sábado, 12 de julho de 2014

NOTÍCIAIS E FATOS




* Uma das marcas da eleição aqui em Cabo Frio e em toda a Região do Lagos será a infidelidade partidária, que ajuda ainda mais a despolitizar o processo eleitoral. Os compromissos são assumidos com as pessoas e não com a alternativa programática partidária, que depois poderia se constituir num conjunto de projetos e propostas para o município e para o estado. Veja alguns exemplos:
- O candidato Achiles Barreto do Solidariedade que está na coligação com Pezão(PMDB) vai apoiar Lindbergh do PT.
- O Prefeito Alair Correa do PP que também está na coligação com Pezão(PMDB) vai apoiar Garotinho do PR.
- O candidato Dr. Taylor do PRB, cujo candidato é o Crivella(PRB) vai apoiar Garotinho, seguindo orientação do Prefeito Alair.
- O candidato Silas Bento do PSDB que está na coligação com Pezão(PMDB) vai também apoiar Garotinho, seguindo orientação do Prefeito Alair.
- O Prefeito Chumbinho do PT vai apoiar Pezão(PMDB), mas o candidato do seu partido é Lindbergh(PT).
E tem outras, muitas outras.....

* A infidelidade partidária é uma marca da velha política, descaracteriza o processo eleitoral, que vai além de uma disputa pessoal. Fere a institucionalidade da eleição, representada pelos partidos, que são as estruturas políticas representativas de segmentos da sociedade, ou deveriam ser se nossa democracia fosse realmente séria. Os "caras" mudam de partidos como se muda de cuecas. Não há nenhuma ideologia ou programa partidário definido. Algumas legendas são de aluguel, ora coligando com ou com outro, dependendo das vantagens não republicanas combinadas.

* Normalmente, apenas os partidos de esquerda, como PSOL, PCB e PSTU tem este aspecto da fidelidade partidária respeitada, não transformando a eleição numa disputa personalista, pois aí há um programa definido e uma projeto ideológico colocado em disputa para a apreciação da população. Entretanto, a escolha é sempre da população. O problema é que o eleitor não presta a devida atenção nestes aspectos e depois reclama do "saldo final da eleição" que ele mesmo ajudou a construir.
OLHO NO VOTO GALERA !!


* Outro aspecto da eleição aqui em Cabo Frio que chama a atenção, até de forma engraçada, são as pesquisas eleitorais para deputado estadual e federal. Cada um tem a sua. Os resultados são variados de acordo com a encomenda do candidato. Tive a oportunidade de ver algumas e observa-se verdadeiros disparates entre os resultados. Estas pesquisas servem na maioria das vezes para se buscar recursos entre os doadores de campanha e para influenciar eleitores indecisos, querendo mostrar que o "candidato está forte".

* Nas eleições proporcionais, que são as eleições para o legislativo, é muito difícil estabelecer um critério lógico, a não ser em cima daqueles candidatos de grande visibilidade eleitoral. Dependendo do local pesquisado, que pode ser reduto de um ou de outro, acontecem variações que comprometem os resultados. Até porque a eleição é no estado todo e nunca se sabe ao certo qual a estrutura que os candidatos mantém em cidades diferentes. Sempre acontecem surpresas não previstas, até mesmo porque a eleição depende do critério matemático da soma de legenda partidária ou das coligações.


* Para não cair no esquecimento da população.
Os "azulzinhos" voltaram e o estacionamento voltou a ser cobrado desde o ano passado em Cabo Frio. Entretanto, a prefeitura ainda não explicou para que entidades filantrópicas estão sendo direcionados os recursos desta cobrança. A Lei Orgânica do município assim o determina. A falta de transparência no trato com a coisa pública é flagrante nesta cidade e vem sendo a marca das administrações de Alair e Marquinhos. Nos bastidores comenta-se que esta arrecadação está sendo alocada em outras áreas, contrariando o citado dispositivo legal. Aliás, ninguém sabe o montante arrecadado até agora. Ninguém sabe também como estão sendo feitas as contratações das pessoas que fazem a cobrança.
Aqui também os nossos "nobres edis" não fiscalizam nada !!
Em tempo, sou contra a cobrança, pois entendo que a utilização deste espaço público já é contemplada no pagamento de outros impostos. No governo anterior era pior ainda, porque as ruas foram privatizadas e exploradas por uma empresa pra lá de suspeita.
Quem lembra ?
O tempo passa, mas as coisas não mudam nesta cidade !!


* A cidade passa por um péssimo momento no que se refere ao Ordenamento Urbano.
O trânsito está caótico na cidade, sem qualquer planejamento ou projeto de mudanças viárias que possam dar um pouco mais de organização e conforto aos motoristas.
Ruas estreitas com estacionamento permitido em ambos os lados o que congestiona o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade, São Cristovão e Jardim Esperança.
Os guardas municipais sumiram das ruas.
As ruas estão sem sinalização eficiente e com poucas placas de identificação.

* Não se houve falar em nenhum projeto novo de mobilidade urbana.
Nenhum projeto que contemple uma rede integrada de ciclovias que seria uma ótima opção numa cidade plana como Cabo Frio e de pequenas distâncias entre os principais bairros, além de garantir um ambiente de maior sustentabilidade.
A empresa concessionária de transporte coletivo "reina em berço esplêndido".
Nenhum projeto novo ligado a acessibilidade na cidade. Os deficientes físicos e visuais continuam não sendo contemplados em suas demandas.

