sexta-feira, 1 de agosto de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* A entrevista do presidente do PR de Cabo Frio, Valmir Porto, na Folha dos Lagos, foi uma tentativa envergonhada de não assumir o papel lhe foi dado pelo "novo" velho governo Alair de por fim ao PCCR. As respostas evasivas e a falta de coragem em assumir seu papel na "trama", vai certamente acirrar ainda mais o clima de confronte com os funcionários públicos e os respectivos sindicatos.

* Independente da posição política de algumas lideranças sindicais e da forma como foi criado o PCCR, de forma "esperta" e oportunista pelo ex-prefeito Marquinhos, no fim de seu governo de 08 anos, este ganho para o funcionalismo público tem que ser defendido e garantido com mobilização e enfrentamento judicial.

* Todo o nosso apoio a luta dos funcionários públicos na manutenção do PCCR !!


* Nesta disputa pela legalidade do PCCR, nota-se claramente a capacidade de omissão desta Câmara de Vereadores. Os vereadores se elegem com o voto do povo, mas logo em seguida, a grande maioria se transforma em "vereadores do prefeito". Ganham para isso cargos e benesses no governo. Este modelo de dominação da Câmara, praticado tanto por Marquinhos quanto por Alair, o pupilo e seu mestre, inviabiliza a independência necessária que precisa ter o poder legislativo.

* Daí o silêncio e a falta de posicionamento sobre o caso. Alguns até não se escondem e se colocam ao lado do prefeito e contra os funcionários. Esta falta de independência impede o seu poder de fiscalização das contas pública. Impede que as irregularidades e os desvios de dinheiro público, que acontecem rotineiramente nesta cidade, sejam denunciados e de conhecimento público.
O atual presidente da "casa do povo", Marcelo Correa(PP), filho do prefeito, declarou há tempos atrás na mídia local, em alto e bom tom, que a Câmara dos Vereadores "era o segundo poder mais importante da cidade".
Depois disso, falar o que ?
Informação, renovação e independência são palavras chaves para 2016 !!


* É um absurdo a prefeitura de Cabo Frio colocar dinheiro público na organização e apoio a um evento "religioso", diante de tantas dificuldades que a cidade atravessa em áreas essenciais de políticas públicas, principalmente na Saúde. Notícias dão conta que estes valores de "ajuda" chegam a aproximadamente 1 milhão de reais. Até porque sabe-se que este evento tem claro caráter político-eleitoreiro, inclusive com a presença de vários candidatos que terão voz em seu palanque.

* O Estado é laico e não tem que se meter em eventos que tem como objetivo enaltecer determinados segmentos religiosos. A liberação do espaço público é o limite. As despesas com a realização de eventos como este deve ficar a cargo de seus organizadores. O tratamento diferenciado dado ao segmento evangélico na cidade é antigo e visa obter dividendos eleitorais num contingente de pessoas que cresce no município. Pesquisas já mostraram que os evangélicos são maioria na cidade.

* Tem políticos e pastores em Cabo Frio, não generalizando, é claro, que rezam para Deus durante o dia e na calada da noite desviam "com muita fé" o dinheiro público para seus fartos bolsos. Alguns pastores também são agraciados com portarias na prefeitura pelos "bons serviços eleitorais" prestados aos mandatários de plantão.

* Queria ver se eles tem "peito" de bancar um evento de qualquer religião de matriz africana na cidade !!


* A memorialista e cabofriense na "veia", Meri Damaceno, está lançando amanhã, dia 02 de agosto, as 20 horas, no Parada Obrigatória, o seu novo livro denominado Cabofrianças. Ninguém conhece mais a história de Cabo Frio que nossa amiga Meri, inclusive com seus causos e fatos pitorescos. Estaremos lá prestigiando o lançamento.
Vitórias para você, cara Meri !!!


* As recentes notícias de corrupção no PMDB fluminense, protagonizadas pelo deputado federal licenciado e atual Secretário de Assistência Social de Eduardo Paes, na prefeitura do Rio, Rodrigo Betlhem, é apenas a ponta de um enorme iceberg que tem também desdobramentos na administração estadual de Cabral e depois Pezão.

