domingo, 8 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* O atual Governador Pezão veio a Cabo Frio oficializar a assinatura de um convênio com a Prefeitura que prevê investimentos de 78 milhões na periferia da cidade, embora ainda não tenha data definida para o início das obras. Ato correto sob o ponto de vista político, a cooperação entre Estado e Município. Entretanto, é perfeitamente normal e democrático que grupos de estudantes e professores possam fazer um ato de protesto em função de demandas da educação, afinal a categoria está em greve no estado. O que não é normal é a "contratação" de claque para rebater este ato de protesto com truculência e ameaças, conforme relata Victor Davidovich, via facebook:

"1) Pessoas, vestidas com uma camisa com o logotipo da Prefeitura, chegam no evento e se organizam atrás de nós, manifestantes.
2) Passam todo o evento gritando em apoio aos políticos ali presentes (em especial, Pezão e Alair), claramente obedecendo comandos (pra gritar ou parar de gritar) que vêm do palco onde estão os políticos.
3) Ao final, impedem nossa passagem para a saída por alguns momentos. Agridem verbalmente os manifestantes o tempo todo.
4) Uma mulher fala pra eles gritarem contra a professora Denize, e eles assim fazem.
5) Já do lado de fora, continuam provocando estudantes e professores.
6) Entram no ônibus da SECRETARIA DE TRANSPORTES.
7) Já do ônibus, gritam contra os manifestantes e a favor do Pezão. Um homem bate na lateral do ônibus e pede para eles pararem, obviamente com medo de nós filmarmos e tudo mais.
8) Eles não obedecem, continuam, jogam um biscoito e uma garrafa d'água na gente. Gritam para uma menina frases ofensivas e machistas.
É impressão minha ou a prefeitura pagou pessoas para inibir qualquer tipo de manifestação contra o governador? E pagou com dinheiro de quem? Quem financia o ônibus da secretaria de transporte, a alimentação e o provável pagamento? Será que, por acaso, foram os cofres públicos? Dinheiro público sendo usado contra a democracia e a favor de grupos políticos?
Mas que coisa.
ps: não adiantou e a melhor cena da noite continuou sendo o Pezão entrando com um sorrisão no rosto, olhando pra gente e fechando o sorriso."

* Tenho dito aqui. São autocratas e sempre governam de "cima para baixo" e não gostam do diálogo.
Participação popular nas decisões políticas nunca foi o forte destes "caras" !!


* O prefeito Alair Correa faltou a uma audiência judicial alegando que tinha naquela hora uma reunião com a diretoria do Sindicaf para tratar de reivindicações grevistas. O sindicato informou que não tinha nenhuma reunião agendada, que o prefeito se recusa a dialogar com a categoria, como de praxe, e que, portanto, tal justificativa não é verdadeira. Confira a comunicado abaixo:
"COMUNICADO IMPORTANTE:
O prefeito declarou no Jornal da Intertv 2º Edição, na segunda-feira (dia 02/06/2014) que NÃO negociaria com a categoria em greve. E realmente ignorou diversos pedidos de negociação no decorrer deste ano. E também não quis ouvir os apelos da categoria em greve, tampouco negociar.
Como todos sabem ao greve chegou ao fim as 17 hs do dia 03/06/2014, conforme deliberada em Assembleia pelos grevistas presentes.
Ocorre que o Prefeito no dia do seu aniversário (04/06) faltou a uma audiência em que processa o Professor Rafael Peçanha e usou como justificativa que em razão da greve, ele precisava negociar com a categoria e estava naquele momento reunido com os dirigentes sindicais. Que o interesse da coletividade era mais importantes que seus interesses privados. E disse ainda que ELE ESTÁ INCANSAVELMENTE TENTANDO NEGOCIAR COM O SINDICATO, fato este que NUNCA ocorreu. Todos nossos Ofícios solicitando reuniões foram desprezados e nem após a greve, houve por parte dele interesse em atender as reivindicações da categoria.
Repudiamos qualquer informação que envolva o SINDICAF e os servidores municipais indevidamente. Lamentamos que o Sr. Prefeito tenha usado este artifício p/ se ausentar a uma audiência. Não é correto ignorar a classe de servidores que tanto fazem por esta Cidade e ainda usá-los de forma indevida conforme seus interesses pessoais.
Companheiros servidores, deixamos aqui nossa indignação com o ocorrido."
SINDICAF


