segunda-feira, 2 de junho de 2014

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

Como são pavimentadas as ciclovias na Holanda e no Brasil.

A cor chamativa das ciclofaixas e ciclovias holandesas chamam bastante atenção, demarcando o espaço exclusivo dos ciclistas. Mas ao contrário do que se pode pensar, a cor não é obtida com aplicação de tinta, mas com uma camada de asfalto colorido.

Assim é o processo correto de recapeamento de uma rua com ciclofaixas. Sim, ciclofaixas, no plural: há uma de cada lado da via. Foram usadas máquinas separadas para a área dos carros e as das bicicletas. É possível perceber que o asfalto já vem vermelho.

As ciclovias na Holanda não são sempre vermelhas. Não há lei determinando a cor a ser utilizada, ficando a cargo de cada município. Mas há diversos estudos sobre as cores mais apropriadas para cada situação. Em certos casos, nem é necessário colorir o pavimento. A cor vermelha é bastante utilizada para indicar pontos de conflito ou de atenção.

E por aqui?
Não há padronização no Brasil para o método de pintura ou pavimentação de ciclovias e ciclofaixas. Em muitos casos, a utilização de tinta inadequada faz com que a ciclovia se torne escorregadia na chuva, causando acidentes e colocando os ciclistas em risco.

É o que aconteceu com a primeira etapa da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo: as quedas (e reclamações) eram constantes. Quando ela foi expandida, outro tipo de pintura foi utilizado, resolvendo o problema ao menos no novo trecho.

No Parque do ibirapuera, também na capital paulista, a solução foi uma tinta específica para ciclovias, que tem se mostrado adequada mesmo quando chove.
Já na Av. Faria Lima, ainda em São Paulo, a solução foi mais próxima da holandesa: um pigmento em pó foi acrescentado ao concreto, sendo misturado ainda dentro do caminhão, para que fosse aplicado já na coloração desejada.

Willian Cruz do site Vá de Bike.

Um comentário :

  1. Das nuvens ao chão é uma altura considerável. Caindo de bicicleta, sonhando, então.

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