domingo, 1 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Esta semana recebi a alcunha de "tenista amador socialista" de um blogueiro governista que gosta de apelidar todo mundo. O adjetivo não me ofende e nem me rebaixa de forma nenhuma. De fato, sou tenista AMADOR, embora neste momento não estou podendo jogar devido ao tratamento de duas hérnias de disco, mas, do outro lado, sou um trabalhador PROFISSIONAL, com carteira assinada por 35 anos, aquela de cor azul, que é provável que o blogueiro nem conheça, pois vive na aba da política de forma profissional a muito tempo.
E continuo estudando, cursando História na Estácio para que no ano que vem volte a TRABALHAR como Professor.

* Com relação a comparação tenista - socialista, desconhece o blogueiro que admira o PP e que talvez por isso, confunda alguns conceitos, que socialismo não é sinônimo de pobreza e que o tênis é um esporte de classe média, da qual faço parte, fruto do meu trabalho e não de "bocas" no poder público. O tênis tem pouco tradição no país por motivos diversos, mas não por causa de renda, o GUGA, nosso maior nome emerge desta mesma classe média. É popular na Argentina, país mais pobre que o nosso e e´popular em todos os países do leste europeu, também mais pobres que o nosso e bastante popular na Rússia, mesmo no tempo em que estes países viviam no antigo regime, de inspiração socialista, mas com degenerações de diversas ordens que não cabe agora comentar.

* É um esporte que junto com muitos outros deveriam ser incentivados na cidade para ajudar na formação cidadã dos nossos jovens, que infelizmente pela falta de ação do prefeito de 4 mandatos que ele "baba", estão sendo perdidos para o tráfico e para o crime, desembocando e contribuindo para este quadro atual de agravamento da violência urbana na cidade.
Mas não adianta sugerir, porque o que o prefeito que ele obedece gosta mesmo é de shows superfaturados e foguetório, que dão um prazer fugaz aos jovens, mas depois não servem para mais nada.


* Já ficou enfadonho para os leitores ouvirem críticas sobre o caos da Saúde nesta pobre cidade rica. Mas as próprias pessoas indignadas começam a tornar públicas suas queixas pelo facebook, deixando claro que as críticas procedem e a incompetência na gestão "saltam aos olhos".
Replico dois depoimentos postados nesta semana que confirmam este quadro. Segue abaixo:

"Silas Medeiros
Boa noite a todos, quero deixar aqui minha indignação com esse governo atual em Cabo Frio, uma grande vergonha, minha mãe esteve internada na UPA a semana toda e hoje o médico pediu a transferência dela para outro hospital, simplesmente ela ficou o dia todo esperando uma ambulância para poder leva-la, alegaram que não tinha, fica a pergunta: A onde esta o dinheiro? Será que ficou nos shows de final de ano, ou nos bolsos dos governantes? Que a população não erre mais, não se esqueça do que esta acontecendo na hora de votar."

"Renata Pantuzo
É um absurdo esse descaso com a saúde. Meu marido quebra o braço na pista de skate vai pro hospital santa Izabel( a pedido de um ortopedista que estava na pista no momento) e depois de gritar de dor por um tempao, eles simplesmente me mandam voltar pra casa com ele porque o rapaz do raio x foi almoçar e só volta as 14 horas. Que ???? Como assim ???? Ele vai pra casa ficar agonizando de dor por 2 horas ??????? Eu disse então que pagaria pelo exame e eles disseram que não tinha ninguém no raio x e que mesmo que tivesse ,o medico que assumiria o plantão só chegaria depois das 14 horas. É um absurdo tremendo o descaso com as pessoas e isso porque meu marido é bombeiro e trabalha guardando vidas. Ele merece mais respeito assim como todos nós que estamos cansados de somente pagar impostos e não ver essa m....desse país mudar."

* Precisa comentar alguma coisa ?


* Além dos problemas estruturais que existem na saúde, que também são de responsabilidade do governo anterior de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes, existe também a questão da adequação e pagamento dos funcionários que trabalham na área. O recente corte nas horas extras e algumas reduções salariais ocorridas gerou déficit de pessoal nos postos, UPA e hospitais. Outra insatisfação gerada nos profissionais de saúde, além da falta de valorização profissional e a falta de condições adequadas de trabalho. Está faltando quase tudo nos postos e hospitais, de esparadrapo a remédios, além de melhores instalações para atendimento. Funcionário mal remunerado e estressado é sinônimo de mau atendimento. Quem sofre com isso é a população, principalmente a parcela mais pobre.

