segunda-feira, 23 de junho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A prova cabal do descaso com a Educação deste "novo" velho governo Alair fica expressa no pouco caso e na falta de atenção à finalização das obras da EM Patrícia Azevedo. A comunidade escolar não foi atendida, apesar dos inúmeros apelos pelo término das obras. É inacreditável uma situação dessa, até mesmo pelos valores irrisórios a serem gastos. O post da Professora Cintia Pereira no face, explica de forma clara este absurdo. Confira abaixo:

"Há mais ou menos dois meses, realizei com meus alunos da E. M. Patricia Azevedo uma atividade na qual eles poderiam expressar seus anseios em relação à nova escola que seria construída e a frustração com as condições em que estamos. Os alunos debateriam em sala de aula o tema e preparariam cartazes. Nessa época, vivíamos a expectativa de que a obra começaria dentro de algumas semanas, o que não ocorreu.
O que me marcou profundamente durante a atividade, foi que meus alunos não falaram de nada de extraordinário. Suas ilustrações e frases são tão simples quanto o que esperam do poder público: o básico para se ter uma educação de qualidade. O que desejam é uma escola em que lâmpadas, tomadas, descargas, fechaduras, ventiladores funcionem bem. Uma escola com acessibilidade e uma quadra de esportes. Nada demais! Nada de absurdo! É triste saber que coisas tão simples estão sendo negadas a centenas de crianças e também aos meus colegas de trabalho, pois estamos todos em condições insalubres.
Até quando ficaremos assim? Até quando nos darão datas imprecisas para o início das obras? Até quando fingiram que a situação da nossa escola não é grave?"

*

* Não custa lembrar que no final do ano passado este "novo" velho governo reduziu o orçamento da educação, assim como também o da saúde e a "nossa varonil" Câmara de Vereadores nem piscou, fez um "golpe de vista" e uma ação de aprovação imediata sem discussão nenhuma. Prova maior de subalternidade não há. São vereadores eleitos pela população, mas não para defender os direitos da mesma, mas sim para serem verdadeiros serviçais do executivo municipal. Falta preparo a alguns e independência a outros. No governo anterior do ex-prefeito Marcos Mendes o quadro era o mesmo.

* Informação e renovação precisam ser palavras chaves para 2016 !!


* Alguns segmentos da mídia e da sociedade gostam de minimizar as críticas feitas ao país, dizendo que quem critica tem o chamado "complexo de vira latas", que seria um sentimento de inferioridade em relação as coisas do dito "primeiro mundo". Por ocasião da Copa isso vem acontecendo quando alguém faz críticas ao evento e recebe este rótulo. Querem que o brasileiro só veja as questões pelos seus aspectos positivos e seja acrítico as mazelas do país e a roubalheira e outras barbaridades cometidas na realização da Copa do Mundo. Pensando nisso, li e quero compartilhar aqui no blog uma excelente análise sobre esta questão feita pelo Professor de História, Silvio Pedrosa, que "mandou brasa" via face:

"Tirem minha dúvida: 'complexo de vira-latas' não seria, justamente, assumir uma postura passiva, fatalista, diante dos descalabros da FIFA, contar como normais duzentos e cinquenta mil remoções de pobres, fingir não ver a criminalização da luta social e política contra o megaevento, tapar os olhos diante do processos de gentrificação ativados nas metrópoles brasileiras e tudo mais? O complexo de vira-latas, essa imagem de Nelson Rodrigues, surgida na véspera da Copa de 1958, para explicar "a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo" não descreveria, com maior propriedade, a passividade diante das injustiças, sob a alegação de que a realização do megaevento seria assim em qualquer outro país do mundo? Afinal - reza a lógica dos defensores irrestritos da lei e da ordem - com que audácia nós, brasileiros, ousamos denunciar ao mundo o modo como se prepara uma Copa do Mundo? Sofrem de complexo de vira-latas, de fato, aqueles que abanam o rabo e correm atrás do osso".


* Já que estamos falando de reflexão, vale a pena reproduzir o texto postado no face do também Professor Felipe de Souza Ramão, pois neste momento vivo um momento parecido e acho que muita gente também pode estar vivendo. É um bom conselho. Confira:

"Um dia, um cara estressado falou pra mim que o importante é gastar energias com aquilo que é de fato relevante. Desperdiçar energias pode fazer falta quando você mais precisar. E assim a gente vai aprendendo a controlar os impulsos, freiar as palavras e evitar discussões pobres. É um exercício diário, difícil e que nem sempre é possível, mas um exercício de extrema necessidade. Muitas vezes como diz um ditado, o tolo discute enquanto o sábio se cala."

* Tem determinadas críticas que de fato não merecem respostas e também pessoas que não merecem que você perca seu tempo preocupado com elas. Como diz o texto é energia desperdiçada que pode ser canalizada para algo bom e útil.


