terça-feira, 8 de julho de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* Esta Câmara de Vereadores de Cabo Frio é realmente "silenciosa" !!
Sem fazer alarde e sem nenhuma transparência para a população votou em segundo turno a alteração da Lei Orgânica que permite a reeleição do presidente para um novo mandato de dois anos.
Papai mandou, filhinho e demais apadrinhados obedeceram direitinho !!

* Espero que a memória de parte da população que votou nestes "obedientes" edis se lembre disso em 2016. Informação e renovação precisam ser palavras chaves na próxima eleição para o legislativo municipal !!


* A matéria de ontem do jornal O Globo que coloca o atual prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, numa lista de Fichas Sujas no estado, foi muito comemorada por setores ligados a "dupla de neo-aliados", Marquinhos e Jânio. Ninguém discute, de fato, que Alair é Ficha Suja e que teve sua candidatura em 2012 impugnada e conseguiu seguir na disputa, através das inúmeras brechas da Lei, "chicaneadas" por advogados espertos e muito bem pagos.

* O problema é que o ex-prefeito Marcos Mendes também é colecionador de inúmeros processos e outros atos investigativos, provenientes de sua gestão passada de triste lembrança, que logo também se tornarão novos processos. É um "prontuário" de dar inveja ao próprio Alair.

* São legítimos representantes da "velha política" e se lambuzam na mesma farinha. O lado triste é que todos esses processos são de conhecimento da população de Cabo Frio, mas mesmo assim, continuam "dando as cartas" no tabuleiro político da cidade. Continuam polarizando as campanhas sob as "bençãos" de pastores portariados e de uma parte da população que não se importa com os desvios de dinheiro público. Uma parte é por ingenuidade e falta de consciência política, mas outra parte, fica esperando as "migalhas" que caem de suas mesas fartas.
E segue o baile !!


* O PR de Cabo Frio pediu vistas ao processo que busca cassar o PCCR dos funcionários públicos de Cabo Frio e o mesmo não foi julgado ontem. Ficou muito claro o gesto de "esperteza política", tendo em vista que seu presidente, Walmir Porto é candidato a deputado federal, o vereador Paulo Henrique Correa e o ex-deputado Bernardo Ariston, candidatos a deputado estadual e ainda o "silencioso" deputado federal Dr. Paulo Cesar, candidato a reeleição. Foi uma "amarelada" temporária !!

* Será que os caras pensam que somos idiotas ?
Os sindicatos tem que "abrir o olho", pois vem alguma manobra depois da eleição, combinada como o "novo" velho governo Alair, que ainda não "digeriu" este Plano de Carreiras, que embora seja um grande benefício para os funcionários, foi um "presente de grego" deixado pelo ex-prefeito Marcos Mendes que só o aprovou no último ano de seus dois mandatos.
Como são espertos !!
Já dizia aquele velho ditado: "É lobo querendo comer o outro lobo" !!
O pior é que nós é que somos "comidos" !!


* Tem um monte de gente nas redes sociais vasculhando e divulgando o patrimônio dos candidatos do PSOL, principalmente do Marcelo Freixo e do Professor Tarcísio Motta, candidato ao Governo do Estado. Acham que os valores declarados são muito baixos. Pensam que todo mundo que milita na política tem que enriquecer e aumentar o seu patrimônio. Medem os outros com a mesma régua que medem seus candidatos que ostentam belos patrimônios. A renda auferida nas diversas funções públicas, seja no legislativo ou executivo não enriquece ninguém.
SÓ ENRIQUECE NA POLÍTICA QUEM É LADRÃO !!!

* E este não é o caso destes e de outros candidatos do PSOL !!
Estas ilações mentirosas são falta do que dizer de parlamentares que fazem do mandato instrumento de participação popular !!