* Denúncias também dão conta que tem vereadores com senhas para atendimento médico e pedidos de exames para atender seus currais eleitorais. Já disse aqui, o assistencialismo covarde na saúde elegeu e parece que vai continuar elegendo muita gente em Cabo Frio. Enquanto a população aceitar isso como fato normal o quadro não vai mudar.
INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO SÃO PALAVRAS CHAVES PARA 2014 E 2016 !!


* Outra coisa inacreditável nesta rica cidade é nunca ter tido uma política pública consequente na área de Habitação Popular. Foram mais de 6 bilhões nos últimos 18 anos sem que estes dois últimos governos desenvolvessem um único projeto integrado para dar cabo ao déficit habitacional de mais de 25 mil famílias em Cabo Frio.
Ter um teto é ter mais esperança, mas isso não sensibiliza estes últimos "mandatários" de plantão.
Tem inclusive verba federal para isso, através do Programa Minha Casa Minha Vida, mas nem para buscar estes recursos tiveram competência e preparo técnico na área.
Entretanto, quando chega a campanha eleitoral são "experts" em providenciar materiais de construção em troca de votos, principalmente na periferia, aproveitando-se da carência desta parte da população.
É o velho esquema da pequena política e já começou !!


* O ex (des)governador Sergio Cabral confirmou sua candidatura ao Senado. As pesquisas preliminares indicam que tem chances reais de eleição. A máquina eleitoral a ser montada com financiamento das "empreiteiras amigas" que ganharam muito dinheiro durante seus mandatos também é considerada um grande trunfo. A pesquisa qualitativa mostrou que todas aquelas denúncias de corrupção e superfaturamento não chegou de forma clara no povão, sua base eleitoral.

* Nos bastidores políticos da cidade, estão dizendo que esta notícia foi recebida com muita tristeza e decepção pelo ex-prefeito Marcos Mendes e seus bravos admiradores, que contavam com uma grande votação de Cabral se o mesmo fosse candidato a deputado federal, puxando a legenda do PMDB. Se já estava difícil com a quantidade enorme de processos, com a ameaça de rejeição das contas pela Câmara, devido ao parecer desfavorável do TCE, agora, com a mudança de Cabral, a coisa piorou de vez !
Mas o cara é invicto, nunca perdeu eleição, se passar pelos processos deve manter a candidatura.
Essa Lei da Ficha Limpa não funciona direito, tem muitas brechas para advogado "esperto" e político corrupto atravessarem !!


* Quem confirmou também candidatura ao Governo do Estado foi o Deputado Federal Miro Teixeira, agora no PROS. Pelo comando deste partido a "porrada está comendo" aqui em Cabo Frio entre o Vereador Emanoel Fernandes e o Secretário de Indústria e Comércio do governo Alair, José Martins, o Zé da Picanha. Com a aliança entre o PROS e o PSB, o presidenciável Eduardo Campos garante um palanque no Rio de Janeiro. Acho que foi uma bola fora do respeitável Miro Teixeira, mas é só a minha humilde opinião.


* Ainda sobre eleição e candidatura, O PSOL também terá candidatura própria e independente ao Governo do Estado. O nome escolhido que vai ser confirmado na Convenção Estadual, no dia 13 de junho, é o do Professor e Doutor em História, Tarcisio Motta. Tarcísio é Professor do Colégio Pedro II, já foi diretor do SEPE e milita a muitos anos por uma Educação de qualidade e socialmente referenciada. É um ótimo nome alternativo para quem não acredita nestes nomes conservadores colocados, alguns recheados de processos judiciais e envolvimento em "estranhas maracutaias políticas".
Uma candidatura séria e digna que propõe uma alternativa renovadora nesta política viciada presente em nosso estado.


