quinta-feira, 5 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A Sessão da Câmara Municipal de Cabo Frio, esta semana, que deu posse aos suplentes, transformou-se numa verdadeira "ode" ao prefeito Alair, que estava presente no ato. Definitivamente os "bravos edis" desconhecem completamente suas funções de independência e fazem questão de bajular o "mandatário de plantão". A cada dia demonstram para a população de forma cada vez mais evidente a subalternidade daquela "casa do povo" ao executivo.
Caminho livre para mudar a Lei Orgânica e permitir a reeleição de Marcelo Correa, filho do prefeito, a presidência, reafirmando o controle do legislativo pelo executivo. Grande parte da população não percebe isso, mas tem uma outra que percebe e se cala por conveniência política.
INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO PRECISAM SER PALAVRAS CHAVES PARA A RENOVAÇÃO DO LEGISLATIVO CABOFRIENSE EM 2016 !!


* A greve dos funcionários públicos de Cabo Frio liderada pelo Sindicaf durou apenas dois dias. A adesão não foi a esperada e segundo o sindicato houve assédio moral e ameaças por parte do governo. Por outro lado, o governo alega que a greve tem motivos políticos, acusando o presidente do sindicato de ter ligações com o grupo político do ex-prefeito Marcos Mendes.

* Comentário do blog:
Não existe greve que não tenha motivos políticos. O que não se pode é confundir com motivos políticos de ordem partidária. É óbvio que quase todas as lideranças sindicais deste país tem filiações partidárias, em sua grande maioria ligadas a partidos de esquerda. É um direito legítimo do cidadão. Acho que as reivindicações são justas, foram acordadas e não cumpridas pelo governo, daí nosso apoio a greve. É uma questão de corte de classe. Assim sendo, não podem ser aceitas tentativas de perseguições e ameaças por parte do governo.
A ligação do presidente do sindicato com o grupo de Marcos Mendes não é segredo, pois o mesmo já compareceu a reuniões marcadas pelo prefeito, deixando inclusive se fotografar em pelo menos uma ocasião, mas isso não tira o mérito das reivindicações dos trabalhadores.

* Isso ocorre em função desta falsa polarização que sempre querem fazer entre Marcos Mendes e Alair Correa, que é estimulada pela mídia local, cegando a população para outras alternativas de oposição que não tem ligação com ambos "antigos amigos camaradas" e que tem em comum o mesmo esquema de gestão pública, baseada no fisiologismo, assistencialismo barato, nepotismo e total falta de transparência com o dinheiro público. Enquanto a população aceitar esta "hegemonia política" construída nestas bases, nada vai mudar. Vamos sempre ficar vivenciando situações como essa: Ou se está a favor de um ou do outro. Isso é muito rasteiro e reducionista para uma cidade do porte de Cabo Frio.


* É inacreditável o descolamento da propagando do governo sobre a saúde da cidade e a realidade que a população vive no dia a dia. Ontem, uma amiga não conseguiu os remédios para a filha na Farmácia Básica do Município, após ter tido grande dificuldade de ser atendida por um neurologista. Esta propagando soa como um deboche, apresentando hospitais e condições de atendimento fora da "vida real" do cidadão.

* Permanecem as dificuldades de marcação de consultas para algumas especialidades, permanece a falta de remédios na Farmácia Básica, os hospitais não tem UTI's públicas, nem cardiológica, nem pediátrica e nem Neo-Natal, permanece com o HCE fechado(foi prometido em campanha que ele seria reaberto), limitando as emergências de qualquer grau a UPA. Não tem um serviço público e decente na área de ortopedia, que inclusive não funciona nos fins de semana. Faltam remédios e insumos básicos no Hospital do Jardim Esperança.

* Nenhuma sinalização da retomada dos investimentos na Saúde Básica com a ampliação dos postos do programa ESF's, que deveria ser o foco principal para planejar o futuro e reduzir as intercorrências nas áreas emergenciais.
A grana entra, mas ninguém sabe por onde ela sai !!


* QUEM LEMBRA DAQUELE DITO POPULAR : "ME ENGANA QUE EU GOSTO"
O Carnaval já acabou, mas parece que o "baile de máscaras" continua !
Janio e Marquinhos, agora miguxos, articulam uma "nova dupla" que promete fazer uma dobradinha suprapartidária para o Legislativo. Janio(PDT) para deputado estadual, Marquinhos(PMDB) para deputado federal. Ambos estão na base do governador Cabral, agora Pezão !! Cruz credo !!
A política é assim mesmo, né?
Segundo eles dizem: É "dinâmica" !!
Para mim isso tem outro nome e para você ?
Qual o problema se durante campanhas políticas passadas eram ferrenhos adversários e se acusavam mutuamente ?
Desde 2012 já estavam juntos, esquecendo um passado recente de injúrias, principalmente por parte do Deputado Jânio Mendes, que em 2008, eleição anterior a prefeito, do alto do seu palanque acusava o "novo amigo" de corrupto.
A união deve ser pelo "bem do povo de Cabo Frio".
Alguém já ouviu isso alguma vez?
A coerência nunca foi o forte destes homens públicos !!
Mas parece que a população gosta, tendo em vista que eles se anunciam líderes nas pesquisas em suas candidaturas. Reclamar do que então ?
Tem gente que vive reclamando da "política", mas endossa este "esquemão" com seu voto !

