domingo, 15 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* E segue a rotina diária de assassinatos em Cabo Frio sem que as autoridades municipais e estaduais articulem um plano de enfrentamento ao problema. Apenas o aparato medíocre da PM local não resolve nada. Prendem ou matam sempre os "soldados rasos" do tráfico que são imediatamente substituídos por este "exército de reserva do crime" criado na irresponsabilidade política de governantes que estão a frente da cidade nestes últimos 18 anos e que construiram muito pouco em políticas públicas direcionadas a estes jovens, visando disputá-los com o tráfico de drogas.

* Caminhadas e passeatas pela Paz não são soluções efetivas para nada. Apenas dão vazão a indignação da população. Após esta "encenação" na cidade as autoridades municipais se calaram diante do problema. Eles e seus parentes não moram nas áreas conflagradas, andam com seguranças, logo não sentem diretamente na pele o estado de opressão e violência extrema na cidade. Pobre cidade rica !!

*

* A pasta da Secretaria de Saúde está novamente vaga na cidade. Não se trata de nomes, mas de estratégia( planejamento, investimento e gestão). Eles sabem, mas não querem fazer o certo, o óbvio. Investir e colocar os estratégicos ESF's em 100% da cidade, informatizar estes postos para permitir a marcação de consultas e exames mais especializados, acabando com aquela famigerada e desumana Central de Marcações. A saúde de base, ali seria feita, tratando e controlando os pacientes com doenças crônicas, doenças de base, visando o desafogo das unidades de emergências da cidade, que tem um custo muito mais caro. Prioridade para a saúde preventiva. Este é o dever de casa, eles sabem, mas não fazem por que há interesses escusos por trás.

* Quando o serviço público de saúde não funciona adequadamente entra em cena "os favores" de vereadores e secretários com pretensões políticas e aí, acontece o que já sabemos. A saúde acaba elegendo muita gente no vácuo deixado pela incompetência proposital do setor público.
As terceirizações praticadas nos exames de menor ou maior complexidade, sem nenhuma transparência nos contratos estabelecidos, fecha a outra ponta proposital. E aí, a saúde enriquece e já enriqueceu muita gente.

* Quem vai ter coragem de romper este processo ?
Por isso faltam nomes com competência e seriedade para assumir, pois sabem que para fazer uma gestão mais competente e republicana terá que contrariar interesses poderosos e históricos na nossa cidade.
Vamos aguardar um "Príncipe Valente" !!


* O Sindicaf continua cobrando do "novo" velho governo Alair o diálogo necessário para resolver e acertar as reivindicações legítimas da categoria. A tentativa de levar a pauta de reivindicações à justiça não é o melhor caminho. Acirra os ânimos e transforma o embate numa disputa longa e de radicalismo de parte a aparte. A falta de diálogo com a representação sindical dos funcionários públicos de Cabo Frio acontece neste governo e acontecia também no governo anterior. Já disse aqui, ambos são autocratas e só sabem governar impondo suas vontades, sempre de "cima para baixo", esquecendo que foram eleitos também por estes mesmos funcionários públicos. Que sirva de lição para as próximas eleições. Trabalhador quando vota em "empresários" disfarçados de políticos profissionais colhem estes frutos. Crescer e aprender !!


* Impressiona a lista de processos e também de multas do TCE sofridas pelo ex-prefeito Marcos Mendes, fruto de uma terrível administração realizada, onde pipocaram várias denúncias de desvios de dinheiro público que são as provas incontestes destes processos. Está conseguindo a proeza de ficar com uma ficha corrida maior do que seu "Eterno Professor" Alair Correa. Tem um monte de "gente de bem" que não fala da questão e acha o ex-prefeito o candidato ideal para representar a Região dos Lagos no Congresso. Talvez seja aquela ideia de que lá vai se juntar a vários iguais a eles que desfilam processos ao lado do cinismo e do desprezo pelas instituições que caracterizam estes casos. O silêncio sobre isso por parte de setores da mídia local e da mídia alternativa, formado por blogs e redes sociais é vergonhoso.

* Isto apenas comprova o que estamos dizemos desde 2008, que ambos possuem uma semelhança total na forma de conduzir a política e administrar a coisa pública. As práticas políticas são as mesmas. Fisiologismo, nepotismo, falta de transparência no uso do dinheiro público, processos múltiplos, patrimônio elevado e incompatível com os rendimentos da função pública, descaso com as áreas sociais, etc...........se continuar vai tomar o blog todo.


* Em homenagem ao leitor Alexandre Republicano:
ALAIR PAGUE O DINHEIRO DOS PESCADORES DE CABO FRIO RELATIVO AO DEFESO DA SARDINHA. VOCÊ PROMETEU E NÃO PAGOU AINDA !!
Vamos ver se o "digníssimo" prefeito cumpre pelo menos esta promessa, porque não tem cumprido quase nenhuma feita na campanha. As creches, novas escolas, reestruturação da saúde, 40 mil banheiros na periferia, os tais "agentes da dignidade", O BOPEM, reforma administrativa, turismo de qualidade, obras de mobilidade urbana, choque de ordem, etc..............novamente aqui se formos falar todas vão ocupar todo o espaço do blog.