* Nenhum projeto voltado a construção de um parque parque público com amplas atividades de lazer, cultura e esportes que fazem parte de um estilo de vida mais saudável para a cidade.
Aquela orla e os quiosques são "verdadeiras brincadeiras" para os turistas de massa.
A limpeza urbana funciona razoavelmente no Centrão da cidade, mas precariamente nos outros bairros antes da ponte e terrivelmente deficiente nos bairros de periferia, além da ponte.
O patrimônio cultural da cidade carece de ações e interfaces com órgãos federais para manutenção e recuperação.

* As construções irregulares seguem seu ritmo na cidade, principalmente nas áreas periféricas. Em muitas, as autoridades incentivam ou são coniventes.
A iluminação pública nos bairros periféricos praticamente inexistem, apesar das repetidas queixas dos moradores. É fator agravante na falta de segurança pública.
Segue sem fiscalização a ocupação indevida de calçadas e espaços públicos pelos estabelecimentos comerciais. Basta ser "amigo do homem".

* Por fim, é necessário fazer uma revisão do Plano Diretor do Município e adequá-lo aos novos tempos. Para isso precisa da participação da Câmara dos Vereadores.
Aí está um grande problema !!


* A sugestão do post acima é uma boa ideia para identificarmos aqueles políticos que tem processos em curso, alguns caracterizando desvios de dinheiro público. Com o conjunto de informações disponíveis hoje pelas redes sociais só vota em político ficha suja quem quer. Estas informações fortalecem o voto renovador, impedindo que "velhos malandros" da política continuem se perpetuando no poder, seja na esfera legislativa ou em cargos executivos.
INFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO PRECISAM SER PALAVRAS CHAVES PARA 2014 E 2016 !!


* A sociedade brasileira precisa cada vez mais compreender a importância e a função da participação e da mobilização popular como forma de reivindicar seus direitos. Não temos ainda, infelizmente, este "cacoete". Precisa ser trabalhado e incentivado. Tem muitos que vão dizer que não vai dar certo. São aqueles que não querem que nada mude. Estão firmes em suas mamatas. A grande maioria dos governantes não estimula e nem "convidam" a população a tomarem parte das decisões políticas que impactam seu cotidiano e o futuro de suas vidas. Governam sempre de forma autocrática, de "cima para baixo" e sem quase nenhuma consulta popular.

* Este é um outro campo de mudanças que precisamos estar atentos na hora do voto. O político tem que nos "representar" e não nos "substituir". Parece uma tênue diferença, mas não é, pois a maioria, após investida no cargo público se afasta das demandas populares e do trabalhador para defender interesses dos grandes empresários e donos do capital que financiaram suas campanhas políticas.
Tenho certeza que cada um de nós reconhece vários políticos que fazem isso e que tem este perfil. Daí a pergunta:
Porque então reelegê-los para mandatos sucessivos?
Porque adiarmos este necessário processo de mudanças?
A hora é agora, 05 de outubro vem aí !!


* A forma vexatória com que o Brasil foi eliminado da Copa tem sido objeto de discussão entre analistas políticos para saber que tipo de impacto pode ter nas eleições e quem seria o político ou partido a ser atingido. Muitos querem colocar na conta do PT e de Dilma esta derrota, prevendo que possa haver votos de protestos contrários, em função do alto montante gasto pelo governo para a realização do evento e a frustração causada pela derrota e consequente perda do título tão esperado pela população.

* Particularmente, acho que esta derrota não vai causar nenhum impacto na campanha de Dilma, como também acho que o partido que tentar usar este argumento vai fazer "gol contra", aproveitando este momento de final de Copa. O jornalista Ilmar Franco, em seu blog, mostra que este tipo de situação já aconteceu algumas vezes e não teve nenhuma interferência na eleição, apesar de que as perdas anteriores nunca foram numa copa sediada no país. Confira na publicação abaixo:

"Determinismo, Copa e eleição.
Pode ser que o resultado da Copa influa nas eleições. Mas a história do país não sugere essa vinculação. O Brasil ganhou em 1994 e o governo elegeu FH. O Brasil perdeu em 1998 e FH se reelegeu. Em 2002, o Brasil foi campeão e FH não elegeu Serra. O Brasil perdeu em 2006 e Lula foi reeleito. O Brasil voltou a perder em 2010 e Lula elegeu a sua sucessora: Dilma."

* Esta derrota deveria provocar a demissão de toda diretoria da CBF, instituição máxima do futebol brasileiro, mas que não tem o respeito da população e nem da imprensa esportiva especializada. A CBF tem sido mais noticiada nas páginas policiais do que na esportiva. Ricardo Teixeira saiu "escurrachado" envolvido num mar de corrupção e seu substituto, José Maria Marin, também está envolto em transações nebulosas. Isso é lógico, se reflete na escolha do técnico e dos jogadores. Mas vai ser difícil fazer os malandros largarem o osso !!

* Mais tarde as rapidinhas !

Nenhum comentário :

Postar um comentário