* As "brigas, cotovelas e o fogo amigo" existentes no novo "velho" governo Alair, principalmente depois do anúncio de uma possível reforma administrativa que o prefeito teima em adiar, refletem uma prática antiga, acontecida também no governo anterior de Marcos Mendes, de inchar a máquina pública com excessos de cargos de comando e confiança para cumprir nebulosos acordos políticos pré-eleitorais. Esta estrutura pesada, ineficiente e onerosa para os cofres públicos gera esta confusão administrativa e fazem as ações de governo empacarem ou caminharem de forma muito lenta. É um velho filme que vemos há 18 anos nesta cidade.
Será que um dia vamos ver este filme queimado ?
A resposta está dentro de um de nós e já pode ser dada em 2014 não elegendo os mesmos ou os seus "indicados" !!


* Junho e julho são marcados pelos meses das quadrilhas, principalmente nas festas do nordeste, que se estendem até as "quadrilhas agostinas". Aqui em Cabo Frio é melhor, tem sempre festas regadas com o dinheiro público e as "quadrilhas de novo tipo" estão aí há quase 20 anos. Nestas armações políticas recentes visando as eleições no estado, o Deputado federal Chico Alencar(PSOL) fez uma analogia interessante e bem humorada. Confira:

"Junho, mês de QUADRILHAS! A de Carlos Drummond: "João amava Tereza que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado na história".
A de Paula Cesarino Costa, na FSP de ontem, 5/6: "Aécio, que está sem candidato no Rio, se diz irmão de Sérgio Cabral, que inventou a candidatura de Pezão, que jura amor a Dilma, que apoia Lindbergh, que tem boas relações com Crivella, que divide o voto dos evangélicos com Garotinho, que já foi da base de Dilma, mas flerta com Eduardo Campos, que é aliado de Marina, que apoia Miro como se não apoiasse ninguém". Concluiu a colunista Rio da Folha:
"num cenário de fragmentação eleitoral, o clima é adequado para surgir alguém como J. Pinto Fernandes, que aparece do nada no poema e conquista o amor mais cobiçado".
Hoje o PSOL/RJ reúne-se e deve aclamar como pré-candidato ao governo do estado o professor Tarcísio Motta, de quem vs. ainda vão ouvir falar (e ouví-lo falar) - sempre muito bem."


* Os profissionais da educação do estado e do município do Rio de Janeiro vão realizar assembleia unificada para discutir os novos passos da greve, na próxima sexta, dia 13 de junho, no Clube Municipal, na Tijuca. Aqui como lá, prevalece a falta de diálogo por parte das "autoridades ditas competentes" !!
Toda força a greve dos professores !!


* Por falar em greve, em São Paulo, os metroviários também não conseguem dialogar com o governador Alckmin e prometem manter a greve até a Copa. O Brasil estreia dia 12 no Itaquerão e sem metrô vai embolar todo o transito da capital. Vem "briga grande" por aí.
E provavelmente, repressão forte também !!
No Rio, os metroviários também ameaçam entrar em greve.


* Uma pesquisa polêmica apresentada pelo Instituto Data Folha e contestada pelo PT, registra uma nova queda da presidente Dilma. Segundo a pesquisa, Dilma tem 34% das intenções de voto, Aécio, 19% e Eduardo Campos, 7%, Pastor Everaldo(PSC) 4%, Zé Maria(PSTU) e Randolfe Rodrigues(PSOL) cerca de 1%. O resto não sabe e ainda não decidiu, mas é um número significativo da ordem de 33%. Tem muita gente indecisa.

* Particularmente não gosto de pesquisas eleitorais, inclusive acho que deveriam ser proibidas pelo TSE. Grande parte delas é montada ao gosto do político contratante e servem para obter recursos de empresas doadoras e estimular o voto útil daquele tipo de eleitor que "gosta de votar em quem vai ganhar" sem fazer nenhuma análise crítica do processo eleitoral.

