quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* E vem aí mais um Carnaval. A cidade vai "entupir de gente". Vem aí a "inovação" de Marcos Mendes e Alair Correa : O turismo de massa. Pior que o Reveillon, que só dura um dia, a festa de Momo dura pelo menos 5 dias, logo, o tumulto e os transtornos para a cidade são multiplicados. Não é anormal uma cidade como Cabo Frio ter sua população transitória aumentada num período como esse, mas é inegável que o "modelo" desenvolvido, atrai um público além do que a infraestrutura da cidade suporta. Isso precisa ser pensado e refletido. Será que os custos de realização e a estrutura mobilizada para atender esta demanda de pessoas que são enormes, compensam o que é arrecadado em impostos e outras rendas em benefício do município ?
E os shows caríssimos, igual aos realizados no Reveillon, são realmente necessários, tendo em vista as carências em outras áreas?

* Será que a renda gerada é compartilhada pelos trabalhadores comuns ou é em sua grande parte apropriada por um segmento empresarial específico?
E depois do carnaval, acabam os empregos sazonais?
São questionamentos que precisam ser feitos e respondidos pelas autoridades ditas competentes. Entretanto, precisa de gente técnica e preparada na pasta do Turismo com expertise para analisar e propor soluções de aprimoramento que levem a um projeto integrado e não esse improviso de sempre.


* Aliás, por falar em transtornos, passou o aniversário da cidade, passou o Natal, passou o Ano Novo e veio o Carnaval e a faraônica e perdulária obra da Praia do Forte ainda não acabou. A inauguração segue o esquema "Casas Bahia", em suaves parcelas de 12 a 24 meses. O problema é se a população aguenta e os cofres públicos também, pois já começou o "estraga e conserta" dos equipamentos e estrutura da obra. Vem os aditivos aí gente!!!.
Para combinar com o Carnaval.

* O pior é que ainda tem "as más línguas" que dizem que o prefeito vai continuar investindo na orla( A periferia que se exploda !! ). Vai reformar a sequência da orla até o Algodoal e o Canto do Forte.
Por falar no Forte, dizem que o prefeito está insatisfeito com o estado da construção colonial. Ele pretende reformar e vai colocar ferros e vidros para ficar mais "bonito e atual", combinando com os quiosques. Vai também trocar aqueles "velhos" canhões de ferro por metralhadoras Ponto 50, que são mais modernas e podem ajudar a assustar os ladrões. A vigilância vai ficar a cargo do "BOPEM MUNICIPAL" !!!!!!!


* Por falar em gaiatice, segue o mistério sobre o desaparecimento do "Marlin de Fibra". Ninguém sabe aonde foi parar o peixe. Dizem que vai ser trocado "a pedidos", por um outro peixe que tem muito mais a ver com os dois últimos "probos" administradores da cidade.
UM ROBALO DE OURO !!!!!!
Acho que vale até uma enquete, ou não ?


* QUEM LEMBRA DAQUELE DITO POPULAR : "ME ENGANA QUE EU GOSTO"
Como estamos no Carnaval, é até nome de bloco.
Janio e Marquinhos, agora miguxos, fazem aniversário hoje. Os nossos parabéns a "nova dupla" que promete fazer uma dobradinha suprapartidária para o Legislativo. Janio(PDT) para deputado estadual, Marquinhos(PMDB) para deputado federal. Ambos estão na base do governador Cabral, agora Pezão !! Cruz credo !!!
A política é assim mesmo, né?
Segundo eles dizem: É "dinâmica" !!!
Qual o problema se durante campanhas políticas passadas eram ferrenhos adversários e se acusavam mutuamente ?
Desde 2012 já estavam juntos.
A união deve ser pelo "bem do povo de Cabo Frio". Alguém já ouviu isso alguma vez?
A coerência é o forte destes homens públicos, ou não !!

