terça-feira, 15 de julho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Impressiona o descaso do atual "novo" velho governo Alair com as demandas da comunidade escolar do CM Patrícia Azevedo. As obras prometidas para começar em 07 de julho foram adiadas novamente. O caso se complicou ainda mais porque a igreja batista, proprietária do imóvel onde a escola funciona em caráter precário, alega não ter recebido o pagamento do aluguel e pode despejar alunos e professores.

* No governo anterior de ex-prefeito Marcos Mendes há uma séria denúncia que uma "empreiteira amiga" recebeu o dinheiro para fazer a obra e não a realizou. Triste sina de dois governos que não valorizam como deveriam a Educação.


* Aliás, por falar no ex-prefeito Marcos Mendes(PMDB), o seu nome já consta na lista de 35 políticos cujas candidaturas foram impugnadas pela Procuradoria Regional Eleitoral, sob o argumento de "Contas Irregulares". A lista tem outros nomes conhecidos como o atual deputado federal Zoinho(PR), a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset(PDT), Riverton Mussi(PMDB), ex-prefeito de Macaé, Arnaldo Vianna(PDT), ex-prefeito de Campos, Carlos Augusto Balthasar(PSL), ex-prefeito de Rio das Ostras, César Maia, ex-prefeito do Rio, Domingos Brasão(PMDB), miliciano e deputado estadual, o ex-pagodeiro Waguinho(PMDB), além de outros.

* É uma turma da pesada. Alguns estão até bem posicionados em algumas pesquisas eleitorais, o que mostra que uma parcela do eleitor fluminense parece não se importar com a Lei da Ficha Limpa.
Depois ainda quer reclamar da pilantragem na política !!

* Pois é, Cabo Frio está "bem na fita". O atual prefeito sai com destaque no jornal O Globo como ficha suja, o ex-prefeito com "inveja" vai parar na lista de impugnados da Procuradoria Regional Eleitoral.
Uma beleza !!
Uma propaganda e tanto para a nossa cidade !!
Deve ter um monte de gente orgulhosa desta "façanha" !!


* Aliás, muitas são as semelhanças e práticas que caracterizam estes dois últimos governos, denotando uma clara "cumplicidade" existente entre estes dois grupos que governam a cidade há vinte anos. Quando Alair ganhou a eleição e começou a reclamar de uma suposta "herança maldita" prometeu largamente em toda mídia local que faria uma AUDITORIA nas contas do governo anterior de Marquinhos.
Mais uma vez o prefeito cumpridor de promessas falhou !
Você tem conhecimento de alguma auditoria realizada ?
Disse ainda que extinguiria a SECAF ( e extinguiu mesmo)devido a irregularidades e desvios insanáveis de dinheiro público. Você tomou conhecimento de alguma Ação Civil Pública com os valores e o nome dos fraudadores?
Criou a CONSERCAF e esqueceu o assunto.
Falou sobre as falcatruas na Saúde, principalmente, superfaturamento na compra de medicamentos e terceirizações fraudulentas. Você tem conhecimento dos valores e dos nomes envolvidos?

* TUDO É UM GRANDE JOGO DE CENA. UM NÃO PODE DENUNCIAR O OUTRO.
ESTA FALSA POLARIZAÇÃO É O MAIOR EMBUSTE DA POLÍTICA CABOFRIENSE. ESTÁ AÍ, ESCANCARADA PARA QUEM QUISER VER !!
O NOME DISSO É "RABO PRESO".


* São repetitivas as denúncias de que faltam remédios na Farmácia Básica do Município de Cabo Frio, mas não faltam nas "mãos" de assessores de vereadores que distribuem para seus eleitores, usando e abusando de uma regalia indevida que agride a cidadania de toda a população. O fato é antigo e já vem acontecendo desde o governo anterior do ex-prefeito Marcos Mendes.

* É impressionante as semelhanças deste "velho esquema" na saúde que resiste ao tempo e a qualquer secretário que assume a pasta. É o assistencialismo em sua pior face. Nega para o cidadão comum e atende aqueles que estão "orbitando" o curral eleitoral do vereador. É preciso reconhecer que alguns edis não usam deste expediente, entretanto, outros são notórios desviadores de remédios e várias pessoas que trabalham na área sabe quem são, mas tem medo de denunciar. Vamos apurar, colher provas e dar os nomes aqui no blog !!