* É só você conferir as disparidades de resultados apresentados. Aqui em nossa região tem pesquisas eleitorais para deputado estadual e federal que são verdadeiras "armações ilimitadas". Tem para todos "os gostos". O voto para o legislativo é extremamente disperso e mutável, além de ser permeado por uma infinidade de interesses. Vote de acordo com a sua consciência e dispense pesquisas eleitorais. Você eleitor é soberano em sua decisão, mas não se esqueça que o voto tem consequências positivas ou negativas, dependendo de suas escolhas.


* Por falar em eleição, o TSE divulgou boletim esclarecendo sobre o voto nulo. Confira:

"Eleições 2014: voto nulo não provoca nova eleição.

Com a proximidade da eleição, é frequente a circulação de e-mails e mensagens nas redes sociais com a falsa informação de que, se a maioria dos eleitores votar nulo, a eleição é anulada. Na verdade, só há convocação de nova eleição quando mais de 50% dos votos válidos são declarados nulos em processo judicial, fraude ou cassação de um candidato. O equívoco ocorre por uma interpretação literal do artigo 224 do Código Eleitoral, que dispõe: "Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias". A Justiça Eleitoral, no entanto, entende que essa anulação decorre apenas de uma decisão judicial.
Os votos anulados pela Justiça Eleitoral, portanto, não se confundem com os nulos digitados nas urnas como protesto político. Nesse caso, os votos nulos sequer são considerados na apuração do resultado da eleição. Por exemplo: um candidato A recebe 30% do total de votos e o candidato B, 10%, enquanto 60% dos eleitores votam nulo. Nesse caso, a eleição não é anulada. Os votos nulos serão descartados e o candidato A será declarado eleito com 75% dos votos válidos. Posteriormente, caso a Justiça Eleitoral venha a cassar o diploma de A por crime eleitoral, os 75% dos votos dele serão declarados nulos. Haverá então um novo pleito, pois a votação de A havia superado 50% dos votos válidos."


* As últimas eleições foram recheadas de votos brancos e nulos, não produziram nenhuma mudança efetiva e nem podem ser encaradas como um protesto, porque não trouxeram resultados práticos. Muita gente "ruim" se elegeu na força do poder econômico em cima daqueles mais humildes e sem formação cidadã, que nesta época, são fortemente pressionados pelo "jogo sujo" da política.
Sempre é bom lembrar que muitos "deram o sangue" no passado para obtermos este direito de interferir na vida política do país.

* Acertar e errar faz parte do processo. Não está escrito na testa de nenhuma "cara nova" que ela respeitará nossa escolha, mas também há inúmeras formas de minimizarmos os riscos de erro. Por exemplo : Votar numa "cara nova" ligada e "bancada" por velhos caciques da política não é sinal de renovação.
Quem não participa aceita ser governado por qualquer um sem um mínimo de luta para mudar !!

* O gesto de "lavar as mãos" no voto nulo não ajuda no processo necessário de renovação dos quadros políticos. Não podemos deixar que este tipo de político nos convença que todo mundo é igual e qualquer postulante a cargo público "navega na mesma vala comum". Tem gente séria e honesta militando no ambiente político merecendo uma oportunidade !
Os riscos que envolvem um processo de mudança política existem, mas com mais critério, apuro e responsabilidade, o voto pode produzir avanços importantes, mesmo que de maneira lenta e gradual.


* A partir de amanhã teremos uma nova enquete no blog. Ela busca identificar sua posição político-ideológica.
A pergunta será: Como você se define politicamente ?
Vote e participe !!

* Mais tarde um pouco de humor e poesia, porque senão ninguém aguenta !!

Um comentário :

  1. Victor Davidovich, com o "relato numérico" parece diretor de filme, narrando as sequências de uma cena. Nesse caso seria, filme de "teoria e conspirações"? Colega, você está em PAGODE CITY. A cidade pagode, no momento de uma nota só, A nota Mi, bem alta!
    Agora, essas perguntas, tipo: quem "bancou a festa" são direcionadas pra os comentaristas do blog? Ou para "otoridades" municipais? Mas vou repassá-las para as minhas sobrinhas de 04 anos, para ver se elas respondem.

    ResponderExcluir