sábado, 19 de julho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A pasta da Secretaria de Saúde está novamente sendo ocupada por um novo secretário ou uma "junta médica" como dizem alguns. Não se trata de nomes, alguns que passaram por lá são pessoas sérias, mas de estratégia com o aval do prefeito( planejamento, investimento e gestão). Eles sabem, mas não querem ou não podem fazer o certo, o óbvio. Investir e colocar os estratégicos ESF's em 100% da cidade, informatizar estes postos para permitir a marcação de consultas e exames mais especializados, acabando com aquela famigerada e desumana Central de Marcações. A saúde de base, ali seria feita, tratando e controlando os pacientes com doenças crônicas, doenças de base, visando o desafogo das unidades de emergências da cidade, que tem um custo de manutenção muito maior. Prioridade para a saúde preventiva. Este é o dever de casa, eles sabem, mas não fazem ou não podem fazer por que há interesses escusos por trás.

* Quando o serviço público de saúde não funciona adequadamente entra em cena "os favores" de vereadores e secretários com pretensões políticas e aí, acontece o que já sabemos. A saúde acaba elegendo muita gente no vácuo deixado pela incompetência proposital do setor público.
As terceirizações praticadas nos exames de menor ou maior complexidade, sem nenhuma transparência nos contratos estabelecidos, fecha a outra ponta proposital. E aí, a saúde enriquece e já enriqueceu muita gente.

* Quem vai ter coragem de romper este processo ?
Por isso acontece este entra e sai na gestão da saúde, pois sabem que para fazer uma gestão mais competente e republicana terão que contrariar interesses poderosos e históricos na nossa cidade.
Vamos aguardar um "Príncipe Valente" !!


* A terceirização no serviço público tem sido uma prática comum adotada pelos nossos governantes e vendida para a população como a solução ideal para a prestação de serviços eficientes. Na prática isso não acontece. O que ocorre na verdade é o aumento da corrupção, mascarando a transparência dos gastos, além da precarização das condições de trabalho.
Tem sido também usada como "moeda de troca política", onde financiadores de campanha "ganham nacos" dentro do setor público para exploração de serviços com preços superfaturados.

* Aqui em Cabo Frio tal prática é corriqueira há 20 anos, e a medida que a cidade aumenta sua arrecadação, vem ganhando dimensão assustadora. A terceirização está presente no aluguel de carros, caminhões, máquinas e ambulâncias, onde se paga um valor de aluguel que daria para comprar o mesmo bem ao final do contrato. Está presente também nas empresas de coleta de lixo e varrição das ruas, onde a falta de transparência projeta gastos estratosféricos.

* Na área da saúde a terceirização de serviços médicos tem crescido muito, entretanto sem apresentar nenhuma melhora significativa em prol da população. Pelo contrário, a saúde nesta cidade já enriqueceu muita gente e elegeu muita gente, exatamente em cima desta precarização que deixa o cidadão refém do assistencialismo barato.

* Há evidentemente áreas específicas em que pode ser praticada, tendo em vista as limitações orçamentárias e técnicas da prefeitura, mas tanto a prestação de serviços quanto os valores dos contratos deveriam passar por controles sociais, através dos conselhos comunitários. Exigir bom senso e transparência a esses "grupos políticos" que dominam a cena política da cidade há 20 anos é realmente pedir demais.


* O quadro eleitoral apresentado numa recente pesquisa DataFolha revela apenas o retrato deste momento. Tem "muito chão" pela frente.
Não acredito num segundo turno entre Crivella e Garotinho. Na hora que começar a campanha na TV o "inenarrável" Pezão com seus mais de 12 minutos vai certamente crescer, associado a máquina do PMDB na Baixada Fluminense e no interior do Estado. Crivella está prejudicado, pois tem cerca de 1 minuto de tempo de TV. O voto evangélico não contempla Garotinho e Crivella juntos. Ou vai um ou outro para o segundo turno. Na minha opinião, vai o Garotinho, que tem "teto eleitoral" e perde para quem chegar contra ele.
Lindbergh é um político "bom de rua" e se tiver apoio da estrutura nacional do PT pode crescer e surpreender. A campanha do psolista Tarcísio Motta, ancorada na visibilidade do deputado estadual Marcelo Freixo pode ter um desempenho surpreendente. Enfim, o quadro ainda está muito indefinido e passa também pela questão de quem os candidatos vão apoiar na eleição presidencial. A traição nas alianças está "comendo solta". Penso também que os números de votos nulos/brancos e de indecisos são maiores do que aponta a pesquisa. Tem eleitor declarando voto, mas ainda está indeciso e pode mudar. Confira o resultado da pesquisa abaixo.

