cabo Frio, a cidade da "governabilidade" a Câmara devidamente atendida em "suas demandas" pratica com fidelidade canina a "aprovação automática e o golpe de vista". Nenhuma crítica a saúde e aprovação total aos shows.
E segue o baile !!!!!!!!!!!!!!!


* Este "novo" velho governo tem também grandes dificuldades de compreender que a sociedade civil organizada quer e deve participar das decisões que envolvam as questões de interesse público e coletivo. O caso da Comissão que seria criada para discutir a questão do transporte público é um exemplo disso. Reproduzo a oportuna e correta postagem do diretor do Grêmio Estundantil do IFF Cabo Frio, Vitor Davidovich sobre o caso:

"Em Junho as ruas estiveram cheias de pessoas inconformadas com a contradição transporte público X contratos privados X preços altos X baixa qualidade do serviço.
Em Julho, o prefeito e o procurador do Município, DE FORMA AUTORITÁRIA AO FINALIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SEM APROFUNDAMENTO DAS QUESTÕES E SEM DELIBERAÇÕES (como é típico na cidade), criaram a Comissão Especial de Transporte e Mobilidade Urbana.
Agora, em Novembro / Dezembro, em mais um entre tantos atos de desrespeito ao cidadão cabofriense - principalmente aos trabalhadores pobres e moradores de áreas marginalizadas -, o poder público NÃO RESPONDE ÀS SOLICITAÇÕES DE REUNIÃO. Tanto a Secretaria Municipal de Transporte - Cabo Frio quanto a Procuradoria Geral do Município ignoram e-mails e ofícios das entidades civis participantes. A COMISSÃO ESTÁ PARADA, IMPEDINDO QUE OS TRABALHOS RESULTEM EM MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE."
É ridículo e amador como nessa cidade ainda existem políticos que sentem superiores à soberania popular. Gestão centralizada, com secretários muitas vezes incompetentes para as devidas funções e com um nível de participação popular que beira zero."


* Os que entendem disso, dizem que as "energias" que cercam o novo Shopping em Cabo Frio andam muito carregadas. Ontem durante a inauguração, as fortes chuvas fizeram razoável estrago. Até poste caiu em cima de um carro no estacionamento. Quem será que vai pagar o prejuízo do usuário?
Meri Damaceno diz que é a maldição da índia Boop !!!!!!!!!!!


* Cabo Frio repete seu histórico de "cidade alagada" sempre que surge um chuva mais forte. A falta de uma rede separativa entre a rede de esgoto e a rede de captação das águas pluviais é um dos fatores que provocam os alagamentos. Com a rede conjunta, as comportas são fechadas para evitar o despejo do esgoto da Laguna e as águas "voltam" causando alagamentos em pontos chaves da cidade. Os bueiros entupidos e sem manutenção fazem o agravamento da situação. A cidade hoje paga o preço por uma opção equivocada no passado por este "sistema de esgoto e águas pluviais em conjunto" aceito pela nossa "eterna dupla" de administradores públicos. Quem mesmo? AC e MM !!!!!!!!
As chuvas de verão ainda nem começaram..........


* No vácuo deixado pelo Congresso Nacional que por interesses diversos não consegue votar um projeto de reforma política, conforme pedido das ruas, o STF está julgando uma ADIN impetrada pela OAB Nacional, onde é pedido o fim das doações financeiras de empresas nas campanhas políticas. Só seriam aceitas doações de pessoas físicas com teto. Os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux votaram favoravelmente ao impedimento, entretanto, houve pedido de vistas e a decisão deve sair só em 2014, tendo em vista o recesso do tribunal.

* O financiamento privado de campanha é uma das das principais causas de corrupção na política brasileira. As empresas ( principalmente bancos e empreiteiras) doam grandes somas em dinheiro e depois "cobram" as devidas contrapartidas dos governos eleitos em obras superfaturadas e "outras coisitas mais". Em seguida aparecem os escândalos na mídia: mensalão petista, mensalão tucano, mensalão demo, e por aí vai..............

* Deputado Federal Chico Alencar sobre este tema, disparou via twitter:

"STF decidindo o que o Congresso, por intere$$e ou covardia, sempre se recusou a fazer: vetar doações (melhor dizer investimentos) de empresas em campanhas eleitorais. Tomara que aprove a ação JUSTA, de desprivatização da política, da OAB."


* Postagens no face como esta acima fazem a gente pensar que tipo de sociedade estamos construindo. Que valores são esses? Será uma brincadeira de um fake ou estamos caminhando para um processo descivilizatório como pensam várias pessoas que conheço? Sinceramente, não sei as respostas.
Esta cada vez mais comum estas situações. Tem pessoas que criam fakes para caluniar e fazer ataques pessoais nas redes sociais, inclusive com objetivos políticos pouco nobres.
É importante cada vez mais termos a capacidade de "desenvolver filtros" para participar de todo este processo, até porque também tem muita coisa boa na internet e redes sociais.


* PARTICIPE DE NOSSA ENQUETE. ENTRE NO BLOG NA ABA DIREITA E VOTE:
QUEM SERÁ O VENCEDOR DESTE SENSACIONAL "CAMPEONATO DE PROCESSOS" QUE VEM SENDO TRAVADO POR ALAIR CORREA E MARCOS MENDES ?
ESTA SEMANA SURGIRAM NOVAS CONDENAÇÕES AO EX-PREFEITO. O TIME MARQUINISTA PROMETE REAÇÃO!
ESCOLHA O NOME DO TROFÉU MAIS ADEQUADO AO VENCEDOR.
A ENTREGA SERÁ NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2014.
NA CERIMÔNIA DE ENTREGA SERÁ CONVIDADO UM SUPER-MATEMÁTICO PARA CALCULAR O MONTANTE QUE AMBOS TEM QUE DEVOLVER AOS COFRES PÚBLICOS APÓS AS CONDENAÇÕES.
O LOCAL DA ENTREGA AINDA É SEGREGO.

Daqui a pouco as rapidinhas.................................

Nenhum comentário :

Postar um comentário