quarta-feira, 30 de julho de 2014

OLHO NO VOTO !!




O PROBLEMA DO VOTO

O voto é uma maneira de participação popular, pois coleta a opinião pública visando conhecer o representante que a maior parte da população acredita que deve governá-la e este é então encarregado da representação política da sociedade submetida a tal governo. O voto, por ser obrigatório, é a maneira de participação da população na vida pública mais utilizada no Brasil e em todos os países democráticos ocidentais.

As propagandas eleitorais são importantíssimas para o processo eleitoral porque através delas os eleitores conhecem as ideias, propostas e feitos dos candidatos e tem a oportunidade de escolher o candidato que elas acreditam que melhor fará pelo Brasil o candidato com as melhores e mais sensatas ideias.

Devido ao voto definir a representação política da população ele tem enorme importância, porém não necessariamente ele expressa a vontade geral de maneira pura, isso acontece porque a escolha dos candidatos se dá por uma pluralidade de motivos que muitas vezes não são políticos. Existe ainda o problema de compra de votos no Brasil onde as pessoas trocam seus votos por algo material que desejam ou precisam.

Essa troca de votos por feitos e/ou coisas materiais muitas vezes nem é tão direta: pessoas votam no candidato que prometer melhorar a comunidade, a rua, o bairro em que elas vivem ou até em candidatos que são conhecidos pelo indivíduo ou que pertence ao mesmo bairro que ele. A questão a ser feita é porque esse tipo de coisa ainda acontece no nosso país, tendo em vista que já era relatada no império a compra de votos ( chamada de ‘'voto de cabresto)'', e a resposta a que podemos chegar é que o voto é trocado de maneira tão banal porque não há mais crença nele. Não há mais credibilidade na política e existe pouco pensamento no coletivo, os indivíduos que vendem seu voto preferem prejudicar o coletivo e beneficiar a si.

No Brasil há uma clara ênfase na participação popular através do voto, criando-se assim uma tradição negativa: parte da população acredita que sua participação na vida pública se encerra após votar no seu candidato. Muitos cidadãos desconhecem seus direitos de interferência e participação política após o voto e se sentem impotentes após terem elegido um candidato que durante seu mandato não apresente medidas satisfatórias e atitudes que havia prometido durante campanha eleitoral.

Além da tão demandada rigidez diante da corrupção política, tão importante quanto ou quem dirá até mais importante, é a conscientização da população a respeito dos seus direitos na participação na política, principalmente conscientização a respeito do voto que é um direito reconquistado com luta popular após a Ditadura Militar e que hoje em dia parece ter perdido a credibilidade. É preciso dar a importância devida ao voto pois as decisões políticas afetam direta e indiretamente a vida de todos. A escolha do candidato é preciso ser feita de maneira cautelosa e por razões de cunho político e ideológico, observando os pensamentos e propostas de cada candidato.

Os outros mecanismos de participação popular precisam ser conhecidos também, pois possibilita que uma vez estando o antes candidato no poder o cidadão pode exigir o que este se propôs a realizar, lhe sugerir outras realizações necessárias e observar o comportamento público de tal político.

Trecho do artigo “A importância da iniciativa popular na democracia representativa participativa do Brasil”

Autora: Carolina da Silva Ferreira
www.mcce.org.br

* Precisamos entender na hora do voto a diferença entre "nos representar" e "nos substituir". O eleito é nosso representante, dentro deste mecanismo "democrático" de representação popular. Logo, o eleito tem que representar nossas demandas e nossos interesses. Ele não pode apenas nos substituir como fazem hoje.

* Logo, você cidadão trabalhador tem que analisar qual a origem do candidato, qual a sua trajetória de vida pública e privada. Se ele é um igual, se sente na pele os seus problemas cotidianos. Qual o objetivo de um trabalhador votar num empresário rico ?
Você acha que depois de eleito ele vai representar seus interesses ? Claro que não.
Observe quem financia sua campanha, normalmente milionária e com grande visibilidade nas ruas para mostrar uma "falsa" força política.

* Hoje temos no Congresso Nacional uma representação desigual da sociedade brasileira. Dos 513 deputados cerca de 220 são empresários, 110 são latifundiários, alguns são profissionais liberais e apenas 83 são oriundos da classe trabalhadora. Logo a maioria da população brasileira, formada de trabalhadores humildes, que lutam no dia a dia por uma melhor condição de vida está muito mal representada na suposta "Casa do Povo".
Isso se repete nas Assembleias Legislativas e também nas Câmaras de Vereadores de todo o país.
O quadro no Senado também não é diferente disso, pelo contrário ainda é mais agravado.

* Nos cargos executivos, prefeitos, governadores e presidente da República o fato se repete.

* Temos que ter consciência de classe na hora do voto. As demandas que favorecem os trabalhadores estão lá paradas por falta de representação. A redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, a manutenção dos direitos trabalhistas, maior investimento em educação e saúde, além de outras, precisam ser amparadas por uma melhor representação, que é fruto do seu voto.
Não podemos errar sempre. Este ano e em 2016 está na hora da 'VIRADA DESTE JOGO POLÍTICO".

* Portanto, OLHO NO VOTO !!

Um comentário :