* Em vários tópicos do nosso blog temos feito a discussão da necessidade de uma reforma política e eleitoral que modifique a forma de financiamento das campanhas. Defendemos o financiamento público por entendermos ser uma forma mais democrática e que possibilita mais equilíbrio a todo este processo, que hoje é alimentado pelo financiamento privado, principalmente de empresas, que depois da campanha sempre apresentam "suas faturas". Este trecho do texto do Professor João Roberto, Doutor em Ciências Política da PUC-RJ, postado no blog do deputado estadual Marcelo Freixo(PSOL), nos ajuda a entender melhor esta complexa questão. Vale a pena ler o texto todo disponibilizado no link abaixo:
Empreiteira não faz doação, faz investimento!

"O Rio de Janeiro é objeto de um jogo de cartas marcadas, onde quem ganha - e muito - são algumas empresas e políticos. E quem perde é a população. O poder econômico, além de dar as cartas, virou o dono do baralho, ditando as regras do jogo, onde a banca é garantida pelo dinheiro público – o seu, o meu, o nosso bolso.
Imaginemos, então, o Rio de Janeiro como uma grande mesa de jogo. As cartas são as grandes obras/empreendimentos na cidade e no estado. Os jogadores são as empreiteiras responsáveis pelas obras e, muitas vezes, pela administração do empreendimento. A primeira constatação é que o jogo está sendo jogado por muito poucos e grandes jogadores. Destacam-se aí as empreiteiras, as “quatro irmãs”: Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e Camargo Correa. Se tomarmos 16 dos maiores empreendimentos/obras no Rio verificamos que em praticamente todos eles há a participação de, pelo menos, duas delas." - João Roberto, professor da PUC-Rio, doutor em Ciência Política e coordenador do Instituto Mais Democracia.
Não é coincidência: essas empresas são grandes financiadoras de campanhas eleitorais. Vamos a um exemplo simples: a Odebrecht - que ganhou o direito de lucrar com a administração do Maracanã pelos próximos 35 anos - foi responsável por 2/3 das doações ao PMDB em 2013."

* Leia o excelente artigo de João no Brasil de Fato: http://www.brasildefato.com.br/node/13506

* Este relato revela uma das faces do governo Cabral e seus aliados. Você tem certeza que vale a pena votar nesta gente ?
A resposta está dentro de cada um de nós !!


* Veja se você entende esta “zorra geral” em que está se transformando a eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro:
Lindbergh, do PT, se aliou a Romário oferecendo ao craque a vaga de Senador em sua Chapa. Romário é do partido de Campos, o PSB, que em SP é aliado de Alckmin, que tem Aécio como candidato, ambos do PSDB, que no Maranhão tem o apoio do PCdoB, que apoia Lindbergh e Dilma, ambos do PT, que é aliado do PMDB e até outro dia estava no governo de Sergio Cabral.
Já Cesar Maia(DEM) inimigo político de Cabral aceita a vaga para disputar o Senado na Chapa de Pezão, com Sergio Cabral desistindo da candidatura.
Numa outra ponta Garotinho e Crivella brigando pelos pastores evangélicos para garantir o voto do rebanho, embora se saiba que muitos evangélicos não se prestem a ter cabrestos pastorais.
Sinceramente, dá para aturar isso !!
Isso é o que eles chamam de “política dinâmica”!!
Interesses pessoais e de grupos se sobrepondo a um real projeto programático para o Estado, que fazem adversários viscerais virarem aliados do dia para a noite.
Existe candidatura independente a este cenário no Estado. Está lá, é pouco conhecida, mas vai crescer e diante de um quadro dantesco como esse vale a pena prestar mais atenção.


* Nada muito diferente do que aconteceu aqui em Cabo Frio nas últimas eleições para prefeito e vereadores. Valeu de tudo. Adversários e aliados de ocasião, compra escancarada de votos, etc, e o resultado está aí, após um ano e meio de governo, nenhum avanço importante em qualquer área de políticas públicas, principalmente, na saúde, na educação, no transporte, na segurança pública e na habitação popular.

* Agora "estes caras" pedem o seu voto novamente para os seus "indicados" a deputado estadual e federal. Você tem certeza que dá para acreditar "nestes caras" ?
Não há discussão de propostas e projetos, só "acertos", onde grupos difusos, sem coerência partidária se formam bancados pelos mesmos financiadores de sempre.
Você verá mais uma vez campanhas milionárias nas ruas !!
O momento pede renovação e independência, com candidaturas sem ligação com caciques políticos manjados na arte de formar alianças ocasionais para iludir a população
O voto não tem preço tem consequências !!

* Mais tarde um pouco de humor e poesia, senão ninguém aguenta !!

2 comentários :

  1. A politica precisa urgentemente de psiquiatra e sentar no divã. Está sofrendo de bipolaridade. Precisa de terapia. Quem está "dentro" fica alegre, quando está "fora" fica triste, deprimido e começa a denunciar - e vice-versa. E o povo, coitado é usado muitas vezes de "antidepressivo". Pobre, povo! Muito triste!

    ResponderExcluir
  2. Claro, que voto não tem preço. Mas, sim o preço que se "paga". E como tem consequências, muitos estão sofrendo as consequências até hoje, E nós juntos!

    ResponderExcluir