quarta-feira, 18 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* O TRE já recebeu a listagem do TCE relativa aos políticos envolvidos em irregularidades, com vistas a examinar as questões ligadas a inelegibilidade. A Região dos Lagos está presente com os nomes de sempre, nem precisa repetir aqui. Foi objeto de um post anterior no "Notícias e Fatos". Se quiser confira mais abaixo no blog.

* São figuras carimbadas e contumazes frequentadores de tribunais pela extensa "ficha corrida" em processos de várias naturezas. Neste ano de eleições, estas figuras públicas estarão pedindo novamente o seu voto para si ou para seus "indicados". Você vai encarar tudo isso novamente ?
Confira a notícia direto do TRE:

"Tribunal recebe a lista de políticos que podem ficar inelegíveis
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro recebeu do Tribunal de Contas do Estado a lista de políticos que tiveram contas rejeitadas e poderão ser declarados inelegíveis pelo colegiado do TRE-RJ. Os 1.051 gestores públicos da lista foram alvo de 1.739 processos analisados e rejeitados pelo plenário do tribunal nos últimos oito anos e poderão ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa, que será aplicada pela primeira vez em eleições gerais. Cópias dos documentos serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e vão integrar os pedidos de registro de candidatura, que serão julgados pelo TRE-RJ em julho.
Veja a lista completa no site.
Siga o TRE-RJ no Twitter."


* O Ibope divulgou uma polêmica pesquisa eleitoral patrocinada pela "insuspeita" Firjan que coloca o atual governador Pezão numa condição de empate técnico com Garotinho e Crivella pela liderança. Era esperada uma subida do Pezão, já que a poderosa "maquina eleitoral" do PMDB em cima de prefeitos e vereadores está atuando fortemente, principalmente na baixada fluminense e no interior do Estado. Mas está rápida demais, causando estranhamento em muitos analistas. O mesmo fato ocorre com Sergio Cabral que nesta pesquisa assume a liderança para o Senado.

* O fato curioso é que quem de fato lidera esta pesquisa são os votos em branco ou nulos mais os que não sabem ainda em quem vão votar que somados dá 33%. O mesmo acontece na pesquisa relacionada ao Senado. Logo, há espaço para acontecer muitas surpresas ainda !!

* Não é segredo para ninguém que tem pesquisas que são "encomendadas" para turbinar candidaturas em cima daquele eleitor despolitizado que "gosta de votar em quem está na frente" e para arrecadar em cima das empresas interessados e que tem negócios com o governo.

* Como já disse antes, acho que este tipo de pesquisa interfere na eleição e deveriam ser proibidas pelos TSE. É um assunto polêmico e que divide opiniões, mas favorece diretamente todos aqueles que tem poder econômico para pagar e "encomendar" estas pesquisas. Vários sociólogos desenvolveram estudos confirmando este efeito sobre o pleito eleitoral. A verdade deveria estar apenas com o voto soberano da população sem este tipo de influência. Mas o nosso sistema eleitoral é assim, mais democrático para uns do que para outros.


* O empate ontem com o México em 0x0 serve para "abrir os olhos" da comissão técnica e da massa torcedora que nossa seleção não é superior as outras e que a vitória na Copa vai depender de muita luta e melhoras na forma de jogar, que pode até implicar em mudança do esquema tático e substituição de jogadores. O time é muito dependente da atuação individual de Neymar, que quando marcado com dureza não tem o mesmo rendimento em campo.

* Felipão tem que deixar de lado sua eterna teimosia e fazer as alterações necessárias no time de acordo com as circunstâncias das partidas. A copa é uma competição de "tiro curto" e qualquer vacilo ou hesitação pode ser fatal, principalmente nas próximas fases do "mata mata". A perda do título, diante das barbaridades que envolvem a realização desta Copa, como estádios superfaturados, remoções arbitrárias, repressão truculenta aos protestos, etc, pode até ter influência política nas eleições.


* Por falar em eleições queria repetir aqui um comentário anterior a respeito do voto nulo. As últimas eleições foram recheadas de votos brancos e nulos, não produziram nenhuma mudança efetiva e nem podem ser encaradas como um protesto, porque não trouxeram resultados práticos. Muita gente "ruim" se elegeu na força do poder econômico em cima daqueles mais humildes e sem formação cidadã, que nesta época, são fortemente pressionados pelo "jogo sujo" da política.
Sempre é bom lembrar que muitos "deram o sangue" no passado para obtermos este direito de interferir na vida política do país.

* Acertar e errar faz parte do processo. Não está escrito na testa de nenhuma "cara nova" que ela respeitará nossa escolha, mas também há inúmeras formas de minimizarmos os riscos de erro. Por exemplo : Votar numa "cara nova" ligada e "bancada" por velhos caciques da política não é sinal de renovação.
Quem não participa aceita ser governado por qualquer um sem um mínimo de luta para mudar.

* O gesto de "lavar as mãos" do voto nulo não ajuda no processo necessário de renovação dos quadros políticos. Não podemos deixar que este tipo de político nos convença que todo mundo é igual e qualquer postulante a cargo público "navega na mesma vala comum". Tem gente séria e honesta militando no ambiente político merecendo uma oportunidade !
Os riscos que envolvem um processo de mudança política existem, mas com mais critério, apuro e responsabilidade, o voto pode produzir avanços importantes, mesmo que de maneira lenta e gradual.

* A grande maioria que anula o voto são eleitores de boa formação escolar e que tem acesso as informações do dia a dia da política. O voto é sem dúvida uma das principais ferramentas de exercício da cidadania. Devemos ter também muito cuidado com pesquisas tendenciosas que objetivam fazer o tal "voto útil". A sociedade, hoje, pede um voto renovador, consciente, já que praticamente tudo na vida depende de decisões políticas.

* Não podemos permitir que nos "roubem" também a esperança de dias melhores !!


* Aí você pode perguntar: Nada sobre Cabo Frio nas postagens ?
Pois é, falar o que?
Impera na cidade uma mesmice política impressionante. Uma inação total deste "novo" velho governo Alair. A condução administrativa anda em "slow motion", inchada, enferrujada e com pouca qualificação técnica. O resto é consequência disto.
Uma cidade que vive sob a hegemonia de "quadrilhas políticas", para combinar com o gênero das festas juninas", que enriqueceram, mas mantiveram a cidade no atraso de uma série de políticas públicas que diariamente temos tratado aqui.

* Tem hora que todos os blogs políticos se pegam repetindo ou requentando notícias velhas. Até os processos dos últimos governantes são velhos e repetitivos. O aumento da violência urbana, a situação crítica da saúde, a falta de estrutura na educação, a falta de uma política clara de geração de empregos e qualificação profissional, a falta de uma política de habitação popular consistente, a recorrente falta de transparência das contas públicas, o fisiologismo e o nepotismo gritante, a inoperância do transporte coletivo, perseguições e assédio moral ao funcionalismo, etc, são fatos que ocorrem há quase vinte anos sob a complacência de grande parte da população, que reclama muito, mas não tem coragem de implementar um processo renovador nos quadros políticos da cidade.

* Assim vamos celebrar a beleza da nossa cidade e seu maior patrimônio natural que é a Praia do Forte !!

* Daqui a pouco um novo Papo Reto e mais um post da campanha CICLOVIAS JÁ !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário