sexta-feira, 27 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* AOS AMIGOS, COMPANHEIROS E APOIADORES,

Comunico aos amigos que apesar do meu nome ter sido aprovado na Convenção Estadual do PSOL, no dia 13 de junho, tomei a decisão de neste ano não me candidatar a Deputado Estadual, tendo em vista problemas de ordem pessoal, além de um tratamento de saúde ao qual estou sendo submetido.
Quero agradecer de coração aos inúmeros apoios recebidos nas ruas e através das redes sociais para a disputa e informar que apesar de não participar desta eleição, a primeira que não participo desde a fundação do partido em 2005, continuarei no PSOL, partido político que acredito estar em sintonia com as demandas populares, particularmente, da classe trabalhadora.
Continuarei a colaborar para dar sequência à construção desta alternativa como instrumento de mudança política em nosso município, estado e país. Esta luta continuará através da participação nas manifestações populares, em nosso blog – www.cidadaniaesocialismo.blogspot.com - e nas redes sociais. Estamos também planejando a volta do nosso Programa de TV Cidadania e Socialismo para depois da eleição ou para o início de 2015.

Em 2016, certamente, continuaremos nas lutas cotidianas e estaremos novamente também na luta institucional, participando das eleições municipais.

Luta que segue !!
Claudio Leitão


* Não é de hoje que tomamos conhecimento de denúncias de assédio moral sobre o funcionalismo público de Cabo Frio, principalmente aquele que é independente, faz o seu trabalho e não "reza na cartilha" do mandatário de plantão. Desde o advento do recebimento dos royalties que a "Mãe Prefeitura" se tornou a maior empregadora da cidade, que os contratados e também alguns concursados recebem diferentes formas de pressão e ameaças se não se enquadrarem "as normas da casa". Os concursados é que não podem ter medo de denunciar, pois estão amparados legalmente e tem que reagir a este tipo de arbítrio. O sindicato ou a justiça é o caminho.

* Isto não acontece apenas no governo Alair. Inúmeras casos de assédio moral aconteceram no governo do ex-prefeito Marcos Mendes. Mestre e pupilo são semelhantes também neste aspecto.
Aliás, são semelhantes também na prática do nepotismo escrachado e escancarado.
Quero ver alguém negar.
A diferença é que a "Família Alair" é bem mais numerosa e dá mais prejuízo aos cofres públicos !!

* Em Iguaba Grande, a Secretária de Saúde foi convocada para ir a Câmara de Vereadores dar explicações sobre as várias denúncias de assédio moral a contratados e concursados, que chegaram aquela casa sobre esta prática em sua secretaria, cuja maior denunciada era ela própria.
Aqui em Cabo Frio a nossa "valorosa e atuante" Câmara de Vereadores finge que não vê e não sabe de nada. A subalternidade é o "prato principal" da Casa do Povo Cabofriense !!


* Aliás, é impressionante a capacidade de omissão desta Câmara de Vereadores. Os vereadores se elegem com o voto do povo, mas logo em seguida, a grande maioria se transforma em "vereadores do prefeito". Ganham para isso cargos e benesses no governo. Este modelo de dominação da Câmara, praticado tanto por Marquinhos quanto por Alair, o pupilo e seu mestre, inviabiliza a independência necessária que precisa ter o poder legislativo. Impede o seu poder de fiscalização das contas pública. Impede que as irregularidades e os desvios de dinheiro público, que acontecem rotineiramente nesta cidade, sejam denunciados e de conhecimento público.
O atual presidente da "casa do povo", Marcelo Correa(PP), filho do prefeito, declarou outro dia na mídia local, em alto e bom tom, que a Câmara dos Vereadores "era o segundo poder mais importante da cidade".
Depois disso, falar o que ?
Informação e renovação são palavras chaves para 2016 !!


* A Saúde Pública em Cabo Frio está pedindo socorro há praticamente 20 anos. Já foi gerida por médicos,professores, administradores, empresários, e hoje, pasmem, está sendo gerida pelo próprio prefeito. Ambos os governos (MM e AC) entendem a saúde como prestação de serviços e não como um direito inalienável da população. Quase todos os serviços de exames são privatizados e terceirizados, drenando todo ano uma parcela significativa de dinheiro público para os empresários privados, e nem por isso o serviço melhorou. Como já disse aqui num post anterior, a saúde da cidade continua enriquecendo muita gente e elegendo também muita gente. Apenas a população perde. O problema é que perde calada e conformada, pois apesar deste descaso, eles se elegem e reelegem com facilidade.