* Janio e Marquinhos já confirmaram presença no palanque do candidato Pezão aqui em Cabo Frio. O interessante é que com a adesão do PP a campanha do Mãozão, ou quer dizer, Pezão, este palanque também pode ter a presença do prefeito Alair. Vai ser lindo, todos abraçados, esquecendo as "pequenas divergências" e se unindo apenas porque pensam na população em primeiro lugar.
Parece tudo um grande Carnaval !!!!!


* Um dos pontos altos do Carnaval são as fantasias. Dentre as fantasias várias tem a máscara como adereço importante. O Carnaval "mascara" muitas vezes a realidade, serve a aquele velho filão da política do "Pão e Circo". Tem muita gente mascarada neste carnaval, contando "estórias", tentando fazer com que a realidade seja mais amena e conformista. Brinque, extravase, curta, mas não podemos perder a noção que após a quarta-feira de cinzas, esta realidade se abre novamente e temos voltar ao "campo de luta pela sobrevivência" e encarar as mazelas da política. O Deputado Federal Chico Alencar(PSOL-RJ), através do face, manda a dica:

"CARNAVAL DE MÁSCARAS NA POLÍTICA:
I- Roberto Jefferson, presidente de honra do PTB, presidiário que delatou o esquema do qual era artífice, aceita doações para pagar a multa determinada pelo STF. Cadê os R$4 milhões que recebeu em 2004, como ele próprio disse, e nunca apareceram?
II - Renúncia de Eduardo Azeredo ao mandato de dep. federal foi decisão de 'foro íntimo', repetem os tucanos aqui. Na verdade, foi a alta cúpula do PSDB que decidiu por essa saída, para não afetar a campanha de Aécio. Foro partidário, isso sim. (Aliás, seu suplente, Edmar Moreira, acaba de tomar posse. Ele ficou famoso por ter construído um castelo em Minas e por ter dito, com franqueza, como Corregedor da Câmara, que aqui todos sofrem do 'vício insanável da amizade')."


* Por falar em política, este post acima dá um recado importante, pois depois do carnaval " o couro vai comer" nas campanhas políticas e reflexões sobre estas palavras precisam ser feitas. Os políticos são retratos da sociedade. Mudemos como sociedade e mudaremos também a nossa representação política. E não adianta só reclamar, pois tudo na vida depende de decisões políticas. A omissão, o voto nulo, também é uma forma de tomar posição, que geralmente, ajudar a manter o "status quo", não contribuindo para nenhuma mudança.
Tenho dito: Informação e renovação serão palavras chaves para 2014 e 2016 !!!!!!!!!!!


* Este outro post também nos faz refletir e pode nos tirar do imobilismo, do conformismo e da negação de possibilidades de mudanças. O quadro político atual é desalentador, mas nada é definitivo e absoluto que não possa ser mudado. A mudança começa em primeiro lugar dentro de cada um de nós. Não tem outro jeito.
O escritor e dramaturgo alemão. Bertolt Brecht, foi preciso nesta frase dita no século passado.
Gandhi também: "Seja você a mudança que você quer ver no mundo".

* Este post do Professor Rogério Carvalho no face, também dá uma dica sobre atitudes que levam as mudanças:
"Vereador que vota contra a Educação porque perdeu a imunda prerrogativa de indicar contratos deveria ser condenado ao ostracismo político.
Na sua pura concepção, tão desacreditada, política se faz para o bem da coletividade; para a coisa pública e não para os interesses privados."

* Emito aqui minhas opiniões, mas gosto de usar visões de outras pessoas para não dar um caráter personalista ao blog. Participe com comentários, aqui sua opinião será livre e não será censurada, mesmo que seja divergente das emitidas pelo blog.