* Por falar em protagonismo popular, tem muito político "rodado" preocupado com os efeitos das manifestações de junho de 2013 e suas repercussões nesta eleição, tendo em vista a crise de representatividade de nossas instituições. A população quer mudanças de práticas políticas e pode abrir caminhos para uma ampla renovação dos quadros políticos, principalmente no legislativo. Exige também maior participação nas decisões governamentais. O jornalista Ilmar Franco abordou o tema em seu blog. Confira:

"O futuro pede passagem.
A crise dos partidos, dos sindicatos, das associações e das entidades só está começando. A internet está retirando protagonismo dessas organizações e abrindo espaço para dar vida à iniciativa política de cidadãos comuns sem passar pela triagem dos gurus ou ter de ser amigo do Rei. Sites de abaixo-assinados, como a Change.org, Avaz, Petição Pública, Abaixo-Assinado.org e Ativismo estão destronando as velhas formas de fazer política. Um exemplo disso ocorreu agora, na Copa. Um abaixo assinado virtual, com cerca de 17 mil assinaturas, foi o suficiente para que a Fifa abrisse a Arena Fonte Nova (BA) para que as baianas do Acarajé vendessem a iguaria.

O peso da ferramenta.
Há exemplos do êxito no uso deste instrumento. O MP de Santa Maria (RS) abriu inquérito contra a prefeitura no incêndio da boate Kiss, devido a petição com 27 mil assinaturas coletadas no site Change.org . A Assembleia paulista, recebeu petição com 70 mil assinaturas, e proibiu o uso de animais no estado para testar novos cosméticos."

* Gosto deste caminho. Aumentar a democracia direta, já que a democracia de massas está comprada pelo grande capital. É só analisar os valores que envolvem as campanhas dos ditos principais candidatos a Presidência da República e ao governo dos Estados.


* Na contramão dos "grandes esquemas" de financiamento privado, regados principalmente com o dinheiro dos bancos e das empreiteiras, que são "muito generosos" em suas doações para o PT, PSDB e PSB, O PSOL, através da candidatura Luciana Genro, que não aceita estas "bondosas" doações, busca exatamente este protagonismo popular, conforme ela falou em seu ato inicial de campanha, no Rio de Janeiro, com uma caminhada pelas ruas da cidade:

"Nossa campanha será aberta, democrática, participativa e baseada na energia voluntária de brasileiras e brasileiros de todas as idades. Não aceitamos doações de grandes empresas e multinacionais. É possível inverter a lógica que torna as eleições um momento distante da nossa realidade, algo que parece que não nos diz respeito. Queremos espalhar por todo o país a força e a ousadia de quem sabe que só a nossa participação é capaz de mudar o Brasil.
Participe: http://lucianagenro.com.br/participe/"


* A carga tributária vem aumentando no país desde o Governo Collor, passando por FHC, Lula e Dilma, conforme mostra o gráfico acima. Por falta de vontade política e para não contrariar os interesses do grande capital, nenhum deles se propôs a realizar uma Reforma Tributária que mudasse o caráter regressivo da carga tributária, baseada principalmente no consumo, que faz com que os mais pobres sejam proporcionalmente mais taxados. O País pede uma reforma que estabeleça um caráter progressivo, taxando quem tem mais renda, particularmente, as grandes fortunas e tributando com mais rigor o sistema financeiro que goza de imensos privilégios tributários. É um disparate !!

* Todo ano é um "jogo de empurra" entre o executivo e o legislativo para que nada mude.
O que é arrecadado não tem um gasto público qualificado, pois o país compromete a metade do seu Orçamento para pagar juros e amortizações desta imoral dívida pública, que este ano, apesar de tudo isso, vai passar de 2.3 trilhões de reais.
O que sobra para investimentos em infraestrutura e políticas públicas essenciais, principalmente, saúde e educação, não atende as demandas da população. Esta história todo mundo conhece, mas está passando da hora de mudar.
A Reforma Tributária não está na pauta do PT, nem do PSDB e nem do PSB. Lembre-se que os bancos são os seus principais doadores de campanha. Manda quem pode e obedece quem é covarde contra o povo brasileiro !!

* A Reforma Tributária está no programa de governo do PSOL !!


* Por falar na Dívida Pública Brasileira, ela acaba de bater um recorde histórico, atingindo a incrível marca de 2.123 trilhões de reais. Para este ano está previsto o pagamento de mais de 1 trilhão de juros e amortizações, correspondente a 44% do Orçamento Geral da União. Tem também grande impacto nos orçamentos estaduais. Desde 1994, a dívida cresce vertiginosamente, apesar dos volumosos pagamentos de juros. É o maior gargalo do desenvolvimento do país.