* É ruim em todo o país, mas tem municípios que podem mais e os que podem menos. No caso de Cabo Frio, não estamos falando de um município pobre que tem dificuldades e limitações orçamentárias, mas sim de um município que arrecada quase 1 bilhão por ano. Cabo Frio não tem UTI Pediátrica pública, nem Neo-Natal e nem Cardiológica. Está tudo na rede privada. O distrito de Tamoios nem um hospital decente tem para atender sua volumosa população. Com a instalação da Upa, que tem limitações claras, pois é preparada apenas para os casos de baixa e média complexidade, agora que não vão fazer nada mesmo. Há anos aquela população é enganada com promessas não cumpridas pelos últimos governantes.

* Falta compromisso com a Saúde de Base. ESF's equipados e funcionando para atender e controlar as doenças crônicas ou de base para desafogar as estruturas de emergência, que são muito mais caras e se veem obrigadas a atender vários casos que são ambulatoriais. A famigerada e imoral Central de Marcação de Consultas é um erro de planejamento e jamais resolverá a questão. A marcação de exames e consultas mais especializadas tem que ser feitas nos postos. Isto é tão óbvio que só a falta de vontade política ou interesses que favorecem quem se aproveita disso para buscar votos entre os desassistidos fingem não ver.


* O País segue sem um projeto de Reforma Tributária. Isto era uma das bandeiras do PT antes da chegada ao poder, mas parece que desistiu da empreitada em sua capitulação ao grande capital. A carga tributária no Brasil tem caráter regressivo, tributando de forma mais efetiva os mais pobres quando uma grande parte dos impostos incide sobre o consumo. Deveria ter uma caráter progressivo atingindo aqueles que possuem mais renda, inclusive taxando o capital especulativo e as grandes fortunas, ao invés de tributar com dureza o salário do trabalhador, que para a receita federal é tratado como renda, mesmo nas esferas mais baixas de salário.

* Isso certamente não vai de encontro aos interesses dos trabalhadores. O deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ), via face, aborda este tema que deveria ter um tratamento diferenciado pelo novo congresso a ser eleito e pelo novo ou nova presidente. Confira abaixo:
"O DataSenado realizou uma enquete no início de junho deste ano, na qual perguntava aos internautas se concordavam ou não com a regulamentação do Imposto sobre as Grandes Fortunas (IGF), já previsto na Constituição. Dos 5.603 internautas que participaram da pesquisa, 78% concordam com a taxação de fortunas acima de 2,5 milhões de reais.
O PSOL tem defendido há bastante tempo a regulamentação deste imposto. Para aqueles que querem compreender melhor a proposta, leiam o texto da Luciana Genro (nossa candidata à presidência) sobre o assunto. Informe-se e vote consciente, seu voto vale muito!"


* O "pau está cantando" no PDT fluminense entre o neto de Brizola e o atual presidente do partido Carlos Lupi, principalmente depois que houve a adesão de Cesar Maia(DEM) a chapa estadual composta por Pezão e o vice do PDT, Felipe Peixoto. Confira notícia do Extra on line:

"O fogo amigo não está só envolvendo petistas e peemedebistas, antigos aliados no estado. O bate-boca agora também acontece entre pedetistas. Nos últimos dias, o vereador Leonel Brizola Neto, neto do ex-governador Brizola, vem fazendo críticas ao presidente do PDT, Carlos Lupi. O clima não é dos melhores há muito tempo. Nesta semana, Leonel vociferou via Twitter:
"O PDT alia-se aos inimigos do povo brasileiro: PSDB, DEM e PMDB. Corruptos!! Rasgaram o estatuto do partido", disse, referindo-se ao apoio do PDT ao pré-candidato peemedebista Luiz Fernando Pezão, que se aliará a tucanos e a democratas.
Carlos Lupi não deixou barato: "Ele pensa que o PDT é uma herança; o PDT é do povo brasileiro. Eu não respondo nada para ele. Minha resposta é na Justiça (ele processa Leonel na Justiça)".
Lupi garante que vai manter o apoio a Pezão. Mas promete vir candidato avulso ao Senado, mesmo sabendo que Pezão apoiará Cesar Maia. "Não me importo se eles apoiam o Cesar Maia".