* O sonho do hexa foi para o espaço. Um time sem brilho, que decepcionou a torcida, onde poucos jogadores se salvaram. Alguns claramente sentiram a pressão de disputar uma Copa em casa e ter a obrigação de ganhar. Pressão essa que foi estimulada pela própria comissão técnica da seleção. Um esquema tático ultrapassado e engessado de um técnico vaidoso, que já foi vencedor, mas que não se reciclou e que teve enorme dificuldade de reconhecer que o time precisava de mudanças táticas e de escalação de jogadores de acordo com os adversários a serem enfrentados.

* O resultado precisa servir de lição para uma ampla renovação na direção da CBF, onde os cartolas principais vivem envolvidos em nebulosas negociatas, desde o tempo de Ricardo Teixeira, que saiu "esculachado" envolto em vários casos de corrupção comprovados.

* mais isso não é o pior. O pior é que com o fim da Copa, volta o Brasileirão com o Mengão brigando pela lanterna na Série A e o Vascão todo enrolado no "meio da tabela" da Série B, perigando não voltar. Triste realidade do futebol carioca !!

* A Alemanha ganhou a Copa com todo merecimento e saiu do Brasil com uma ótima imagem por sua conduta e atos de respeito e colaboração com o povo brasileiro.


* Vários parlamentares emitiram uma Nota Pública condenando as prisões arbitrárias feitas no sábado, pela polícia carioca, véspera da decisão da Copa, sob a suspeita de que ativistas preparavam uma ação de protesto nas proximidades do Maracanã. O fato é grave, tendo em vista o arbítrio e o entendimento de que estas medidas judiciais são características de estado de exceção. Diz o manifesto:

"Enquanto os brasileiros sofrem com a derrota da seleção, um resultado muito mais grave está sendo engendrado: a derrota da democracia e da Constituição. No Rio de Janeiro, por razões políticas, 17 pessoas foram presas, com base em mandados de prisão temporária, e dois menores foram apreendidos. Um representante do poder judiciário viabilizou a ação policial, evidenciando mobilização orquestrada com participação governamental. A operação foi justificada para prevenir ações que pudessem perturbar a ordem pública no dia da decisão da Copa do Mundo.
Por esse motivo os advogados têm tido dificuldade em conhecer a substância de cada acusação: tudo foi feito para impedir que os presos se beneficiassem de Habeas Corpus antes de domingo. O chefe da polícia civil tem deixado claro, em seus pronunciamentos, que as prisões visam prevenir possíveis ações. Estamos diante de uma arbitrariedade inaceitável, que agride o Estado democrático de direito.
As prisões constituem ato eminentemente político e criam perigoso precedente: a privação da liberdade individual passa a ser objeto de decisão fundada em previsões e no cálculo relativo ao interesse dos poderes do Estado. Foram golpeados direitos elementares individuais e de livre manifestação. Conclamamos todos os cidadãos comprometidos com os princípios democráticos, independentemente de ideologias ou filiações partidárias, a unirem-se contra o arbítrio e a violência do Estado, perpetrada, ironicamente, sob a falsa justificativa de evitar a violência."

Marcelo Freixo
Jean Wyllys
Tarcísio Motta
Lindberg Farias
Chico Alencar
Luiz Eduardo Soares
Eliomar Coelho


* Ainda sobre o tema, a OAB e a Anistia Internacional condenaram a medida das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro, com aval do governo federal da presidente Dilma do PT, "outrora partido dos trabalhadores".
O eminente Juiz Dr. João Batista Damasceno, membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) explica, sob o ponto de vista legal o teor da aberração jurídica. Veja abaixo:
“Do ponto de vista substancial, não há como defender a legalidade de tais prisões. Violou-se o direito constitucional de liberdade de manifestação do pensamento e direito de reunião.
Na prática, implementaram-se medidas típicas de um Estado de Sítio, sem que ele tivesse sido decretado. Isso é crime de responsabilidade. Num Estado de Direito efetivo, as autoridades envolvidas numa situação como essa seriam chamadas a se explicar e poderiam, eventualmente, ser responsabilizadas.
A prisão de máscaras de carnaval, bandeiras vermelhas e até livros de literatura — pelo simples fato de terem a capa vermelha — é a prova do retorno da estupidez às práticas policiais. Durante a ditadura, a mesma polícia, fazia apreensão de livros pela cor da capa. Naquela época, não era a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, mas o DOPS. Mudou-se o nome, mas a política é a mesma”.


