segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ



CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!!!!


Ciclovia.

Você respeita a ciclovia?
Circula na internet (sem muito alarde, ainda bem) uma petição para que os corredores possam utilizar a ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo, para treinos de corrida. Segundo o relato do criador, ele foi brutalmente retirado pelos seguranças da CPTM, ao tentar correr na ciclovia (abordagem errada, atitude correta).

Outro dia, uma colega de trabalho postou no Facebook que viu o(a) motorista de um SUV subindo na calçada pra fugir do congestionamento, dirigindo pela ciclovia da Avenida Brás Leme, na zona norte, também em São Paulo. Inacreditável, não!?

Com medo de cometer alguma injustiça nos casos acima, procurei na wikipedia o significado da palavra ciclovia:

"Uma via ciclável é um espaço destinado ESPECIFICAMENTE para a circulação de pessoas utilizando BICICLETAS."

A definição, por si só, seria suficiente para encerrar a discussão, porém, ouvi algumas alegações que gostaria de rebater: Por ser um espaço público, construído com dinheiro do contribuinte, o cidadão poderia utilizar a via como bem entendesse. Vejamos, utilizando essa lógica, posso fazer uma festa a qualquer momento no Estádio do Pacaembu? Posso também jogar futebol na Avenida Paulista na hora do rush? Se corredores e ciclistas compartilham a USP, por que não podem compartilhar a ciclovia? Essa é fácil: Porque na USP treinamos na via, aliás, nem existe ciclovia por lá.
"Ciclovia vazia não é motivo para utilizá-la com outro propósito, afinal, quando uma vaga para idoso ou deficiente está disponível, você estaciona seu carro nela?"

Em países como a Holanda, uma das nações com as melhores e mais abrangentes ciclovias do mundo, atitudes como essa nem passariam pela cabeça dos seus cidadãos e isso só mostra como ainda estamos atrasados no uso e respeito ao patrimônio público, vide os amantes do funk carioca nos ônibus, metrôs, trens e calçadas. Se voltamos ao paleolítico quando o tema é cidadania, continuamos na pré-história quando o assunto é bom senso.
Deixo claro que não tenho nada pessoal em relação ao motorista do SUV ou ao autor da petição, só acho que nos exemplos citados, ambos foram extremamente infelizes. No caso da petição, vou um pouquinho além, declarando publicamente meu repúdio a tal proposta. Espero que as pessoas tenham consciência e não a assinem.

Ciclovia é pra bicicleta.

Rodrigo Kaveski - Site Papo de Esteira.

Um comentário :

  1. Cláudio Leitão, vai contando quantas maças a chapeuzinho vermelho leva na cesta, caso acerte o prefeito decorador faz as ciclovias.

    ResponderExcluir