* O TSE divulgou o modelo de cédula eleitoral a ser usado em outubro deste ano. Confira a matéria:

"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (29) que a Lei 12.976/2014, que mudou a ordem de votação na urna eletrônica, não pode ser aplicada nas eleições de outubro deste ano.
Os ministros entenderam que as alterações nos sistemas de votação não seriam feitas a tempo das eleições. De acordo com pareceres técnicos, seria preciso alterar os programas de informática que geram a lista de candidatos e as campanhas institucionais de esclarecimento do eleitor.
A lei mudou a ordem de votação para que os deputados federais constem como o primeiro voto. Conforme a regra, a ordem de votação começa com o voto para deputado federal, seguido por deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Nas eleições gerais de 2010, o primeiro voto era para deputado estadual."

* Resumindo, está mantido o modelo antigo e a nova cédula só entrará em vigor na próxima eleição. O primeiro voto será para deputado estadual e o último para presidente.

* Vamos votar galera, o voto é um direito da cidadania. Muito suor, sangue e lágrimas foram derramados para o alcance desta conquista. O voto nulo é uma forma de protesto, mas já provou que não resolve nada, pelo contrário, favorece aos candidatos conservadores, que são aqueles que tem maior poder econômico e que "compram" votos e consciências de uma grande parcela da população carente, tanto de informação quanto de condições materiais de vida. Por isso são eleitos e reeleitos. A maioria daqueles que anulam o voto por decepção com o quadro político, tem informação e boa formação escolar e cidadã, logo, não se pode cair na justificativa generalizante que "só tem pilantra na política". Tem gente séria fazendo força para as coisas mudarem e que merecem uma oportunidade em todas as esferas de poder. O que precisa é de mais critério, apuro e coragem para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades de agentes deste processo de mudança, mesmo que de forma lenta e gradual.


* Se vai ter Copa também vai ter protestos e manifestações. Os governos federal e estaduais preparam um aparato repressor jamais visto na história das Copas, talvez daí o slogam da CBF que esta vai ser a "Copa das Copas". O Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL), via face, resume bem o fato:

"A AMEAÇA
Para instruir as Forças Armadas sobre como elas devem atuar nas cidades durante o Mundial, o Ministério da Defesa publicou em dezembro de 2013 o documento “Garantia da Lei e da Ordem”, no qual os movimentos sociais são considerados “forças oponentes”. Entre as principais ameaças a serem combatidas estão listadas as greves, distúrbios urbanos e bloqueio de ruas. Essa foto, da greve dos garis de 2013, reúne sozinha essas três "ameaças". A quem?
Além do investimento nas forças de segurança, projetos de leis que tramitam nas casas legislativas do país usando a Copa do Mundo como desculpa para tratar manifestantes como terroristas e criminalizar os movimentos sociais ganham o apoio de parlamentares de vários partidos (entenda melhor: http://bit.ly/1poSXzg).
Não podemos deixar que coloquem o autoritarismo na conta do futebol! O direito à manifestação precisa ser respeitado: é exercício da cidadania. É fundamental que todos - independente de partido ou opiniões relativas aos atuais governos - se informem e se manifestem em defesa do processo democrático no país."


* É inacreditável o que Roberto Dinamite e sua "trupe" estão fazendo com um time da grandeza do Vasco. Jogou a Série A do ano passado com um time de "refugo" de jogadores que clube nenhum queria e que os empresários "amigos" colocaram no clube e foi o vexame que assistimos. O pior é que nada mudou. Estes empresários continuam colocando "novos refugos" como "reforço" neste time horroroso que joga a Série B.
Que reforços são esses!!
Não jogam nada. Os garotos da base também não jogam nada. Este treineiro não dá nenhum padrão definido para o time que joga como um bando em campo. Dinamite se esconde da imprensa e da torcida e não fala nada e nem toma providência nenhuma. Vai perder a eleição no Vasco e não vai se reeleger deputado estadual, porque não quero acreditar que algum torcedor pense em votar neste cara, que foi o maior ídolo da história do clube, mas que como dirigente é uma lástima. O único jogador de qualidade do time, Douglas, anda em campo e erra quase todos os passes. Se não reforçar de verdade este time depois da Copa não vamos subir e vamos ter o desprazer de fazer um clássico com este time "bagaço" do Flamengo na segundona do ano que vem.
ACORDA DINAMITE !!

* Mais tarde um novo Papo Reto e as rapidinhas...............

Um comentário :

  1. Já que a saúde pede socorro, a saúde em Cabo Frio deve estar "ótima" . Tanto deve estar que agora tem gente que era preocupada até 31 de dezembro de 2012, cuidado da saúde da vizinha São Pedro.

    ResponderExcluir