* As articulações políticas visando as eleições na Região dos Lagos para deputados estadual e federal na sua maioria, salvo exceções aqui e ali, são meras "compras" de cabos eleitorais e vereadores da Região. A grana corre solta e tem vereador fazendo verdadeiro leilão do seu apoio. Ideologia, identidade partidária ou coisas parecidas passam longe destes acordos. Esta forma de fazer política foi contestada nas manifestações de junho do ano passado e continuam sendo até hoje nas manifestações menores que as sucederam. O problema é que a grande massa não percebe e entende que esta é a forma normal e usual de fazer política.

* Cabe a minoria esclarecida protestar não votando em candidaturas com este perfil e ser o contraponto de resistência à politicagem. Tem um certo candidato a deputado federal gastando rios de dinheiro e querendo literalmente "comprar o mandato". Certamente depois, não estará representando as demandas populares e aí vem aquela chiadeira de sempre da população. Vota em empresários ricos e espera que ele no Congresso defenda leis e demandas a favor da classe trabalhadora.
É aquela piada: "Sabe de nada inocente" !!


* Pesquisa eleitoral do Instituto Sensus que será publicada esta semana registra nova queda da presidente Dilma. Ela tem 32,2% das intenções de voto, Aécio, 21,5% e Eduardo Campos, 7,2%. Os outros candidatos somados chegam perto de 5%. Continua alto o número de indecisos, cerca de 29%. Apesar de nova queda, continuo achando que na hora que o "jogo político" começar de verdade, a partir de 5 de julho, com Lula em campo e a máquina eleitoral do PT "azeitada" com as doações dos bancos, empreiteiras e o agronegócio, Dilma recupera os patamares anteriores e deve vencer as eleições.
Mas eleição não é matemática e surpresas sempre podem acontecer.


* Conforme a previsão de vários analistas, junto com a Copa vieram os protestos de rua. Entretanto, não tem reunido o número esperado, embora com grande aguerrimento dos presentes. O apelo ao futebol, realmente uma paixão nacional, demarcado fortemente pela mídia e pelo mercado publicitário, certamente, ajudaram a desmobilização de muitos. A forte repressão preparada e anunciada fartamente pela mídia nacional também amedrontou muita gente. E de fato, a atitude truculenta e violenta da PM, verificada nos atos iniciais em São Paulo e no Rio de Janeiro mostraram isto com clareza. A ordem recebida é baixar o "cassete" e os PM's não conseguem enxergar que é trabalhador oprimido batendo em trabalhador indignado.
Luta que segue !!


* Em convenção realizada em 13 de junho, o PSOL confirmou sua chapa as eleições 2014 no Rio de Janeiro. A Convenção indicou o nome do Professor/Doutor em História e ex dirigente do Sepe RJ, Tarcísio Motta, ao governo do Estado, tendo como vice o suplente de vereador em Niterói, Renatão do Quilombo. Para o Senado, o nome escolhido foi o do dirigente sindical do SINTUFF, Pedro Rosa. Marcelo Freixo para deputado estadual, Chico Alencar e Jean Willys para deputados federais serão os puxadores da legenda.

* Uma chapa formada por trabalhadores e para defender os interesses dos trabalhadores. Novos nomes antenados com o processo renovador e que não estão ligados a nenhum velho cacique político. Na Região dos Lagos teremos também alguns nomes: o meu, Claudio Leitão, aqui em Cabo Frio, Bruno do Mattu, em Rio das Ostras, Erik Schundt em Macaé e Campos, todos candidatos a deputado estadual.

* Apesar de uma conjuntura política desfavorável, onde impera o domínio do poder econômico nas eleições, é importante a presença de candidaturas do PSOL, gente de ficha limpa, para oferecer uma alternativa a quem não quer continuar votando nos mesmos de sempre ou seus "indicados", que comprovadamente, através de seus mandatos anteriores, não defenderam os interesses da população e por consequência dos trabalhadores. O nosso papel é colocar as candidaturas para apreciação da população.
Cada um que faça as suas escolhas !!

* No plano nacional, o Senador Randolfe Rodrigues desistiu de sua candidatura a presidência e será substituído pela ex-deputada federal gaúcha, Luciana Genro. O nome do vice será definido nos próximos dias. O nome de Luciana Genro tem uma capacidade maior de unir a militância do Partido. Randolfe e sua "trupe" do Amapá são contestados pela base do partido, inclusive nosso diretório municipal, por uma política aliancista que fere o conjunto programático do PSOL. A base do partido comemorou muito a desistência de Randolfe, que ao que tudo indica vai se candidatar ao governo do Amapá.

* Mais tarde as rapidinhas e um novo artigo polêmico !!!

5 comentários :

  1. Vale lembrar que sempre haverá os crimes eleitorais que acontecerão dentro das igrejas. O Código Eleitoral proíbe que se faça propaganda política dentro das igrejas, mas sabemos se faz até boca de urna lá dentro no dia da eleição.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Cláudio Leitão manda o seu currículo para a secretaria de saúde. Quem sabe é selecionado para ocupar a "pasta que está vaga.."


    Nesse caso, seria bom fazer uma simpatia e não uma homenagem ao leitor Alexandre Republicano: Já reparei que o prefeito tem muita dificuldades para conjugar o verbo PAGAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô fora dessa, rsrsr, aliás, bem distante.

      Excluir
    2. Quando estava escrevendo, também estava imaginanado que essa seria a sua resposta......rsrsrs

      Excluir