* A Constituição de 1988 estabeleceu a realização de uma auditoria nesta dívida para avaliar inconsistências e irregularidades. Durante todo este período, tanto o PSDB (FHC) quanto o PT (Lula e Dilma) ignoram tal dispositivo constitucional, obedientes que são ao grande capital. Durante este período e até hoje, em pleno "governo dos trabalhadores", ocorreu uma brutal transferência de recursos públicos para os rentistas nacionais e transnacionais.

* em 2010, por iniciativa dos parlamentares do PSOL foi criada no Congresso uma CPI da Dívida Pública que produziu um relatório com uma série de irregularidades. A CPI foi abafada pela mídia, o relatório foi modificado pelo PT, PMDB, PSDB e demais para omitir os seus resultados investigativos. O PSOL fez um relatório alternativo com as irregularidades detectadas e encaminhou ao Ministério Público Federal que até hoje não tomou nenhuma providência.

* A questão da dívida, continua fora das discussões políticas destes três candidatos(Dilma, Aécio e Campos) e sendo ignorada pela grande mídia para não causar "alardes desnecessários" na população, mas será trazida a tona no debate eleitoral pela campanha presidencial pelo PSOL.
Vamos aguardar !!


* Uma outra coisa que iguala O PT e o PSDB na administração do país é a adoção do fator previdenciário. Uma das maiores barbaridades já cometidas contra o trabalhador brasileiro. Verdadeira usurpação de direitos e quebra de contrato. Instituído por FHC contra os votos do PT, mas mantido pelo PT quando no poder desde o primeiro governo Lula. Este, inclusive, num ato de "traição de classe" VETOU o fim do fator previdenciário votado e aprovado pelo congresso.

* Segundo o Dieese, o fator previdenciário prejudica todos os/as trabalhadores/as que pretendem se aposentar por tempo de contribuição. O prejuízo é maior para os que ingressaram precocemente no mercado de trabalho e começaram a contribuir mais cedo para a Previdência Social e que atingem o tempo de contribuição mínimo requerido na faixa dos 50/55 anos de idade. Trata-se de um mecanismo prejudica principalmente os mais pobres, que precisam começar a trabalhar mais cedo.

* Criado na era FHC, o fator foi uma resposta à impossibilidade de aprovação de uma idade mínima de aposentadoria. Esse era o real objetivo do governo na época. Como não deu certo, FHC inventou o mecanismo, que reduz fortemente o valor das aposentadorias em idades ditas como “precoces”, para forçar os trabalhadores a permanecerem vários anos a mais na ativa, para poderem se aposentar sem perdas. O governo Dilma alega que o redutor gera uma “economia” de R$ 10 bilhões por ano, e que os cofres públicos não podem abrir mão.

* A Previdência Social não pode ser analisada em separado do tripé da Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdências Social. A Constituição de 1988 criou diversas fontes de financiamento específicas para esta área, mas desde FHC e complementado por Lula e Dilma estes recursos vem sendo desviados de suas funções constitucionais. Quem não lembra da famosa DRU - Desvinculação de Receitas da União, criado por FHC, com voto contrário do PT, que depois a adotou quando governo, que desvia de imediato 20% de todas as receitas da Seguridade Social e aloca, normalmente, na conta do superávit primário, ou seja, economia que o governo faz para pagar mais juros aos banqueiros.

* Qualquer estudo sério mostra que a Seguridade Social é superavitária, mas o governo e a grande mídia esconde os dados reais e não discute a questão, exceto pela ótica neoliberal que concorda com todas estas retiradas de recursos.
O PSOL, antenado com as demandas da classe trabalhadora, em seu Programa de Governo vai propor o fim do fator previdenciário !!

* Mais tarde, um pouco de humor e poesia, porque senão ninguém aguenta !!

2 comentários :

  1. O nosso País não está precisando de governo socialista e nem comunista. Queremos um governo que tenha compromisso com a ética a moral e a família.Observando dureza e contenção da bandidagem.Se tiver que olhar o Social, que não seja do jeito que está, só vagabundos e bandidos é que teem direitos. E um partido que tem um deputado federal do quilate do Jean Wyllis ,não merece meu voto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos num país plural onde se misturam várias visões diferentes sobre o que seria um modelo melhor de sociedade. Esta é a tua, mas você vai encontrar milhões que pensam diferente de você. E ainda bem que sim.

      Excluir