* O tema da violência urbana segue provocando longos debates na grande mídia e redes sociais. É de fato, um problema multicausal, onde várias variáveis precisam ser analisadas. Respeito todas as opiniões sobre suas causas e consequências, mas na minha modesta opinião, uma destas variáveis é a mais importante: A desigualdade social. Cito para reflexão mais alguns dados que justificam minha posição:
- O Brasil está entre os 10 países mais desiguais no mundo.
- O Brasil tem a 4º maior população carcerária do mundo.
- Mais de 80% desta população é de pardos e negros.
- A população brasileira cresce demograficamente 9,5% ao ano. A população carcerária, 120% ao ano. Daqui a pouco vamos construir mais prisões do que escolas.
- O pobre, o preto e o favelado é o que mais morre, é o que mais mata e é o que mais vai preso. A elitização da justiça reflete esta desigualdade.
- A população mais pobre, principalmente o jovem até 25 anos, é a maior vítima da violência e da arbitrariedade policial. Comprova a desigualdade e a discriminação social no âmbito da repressão policial.

* Ou melhoramos a qualidade e os investimentos das políticas públicas ou vamos continuar "enxugando gelo" apenas com a repressão, que, sem dúvida, tem o seu papel, dentro dos limites legais, mas sozinha não vai dar as soluções esperadas pela sociedade.
Não se enganem!!!
A decisão é política e não policial. A impunidade, outra variável importante e bastante citada, também é uma decisão mais política do que policial. Quem faz as leis são os políticos eleitos com o nosso voto. Leis brandas, principalmente para punir crimes do "colarinho branco". A nossa revolta cotidiana não pode ser direcionada apenas para os bandidos do "andar de baixo". Os crimes de corrupção do "andar de cima" causam uma violência extrema quando pessoas morrem nas filas dos hospitais e milhares de jovens são jogados na criminalidade por falta de políticas públicas na educação, cultura, esportes, lazer, habitação popular e geração de emprego e renda.
Grande parte da população se torna cúmplice deste quadro de "violência política" quando vota e elege políticos com histórico de corrupção e desvios na utilização do dinheiro público.
Neste campo podemos dar nossa parcela de colaboração, banindo da vida pública políticos com este perfil !!!!!
É um tema polêmico, mas precisa ser discutido.
Será objeto do nosso próximo Papo Reto - 5 minutos com Claudio Leitão !!

* Daqui a pouco a gente volta ................

4 comentários :

  1. Cláudio leitão, esquece Marquinho. O prefeito é Alair Corrêa.

    Se você acha o turismo de massa uma "inovação", São Gonçalo, que nos proteja! Mas lamento informar que essa "inovação" tem um "inovador", esse" inovador" chama-se: Alair Correa - Marquinho foi sucessor do Alair - não inverta a sequência dos fatos narrados.
    Quem fez e quem faz "bailes" , para alegrar os "convidados" e vizinhos, não foi e nem o Marquinho. Quem começou com tudo isso foi o Alair. Tanto é que recomeçou o "baile", logo no primeiro mês de administração. A cidade virou uma Mega Casa de Shows. Sabe que o Alair é dono dos próprios domínios e não aceita interferência de ninguém.
    Se a sua pessoa analisar com calma e frieza, sabe que para mudar esse "cenário de filme de terror", que virou a cidade nas altas temporadas, vai ser um trabalho árduo e muito complicado. As sementes foram lançadas, mentes dominadas e ficou muito complicado. Qualquer politico que assuma a prefeitura sem ser Marquinho e Alair vai siar por muitos anos para mudar esse cenário. Escrever como muitos como se fossem doutores em turismo é muito fácil, eu quero ver é no mundo real.

    ResponderExcluir
  2. Esqueço não, Não dá para falar do mestre e não falar do aplicado pupilo, rrsrss

    ResponderExcluir
  3. CORREÇÃO:..... Alair vai penar por muitos anos para mudar esse cenário. Escrever como muitos como se fossem doutores em turismo é muito fácil, eu quero ver é no mundo real.


    Seria uma versão de Adão e Eva no paraíso Cabo Frio ? Marquinho foi "feito" das costelas do Alai...rsrrs

    ResponderExcluir
  4. Leitão, concordo com voce. Quem ganha dinheiro mesmo são os donos de hotéis, de comércio e restaurantes. Os empregados ganham mal e não tem a carteira assinada. Tem que mudar alguma coisa nisso.
    Mauro.

    ResponderExcluir