* São inúmeros os casos de "quadrilhagem explicíta" acontecidos, alguns fartamente noticiados pela mídia, como "o caso dos guardanapos de Paris", a farra com o dinheiro público na reforma do Maracanã, as verbas desviadas na privatização da Saúde na gestão de Sergio Cortes, que com a saída de Cabral "fugiu" para Harvard, nos EUA, e voltou como executivo de primeira linha na Rede Copa D'or, prêmio pela boa "prestação de serviços" que fez para as redes privadas com as OS.

* Tem também o escândalo da Delta e outras empreiteiras "amigas" que ganharam com ou sem concorrências obras superfaturas com a consequente doação de recursos para campanhas do PMDB. Enfim, uma lama só, que transformou este governo no mais corrupto da história do Estado do Rio de Janeiro.
Votar no seu representante atual, o candidato Pezão, além dos candidatos a ALERJ e Congresso Nacional é compactuar com a roubalheira e continuidade da corrupção no Estado.

* E tem defensores da ética na política com inserção em várias mídias, aqui em Cabo Frio, que nada falam e ainda pedem o voto nesta "canalhada". Tem deputado estadual e candidato a deputado federal também. Alguns chegam a liderar pesquisas. Uma grande parte da população, embora com conhecimentos dos fatos ignora tal situação, uma parte por falta de informação e consciência política, outra por cumplicidade e oportunismo que finge não ver para recolher as "migalhas" que vão cair desta mesa farta.

* Cada um que pense e faça sua escolha !!


* O bombardeio de pesquisas eleitorais, tanto no pleito presidencial quanto no estadual, além do objetivo de informar, quer claramente direcionar o eleitor a fazer aquele famigerado voto útil, colocando apenas estes candidatos a frente com chances de ganhar as eleições. Se você não gosta de um ou não quer ver a sua vitória, ao invés de votar naquele que você entende que pode proporcionar uma renovação ou um arejamento deste quadro, acaba votando num outro que embora você não considere ideal, mas pode ter chances de derrubar aquele primeiro que você não aceita de jeito nenhum.

* Isto é um fato que ocorre em toda a eleição. O voto útil não é o melhor caminho para mostrar a sua insatisfação com o atual quadro político. Se milhares de eleitores pensarem assim e deixarem de votar no candidato de sua preferência inicial, aí é que ele não sobe nas pesquisas, não vence e nada muda no processo político do país, do estado e do município.

* O momento é propício a novos nomes. Os protestos de junho do ano passado e os mais recentes, apesar de grande redução de manifestantes, reflete este quadro de enorme decepção e insatisfação.
O voto nulo também não é o melhor "remédio" para esta "doença" da representatividade popular, pois não anula a eleição e favorece sempre os candidatos de maior poder econômico que usam do poderio da grana, visando sua perpetuação no poder, comprando votos e consciências daquelas camadas mais humildes da população com deficiência em sua formação escolar e de cidadania.

* Você não pode se deixar convencer que político é tudo igual, que só tem ladrão disputando cargo público e que é impossível melhorarmos nossa representação política, principalmente nos legislativos. Toda generalização é injusta, inclusive na política.
Me perdoem a repetição, mas o caminho da renovação verdadeira passa pela escolha de quem não está atrelado a este velho "jogo de poder". E tem candidatos em todas as esferas que estão lutando ao seu lado para tentar mudar estas regras. É um processo difícil, lento e gradual, mas possível de ser alcançado pela via democrática do voto.

* Bertolt Brecht já dizia isso no século passado:
"Que continuemos a nos omitir na política é tudo que os malfeitores da vida pública mais querem".
Fica a reflexão !!


* O País segue sem um projeto de Reforma Tributária. Isto era uma das bandeiras do PT antes da chegada ao poder, mas parece que desistiu da empreitada em sua capitulação ao grande capital. A carga tributária no Brasil tem caráter regressivo, tributando de forma mais efetiva os mais pobres quando uma grande parte dos impostos incide sobre o consumo. Deveria ter uma caráter progressivo atingindo aqueles que possuem mais renda, inclusive taxando o capital especulativo e as grandes fortunas, ao invés de tributar com dureza o salário do trabalhador, que para a receita federal é tratado como renda, mesmo nas esferas mais baixas de salário.