Marcelo Crivella (PRB) - 24%
Anthony Garotinho (PR) - 24%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) -14%
Lindberg Farias (PT) - 12%
Tarcísio Motta (PSOL) - 2%
Dayse Oliveira (PSTU) -1%
Brancos e nulos - 16%
Não sabem ou não responderam - 7%

* Penso ser necessário uma ampla renovação deste quadro caótico do Rio, onde estão sendo estabelecidas as alianças mais estapafúrdias possíveis, conforme cita o jornalista Ilmar Franco em seu blog:
"Sempre cabe mais um.
O governador Luiz Fernando Pezão (Rio) fez uma coligação tão ampla para se reeleger, que seus aliados brincam, dizendo que a campanha é uma prateleira onde cada grupo pode pegar seu candidato ao Planalto: Dilma, Aécio ou Everaldo."

* Este é apenas um exemplo. Tem a estranha aliança Romário/Lindbergh, onde o jogador "senta o pau" na Dilma e apoia Eduardo Campos. E por aí vai.......

* Eu voto na renovação ampla. Voto 50. Voto Tarcísio Motta do PSOL !!


* Repetindo este post porque várias pessoas me disseram que não entenderam. Então, leiam com calma que vocês vão entender, mas não basta entender, tem que se indignar e dar uma respostas nas urnas.

* Veja se você entende esta “zorra geral” em que está se transformando a eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro:
Lindbergh, do PT, se aliou a Romário oferecendo ao craque a vaga de Senador em sua Chapa. Romário é do partido de Campos, o PSB, que em SP é aliado de Alckmin, que tem Aécio como candidato, ambos do PSDB, que no Maranhão tem o apoio do PCdoB, que apoia Lindbergh e Dilma, ambos do PT, que é aliado do PMDB e até outro dia estava no governo de Sergio Cabral.
Já Cesar Maia(DEM) inimigo político de Cabral aceita a vaga para disputar o Senado na Chapa de Pezão, com Sergio Cabral desistindo da candidatura.
Numa outra ponta Garotinho e Crivella brigando pelos pastores evangélicos para garantir o voto do rebanho, embora se saiba que muitos evangélicos não se prestem a ter cabrestos pastorais.

* Sinceramente, dá para aturar isso ?
Isso é o que eles chamam de “política dinâmica”!!
Interesses pessoais e de grupos se sobrepondo a um real projeto programático para o Estado, que fazem adversários viscerais virarem aliados do dia para a noite.
Existe candidatura independente a este cenário no Estado. Está lá, é pouco conhecida, mas vai crescer e diante de um quadro dantesco como esse vale a pena prestar mais atenção.


* Aqui em Cabo Frio a campanha está morna. Apenas a dupla de "neo-aliados" Jânio e Marquinhos, começa a "botar o bloco na rua". Ao que tudo indica vai ser um "bloco milionário", tentando mostrar para o eleitor que são "fortes", dentro daquela enganação de que "é forte quem faz campanha milionária", muitas vezes com dinheiro de origem suspeita. Marquinhos entretanto, precisa travar uma briga ferrenha com a justiça eleitoral, tendo em vista a impugnação de sua candidatura já pedida pelo MPE. A lista de processos do "moço" é extensa e variada.

* Do outro lado da dupla, Jânio Mendes, outrora tão preocupado com a moralidade de práticas políticas, parece que anda "flexibilizando" conceitos. Encara a dobradinha sem se preocupar com os processos do parceiro e o desmazelo que foi o governo Cabral/Pezão, de quem ambos são aliados. Mas, como eles dizem: "A política é dinâmica".
Você acredita neste papo ?