* Janio e Marquinhos, inclusive, já confirmaram presença no palanque do candidato Pezão aqui em Cabo Frio. O interessante é que com a adesão do PP a campanha do Mãozão, ou quer dizer, Pezão, este palanque também pode ter a presença do prefeito Alair. Vai ser lindo, todos abraçados, esquecendo as "pequenas divergências" e se unindo apenas porque pensam na população em primeiro lugar.
E o "baile de mascaras" vai seguindo o seu desfile com o acompanhamento de milhares de votantes !!


* O nepotismo e as nomeações políticas de aliados é outro traço comum nas administrações da cidade nos últimos 18 anos e também nos quase 5.600 municípios do Brasil. Este atual "novo" velho governo, de fato, é campeão neste assunto. Entretanto, os segmentos políticos ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes e ao seu neo-aliado, Deputado Jânio Mendes, não tem nenhuma legitimidade para contestar tais práticas, visto que elas se repetiam de igual forma. É só lembrar e analisar a composição do governo anterior. O inchaço da máquina pública é um dos entraves ao desenvolvimento do município e também responsável pela precarização das condições de trabalho dos verdadeiros funcionários públicos.

* Temos denunciado este fato desde 2008 em todas as nossas participações em campanhas políticas e espaços de entrevistas e debates. Isto só reforça o argumento de que ambos são "farinhas do mesmo saco político" e as críticas pontuais de lado a lado, apenas representam "picuinhas" e interesses pessoais contrariados. Ninguém pode esquecer que caminharam juntos durante mais de 10 anos.
A nomeação de pessoas sem a devida qualificação técnica para integrar alguns postos chaves da administração pública determina a péssima qualidade das políticas públicas que vêm sendo apresentadas para a população nos últimos anos, principalmente, na educação, saúde, habitação popular e políticas de geração de emprego e renda.


* Toda vez que se aproximam as eleições vem a tona a questão da renovação dos quadros políticos. Nesta agora, particularmente, o tema ganhou um pouco mais de importância, tendo em vista a imensa insatisfação popular com a nossa atual democracia representativa. As grandes manifestações de junho do ano passado e também as outras que derivaram desta, tiveram o tema da "Renovação" como uma de suas das pautas.
A grande pergunta que sempre fica é: Qual o tipo de renovação e qual a sua abrangência ?
Eleger uma "cara nova" apoiada e bancada por velhos caciques políticos não significa renovação nenhuma. Ela vai representar os velhos interesses e repetir os velhos métodos e práticas que foram objeto de repulsa e indignação.

* A renovação precisa atingir todas as duas esferas da política: O Executivo e o Legislativo.
O poder econômico de inúmeros candidatos, principalmente a cargos no Executivo, vai tentar impedir isso. A reforma no Legislativo vai encontrar as "portas mais abertas".
Isso não significa que ninguém possa ser reeleito. Não podemos nunca fazer generalizações em campo nenhum, nem mesmo no campo político. Quem dignificou seu mandato e esteve ao lado da população merece ser reeleito, mesmo admitindo que poucos fizeram isso.

* Renovação envolve informação, ousadia e coragem de assumir riscos e responsabilidades com o coletivo da sociedade. Respeito o direito democrático de qualquer cidadão de votar nulo, mas está provado que isto não muda o quadro político.
O cidadão mais carente, na maioria das vezes por ato proposital dos maus governantes e parlamentares, continua "presa fácil" da compra de voto e vai manter os quadrilheiros no poder.
As pesquisas mostram que a maioria dos que anula o voto faz parte da população que tem acesso a informação e uma educação de maior qualidade na formação escolar e cidadã.
Com mais critério e apuro é possível votar e participar coletivamente deste processo de mudança.
Não podemos deixar que os maus políticos nos convençam que só tem "picareta" militando no ambiente político e que todos "navegam" nesta vala comum. Isso não é verdade. Tem políticos eleitos e outros buscando espaço para te "REPRESENTAR" e não te "SUBSTITUIR", como tem feito aqueles que precisam ser retirados da vida pública.

* As últimas eleições que também foram recheadas de votos brancos e nulos, não produziram nenhuma mudança efetiva e nem podem ser encaradas como um protesto, porque não trouxeram resultados práticos. Acertar e errar faz parte do processo. Não está escrito na testa de nenhuma "cara nova" que ela respeitará nossa escolha, mas também há inúmeras formas de minimizarmos os riscos de erro.
Uma análise criteriosa do posicionamento político de cada um, o que diz, o que escreve, se tem ficha limpa, se tem independência, além de outros critérios peculiares a cada cargo, pode fazer a diferença e produzir avanços, embora de forma lenta e gradual.
Sempre é bom lembrar que muitos "deram o sangue" no passado pelo voto e conquistarmos este direito de interferir na vida política do país.
Não podemos permitir que eles nos "roubem" até a esperança de dias melhores !!


* Um estudo recente feito pela Escola Politécnica de São Paulo desmonta aquele velho argumento generalizante que todos os partidos são iguais e que votam de forma semelhante as matérias no Congresso Nacional. Neste gráfico e neste post do Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ), observa-se aspectos bastantes interessantes do posicionamento político dos partidos. Responda esta pergunta agora ?

"OS PARTIDOS SÃO TODOS IGUAIS?

O PoliGNU (Grupo de estudos de software livre da Escola Politécnica da USP) tem realizado uma pesquisa na qual se faz uma comparação numérica sobre a atuação dos distintos partidos da Câmara de Deputados.
Funciona mais ou menos assim, eles tomaram como base 92 votações e passaram a comparar como se posiciona em cada tema os diferentes partidos. Num primeiro momento, eles conseguirem relacionar os partidos de dois em dois. O resultado obtido apontava, por exemplo, posições semelhantes entre PT e PSDB, entre PT e PV, entre PV e PSDB.
Mas eles queriam poder demonstrar isso em imagem, através de um gráfico. Eis que surge a foto que ilustra esta publicação.
Percebeu onde o PSOL se localiza? A brilhante pesquisa da turma do PoliGNU nos ajuda a demonstrar que o PSOL faz a diferença na Câmara. Interessante, não?
Se você quiser saber mais sobre este assunto, dê uma olhada no site desta turma: http://polignu.org/projeto/camaraws/pca.
Ou ainda, acompanhe a ferramenta Radar Parlamentar, também criada por eles. http://radarparlamentar.polignu.org/"


* O Instituto Jubileu Sul produziu importante avaliação sobre os gastos realizados para a Copa do Mundo que começa na próxima semana no Brasil. Desmente as versões de dirigentes da CBF e do governo, apresentando dados concretos. O Deputado Estadual do PSOL, Marcelo Freixo, em seu blog, nos mostra um resumo deste estudo. Confira abaixo:

“A Copa do Mundo é um evento privado. O melhor da Copa do Mundo é que é um evento que consome menor quantidade de dinheiro público do mundo.” - Ricardo Teixeira, enquanto presidente da CBF, em 2007.
Lembra disso?
Não é verdade.
Esta Copa será a mais cara em comparação a outras edições do Mundial. Em 2013, o Ministério do Esporte estimou que o gasto total com a Copa será de R$ 25 bilhões (isso sem contar as isenções fiscais à FIFA e empresas parceiras - que já somam R$1,08 bilhão - e o custo das estruturas temporárias montadas nos estádios, com custos estimados para os governos locais de R$1,2 bi).
Para ter noção, a Copa de Japão e Coreia (2002) gastou US$ 4,6 bilhões; a da Alemanha (2006), US$ 3,7 bilhões e na África de Sul (2010) custou US$ 3,5 bi.
O maior problema é que esses gastos vem, em sua grande parte, dos cofres públicos. Do total, 50,7% é de financiamento federal, 49% de investimento público direto e apenas 0,4% de investimento privado!
Enquanto isso, o lucro estimado para a FIFA com o Mundial de 2014 é de R$10 bilhões. Em um ponto Ricardo Teixeira tinha razão, “a Copa do Mundo é um evento privado”, pelo menos nos lucros.
Vale a pena conferir e compartilhar a cartilha que o Jubileu Sul produziu sobre os gastos da Copa: http://goo.gl/PZwIvx
Foto: Jubileu Sul Brasil | Fonte: Receita Federal, Matriz de Responsabilidades, Portal da transparência e relatórios de gestão fiscal do município."


