quarta-feira, 9 de julho de 2014

RAPIDINHAS..................





* A derrota acachapante da seleção frente a Alemanha por 7x1 é o assunto do dia e será por mais alguns. Revelou o nível rebaixado do nosso futebol nos dias de hoje, motivado pelo atraso tático dos nossos técnicos e a falta de jogadores de alta qualidade que cada vez mais se tornam escassos no futebol brasileiro, fruto do péssimo trabalho que se faz na base.

* A derrota tem que servir de lição para repensarmos o momento do futebol brasileiro, paixão popular, e fazer uma "limpa" nesta direção corrupta da CBF que há anos se perpetua no poder, apesar dos inúmeros escândalos divulgados pela mídia. No futebol éramos um dos melhores do mundo, mas agora nos faz parecer que o nosso futebol está nivelado a nossa saúde e a nossa educação pública, além de outras áreas que não nos dão orgulho nenhum.

* A vida continua e a luta por dias melhores também. A seleção não é a "pátria de chuteiras", logo temos que arregaçar as mangas, voltar ao trabalho, as lutas cotidianas do trabalhador brasileiro e buscar através deste processo eleitoral que se apresenta as possibilidades de renovação política, estas sim, que podem transformar nossas vidas, pois não é segredo para ninguém que "TUDO DEPENDE DE DECISÕES POLÍTICAS". Até o futebol, e pelo resultado, foram tomadas decisões equivocadas.

* As piadas se sucedem nas redes sociais, pois os brasileiros dentro do seu estilo gozador sofre também fazendo humor. A melhor delas para mim foi essa: "Estou aqui trancado no quarto, com vergonha de ir ao quintal, pois o meu cachorro pastor alemão não vai latir e sim rir de mim."

* A destacar, a elegância, a discrição e o respeito com que os alemães comemoraram esta vitória. Respeitaram a torcida brasileira e o histórico do nosso futebol, inclusive depois do jogo, com mensagens de incentivo pelas redes sociais. Parabéns ao time alemão !

* Foi a pior derrota do futebol brasileiro em todos os tempos, superando o "maracanazzo" de 1950. Os jornais esportivos de todo o mundo estamparam manchetes sobre esta humilhação sofrida pela nossa seleção. Mas como disse anteriormente, a Copa é só uma competição esportiva e o clima de ufanismo nacional alimentado, principalmente pela Rede Globo, não pode nos tirar do rumo de continuar buscando construir um país melhor. A via institucional das eleições é um caminho e precisamos neste momento valorizar muito nosso voto, pois voto não tem preço, tem consequências. Este tem que ser o foco atual !!

* Parece que o lema do governo do PT se realizou. Esta é a "Copa das Copas" !!

* Dizem que o Fuleco sumiu. Como é um tatu-bola está com a cabeça enterrada em algum buraco com muita vergonha. Calma Fuleco, tem ainda a decisão do 3º lugar !!

* Um exemplo positivo:
Os jogadores da seleção da Argélia doaram seus prêmios de participação na Copa para os palestinos da Faixa de Gaza, num gesto admirável e muito pouco divulgado pela mídia. Já os jogadores brasileiros, a maioria ricos e alienados politicamente, achavam que o título era uma forma de amenizar o sofrimento da população brasileira. Ganhariam 1 milhão de reais pelo título cada um e duvido que teriam algum gesto parecido de solidariedade com seu povo ou alguma instituição de caridade.

* Junto com esta tragédia da seleção, perdemos o companheiro Plínio de Arruda Sampaio, ex-candidato de PSOL a presidência em 2010, aos 83 anos, vítima de um câncer, doença contra a qual vinha lutando há alguns anos. O jornalista Milton Temer em seu comentário no face resume o sentimento de muitos:
"No meio desse tsunami, ainda recebo a notícia da morte de Plínio Arruda, um dos maiores brasileiros de sua geração. Um combatente do socialismo. Um mestre de um outro mundo possível. Solidário e fraterno. Plínio, sempre Presente!!."

* Só conversei com Plínio uma vez, durante uns quinze minutos numa Convenção Nacional do PSOL, mas ali pude perceber a grandeza do seu caráter, a fé inquebrantável na luta pelo socialismo e a esperança na juventude deste país. Seu legado será levado adiante pelos novos companheiros !!

* Um pedido que deveria ser aceito pelo governo, publicado no blog do jornalista Ilmar Franco:
"Pedalando.
Um grupo de ciclistas já recolheu mais de 100 mil assinaturas na internet. Eles querem que o Ministério da Fazenda conceda aos fabricantes de bicicletas benefícios fiscais e isenção de impostos como os concedidos à indústria automobilística."