* O PSOL também passa por uma crise interna entre a Direção Nacional e a Direção Estadual do Rio de Janeiro. Primeiro, a Estadual deliberou a cassação da deputada estadual Janira Rocha, a Nacional até hoje não votou. Depois a instância Estadual do partido negou o registro de candidatura do pastor homofóbico Jeferson Barros, apoiado pela Janira(sic) e ligado a Malafaia, a instância Nacional derrubou a decisão. O Diretório Estadual com apoio de todos os parlamentares, exceto a isolada Janira Rocha, anuncia que não vai registrar a candidatura já que a mesma foi vetada na Convenção de 13 de junho. O pastor promete recorrer a justiça.

* Em ambas situações nosso Diretório Municipal votou junto com a posição da Direção Estadual, defendendo as premissas fundacionais do partido e seu programa. A Direção Nacional está extrapolando e tentando "tratorar" decisões legítimas da base partidária no Rio de Janeiro. Ano que vem tem eleições para eleger a nova direção partidária nacional e tenho certeza que a base vai derrubar do poder estes "entreguistas" que só estão prejudicando e maculando o nome do partido na mídia estadual e nacional.


* Esta notícia política é para chorar e também para lamentar. Confira conforme publicado no blog do jornalista Ilmar Franco:

"Eles estão de volta.
Nas eleições de outubro, são dois ex-presidiários que vão concorrer aos governos estaduais. Ambos já são também ex-governadores. São eles: Waldez Góes, do PDT, no Amapá; e José Roberto Arruda, do PR, em Brasília. Ambos lideram as pesquisas."

* A população do Amapá e do DF querem dar nova chance a dois notórios ladrões do dinheiro público, sendo que como disse a notícia já entraram "em cana" por causa disso. Assim fica difícil !!

* Aqui em Cabo Frio, acontece fato semelhante. Tanto o ex-prefeito Marcos Mendes quanto o atual Alair Correa desfilam "na cara da população" uma lista de processos de toda natureza de fazer inveja ao corrupto-mor do Brasil, Paulo Maluf(PP), mas estão aí, sendo eleitos e reeleitos. Depois querem reclamar de que ?
É a porno-política em curso !!


* A sociedade brasileira precisa cada vez mais compreender a importância e a função da participação e da mobilização popular como forma de reivindicar seus direitos. Não temos ainda, infelizmente, este "cacoete". Precisa ser trabalhado e incentivado. Tem muitos que vão dizer que não vai dar certo. São aqueles que não querem que nada mude. Estão firmes em suas mamatas. A grande maioria dos governantes não estimula e nem "convidam" a população a tomarem parte das decisões políticas que impactam seu cotidiano e o futuro de suas vidas. Governam sempre de forma autocrática, de "cima para baixo" e sem quase nenhuma consulta popular.

* Este é um outro campo de mudanças que precisamos estar atentos na hora do voto. O político tem que nos "representar" e não nos "substituir". Parece uma tênue diferença, mas não é, pois a maioria, após investida no cargo público se afasta das demandas populares e do trabalhador para defender interesses dos grandes empresários e donos do capital que financiaram suas campanhas políticas.
Tenho certeza que cada um de nós reconhece vários políticos que fazem isso e que tem este perfil. Daí a pergunta:

Porque então reelegê-los para mandatos sucessivos?

* Pior do que estes só aqueles contumazes ladrões do dinheiro público, que também por inércia e cumplicidade de certos segmentos da população, ingênua ou não, também vêm sendo eleitos e reeleitos.


* Para reflexão, por Rogério Carvalho, Professor de História:

"Muitos culpados pelo caos social caminham entre nós tranquilamente. Eles consideram a política uma jogatina. Exibem seus bens oriundos das negociatas, da corrupção, da apropriação da coisa pública;o privado se apropriando do público. Eles se orgulham da falsa dignidade que envergam em seus peitos estufados. Entram altivos, saem indiferentes, observados e até mesmo invejados pelos ignorantes que lhes conferem o status de celebridade. São aberrações políticas, gansos que se pretendem cisnes. Seu brilho, seu falso fausto refletem ,quando olhamos melhor, a lágrima dos pais cujos filhos morreram sem atendimento na saúde pública, o sangue que verte de um inocente caído na calçada, vítima da violência urbana e o suor do trabalhador que vive e morre sem conhecer a satisfação das suas necessidades básicas.
Muitos culpado pelo caos social caminham entre nós, reparem."

* Mais tarde as rapidinhas.............

Nenhum comentário :

Postar um comentário