* Isso certamente não vai de encontro aos interesses dos trabalhadores. O deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ), via face, aborda este tema que deveria ter um tratamento diferenciado pelo novo congresso a ser eleito e pelo novo ou nova presidente. Confira abaixo:
"O DataSenado realizou uma enquete no início de junho deste ano, na qual perguntava aos internautas se concordavam ou não com a regulamentação do Imposto sobre as Grandes Fortunas (IGF), já previsto na Constituição. Dos 5.603 internautas que participaram da pesquisa, 78% concordam com a taxação de fortunas acima de 2,5 milhões de reais.
O PSOL tem defendido há bastante tempo a regulamentação deste imposto. Para aqueles que querem compreender melhor a proposta, leiam o texto da Luciana Genro (nossa candidata à presidência) sobre o assunto. Informe-se e vote consciente, seu voto vale muito!"

* Aliás, O PSOL é único partido que colocou este tema em seu programa de governo. Dilma, Aécio e Campos "correm" deste tema para não perder as "bondosas" doações destes milionários que doam através de suas empresas ou pelo famoso "Caixa 2".


* Tenho insistido aqui no blog sobre este importante tema que é a Dívida Pública. Reconheço que é um assunto técnico e complexo, mais precisa ser colocado no debate político. A grande mídia e os partidos conservadores, inclusive o PT, não querem discutir a questão. Falta muita informação a população devido a este fato. A dívida que vai consumir 44% do orçamento geral da união para 2014 é o maior entrave ao desenvolvimento do país, provocando uma brutal transferência de recursos públicos para o sistema financeiro nacional e transnacional. O gráfico acima mostra a disparidade no gasto público e o que estes "caras" elegem como prioridade orçamentária.

* A Constituição de 1988 prevê uma auditoria para que possamos mapear a dívida e estabelecer novas estratégias de equacionamento. Pagamos religiosamente a Dívida Financeira e relegamos a segundo plano a Dívida Social que se acumula há décadas para a infelicidade do povo brasileiro.
Para saber tudo sobre a dívida, o maior gargalo do desenvolvimento do país, entre no site da Auditoria Cidadã da Dívida :
www.auditoriacidada.org.br

* Pense se é isso que você quer para o país em 2014. Se foi isso que prometeram para você. Se não, fique atento aos debates durante a campanha eleitoral, observe o posicionamento dos candidatos e veja quem não compactua com este esquema conservador que quer manter esta situação "imexível" !

* Apenas o PSOL colocou em seu programa de governo realizar uma auditoria nesta imoral, ilegal e impagável dívida pública, que há anos drena gigantescas somas orçamentárias para engrossar a riqueza dos bancos e investidores nacionais e transnacionais.


* Só para refletir na hora do voto, principalmente se você trabalhador humilde está pensando em votar num empresário rico que está inteiramente descolado de suas demandas e interesses:

" Os ricos farão tudo pelos pobres, menos descer de suas costas."
Leon Tolstoi

2 comentários :

  1. Cláudio Leitão, eu também acho um ABSURDO a prefeitura apoiar com o meu, o seu, o nosso dinheiro eventos "religiosos". Depois reclama que está sem "dineiro".

    ResponderExcluir
  2. E por falar em entrevistas, hoje pela manhã, estava muito bem na casa de um amigo,quando ouço uma voz rouca.
    Ai , perguntei ao meu amigo: - ué passa desenho no rádio? Que rádio é essa?
    Essa voz rouca não me é estranha.
    Nisso que ele falou: - é um programa de rádio local, do ex-deputado, candidato que acha que vai se eleger novamente.
    Eu falei: É mesmo.Se Cláudio leitão sonho por um ciclovia,por que não ele sonhar com Brasilia.
    Perguntei: - esse é o Hemocentrissimo Dr. Marcelo? Ele disse: - é ele mesmo.
    Dos tabloides Alairzistas, para um rádio local, quem diria, hein?

    ResponderExcluir