* Outro aspecto negativo relacionado a Copa é a comprovação de que milhares de ingressos estão nas mãos de cambistas. A população é feita de boba, procurando ingressos nesta reta final, mas não encontrando e sendo "sacaneada" pelos organizadores do evento, leia-se, Dona Fifa. Este post colocado no face pelo Professor Fabio Frizzo ilustra bem o fato:

"300 pessoas dormindo na fila pra comprar ingressos no Rio de Janeiro, quando a bilheteria abre, não há mais ingressos pra Final, pra abertura, pra jogos do Brasil ou pra qualquer jogo no Rio ou São Paulo. Tem gente que sente orgulho de ser feito de trouxa pela FIFA e mostra na TV ainda. Aposto que os executivos das empresas patrocinadoras e os parentes deles, dos membros da CBF, do legislativo, executivo e judiciário brasileiros não vão pegar fila e vão garantir ingresso pra qualquer jogo. Até quando brasileiros não vão desistir nunca de serem feitos de babaca?"


* Nesta última terça, 03 de junho, o Congresso aprovou a versão definitiva do PNE - Plano Nacional de Educação, que destina ao setor um investimento público correspondente a 10% do PIB. Mas não se anime muito, pois não é para JÁ, como queria o PSOL e outros segmentos progressistas. Este percentual será elevado gradualmente e só chegará a 10% em 2024. Infelizmente, só em 2024. Brincadeira !!
O Plano representa algum avanço, mas ficou muito aquém do que necessitava a educação pública no país, devido a ação recuada das duas maiores bancadas no congresso, PT e PMDB, e contém em seu bojo alguns claros embustes, conforme mostram os comentários postados no face pelo Professor Moacir de Souza e pelo Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ).
Analise você também:

Moacir de Souza
"O Congresso do Auriverde Pendão aprovou os 10% do PIB para a Educação em 10 anos. Em 2024, 10% será qualquer coisa, menos 10%. O ex-Partido dos Trabalhadores e sua coalizão oligárquica recorreram ao expediente da malandragem para transformar gato manso em besta fera. Incluíram no pacote dos 10% o ProUni (Programa Federal de incentivo fiscal aos empresários da educação) e o Fies (Financiamento federal para o bolso dos maganos do ensino privado). No osso e no toco é o seguinte: a grana que escorre para a rede privada será computada no plano que deveria ser exclusivamente para o ensino público.
Mesmo com todo ervanário federal fluindo para o cofre de empresários, a CPI da Educação da Alerj nos dá a dimensão do horizonte em chamas. A Comissão Parlamentar denunciou piratas da educação por apropriação indébita, formação de quadrilha, estelionato, enriquecimento ilícito, desvio de recursos públicos (do ProUni e Fies) e possível lavagem de dinheiro. Os doutores do MEC alegaram que não tinham meios para fazer uma intervenção administrativa. Até o momento não se viu nenhum desses pilantras na cadeia.
O crime de apropriação indébita tornou-se prática comum na contabilidade dos empresários da educação. Eles não pagam em dia os salários dos professores, quase sempre atrasam e, quando pagam, não repassam os impostos sindicais, fundo de garantia, INSS, ou seja, recolhem dos funcionários e não repassam.
Para termos ideia de como o horizonte da educação brasileira está em chamas, um estudo do observatório Universitário do Instituto Data Brasil estima que 77% das matrículas sejam oferecidas por instituições privadas de ensino superior, o que corresponde a 4,7 milhões de estudantes.
Os números do Inep também comprovam o apocalipse: apontam a existência de 2378 instituições privadas e 278 públicas, em 2010. Como o MEC reconhece o funcionamento de universidade privada até em banheiro de botequim, o crescimento do mercado deve ser exponencial. No papo atilado e reto: 88% do ensino superior estão no bolso de empresários que pensam a educação a partir da pedagogia do mercado."

Deputado Federal Chico Alencar
"Em votação o destaque ao Plano Nacional de Educação (PNE) que garante 10% do PIB para educação pública MESMO. 10%, em dez anos, incluindo incentivos fiscais e bolsas para instituições privadas, e FIES, PROUNI e PRONATEC - que têm receitas próprias - não são 10%! Pena que o PT e o PMDB não querem garantir esses 10% SÓ para o ensino público."

* Mais tarde o Papo Reto que fiquei devendo e as rapidinhas..............

Um comentário :

  1. Nas especialidades pediátricas, então, Cabo Frio é uma pobreza com uma dose de dureza. Falta também, uma Clínica Oftalmológica especializada(vide o vai e vem de pacientes para Niterói), bons Hospitais e boas clínicas particulares e muito mais. Na verdade se fosse colocar as carências e as deficiências da saúde da cidade, tanto na pública, quanto na particular "recheava" um caderno de dez matérias. Enquanto o povo da cidade achar que tudo está bom, nada presta. Eta cidade que não ata nem desata. Êta lelê na terra do Lalá! Êta certo povinho, que gosta de intimidar os outros com métodos arcaicos.

    ResponderExcluir