* Uma intensa campanha tem se repetido no Brasil há quase vinte anos. Foi criada no início, pela direita conservadora, mas que, infelizmente, nos últimos anos vem ganhando adeptos também em setores que se diziam progressistas. O alvo é a Previdência Social e de forma mais abrangente todo o sistema da Seguridade Social. Políticas elitistas e privatistas tentam atacar um alargamento dos direitos sociais e da cidadania que a nossa Carta Magna traz em seu bojo, fruto do sangue e de muita luta por parte dos trabalhadores.

* A Seguridade Social composta de Previdência Social, Assistência Social e Saúde, têm fontes de financiamento amplas e diversificadas, constituindo-se no segundo maior orçamento do setor público. O primeiro, infelizmente, é o pagamento dos juros da dívida pública, uma questão que sempre passa ao largo das discussões por que não interessa ao “status quo“ desenvolver qualquer debate.
Estes valores do sistema previdenciário acabam se constituindo em objeto de cobiça para os representantes do capital financeiro, escondendo lá no fundo, um desejo de ver a previdência privada crescer sob a falácia de um suposto déficit da previdência pública.

* Os ataques à Previdência são sempre limitados aos aspectos contábeis e atuariais, nunca levando em conta o seu caráter social e distributivo de renda. O governo neoliberal de FHC foi o ápice destes discursos. Veio a primeira reforma, criando, inclusive, o fatídico “ fator previdenciário “, um mecanismo surrupiador de direitos conquistados. Criou-se a DRU – Desvinculação de Receitas da União, que permitiu ao governo retirar 20% de qualquer imposto ou contribuição e destinar ao Tesouro Nacional e alocar estes recursos ao bel prazer do governante.
PIS/COFINS, a extinta CPMF, CSLL, receitas de prognósticos lotéricos, dentre outros, que eram fontes de financiamento da Seguridade Social foram afetados e tiveram desvios de finalidade, e até hoje, ajudam a bancar o tal falado superávit primário.

* O PT antes de assumir o poder era contra a reforma da previdência, a DRU e o fator previdenciário. Com relação ao fator, chegou a entrar com uma ADIN no STF para tentar impedir sua implantação. Depois no poder, aceitou as mudanças, aprofundou a reforma da previdência taxando os inativos e em 2010, quando o congresso aprovou o fim do fator previdenciário, o nosso ex-presidente operário o VETOU, cometendo um ato covarde de "traição de classe". O PT capitulou diante dos interesses do grande capital em detrimento de um restabelecimento de direito ao trabalhador brasileiro que ele antes defendia.

* Não tenho e nunca tive a pretensão de ser dono da verdade, apenas luto para que um tema como este possa ser de mais domínio por parte da população, principalmente, aquela que é mais afetada por este processo. Precisamos de mais educação e informação para o debate. A superação deste modelo econômico exige luta política por parte dos diversos segmentos da classe trabalhadora. É preciso fortalecer as conquistas dos movimentos populares do passado. A Constituição de 1988 e seu mecanismo de Seguridade Social são partes desta vitória. Previdência Social é um direito da cidadania e não prestação de serviços.
Depois ainda dizem que não existe direita e esquerda na política e que acabou a luta de classes.
Esta luta está mais viva do que nunca!!

Um comentário :

  1. Viu? Quem mandou não ser Cabofriense. A nossa cidade está famosa. Hoje, bato no peito e posso dizer: - Que tenho orgulho de ser cabofriense. A minha Terra Amada, Digna e Famosa. O prefeito teve a foto estampada, no jornal "O Globo" e o ex-prefeito saiu na lista. A cidade está bem, na foto e na lista. Tá com inveja? Beijinho no ombro.

    ResponderExcluir