* Defendemos sempre aqui no blog a implantação de uma rede de ciclovias em Cabo Frio, com a "CAMPANHA CICLOVIAS JÁ", alternativa importante de transporte nas cidades e que promove uma maior humanização no trânsito, além de tornar as cidades ambientalmente mais sustentáveis com menor índice de poluição provocada pelo excesso de carros e ônibus.

* O Prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito(PMDB), Andinho, foi cassado por decisão da juíza Juliana Gonçalves Pontes, da 146º Zona Eleitoral, sob a acusação de compra de votos e abuso de poder econômico. A decisão é de primeira instância e cabe recurso. Vamos aguardar os desdobramentos.

* O TRE informou que 1.718 candidatos estão inscritos para deputado federal e 996 para deputado estadual. Agora é se informar, ter apuro e critério e votar com consciência. Não podemos aceitar as ideias generalizantes que só tem pilantra no ambiente político. Tem gente boa do seu lado, lutando pelas suas demandas, com ficha limpa e querendo fazer a representação política com honestidade.

* O voto nulo jamais resolveu a questão da representação popular e facilita a permanência de maus políticos que usam do seu poder econômico para comprar votos dos incautos e atuar naquela faixa da população carente que não conhece de perto as políticas públicas do Estado. A maioria das pessoas que anulam o voto são informadas e tem maior nível de escolaridade. Com um pouco do esforço e boa vontade podem participar e ajudar a mudar este desolador quadro político, mesmo que de forma mais lenta e gradual.

* Durante a abertura da campanha do PSOL, no Rio de Janeiro, no último domingo, com a realização de uma caminhada pela Praia de Copacabana, com a participação da Luciana Genro, candidata a presidente, Tarcísio Motta, candidato ao governo do Estado, Marcelo Freixo, Chico Alencar, além de outros candidatos e centenas de militantes, o grupo teve o "estranho" acompanhamento da polícia militar num gesto claro de intimidação.
A pergunta que fica é: Quem será que ordenou o "aparato de segurança" em cima do PSOL ?

* Alguém pode perguntar:
Nenhuma notícia sobre Cabo Frio ?
Pois é, a mesmice impera. A inércia do "novo" velho governo Alair, com uma máquina inchada e ineficiente, com pessoas colocadas no lugar errado, salvo poucas exceções, não produz intervenções de políticas públicas e nenhum fato novo. As entrevistas procuram fazer novas promessas, esquecendo das várias feitas em campanha e até agora não cumpridas. Os blogs repetem notícias requentadas com novo "tempero". Tem hora que fica repetitivo para quem escreve e para quem lê.
Na próxima voltamos com as "possíveis" notícias e fatos locais. Vamos fazer um esforço !!

* Como é de praxe uma frase de reflexão para fechar as rapidinhas:

"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos"
Simone de Beauvoir

Um comentário :

  1. Doce ilusão, digo amarga ilusão do povo brasileiro, em achar que a seleção do ultrapassado Felipão iria nos dar o hexacampeã. Mas como povo brasileiro não gosta de pensar , deixa que os outros pensem e mania de engolir tudo que a imprensa tenta passar, acharam que essa fraquíssima seleção iria chegar muito longe - só chegou porque estava em casa -, aos trancos e barrancos e pegou times fracos para medianos.
    Imagine, o Neymala, prendedor de bolas, o incriável Hulk, com o copro de lutador de UFC, só na fome de chutar para o gol, David Luiz querendo fazendo lançamento e meio campo, que não tinha, esperavam o quê. Sabia, que a Alemanha iria vencer, mas com essa chinelada nem tanto. Os alemães tabelando na grande área : faz você o gol, não, faz você, para ultrapassar o comentarista que parece ter uma brazuca na boca, o Ronaldo. Se a Alemanha apertasse mais um pouco, seria: partida de dez. Ou a FIFA teria que solicitar a interrupção do jogo, para não faltar espaço na súmula do jogo.Imagine, uns 20 X 1.


    Agora vamos pedalar no sonho com o blogueiro: esta faltando humanização mesmo no trânsito da cidade. Eta povinho mal educado e sem noção no trânsito. Compram carros em 80 vezes e acham que compram ruas e calçadas. Tiram uma onda. Na cidade é assim: compra um carro e o mundo não precisa, nunca mais girar. Vida feita. sonho realizado. Não ligam a seta (pedestres, tem que saber ler mente na cidade), colocam os carros de bico nos cruzamentos em cima das faixas de pedestres, para avançar sinal ou "dar a partida na frente", estressadinhos não esperam dar a partidas(exceção,quando estão atrás dos ônibus da Dona Salineira. Calados) , ficam buzinando já querem dar a "largada". Sem contar com a desorganização do trânsito e ruas de autorama. Eu não me arrisco,hoje em dia andar de bicicleta na cidade. Ainda mais que a saúde da cidade é uma merd@ e sem recursos.

    ResponderExcluir