* Candidato forte é aquele de origem próxima a sua e que pode de forma mais coerente e com mais conteúdo defender suas demandas no legislativo, até porque sente bem de perto os seus percalços do cotidiano. Não se deixe enganar por empresários e políticos ricos. Campanha milionária não é sinônimo de "força", é apenas capacidade de poder econômico.
Olho vivo e olho no voto !!


* Ainda sobre a Copa.
O carinho dos jogadores alemães pelo povo brasileiro não ficou apenas no discurso. Titular da equipe campeã da Copa do Mundo, o meia Mesut Özil anunciou em sua página do Facebook que doou o dinheiro da premiação que recebeu pela conquista do tetracampeonato mundial para financiar cirurgias de 23 crianças brasileiras. Antes da competição, o jogador já havia bancado as operações de 11 delas e, como recebeu mais dinheiro, decidiu beneficiar mais 12 crianças.
"Queridos fãs, antes da Copa do Mundo eu ajudei na cirurgia de 11 crianças doentes. Já que a vitória na Copa do Mundo não foi apenas por causa de 11 jogadores, mas pelo nosso time inteiro, eu vou agora elevar o número para 23. Esse é o meu agradecimento pessoal pela hospitalidade do povo brasileiro", publicou Özil na rede social.
De acordo com informações do jornal britânico Express, o valor doado pelo meia foi superior a US$ 400 mil, o que equivale a cerca de R$ 880 mil.

* Os alemães foram campeões na bola e na solidariedade. Um belo gesto de Mesut Ozil, alemão filho de turcos. Coisa de craque de bola e de cidadania.
Torcerei sempre por você, grande campeão !!


* O voto nulo não anula a eleição e favorece sempre os candidatos de maior poder econômico que usam do poderio da grana para comprar votos e consciências e se perpetuarem no poder.
Você não pode se deixar convencer que político é tudo igual, que só tem ladrão disputando cargo público e que é impossível melhorarmos nossa representação política, principalmente nos legislativos. Toda generalização é injusta, inclusive na política.
Me perdoem a repetição, mas o caminho da renovação verdadeira passa pela escolha de quem não está atrelado a este velho "jogo de poder". E tem candidatos em todas as esferas que estão lutando ao seu lado para tentar mudar estas regras. É um processo difícil, lento e gradual, mas possível de ser alcançado pela via democrática do voto.
Bertolt Brecht já dizia isso no século passado:
Que continuemos a nos omitir na política é tudo que os malfeitores da vida pública mais querem".
Fica a reflexão !!


* A luta pela Reforma Política se justifica pelo modo como o poder econômico tem interferido de forma direta nos resultados das eleições. O poder econômico comanda o sistema político e coloca a democracia à serviço de empresários, banqueiros e latifundiários.
A baixa representatividade que sofre a maior parte da população brasileira contrasta com o enorme poder político que as classes mais ricas detêm no Congresso Nacional.
Para se ter uma ideia, dos 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores) eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 parlamentares são considerados representantes dos trabalhadores, a chamada bancada sindical.
Os dados são do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Essa configuração está profundamente ligada ao sistema de financiamento eleitoral de campanhas, baseado no capital privado, principalmente das empresas.
Em 2010 e 2012, elas foram responsáveis por 91% e 95% das doações, respectivamente.

* A ADIN impetrada pela OAB que está sendo julgada neste momento pelo STF, que visa impedir as doações de Pessoas Jurídicas(empresas) nas campanhas eleitorais foi vitoriosa. O placar atual é 6 X 1 pela aprovação. Faltam 4 ministros para darem seus votos, mas o resultado não mudará.
Entretanto, o "ínclito" ministro Gilmar Mendes, que já deu demonstrações públicas que é o favor das doações de empresas, pediu vistas ao processo e não o devolve a pauta de jeito nenhum. Atitude estranha e nebulosa, pois esta demora impediu que a Lei tivesse chance de entrar em vigor já nesta eleição.
O ministro Gilmar Mendes é conhecido nos bastidores jurídicos de Brasília pela alcunha de "A Direita de Toga"!!
Vamos acompanhar os desdobramentos.


* Com o início do mês de julho e das campanhas políticas é importante ter cuidado, não com as quadrilhas julinas, mas com as quadrilhas políticas. É só prestar atenção, inúmeras estão se formando e pedindo seu voto. Cuidado !!
OLHO NO VOTO !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário