sexta-feira, 25 de julho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* O caos na Saúde se estende a todos os municípios da região. Esta semana uma menina recém nascida morreu em São Pedro D'aldeia por falta de uma UTI Neo-Natal e um atendimento mais especializado. A família vai processar a prefeitura, o hospital e a médica responsável pelo atendimento.

* Esta situação crítica da saúde pública em todos os municípios, inclusive na rica Cabo Frio, está promovendo um aumento no número de pessoas que buscam a saúde privada, principalmente a Unimed, que atua quase como monopolista no atendimento desta demanda. As pessoas apertam o orçamento para pagar um plano de saúde privado, buscando um melhor atendimento, principalmente nas áreas mais especializadas da medicina e na realização de exames.

* Este aumento está também superlotando a rede privada, causando a mesma demora no atendimento médico em consultórios particulares e também na marcação dos exames.
Enfim, está havendo um esgotamento nas duas áreas.
E pensar que este governo ainda reduziu o orçamento da saúde para 2014 com o "beneplácito obediente" de nossa "valorosa" Câmara de Vereadores que aprovou este corte sem nenhuma contestação.

* Informação e renovação são palavras chaves para 2014 e 2016 !!


* O TRE começa a definir as regras que nortearão a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. Este é o momento em que a "suruba eleitoral" ganha sua melhor explicação. Vale qualquer acordo para ter uma exposição maior na TV, pois isso é entendido equivocadamente como "força" por grande parte da população. A propaganda começa em 19 de agosto e vai até o dia 2 de outubro. Confira abaixo o informe do TRE:

"Definida a transmissão da propaganda em rádio e TV.
Cerca de cem representantes de partidos e de emissoras de rádio e TV compareceram à primeira reunião sobre plano de mídia do horário eleitoral gratuito nesta terça (22). Convocado pela coordenadora estadual de fiscalização, juíza Daniela Barbosa, o encontro definiu que as sete principais emissoras de TV (Globo, Record, Bandeirantes, SBT, Rede TV, CNT, TV Brasil) se revezarão, a cada semana, na transmissão da propaganda eleitoral em bloco na TV. Em relação às rádios, a função de transmitir a propaganda conjunta caberá à Rádio Nacional. Na próxima reunião, em 8 de agosto, será realizado o sorteio da ordem de veiculação das propagandas na programação. A ata da audiência pública está no site do TRE-RJ, em "Eleições 2014"-"Distribuição de Horário Eleitoral".

* Este é um dos momentos mais antidemocráticos de uma eleição, que só uma ampla reforma política pode resolver. As coligações efetuadas sem qualquer identidade ideológica e programática, onde vários pequenos partidos "vendem" sua legenda e seu tempo de TV para os grandes partidos, em troca de cargos e outras benesses para sua direção, é um dos motivadores da corrupção na política e das práticas não republicanas que assistimos tanto nos parlamentos quanto no executivo de qualquer esfera de poder.


* No Estado do Rio de Janeiro, o PSOL tem candidatura independente, na figura do Professor e Doutor em História, Tarcísio Motta, com programa próprio, não compactuando com estas espúrias alianças. Repudiamos a conduta do partido no Amapá e em Pernambuco, onde foram realizadas alianças com PSB e PMN, respectivamente, com aprovação da direção nacional e com grande oposição da maioria da base militante. Ano que vem tem eleição da nova direção nacional e a base, representada pelos delegados dos diretórios municipais, vai "varrer" estes entreguistas da direção partidária. Alguns serão "varridos" inclusive do partido.
Luta que segue !!


* Por falar em legendas partidárias, um novo partido deu entrada no TSE pedindo registro.
Trata-se do "NOVO", que com este nome tenta mostrar alguma novidade no cenário político.
O partido se declara a favor do liberalismo, do livre mercado, do Estado Mínimo, além de outros aspectos programáticos que já definem vários outros partidos presentes no ambiente político.

* Ou seja, apesar do nome, de "novo" não tem nada. É apenas mais uma legenda que vai servir de trampolim para aquele famoso "pula pula " de políticos em véspera de eleição e incrementar ainda mais a velha negociata política !!


* O voto útil é mas das coisas mais despolitizantes de uma eleição. O eleitor não vota no candidato de sua preferência, vota para "tentar impedir a vitória do candidato que não gosta". É uma das razões para que nada mude na política. É também consequência da divulgação de pesquisas pré-eleitorais, que tem este objetivo reducionista e diminui as possibilidades do amplo debate político que deve permear uma eleição.

* Se milhões de pessoas insatisfeitas com o quadro político quiserem votar num candidato novo ou num projeto renovador e pensar que este candidato não ganha em função das pesquisas, de fato, ele não ganhará. Ao contrário, se cada um acreditar em seu voto, seguir sua consciência ou preferência, sem se importar com as pesquisas, o fato novo acontece e muda as regras do jogo.

* Estes dois trechos de um artigo publicado num post mais abaixo no blog, no quadro "OLHO NO VOTO", intitulado, "O desprezivel voto útil", de autoria do professor Geverson Grzeszczeszyn, ilustra bem esta situação. Apesar no nome difícil do autor seu texto é de fácil entendimento. Confira:

"Não há razão nenhuma no voto útil. É o verdadeiro voto “Maria vai com as outras”, ou seja, “se os outros fazem algo, eu faço também”. Se os outros estão manifestando-se a favor de determinado candidato, a pessoa tende a seguir o mesmo caminho, sem pensar, sem raciocinar, sem usar a sua capacidade de análise, sem usar a sua inteligência, sem exercer o seu papel de protagonista de suas escolhas. Age, enfim, como um ser fraco, dependente, manipulável e totalmente influenciável pelas análises – falíveis – e decisões de outras pessoas."

"Não. Não é esse o tipo de eleitor e eleitora que o Brasil precisa. Não é esse o tipo de eleitor que transformará a sua própria realidade. Não é esse o tipo de eleitor que trará a mudança necessária à tão criticada política vigente. Não é esse o tipo de eleitor que mudará, por meio de seu voto, a educação, a segurança, o transporte, a saúde, e as demais áreas as quais somos todos afetos na sociedade."


* Não faça do seu voto e da eleição uma "disputa de campeonato". Vote naquele candidato que você depois de pesquisar ou se informar, entende que tem condições e independência para defender seus interesses. O verdadeiro resultado deve vir apenas das urnas e não das pesquisas de encomenda. Todo candidato que propõe mudanças nunca está bem nas pesquisas.
Os donos do poder não querem que nada mude !!
Vote de acordo com a sua consciência. Se todos fizerem isso a mudança virá por vontade coletiva da população !!
* Portanto, OLHO NO VOTO !!


* É um mistério como Dilma vai se comportar nos quatro palanques que terá no Estado do Rio de Janeiro. Pezão(PMDB), Lindbergh(PT), Crivella(PRB) e Garotinho(PR), se dizem apoiadores da presidente. Dilma tem deixado escapar sua preferência por Pezão, fruto de acordo anterior com Cabral, depreciando Lindbergh, o candidato de seu partido e de Lula. Diante desta dúvida, Pezão e parte do PMDB vem flertando com a candidatura de Aécio "aeroporto" Neves.

* Vamos ver no que esta "suruba eleitoral" vai dar, pois, coerência nunca foi o forte "destes caras" !!

* Mais tarde mais um Papo Reto !!

Um comentário :

  1. Pois é, uma pena que a redação dos tabloides Alairzistas se "mudou", para São Pedro. Ai ficamos sem noticias da saúde da nossa terra da dignidade. Valeu Cláudio Leitão pela informação.
    A saúde privada da cidade é outra piada. Nem fazendo o plano da "piriquete " UNIMED Cabo Frio é garantia de bom atendimento. Os "planos": cédulas, cartões e cheques são mais garantidos. Mas a "piriquete" UNIMED Cabo Frio, que precisa tomar um banho de tinta é uma semi-monopolista - como gostam de monopolizar - nessa cidade. E o atual presidente não larga os tubos de ensaios, digo "osso". Ele se acha o Celso Barros presidente da UNIMED Rio. Mas vai ver o que o Celso Barros fez pela UNIMED Rio, A maior do Brasil e uma administração de se tirar o chapéu. Muitos UNIMED's de cidades menores e mais novas do que a de Cabo Frio possuem: laboratórios, Hospitais, Clínicas e etc. E a de Cabo Frio? Nem uma mãozinha de tinta passa. A parede parece pelo de cachorro Dalmata - branca cheia de manchas pretas.

    ResponderExcluir